quinta-feira, julho 29, 2010

Penafiel venceu a Académica por 1-0

28 de Julho de 2010, 21:56

Penafiel (Lusa) - O Penafiel, da Liga de Honra, venceu esta tarde a Académica, da Liga portuguesa de futebol, por 1-0, em jogo de preparação da pré-temporada, disputado no Estádio 25 de Abril, em Penafiel.

O único golo da partida foi marcado por Pedro Nunes, ao minuto 67, que infligiu a primeira derrota de pré-época à "Briosa", depois de quatro vitórias e um empate sob comando de Jorge Costa.

A primeira parte foi muito disputada, mas na segunda metade o ascendente pertenceu à equipa da casa, que conseguiu levar de vencida os "estudantes" pela margem mínima.

NR.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo ortográfico ***

Lusa/fim

quarta-feira, julho 28, 2010

Lugares anuais

Enquanto alguns exultam com o facto dos preços dos lugares anuais terem baixado, eu lamento. Não lamento apenas porque os preços ainda continuam acima do que outros clubes conseguem fazer. Lamento essencialmente porque esta baixa de preços, para ter efeito, devia ser mais agressiva e acompanhada de uma estratégia de marketing adequada. Baixar preços e ninguém saber, é como fazer saldos sem colocar aviso na Loja. Eu, ainda não vi nenhuma campanha e o site é a miséria que se conhece. Há uma imagem à entrada com um anúncio que diz: descobre tudo em www.academica-oaf. Sendo o tudo a imagem que acabámos de ver.

Para um clube de Coimbra, devia apostar-se também no marketing de proximidade. Do amigo que leva o amigo. Atente-se no caso do Braga e repare-se no ênfase que é dado à componente familiar e à criação da figura de padrinho.

braga_anuais_1011

Por último, nem tudo é mau. 40€ para ver todos os jogos do Campeonato é um preço bastante aceitável ao qual há a acrescentar as modalidades do Lugar Juvenil e Lugar Infantil.

lugaresanuais_2010-11

É importante a divulgação deste novo preçário. Quem deixou de ir à bola por achar caro, tem de ser alertado que algo mudou, senão nem sequer vai considerar a compra do bilhete.

terça-feira, julho 27, 2010

segunda-feira, julho 26, 2010

Diogo Ribeiro também assina

diogorib O avançado Diogo Ribeiro assinou hoje contrato profissional com a Académica para as próximas duas temporadas.

Em declarações exclusivas ao Site Oficial da Briosa afirmou:

É uma grande alegria. Foi com muito esforço e com muito trabalho que consegui este objectivo. Agora quero provar às pessoas que acreditaram em mim e que nunca me deixaram só na lesão que vou conseguir vencer.”, disse o número 99 da Briosa.

“É um enorme orgulho estar a assinar pelo clube da minha cidade, um clube com grande História. Este era um grande objectivo que tinha desde que iniciei a carreira. É um sonho e estou muito orgulhoso.”, adiantou.

O jovem jogador tem passado os últimos meses a recuperar no Departamento Médico do clube e aproveitou a oportunidade para agradecer todo o apoio de que tem sido alvo. O 99 da Briosa analisou ainda as suas expectativas em relação à nova temporada.

Antes de mais gostaria de agradecer ao Departamento Médico da Académica que me deu todo o apoio na recuperação da minha lesão. Agora quero conseguir ficar no plantel. Gostava de poder fazer alguns jogos com a equipa profissional da Académica.”, continuou.

Mas os agradecimentos não se ficaram por aqui e o jovem avançado teceu grandes elogios à equipa de juniores da Briosa do ano passado.

Eu só estou aqui por causa da equipa de juniores do ano passado. Era um grande grupo e todos tinham qualidade para estar aqui e tenho de os agradecer por toda a ajuda que me deram. Graças ao treinador Vaz Pinto e à equipa técnica é possível concretizar este sonho.”, terminou.

sábado, julho 24, 2010

Mais um teste positivo

A Académica e o V. Setúbal estiveram no Estádio Municipal de Tábua, este sábado de manhã, a disputar um jogo-treino. A partida foi muito equilibrada e a igualdade apenas foi desfeita muito perto do final, com a vitória a sorrir aos de Coimbra.

