quarta-feira, março 30, 2011

Novidades

Acredito que não seja resultado do que escrevemos de manhã, mas não podia concordar mais com esta iniciativa:

Desta maneira, os estudantes universitários que se apresentem no recinto dos "estudantes" de capa e batina entram de forma gratuita no encontro de sábado enquanto os sócios com bilhete de época ou Pack 7 Jogos, com quotas em dia, podem levar um acompanhante para o jogo entre a Briosa e o Portimonense. in AAC-OAF

Estratégias comerciais

Ponto prévio: quem quiser ir ao jogo, consegue, comprando o bilhete na Mancha Negra por apenas 2€. Depois, escusam de ver o jogo ao pé da claque, porque na bancada inferior, têm acesso a qualquer lado.

O que me incomoda realmente, é perceber que falta uma estratégia comercial à Briosa. No último jogo houve muita gente que se deslocou ao Estádio pela primeira ou segunda vez esta época e seria importante manter esse ritmo, criar esse hábito. Este seria o jogo em que cada sócio com bilhete de época deveria poder levar consigo um acompanhante. Todos nós sabemos que dificilmente alguém vai pagar 25 Euros para ver o jogo. Mas se queremos pessoas no Estádio devemos fazer por isso e a melhor maneira é permitir que os sócios fieis levem consigo alguém.

domingo, março 27, 2011

Sonho adiado

Socorro-me de uma frase que retirei do Record, e que sintetiza o que se passou hoje:

Os estudantes terminaram a partida com 63 por cento de posse de bola, 50 ataques e 22 remates. Números que dizem tudo...

O sonho de ir ao Jamor conquistar uma cópia da Taça para juntar à original que já possuímos ficou adiado. Ficou a entrega e dedicação de um grupo de trabalho.

segunda-feira, março 21, 2011

De pequenino se torce o pepino….

Ou desde o início do jogo, se mostra como vai ser. Aos 2 minutos André Gralha mostrou que iria ter medo. E não sou eu que o digo, são ex-árbitros, onde há um que normalmente até é favorável ao FCP.

roubo_andre_gralha

Quanto ao jogo, fica aqui o momento mais relevante para a Briosa. Golo de Addy que a ser marcada e convertida a grande penalidade no início do jogo, daria o 0-2.

domingo, março 20, 2011

Jorge Costa - Entrevista ao jornal "a Bola"

- Ninguém compreendeu porque é que saiu da Académica, estava num início óptimo de carreira. Foi uma surpresa para todos...

- Admito que sim, mas a saída da Académica não foi tomada de cabeça quente. Pelo contrário, foi uma ideia amadurecida, uma opção de vida que tomei. A nossa vida é feita de fases. Entrei numa fase em que entendi dedicar-me mais a casa e gozar os prazeres da vida, a começar pela minha família. Tenho esse direito. O futebol não foi uma razão directa do meu abandono. Foi uma decisão particular e que, felizmente, apesar do muito que disseram, de histórias mirabolantes que contam, e dizem, não tem nada a ver com qualquer problema de saúde, nem meu, nem dos meus familiares mais chegados. Simplesmente, depois de muitos anos de futebol, entendi que devia passar mais tempo com a minha mulher e os meus filhos.
O resto da entrevista encontra-se aqui.

sexta-feira, março 18, 2011

Bilhetes


Já tem bilhete para o jogo do ano? De que está à espera?! Custam 5€ e estão à venda nos seguintes locais (mostrados nos mapas, na seta verde - é só abrir cada link):
Vai arranjar desculpas? Vai perder esta oportunidade? Não! Pegue nos amigos, na família e rumem todos ao Estádio, no dia 27 de Março! Às 18h, a Académica entrará em campo e o Estádio Cidade de Coimbra tem de estar vestido de preto e a ecoar o grito "BRIOOOOOOOOOOOOOOOOSAAAAAAAAAAAAAAAAAA"!

Acorda, Coimbra! Força Académica!

quinta-feira, março 17, 2011

Condenado.


O actual Presidente da Académica foi, segundo o Diário de Coimbra, condenado a 4 anos e sete meses por crimes de corrupção passiva para acto lícito. Segundo o mesmo jornal, o Presidente José Eduardo Simões terá de pagar 30 mil euros às instituições Acreditar e Sorriso, no prazo de um ano, para ficar com pena suspensa.

É um momento muito infeliz para a nossa Briosa...

