quinta-feira, junho 30, 2011

Gonçalo de saída

goncalo1Foi com imensa pena que li (graças a um comentário deixado aqui no blog, que agradeço) que o jovem defesa-central Gonçalo estava a negociar a rescisão de contrato com a Briosa.
Confesso que gostei deste jogador nos poucos jogos que tive a oportunidade de o ver jogar e não percebo o porquê de não lhe ser dada uma oportunidade na equipa principal.

Diogo Valente continua

diogovalente1

Diogo valente vai representar a Briosa na próxima época, depois de ter rescindido com o Braga.

Segundo o próprio,  “"É um prazer estar de volta. Desde a primeira hora que mostrei interesse em voltar. Sou muito bem tratado num clube que tem uma grande História e espero dar alegrias aos adeptos. Quero ajudar a Académica tal como o fiz na temporada passada”

quarta-feira, junho 29, 2011

Pedro Roma

Enquanto não há desenvolvimentos na situação de Pedro Roma na Briosa, o mesmo vai assumindo outras responsabilidades. Assumido pombalense, não resistiu ao apelo que lhe fizeram os dirigentes locais e vai ser o responsável pelo futebol sénior do Sporting de Pombal, cargo que não me parece ser incompatível com as funções que vier a exercer na Briosa. A primeira função de Pedro Roma será a escolha de um treinador para a equipa.

O Sp. Pombal vive actualmente um impasse directivo, uma vez que a direcção anterior demitiu-se e ainda não houve candidatos a uma nova eleição, estando actualmente a ser gerido por uma Comissão administrativa.

terça-feira, junho 28, 2011

Abdoulaye é reforço

abdoulayeAbdoulaye Ba, defesa central de 20 anos é o novo reforço da Briosa por empréstimo do FCP, segundo o jornal A Bola.

Capitão da selecção sub-23 do Senegal, Abdoulaye jogou na época passada no Sporting da Covilhã, também por empréstimo do clube nortenho, onde foi o melhor marcador da equipa com 9 golos marcados.

Dotado de uma estampa física invulgar  (1,97 m) o jovem africano poderá ser muito útil devido à sua versatilidade pelo facto de não só por actuar a defesa central, como poder desempenhar as funções de médio de características mais defensivas ou ainda o lugar de lateral esquerdo. Mais um a quem se deseja muita sorte na próxima época.

Cédric Soares apresentado

cedricsoaresO jovem lateral direito emprestado pelo SCP, Cédric Soares, foi hoje apresentado.

Recorde-se que Cédric de 19 anos irá estar presente no Mundial de sub-20 na Colômbia perdendo desta forma o início da pré-época.

Que seja bem vindo e que saiba lutar para se afirmar na equipa principal.

domingo, junho 26, 2011

Briosa mais pobre

Faleceu hoje, vítima de doença prolongada, José Mendes de Barros, membro do Conselho Académico e chefe do Departamento Médico da Académica.

Conheci-o nas funções de Presidente da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra, associação que fundou, onde desempenhava um papel de enorme relevância para a sociedade.

O seu corpo está em câmara ardente no Pavilhão Eng. Jorge Anjinho, sendo que a Missa de Corpo Presente realiza-se amanhã, pelas 15:30, no mesmo local. Após as cerimónias religiosas, o corpo segue para o Complexo Funerário da Figueira da Foz.

À família enlutada, envio as mais sentidas condolências.

sábado, junho 25, 2011

Briosa na BBC

image

A mui respeitada BBC, faz uma referência à Briosa por ter sido a primeira equipa a apostar em Villas-Boas. Gosto do pormenor da foto com o cachecol.

sexta-feira, junho 24, 2011

Fábio Luís para o ataque

A Académica fechou nos últimos dias a contratação do avançado Fábio Luís (ex-Porto Alegre FC), que, apurou o Maisfutebol, deverá chegar na próxima terça-feira para cumprir os necessários testes médicos e assinar por duas épocas. O jogador, de 27 anos, tem um longo passado por equipas brasileiras, entre elas o Santo André, São Caetano, Avaí, Bragantino ou Paraná. Também já actuou na Coreia do Sul, no Ulsan Hyundai, em 2009.

Trata-se de um ponta-de-lança possante, com 1,85 m e 84 quilos, esquerdino e com forte pontapé, a quem, naturalmente, se pedem golos. Mas sobretudo que faça esquecer Miguel Fidalgo, melhor marcador da equipa da última época, entretanto transferido para o V. Setúbal, após terminar contrato com a Briosa. Fábio Luís será o sexto reforço da Académica para a nova temporada, juntando-se a João Dias (ex-Trofense), Cédric (emprestado pelo Sporting), João Real, Marinho (ex-Naval) e Rui Miguel (ex-Kilmarnock).

via maisfutebol

quarta-feira, junho 22, 2011

Apresentações

jrmarjdias

Ontem foi a apresentação oficial de 3 novos reforços da Briosa - João Real e Marinho, ambos ex-Naval, e de João Dias, ex-Trofense.