A equipa treinada por Jorge Costa foi a que teve mais ocasiões de golo, embora só aos 90 minutos Diogo Gomes conseguiu resolver a partida. Ainda assim, a equipa sadina, comandada por Manuel Fernandes, manteve o jogo equilibrado. [Fonte: A Bola]

Paulo Grilo assinou contrato profissional (Lusa)

Coimbra, 23 jul (Lusa) - O médio da Académica Paulo Grilo assinou hoje um contrato profissional de três anos com o clube da Liga portuguesa de futebol, mas o seu empréstimo ao Santa Clara, da Liga de Honra, está a ser equacionado

"Este sempre foi o meu primeiro objetivo desde que fiz o primeiro treino na Académica. Estou bastante feliz e agora resta-me trabalhar para ficar no plantel. Quero fazer carreira neste clube", afirmou o jovem jogador, de 19 anos, em declarações ao sítio oficial do clube na Internet.

Capitão da equipa de juniores da "Briosa" no ano passado, Grilo teve oportunidade na pré-temporada para mostrar serviço a Jorge Costa, nomeadamente no estágio na Covilhã na semana passada, chegando mesmo a alinhar em jogos particulares, em que teve um bom desempenho.

"Tem sido bom trabalhar com jogadores mais velhos do que eu. Também ajudou apanhar um grande treinador, como o 'mister' Jorge Costa, e é bom começar com esse exemplo. Ele foi um grande jogador e isso é importante para eu começar a ganhar espírito de vitória para o futuro", concluiu o número 13 academista, manifestando o desejo de "corresponder às expetativas" nele depositadas.

O Santa Clara será, no entanto, o provável destino do jovem jogador, dado que os responsáveis açorianos manifestaram o desejo de obter os seus serviços por empréstimo do emblema de Coimbra.

NR.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Lusa/fim

quarta-feira, julho 21, 2010

Piloto no Olhanense

Confirmado pelo clube algarvio a contratação de Piloto por duas épocas.

Académica continua invicta na pré-época

A Académica somou a terceira vitória nesta pré-temporada (tem também um empate, com o Sp. Covilhã), desta feita diante do Santa Clara, da Liga de Honra, nesta quarta-feira, em Quiaios.

O único golo da partida foi apontado perto do final do encontro, por intermédio do médio Júnior Paraíba, numa altura em que a equipa jogava em 4x4x2 e Jorge Costa já tinha feito entrar muita gente.

Os estudantes apresentaram-se com Peiser; Pedrinho, Orlando, Amoreirinha e Hélder Cabral; Nuno Coelho, Diogo Melo e Diogo Gomes; Sougou, Miguel Fidalgo e Diogo Valente.

Berger, Pape Sow, Luiz Nunes, Laionel, Éder e Enrique Carreño, todos a contas com problemas físicos, não foram utilizados  [in maisfutebol]

Orçamento aprovado

Por motivos vários, não fui à Assembleia Geral. Não parece que tenha perdido muito, e com base no que me relataram aconteceu isto:

Estatutos: voltou a a questão das modalidades amadoras na AAC/OAF. Foi aprovada a possibilidade de criação de modalidades amadoras no âmbito da FPF (salvaguardando o futsal) e do desporto adaptado. O ponto realmente importante neste campo, o futebol de formação, onde têm existido bastante questões pouco dignas do nome da AAC, mantém-se inalterado. Tanto a AAC como a AAC/OAF podem ter escalões de formação.

Orçamento: Aprovado por maioria um orçamento de 5,218 milhões de euros, sendo 3,637 dedicados ao futebol profissional, valor similar ao da época passada.

Adenda: ver também Record, maisfutebol

terça-feira, julho 20, 2010

Primeira Jornada

13 de Agosto
Sp. Braga-Portimonense (20h15, Sport TV)

14 de Agosto
Marítimo-V. Setúbal (16h)
Naval-F.C. Porto (19h15, Sport TV)
P. Ferreira-Sporting (21h15, TVI)

15 de Agosto
Rio Ave-Nacional (16h)
Beira Mar-U. Leiria (17h)
Benfica-Académica (20h15, Sport TV)

16 de Agosto
Olhanense-V. Guimarães (20h15, Sport TV)

Votar às cegas

Logo à noite vai existir uma Assembleia Geral com a seguinte Ordem de Trabalhos:
1. Continuação da ordem do dia da Assembleia Geral anterior (Conclusão da Votação da Proposta de Alteração dos Estatutos);
2. Apreciação e votação do Orçamento para a Época Desportiva 2010/2011;
3. Informações.

