domingo, outubro 30, 2011

Entrada no Estádio

  • Para quando leitores de códigos de barras que funcionem decentemente com os bilhetes de época?
  • Para quando mais de um quarto dos torniquetes de acesso a uma bancada aptos para ler os códigos de barras dos bilhetes de época?
  • Para quando uma entrada pacífica, sem demoras?
  • Para quando, Académica?

    Empate com sabor a pouco

    Se me dissessem antes do jogo começar que a Briosa ia empatar o jogo, eu ficava feliz. E se me repetissem a afirmação aos 20 minutos da primeira parte eu ainda ficaria mais contente. Mas depois a Briosa equilibrou o jogo. Calma e serenamente soube equilibrar o jogo, muito por culpa do acerto da defesa e da presença de Hugo Morais no meio campo, escolha surpresa de Pedro Emanuel.

    Ao intervalo, Pedro Emanuel mexeu na equipa ao meter Marinho no lugar de Diogo Valente. O extremo veio esticar o jogo e colocar em respeito a defensiva bracarense.

    A segunda parte foi toda da Briosa. mais tempo de posse de bola e as melhores oportunidades de golo de todo o encontro. Éder e Adrien poderiam ter escrito o seu nome na história deste jogo.

    image

    Na defesa, a dupla de centrais só falhou num lance muito perigoso para a baliza de Peiser e até Cedric, a quem eu critiquei aqui anteriormente, fez a melhor exibição que já o vi fazer, sustendo o extremo Helder Barbosa e apoiando muito bem o ataque.

    image

    Cédric foi o jogador que mais centrou, tendo partido dos seus pés o lance para a magnífica cabeçada de Éder que levou a bola a embater com estrondo na barra da baliza de Quim.

    Quanto à arbitragem, apreciei o facto dos jogadores do Braga estarem sempre a mandar bocas a Jorge de Sousa e de este nunca reagir. É sempre giro ver o respeitinho dos árbitros por jogadores de certas equipas.

    Briosa 0–Braga 0 (resumo)

    sábado, outubro 29, 2011

    Momentos que fazem sentido

    Casa da Académica em Lisboa oferece Capa e Batina a dois jovens atletas da Briosa

    O intervalo do jogo entre a Académica e o SC Braga vai ter um momento especial para dois jogadores da equipa de juniores da Briosa.

    Cultivando o espírito bem próprio do jogador-estudante, a Casa da Académica em Lisboa vai oferecer a tradicional Capa e Batina aos dois jovens atletas da Associação Académica de Coimbra/Organismo Autónomo de Futebol que acabam de ingressar na Universidade de Coimbra. Os Trajes Académicos (capa, batina, colete, gravata, calças, meias, camisa, sapatos e emblemas) vão ser entregues a Luís Melo e Paulo Ribeiro no intervalo do jogo, em pleno relvado, com a pompa e a circunstância que o momento exige.   

    Esta iniciativa da Casa da Académica em Lisboa tem o apoio de "A Toga", loja oficial da Associação Académica de Coimbra, que prestou um auxílio importante na realização deste acto simbólico.

    A Casa da Académica em Lisboa organizou também um autocarro para o jogo deste sábado, realçando desta forma o simbolismo e o forte significado que atribui a esta iniciativa.

    A homenagem faz parte, no fundo, da matriz da Académica e da existência do atleta-estudante, da compatibilização entre os estudos e o desporto, da formação humana e cultural dos atletas e da prova de que a Académica é uma Instituição capaz de atrair uma juventude com sonho e utopia.

    Mais do que formar jogadores, o objectivo do futebol jovem da Académica passa também por formar Homens, pelo que a entrada de Luís Melo e Paulo Ribeiro na Universidade traduz, no fundo, o objectivo final pelo qual se rege o futebol de formação dos “estudantes”.

    in site oficial

    quarta-feira, outubro 26, 2011

    Déjà vu

    jorge_costa_mulherJá no passado, dissemos que tinha sido o motivo de Jorge Costa.

    Agora aparece novamente como tema central de uma controvérsia pública.

    Um grande treinador, vê a sua carreira em perigo, porque não é capaz de manter a sua vida privada controlada. É pena.

     

    PS. Obrigado a quem nos alertou para esta notícia nos comentários

    Briosa recebe o FCP para a Taça

    Depois do Oriental, segue-se o FC Porto. A Briosa vai receber a equipa nortenha para a 4ª eliminatória da Taça de Portugal.

    Só espero que Pedro Emanuel tenha tirado notas do último jogo e rectifique a prestação da equipa em campo.