Destes apenas Marinho não tinha sido ainda referido aqui no Briosa – o extremo de 28 anos apresenta-se cheio de vontade de fazer uma grande época, e será o provável substituto de Sougou.

Que tenham todos uma época fantástica, são os nossos votos.

segunda-feira, junho 20, 2011

Setúbal, Belenenses e Leixões impedidos de registar contratos de trabalho

A LPFP impediu, em comunicado, o Belenenses, o Leixões e o Vit.Setúbal de registar contratos de trabalho desportivo ou de formação, bem como utilizar jogadores com contratos já registados em épocas anteriores enquanto não regularizarem a sua situação junto do fisco e da Segurança Social. Estes clubes ficam assim impedidos de disputar qualquer jogo da Liga enquanto esta situação não estiver resolvida.

Gostava de ver a cara de alguns jogadores contratados este ano, se tal se vier a verificar.

Pedro Roma

Extinto o cargo de Director- Geral, logo vozes se ouviram dizendo que Pedro Roma tinha sido despedido. Estranhei nada ter ouvido do mesmo, porque do que eu conheço o Pedro, diria o que tem a dizer sem enviar recados. Hoje falou:

Estou tranquilo. Sou funcionário da Académica, pertenço aos quadros do clube, e não sei de mais nada. Se houver alterações, terão que me ser comunicadas, e eu depois analisarei a situação. Foi-me comunicado que não voltará a haver a função de director-geral, pelo que aguardo pela nova proposta da direcção.

Relativamente a este assunto a minha posição é a mesma do Pedro – esperar para ver, confiante que este saberá resolver a sua situação da melhor maneira.

João Dias é reforço

joao_diasO lateral-direito de 24 anos, que terminou recentemente o vínculo com o Trofense assumiu um compromisso por duas épocas com a Briosa

Com um passado nas selecções jovens de Portugal, já representou o F.C. Porto B, Prato (Itália), Infesta e Santa Clara, antes de rumar à Trofa. Contudo, esta passagem pela Briosa será a estreia de João Dias na Liga principal.

Briosa vence na Comissão Arbitral

Tem dois anos o caso que opunha a Naval à Briosa por causa de João Ribeiro. Segundo o Diário de Coimbra, a Comissão Arbitral da Liga deu razão à Briosa não cabendo a esta o pagamento de nenhuma indemnização.

 

PS – Não deixa de ser curioso descobrir que este post se perdeu, só podendo ser encontrado através da cache do google. São opções de vida, que cada um é livre de tomar.

sexta-feira, junho 17, 2011

À matador

rui miguelRui Miguel entrou com tudo, na sua apresentação:

“Estou muito feliz. Estou de volta à Académica, clube onde me formei e onde sempre ambicionei voltar”

“Desde pequeno que vou ver os jogos da Académica, quase sempre na Mancha Negra.”

“Os sócios e adeptos são muito importantes para a Académica. É muito gratificante saber que, com adeptos como estes, com uma claque como a Mancha Negra, nunca estaremos sós. Vamos deixar tudo em campo porque eles também sabem que tudo faremos por eles”

Força aí, campeão. É desta gente que nós precisamos. Que mostres em campo a bravura que mostraste na conferência de imprensa.

Nuno Coelho sai; entra Cédric

Depois da confimação da saída de Nuno Coelho, surge a possibilidade da entrada de Cédric, defesa direito que viria por empréstimo do SCP. Cédric deverá falhar a pré-temporada uma vez que foi convocado por Ilídio Vale para o Mundial de sub-20, na Colômbia, que irá arrancar nos últimos dias de Julho.

Tomada de Posse

Video filmado pelo sexoeacidade

quarta-feira, junho 15, 2011

Eleições impugnadas

Membros da lista B impugnaram as eleições.

Eu continuo a dizer que um dos grandes males de Coimbra é ter juristas a mais, senão vejamos: demora-se uma eternidade a ter novos estatutos. Uma vez existentes, estes não conseguem ser interpretados de forma clara e objectiva por toda a gente, prestando-se a interpretações duvidosas.

terça-feira, junho 14, 2011

segunda-feira, junho 13, 2011

Miguel Fidalgo de saída

Miguel Fidalgo prepara-se para assinar pelo Vitória de Setúbal.

Sinceramente, não percebo. Não percebo pela parte da Direcção, e não percebo pela parte do jogador.

Sem comentários.

Visto aqui.