Se alguém encontrar o Orçamento que devemos apreciar (e votar) logo à noite, agradeço que me indique. Pessoalmente, acho inaceitável que os documentos não estejam acessíveis on-line.

segunda-feira, julho 19, 2010

Não percebo

Os leitores deste blog, chamaram-me à atenção sobre uma notícia que me passava despercebida – Paulo Sérgio assinou contrato com o Leiria.

Obrigado pelo aviso, e é muito bom sinal, existirem leitores que se preocupam em manter este espaço actualizado. Quanto à notícia em si, pura e simplesmente, não a percebo. A proposta do Leiria seria assim tão alta? Paulo Sérgio não tinha propostas do estrangeiro?

Vouho emprestado

Não é propriamente uma notícia porque há muito que se viu que Vouho dificilmente conseguirá singrar na Primeira Liga. Vouho emprestado à Oliveirense. Podiam tentar colocar uma opção de compra para ver se para o ano nos livrávamos dele de vez.

Decisão difícil? Nem por isso.

Nuno Piloto saiu da Grécia e pretende regressar a Portugal. A Briosa tem o seu plantel definido nesse sector e parece que se afigura difícil a inclusão de Piloto na equipa, a fazer crer no Diário de Coimbra.
A minha opinião é bem simples: Nuno Piloto deveria ser integrado com um salário similar ao que tinha quando da sua saída. Motivos? Muitos.
Desportivos: Dará experiência de primeira Liga a uma equipa com alguns jogadores novos. Tenho sérias dúvidas se não terá inclusivé acesso directo ao 11 dada a sua qualidade.
Simbólicos: Um antigo capitão que quer voltar, não deve ser forçado a jogar contra a Briosa. Além do mais, Piloto é dos poucos exemplos de jogadores que também estudaram que podem ser apresentados.
Estratégicos: A Briosa viu perder, ainda este ano, alguns bons jogadores que foram para Campeonatos PIORES que o português, iludidos com ofertas na sua maioria falsas. Acolher um jogador que passou por uma má experiência no estrangeiro, permitirá passar essa mensagem a alguns jovens que estão no balneário e forçá-los a pensar duas vezes antes de sair.

Vitória no Torneio da Covilhã

Com o empate do Sporting da Covilhã frente ao Vitória de Setúbal (3-3), a Briosa vence o Torneio Cidade Covilhã.

sábado, julho 17, 2010

Nuno Piloto

Era bom que alguns jovens futebolistas se informassem melhor antes de desprezarem o certo, por algo incerto:

O futebolista Nuno Piloto rescindiu por mútuo acordo com o Iraklis da Grécia, com quem tinha um vínculo laboral até 2012, devido à grande instabilidade do clube.

"O fator principal da rescisão foi a grande indefinição do clube, quer a nível financeiro, quer legal e administrativo", justificou à Agência Lusa o ex-médio da Académica.

Agora, Nuno Piloto, de 28 anos, é um jogador livre e aguarda propostas, quer do futebol nacional, quer do estrangeiro.

"Sou um jogador livre e aberto a propostas, no entanto, agora vou jogar pelo seguro. Espero um bom projeto e que as condições sejam boas", concluiu o jogador, recém chegado da Grécia, cuja aventura durou apenas uma época, com uma longa lesão pelo meio.

Nova vitória

A Académica de Coimbra venceu hoje, nas grandes penalidades, o Sporting da Covilhã, no Torneio Cidade da Covilhã em futebol, após empate 1-1 no tempo regulamentar.

Os golos foram apontados por Júnior Paraíba, aos 47 minutos, e Samson, ao minuto 55, que falharam depois nas grandes penalidades, tal como Wagnão.