Académica, morreria por ti

É o nome da música do MC M, dedicada à Académica, que tem feito sucesso nas redes sociais. Pode-se não gostar do estilo de música, pode-se não gostar da música em si, mas não é possível não gostarmos da letra e nos identificarmos com ela:

Desde 1887 a fazer História,
Tantos anos de glória bem presentes na memória
Quando em 38/39 ganhámos a primeira taça,
Erguemos a Taça de Portugal mostrámos a nossa raça.
Provámos que afinal não éramos só "os estudantes",
E que falam dos três grandes mas nós somos gigantes.

Já disputámos meias-finais e finais da Taça
E a primeira de todas dorme em nossa casa
Somos um clube de história, um clube de tradição
Briosa para sempre o clube do nosso coração,

Em 66/67 fez-se História em Coimbra,
A Académica conquistava o 2º lugar na Liga,
Deu-nos passagem à Europa, duas vezes na UEFA,
Só se falava nos estudantes que cresciam depressa,

Académica é futebol, é fado, é Coimbra
Académica não é um clube, é um estilo de vida.

Somos o clube mais antigo entre os profissionais,
E o amor que demonstramos por ti nunca é de mais.

A secção de futebol extinguiu-se em 74
E surgiu o Clube Académico conhecido por CAC,
Foram tempos de mudança na História do país,
A Académica foi à luta e mostrou o seu cariz
Ajudámos a nascer um Abril que tardava
E mandámos embora quem nos amordaçava.

Somos a única equipa que não tem nenhum rival,
Porque ser da Briosa não é só ser de Coimbra, é ser de Portugal,

Em 84 surge o Organismo Autónomo que conheces agora,
o mesmo nome e o mesmo símbolo da Académica d'outrora,

Uma Mancha enorme surgiu em 85,
E numa frase escreveram a única lei que eu sinto,
Que: "Se jogasses no céu, morreríamos p'ra te ver"
Nasci de preto e mais negro ainda hei-de morrer,
Em qualquer jogo da Briosa a coisa fica preta,
Adversários tremem com a voz da Mancha Negra.

Do velho Campo de Santa Cruz, ao Calhabé,
A Académica trouxe glória a Coimbra e encheu-nos de fé,

A Académica que toda a gente seu nome grita,
A Académica é humilde, é uma causa bonita,
E lembrem-se sempre que até os grandes,
Ficam de luto quando enfrentam a Briosa "Os Gigantes"

Briosa da Universidade, de D.Dinis e Camões,
Quem passa por Coimbra leva este clube nos corações,
As capas e batinas são o equipamento oficial,
As cordas do Paredes o nosso hino sentimental,
Só um clube com tanto brio, é chamado de Briosa,
A Académica é nossa como o Bairro é da Rosa,

Da Briosa me orgulho, somos pessoas de bem,
Como o grande João Moreno que nos honrou como ninguém.
E quando morrer vou de preto p'ro caixão
Para provar que nem a morte me separa desta Instituição.
É mesmo, para que nada mude
Porque nem a morte me separa deste clube

Só espero que esta letra consiga inspirar a Briosa, consiga motivar Coimbra, consiga levar-nos ao sonho. Força Briosa, rumo ao Jamor!

Música para a Briosa

O rapper MC M dedicou uma música à Briosa. Confesso que detesto a música, mas a letra tem frases muito certas. Gostei particularmente desta:

Somos a única equipa que não tem nenhum rival, porque ser da Briosa não é ser de Coimbra é ser de Portugal”

Bilhetes a 5 Euros

Os bilhetes para o jogo entre a Académica e o Vit. Guimarães, da segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, que se encontra agendado para o dia 27 de Março, pelas 18:00, no Estádio Cidade de Coimbra, já estão disponíveis para os adeptos da Académica na Loja do Sócio, situada no recinto da Briosa, e também na Papelaria da Associação Académica de Coimbra.

Os preços dos bilhetes para os Sócios da Académica está estipulado em 5 euros enquanto que para não-sócios o valor do ingresso será de 12 euros (via academica-oaf.pt)

25ª Jornada

A Briosa irá receber o Portimonense no Sábado, dia 2 de Abril às 18:00, jogo da 25ª Jornada da Liga Portuguesa, que terá transmissão televisiva na SporTV.

terça-feira, março 15, 2011

V. Guimarães oferece 5.000 bilhetes aos sócios para jogo com Académica

O Vitória de Guimarães vai oferecer aos seus associados cinco mil bilhetes para a segunda mão da meia-final da Taça de Portugal de futebol, em Coimbra, diante da Académica, revelou o sítio do clube na Internet.

