quarta-feira, setembro 07, 2011

Jogadores de formação – sim ou não?

cedricsoaresNo recente campeonato sub-20, era frequente ouvir os comentadores queixarem-se que os clubes portugueses não davam oportunidades aos jovens seleccionados ao contrário daquilo que acontecia no Brasil, onde a maior parte dos jogadores era titular nas suas equipas.

Pois bem, a Briosa pode contar este ano, por empréstimo do SCP de um desses jogadores que os doutos comentadores acham que se deveriam dar oportunidades. Vamos a entrar na quarta jornada e quantos jogos ele esteve disponível para jogar? Zero! Quantos treinos fez? Zero! Como é que se pode dar oportunidades a jogadores que nem sequer treinam? O que é suposto fazer a equipa onde esses jogadores actuam? Colocá-los a titulares sem estes sequer saberem os nomes dos colegas?

Cédric terá agora de começar a treinar, conhecer as rotinas da equipa, e talvez esteja apto a que seja uma opção válida na 5ª ou 6ª Jornada onde terá de lutar pelo lugar por um jogador com mais experiência e mais rotinado no lugar.

É que estes excelsos comentadores esquecem-se que o Brasil exporta anualmente centenas de jogadores, obrigando as suas equipas a profundas renovações, abrindo espaços para jogadores mais jovens. Por outro lado, a quantidade enorme de equipas nas diferentes divisões propicia a que jovens jogadores com potencial apareçam a titulares nas suas equipas.

Pessoalmente pelo que estou a ver neste início de época, percebo perfeitamente porque é que nenhum daqueles jovens é titular em Portugal. Não é falta de qualidade, mas sim, falta de planeamento ao nível das federações. Enquanto se achar que um jovem de 21 anos tem de passar a época em jogos da Selecção, nenhum clube lhe vai querer estar a pagar o salário.

1 comentário:

  1. Excelente este ponto de vista!! Vejamos o exemplo do titular da defesa nos sub-20 do lado esquerdo; Mário Rui - foi contratado pelo Parma e foi emprestado para uma divisão inferior italiana provavelmente pelo mesmo motivo!! A Briosa até poderia equacionar o empréstimo de alguns destes jogadores, mas na próxima janela de mercado, caso saiam (por bom preço. claro!!) algum destes que estão a jogar muito bem!! As federações e a Fifa e a Uefa teêm que se entender quanto a calendários!! Se por um lado as Selecções são importantes para todos os jogadores (até a nivel financeiro e de valorização dos passes) os clubes pagam todos os meses, e merecem ter os jogadores a 100%. Isto passa-se também em grandes clubes, veja-se o caso do Real Madrid!!
    GRANDE BRIOSA; 4-0 a um clube que foi á Europa na época passada!!!

    ResponderEliminar