O segundo tempo começou com o golo da equipa forasteira (47`), por Júnior Paraíba, num remate de longe em que Igor Araújo ficou à espera do cruzamento e parece mal batido. Logo a seguir Júnior Paraíba, de fora da área, acertou na barra.

Na resposta o "leão da serra" Samson igualou a partida aos 55 minutos, num remate tirado a papel químico, de longe, pelo corredor esquerdo, numa altura em que a Académica mantinha em campo apenas Diogo Melo do "onze" inicial. [Lusa]

Bom teste

A Académica entrou com o pé direito na edição deste ano do Torneio Cidade da Covilhã, competição que os "estudantes" venceram no ano passado. A turma orientada por Jorge Costa levou de vencida o Vit. Setúbal por 3-0 num encontro disputado no Estádio Municipal Santos Pinto. Miguel Fidalgo, por duas vezes, e Laionel foram os autores dos golos da Briosa. [in site oficial]

sexta-feira, julho 16, 2010

Indignações pífias

Ontem, uma equipa portuguesa que representa uma determinada região em Portugal, participou numa competição Europeia. Não houve nenhuma televisão que transmitisse o jogo para Portugal.

Adorei o silêncio daqueles que têm por hábito usar este argumento quando o seu clube do coração tem o mesmo tratamento, manifestando uma falsa indignação sobre o assunto.

Quem representa tem sempre este problema – às vezes a máscara cai.

quinta-feira, julho 15, 2010

Política ERRADA de comunicação

Na briosa já se começaram a renovar os lugares cativos. Parece que alguém resolveu olhar para o problema e reduziram sectores e preços. Continuo é sem perceber esta política fechada de comercializar as coisas – irá existir bilhete de época? quanto custará?

renovcativo1011Continua-se a esperar que os sócios decidam às cegas, sem informação. Depois admiram-se que fiquem a falar sozinhos a maior parte do tempo.

segunda-feira, julho 12, 2010

Espanha – campeã do Mundo

portugal_2010

A Espanha acabou de sagrar-se Campeã Mundial. Um resultado que é fruto de um trabalho continuado a todos os níveis e que deveria ser copiado por países como Portugal.

Aliás a receita é em tudo parecida com aquilo que Portugal fez nos anos 90, só que na época áurea, Espanha colocou os seus melhores treinadores e Portugal colocou personagens que nunca souberam o que era ganhar nada, como António Oliveira.

Pessoalmente, fiquei contente com a vitória de Espanha. Há mais de um mês que pensava que ela iria ganhar, e hoje tive o retorno.

Há coisas fantásticas, não há?mundial_espanha

sábado, julho 10, 2010

Fetiche

Do FCP por laterais esquerdos da Briosa

2006/07: Ezequias

2007/08: Lino

2010/2011: Emídio Rafael

Primeira vitória

Hugo Morais marcou o único golo da partida na vitória da Académica frente ao Tourizense, através da cobrança de um livre directo.

A Briosa alinhou com Ricardo, Pedrinho, Sow, Amoreirinha, Paulo Grilo, Bischoff, Diogo Melo, Diogo Gomes, Diogo Valente, Éder e Sougou (em 4x3x3).

Na segunda metade, entraram Pedro Costa, Berger, Luís Nunes, Hélder Cabral, Júnior Paraíba, Hugo Morais, Amessan, Miguel Fidalgo, Carreño e Sissoko (em 4x4x2).

Pobres de espírito

Já os tinha visto em Novembro, nesta triste figura.

VSC_copia_Mancha Agora resolveram aparecer neste blog a reivindicar a autoria da frase que orgulhosamente ostentamos lá em cima, e que pedimos emprestada à claque Mancha Negra.

Interrogo-me o que terá levado tal adepto a copiar uma frase de uma claque adversária? Pobreza de espírito? Ignorância? Talvez, mas cada vez mais concordo com o grande físico Albert Einstein:

"Duas coisas são infinitas - o Universo e a Estupidez Humana; e eu não estou seguro a respeito do Universo"

sexta-feira, julho 09, 2010

Porto contrata Emidio Rafael


O F.C. Porto deverá anunciar nas próximas horas a contratação do lateral-esquerdo da Académica Emídio Rafael, que se comprometeu com os dragões para as próximas três épocas, segundo apurou o Maisfutebol . A Académica irá receber 400 mil euros, um pouco abaixo da cláusula de rescisão do jovem defesa formado em Alvalade, que ascendia a 500 mil euros.