    O jogo está agendado para 20 de Novembro, mas é natural que possa existir alguma alteração.

    domingo, outubro 23, 2011

    Uma capa com 15 anos

    imageUma confissão, “chocante” dizia o Jornal, de alguém que conseguiu mais tarde chegar a Seleccionador Nacional, se calhar porque “tenho-os todos nas mãos”.

    quarta-feira, outubro 19, 2011

    Próximos jogos na TV

    Os próximos 6 jogos da Briosa na Liga vão passar também na TV

    Jornada Nº 8:

    image

    Jornada Nº 9:

    image

    Jornada Nº 10:

    image

    Jornada Nº 11:

    image

    Jornada Nº 12:

    image

    Jornada Nº 13:

    image

    terça-feira, outubro 18, 2011

    Vitória sobre o Oriental

    A Briosa venceu o Oriental, equipa da II divisão, num jogo sem grandes motivos de interesse. Berger marcou o único golo da partida num lance confuso, e em que se lesionou na cabeça.

    Destaque maior para a titularidade de Flávio, que terminaria com a braçadeira de capitão no braço.

    quarta-feira, outubro 12, 2011

    Jogo da Taça

    Os bilhetes para o desafio entre a Académica e o Oriental, a contar para a Taça de Portugal, que está marcado para o próximo domingo, pelas 15:00, já estão à venda na Loja do Sócio, no Estádio EFAPEL Cidade de Coimbra.

    Para os Sócios da Briosa, o valor do ingresso está fixado nos quatro euros e é válido para a Bancada Poente Inferior.

    Para os não-sócios existem dois preços: quatro euros para a Bancada Sul Inferior (bancada destinada aos adeptos do Oriental) e oito para a Poente Inferior.

    Não se sabe que mexidas é que Pedro Emanuel vai promover, sabendo desde já que não pode contar com Éderzito (castigado). Para o seu lugar, eu apostava em colocar Rui Miguel e dava a lateral a Diogo Valente.

    segunda-feira, outubro 10, 2011

    Empate na Taça da Liga

    A Briosa foi a Penafiel empatar a uma bola no jogo da primeira-mão da segunda fase da Taça da Liga, adiando para Coimbra a decisão quanto à passagem à próxima ronda da competição.

    O Penafiel foi a primeira equipa a marcar por intermédio de Elízio que aos 17 minutos cabeceou para o fundo das redes da Briosa no seguimento de um lance de bola parada.

    Aos 20 minutos, Éder consegue a proeza de receber o segundo amarelo da partida e acabar expulso.

    Em desvantagem numérica, a Briosa ainda alcançou o empate com Adrien a converter com sucesso uma grande penalidade por mão na bola de Elízio.

    Pela Briosa, alinharam: Ricardo, João Dias, Berger, João Real, Hélder Cabral (Flávio Ferreira, 70), Júlio César (Danilo, 60), Habib, Adrien Silva, Sissoko, Éder e Rui Miguel (Hugo Morais, 81)

    As palavras de Pedro Emanuel no final do jogo são sintomáticas sobre o que (não) se passou em campo. O técnico considerou que "o adversário foi superior" e que a Briosa teve "sorte ao marcar".

    Fizemos apenas quatro remates, não produzimos futebol, não construímos jogadas e não chegámos à área adversária

    A refletir durante a semana.

    Penafiel 1 – Briosa 1 (resumo)

    segunda-feira, outubro 03, 2011

    Académica x Porto (resumo do jogo)

    A Briosa saiu ontem derrotada do encontro com o Futebol Clube do Porto por três bolas a zero. Eis o vídeo com o resumo da partida:


    domingo, outubro 02, 2011

    Resultados

    Neste fim-de-semana, até agora, apenas a secção de Andebol saiu derrotada do seu encontro com o Académico Viseu FC. De resto, tivemos:
    • No Basquetebol, a Académica venceu o Casino Ginásio por 67-61, no Pavilhão Multidesportos Dr. Mário Mexia.
    • A equipa de Futsal da Académica/OAF venceu Loures (fora de casa) por 1-3.
    • A secção de Rugby venceu o Belenenses por 20-16, no "Sérgio Conceição".
    • Os Iniciados da AAC/OAF receberam em casa o União de Tomar, que venceram por 5-0.
    • Os Juniores da AAC/OAF, por fim, foram a Touriz vencer o Tourizense por 2 bolas a zero.

    Adenda:
    • Os Juniores do Futsal venceram o São João por 3-0.

    Esperemos que logo, os "Seniores" da Briosa não nos deixem ficar mal... Força rapazes!