A direção vitoriana quer um forte apoio dos adeptos no Estádio Cidade de Coimbra para ajudar a equipa a garantir a presença na final da Taça de Portugal e no Estádio do Jamor.

Para isso, decidiu adquirir cinco mil bilhetes para oferecê-los aos sócios, que terão que ter as quotas em dia para poderem ter um desses ingressos.

Cinco mil adeptos já estão garantidos em Coimbra…

Quantos é que a Direcção da AAC quer ter no Estádio?

segunda-feira, março 14, 2011

Empate na Choupana

E foi assim o empate na Choupana com Laionel mais uma vez a ser importante. Em tempo de descontos apareceu a desviar de cabeça para o fundo das redes, após cruzamento de Diogo Valente.

quinta-feira, março 10, 2011

Jogo da segunda mão

O jogo que nos pode levar à final da taça de Portugal já tem hora marcada – dia 27 de Março, às 18:00, recebemos o VSC e temos de dar a volta a um traiçoeiro resultado de 1-0. Com a manutenção praticamente garantida, será o jogo da época para a Briosa.

Regressar ao Jamor será sempre um sonho. Este ano pode ser realidade.

terça-feira, março 08, 2011

Duas más notícias

adriensilva

addy


Adrien foi operado ao quinto metatarso do pé direito e não deve voltar a jogar esta época, uma vez que o tempo de paragem nunca será inferior a dois meses e meio.

A outra má notícia é a chamada de David Addy à sua selecção para um jogo que se disputa na véspera do jogo mais importante da Briosa esta época – a recepção ao Vitória minhoto para a segunda mão da meia-final da Taça de Portugal.

PS. Não percebo como é que alguém pode pensar que a chamada à Selecção de um jogador emprestado é uma boa notícia. A não ser que torçam pelo clube que o emprestou, porque nestes casos a Briosa sai sempre prejudicada, uma vez que é ela que fica sem o jogador.

sábado, março 05, 2011

Não houve jogo

image

Este é o resumo das estatísticas oficias sobre o jogo de ontem, frente à União Desportiva de Leiria. Com 3.066 espectadores na bancada a tremerem de frio, assistiu-se a um jogo a meio campo, sem oportunidades de golo e onde os guarda redes fizeram apenas 3 (!?) defesas. Muito pouco. Salvou-se o pontinho que praticamente garante a manutenção à Briosa.

sexta-feira, março 04, 2011

27 de Março

É a data escolhida pela FPF para a segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal. Aproveitando a paragem da Liga, desse fim-de-semana, causada pelo jogo entre Portugal e Chile no dia 26 de Março. Portanto, será num domingo a disputa pelo lugar no Jamor, frente ao Vitória de Guimarães que já traz uma vitória (por 1 bola a 0) do jogo da primeira mão.

quinta-feira, março 03, 2011

Parabéns Mancha Negra...

Uma claque única (que celebra hoje mais de um quarto de século de existência).

A claque não vive dos momentos mais elevados. Acompanha também um pouco aquilo que vai acontecendo no mundo da Académica. Tem sido difícil cativar e captar novos membros, embora as condições de acesso à Mancha Negra sejam acessíveis. Hoje em dia, um investimento deste tipo também pesa no orçamento familiar e isso tem levado ao afastamento de algumas pessoas. Alguma malta da “velha guarda”, que era também o pilar da claque, afastou-se um pouco, porque o custo de vida aumentou. Mesmo assim, no panorama nacional vivemos um bom momento: comparando com outras claques, a Mancha Negra demonstra que está viva. Além disso, temos uma sede que faz inveja a muitas claques, embora haja alguma frustração por as pessoas não a frequentarem tanto como desejaríamos.

(João Paulo Fernandes, líder da Mancha Negra)

quarta-feira, março 02, 2011

Antecipação do jogo da Taça

Segundo o jornal as Beiras:
A Académica quer reagendar o jogo da 2.ª mão da meia-final da Taça de Portugal com o V. Guimarães. Recorde-se que o encontro foi inicialmente marcado para o Estádio Cidade de Coimbra (ECC), previsto para os dias 19 ou 20 de Abril, mas o DIÁRIO AS BEIRAS apurou que a Briosa pretende antecipar a partida que pode decidir um dos finalistas do Jamor para os dias 27 (domingo) ou 30 de Março (quarta-feira).
Parece-me uma boa decisão, esperemos que as direcções dos dois clubes cheguem a acordo. É preferível termos este jogo a um domingo para conseguir levar o maior número de pessoas ao Estádio para apoiar o clube do nosso coração.