A diferença de 100 mil euros fica por conta da cedência do ganês Addy, que ingressa no plantel dos estudantes para compensar directamente a saída de Emídio Rafael. A contratação foi, naturalmente, aconselhada por André Villas Boas, profundo conhecedor das qualidades do internacional sub-23.

Emídio Rafael segue este sábado com a equipa para o estágio na Alemanha, depois de um processo muito rápido da parte dos portistas numa altura em que o jogador, sabe o nosso jornal, tinha tudo praticamente acordado com um clube da Ucrânia.




Enrique assina. Laionel apresenta-se.

laionel Enrique Javier Carreño Salvago, avançado de 23 anos, assinou um contrato válido para as próximas duas temporadas com a Briosa e chega a Coimbra proveniente dos espanhóis do Sevilha, informa o site oficial.

Quem também se apresentou, foi o avançado Laionel, antigo jogador do Boavista e do Vitória de Setúbal.

Carreño reforça ataque


Por RedacçãoO avançado espanhol Enrique Carreño (ex-Sevilha) é o mais recente reforço da Académica, tendo assinado contrato válido por duas épocas.Enrique Carreño, 23 anos, é um puro avançado-centro que sempre actuou no Sevilha, tendo apontado cerca de 15 golos pela equipa secundária dos andaluzes.«Estou muito contente por estar na Académica e quero aproveitar esta oportunidade com golos. Espero que a Académica consiga alcançar os seus objectivos e vou ajudar o clube», afirmou o novo camisola 9 da Briosa, em declarações prestadas ao site oficial do clube.Quem também já está em Coimbra é o brasileiro Laionel, extremo que no nosso País já alinhou por V. Setúbal e Boavista. Agora, chega emprestado pelo Grémio Anápolis e vai vestir a camisola 11 sob as ordens do técnico Jorge Costa.



In a bola

segunda-feira, julho 05, 2010

Calendário (rectificado)

Jornada 1: (15 Ago) Benfica - Académica
Jornada 2: (22 Ago) Académica -  Olhanense
Jornada 3: (29 Ago) Beira-Mar - Académica
Jornada 4: (12 Set) Académica - Naval
Jornada 5: (19 Set) Rio-Ave - Académica
Jornada 6: (26 Set) Académica - Guimarães
Jornada 7: (03 Out) Leiria - Académica
Jornada 8: (24 Out) Académica - Nacional
Jornada 9: (31 Out) Académica - Porto
Jornada 10: (07 Nov) Portimonense -  Académica
Jornada 11: (14 Nov) Académica - Sporting
Jornada 12: (28 Nov) Setúbal - Académica
Jornada 13: (05 Dez) Académica - Marítimo
Jornada 14: (19 Dez) Braga - Académica
Jornada 15: (09 Jan) Académica - Paços de Ferreira

Pedro Roma oficializa

Pedro_Roma_final Foi na grande Noite em que recebeu o galardão “Grande Comendador de Coimbra”, promovido pela “Ordem de Mérito de O Sexo e a Cidade”, que Pedro Roma oficializou publicamente aquilo que já todos sabiam – terminou a sua carreira de futebolística.

Para ele, o nosso Muito Obrigado e desejo de que continue ligado à nossa Briosa.

quinta-feira, julho 01, 2010

Laionel confirmado

O plantel ainda não está fechado. Falta chegar o Laionel, que virá mais tarde, porque jogou em Espanha [Salamanca] e lá as competições terminaram mais tarde  [José Eduardo Simões dixit]

Laionel na Briosa

laionel

Laionel, jogador que representou o Boavista e o Setúbal deve ser o próximo reforço da Briosa.

Confesso que apreciava este extremo direito pela sua velocidade e toque de bola.

Esperemos que se concretize a sua vinda.

Reforços

diogvalente diogomelo

Além dos já falados Diogo Melo e Diogo Valente, ontem foi apresentado também Júnior Paraíba, jovem brasileiro que vem cedido por empréstimo.

jrparaiba