"Mistificação grotesca"

Hoje enquanto o site oficial tenta recordar o passado falando de "frases que fizeram história", o Jornal de Notícias brinda os seus leitores com um artigo de opinião do Bastonário da Ordem dos Advogados, António Marinho e Pinto, sobre a Académica/OAF e o recém re-eleito presidente José Eduardo Simões.

Este artigo mostra a opinião que algumas pessoas "de fora" da nossa Briosa têm sobre o clube que nos inspira e nos deixa apaixonados. Custa muito ler coisas como esta:

Porém, os tempos mudaram, o clube profissionalizou-se (praticamente não há um estudante na sua equipa principal) e, qual epígono atabalhoado, chegou ao ponto de utilizar os métodos do submundo das ilegalidades desportivas que outros já tinham abandonado. Em resultado de tudo isso, o OAF é, hoje, uma caricatura burlesca da velha Académica.

Ver a centenária AAC envolta nos nevoeiros da corrupção ofende o imenso património moral da velha, honrada e altiva Academia de Coimbra. É triste, muito triste, ver como a antiga mística da Académica se transformou numa grotesca mistificação. Se há epíteto que o OAF devia deixar de usar, até por pudor, é o de "briosa".

sexta-feira, junho 10, 2011

João Maló homenageado

AAC_1966_67
(foto Carlos Dias)
joao_maloO Professor Doutor João Luís Maló de Abreu, Professor Catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, guarda-redes da Académica na década de 60, foi condecorado hoje pelo Presidente da República como Grande Oficial da Ordem de Instrução Pública.

quinta-feira, junho 09, 2011

João Real é reforço

João REALSim, confirmo que já sou jogador da Académica, e assinei um contrato válido para as próximas três temporadas. Julgo que é um passo importante na minha carreira, pois estava em final de contrato com a Naval e assim posso continuar a jogar na Liga. A Académica é um clube com muita história, que proporciona excelentes condições de trabalho aos atletas, e estou muito feliz com este desfecho. Senti uma vontade muito grande dos dirigentes na minha contratação, e o que posso prometer é que vou dar tudo de mim para retribuir a confiança que em mim foi depositada.

Para mais tarde recordar

As promessas da lista A:

2011_promessas_JES

quarta-feira, junho 08, 2011

Lista B às avessas

Aquilo que qualquer pessoa repara quando olhava para a lista B era a enorme diversidade das pessoas que a compunha. Pessoas com diferentes sensibilidades, vivências e formas de estar estavam aglomeradas numa mesma lista que tinha, aparentemente como único propósito, o de derrotar José Eduardo Simões.

Maló de Abreu surgia como rosto de uma lista que tinha como curiosidade ser constituída por pessoas que já se tinham defrontado em eleições anteriores para a Briosa, aparentando uma unidade que não era real. E não foi preciso muito, para se perceber que, nesta lista B, cada cabeça tem a sua sentença - enquanto Maló de Abreu reconhecia a derrota afirmando claramente que não iria mais a eleições e não admitia impugnar estas, Campos Coroa dizia publicamente que tinha “jogado sob protesto, e como quem joga sob protesto faz, eu vou impugnar as eleições”.

Não sendo jurista, não emito opinião sobre a justeza ou não das decisões de Paulo Mota Pinto, mas não posso deixar de lamentar, que numa terra de juristas, com uns estatutos acabados de aprovar, ainda existam dúvidas e interpretações dúbias de como deve ser vivido o dia-a-dia da Instituição.

Resultados oficiais

 

Lista A

Lista B

Direcção

1.054

735

Assembleia Geral

1.031

745

Conselho Fiscal

1.043

727

Conselho Académico

1.072

715

 

Ao todo votaram 1.849 sócios num universo de 3.444 votantes.

Adenda: Resultados pormenorizados das Eleições para Órgãos Sociais no site da AAC/OAF

terça-feira, junho 07, 2011

Simões deve ser reeleito

A sondagem da RUC anuncia a reeleição de José Eduardo Simões. Resultado a confirmar dentro de momentos.

Urnas encerradas

Votaram perto de 1.900 votantes, mais de metade dos votantes eleitos. A RUC ainda não avançou com previsões. Resultados devem ser conhecidos daqui a 40 minutos.

Dia de decisões

aac_logo

 

Hoje, até às 22:00, 3.444 sócios que pagam as cotas terão a possibilidade de decidir quem será o próximo Presidente da nossa Instituição.

segunda-feira, junho 06, 2011

Pedrinho de saída – oficial

Pedrinho é o segundo reforço do Lorient, da Ligue 1, tendo assinado por quatro épocas. A apresentação de Pedrinho está marcada para 27 de Junho.

Perdemos um belíssimo lateral.