segunda-feira, dezembro 27, 2004

Expectativa

Amanhã, terça feira às 15:30 treina a Briosa no campo do Bolão.

A expectativa é muita, em particular para ver as novidades. Já se contam 5, sendo que terão de existir dispensas uma vez que só há lugar para 3.

As novidades são: Kenedy, Andrade e Marcel, o ex-júnior Vítor Vinha e o camaronês Beaud, a par de Nelo Vingada e José Alberto Costa.

De saída, além de João Carlos Pereira, Francisco Simões (adjunto), Mário Monteiro (preparador físico), António Simões e Kenny Cooper.

Haverá mais algumas novidades, sendo que uma delas sairá dos dispensados do FCP, sendo Raul Meireles a mais forte hipótese. De notar também a renovação com Luciano, e as negociações para renovar com Tixier.

De tudo isto ressaltam 3 ideias:
1. O dinamismo da nova Direcção, preocupada em resolver os problemas enquanto eles são pequenos.
2. Uma certa independência, não hesitando em rescindir com elementos que não têm produzido o que deles era esperado.
3. Alguma perspicácia no aproveitamento da escola, mostrando que não é preciso equipa B para se dar oportunidade aos novos.

A ver vamos e que 2005 seja um grande ano.

sexta-feira, dezembro 24, 2004

Andrade, Kenedy e Nelo Vingada

A Briosa está a mexer-se e parece que a Direcção quer mostrar que sabe trabalhar. João Carlos Pereira há muito que estva sem grande margem de manobra e o empate com o Beira Mar deixou um sabor amargo onde ficou bem patente a impotência que o treinador demonstrou.

O sreforços vão sendo anunciados e para já nomes que prometem lutar pela titularidade. De Kenedy não sou grande simpatizante, mas Fredy devia ser mais aproveitado em cima, não só pelo que sabe fazer mas também pelo seu défice de altura que complica as coisas.

A outra notícia é

quinta-feira, dezembro 16, 2004

Maló não cumpre o que promete

Maló prometeu (ler post mais abaixo) que não faria campanha com jogadores.

Hoje, no seu jornal de campanha aparecem Calado, Ricardo Sousa, César Prates e imagine-se Hugo Almeida (que nem sequer foi ainda dispensado).

Maló mentiu descaradamente. Mentiu quando disse o motivo porque não fazia campanha com jogadores (o motivo era que ainda não os tinha) e é vê-lo agora com 4 trunfos eleitorais...

JES fala em 3 reforços. Pessoalmente não sei se existem ou se fazem parte deste folclore... Mas o facto é que JES foi sempre coerente neste aspecto. Maló fez campanha barata para encher o olho ao labrego. E quem é apnahdo a mentir uma vez, nunca se sabe onde vai parar....

segunda-feira, dezembro 06, 2004

AAC - SCP

Bom jogo, que a Briosa poderia ter ganho, ou pelo menos empatado.

Parabéns à equipa que soube acreditar, pena que vá cometendoerros tão infantis ao longo do jogo. O árbitro esteve mal, prejudicando claramente a Académica, seja no lance da expulsão de Faísca, seja em validar o golo do SCP com falta nítida sobre Pedro Roma e outra sobre Ricardo Fernandes.

Mas a Briosa sabe que não impressiona árbitros e que lances como os do Faísca podem acontecer, por isso um jogador com a sua experiência deveria ter mais cuidado em gestos daqueles.

terça-feira, novembro 30, 2004

A nódoa

Entrevista a Maló:
"Irá apresentar reforços como trunfos eleitorais?
R | Esta candidatura é à presidência da Académica, não é à do Benfica. Podemos ter alguns contactos, mas não faremos campanha com jogadores, preferimos as ideias."


Pois caro Maló, pessoalmente estou farto de alianças com Pinto da Costa e de ver presidentes de clubes a tentarem ganhar projecção usando como táctica dizer mal do Benfica.

A Académica que eu quero, tem de se dar bem com todos os clubes e não escolher achincalhá-los à menor oportunidade. Um abraço, boa campanha e que a Briosa ganhe, ou seja que a sua lista perca as eleições. Briosa.

quinta-feira, novembro 18, 2004

Maló de Abreu contra «massificação de brasileiros» na Académica

A candidatura de Maló de Abreu avançou e aproximam-se tempos conturbados. A linha de força de Maló parece ser o retorno à equipa B e uma aliança ao FCPorto. Discordando da segunda, apoio com algumas reticências a primeira.

terça-feira, novembro 02, 2004

Mancha Negra invade treino

A Mancha Negra invadiu o treino da AAC numa altura politicamente complicada.
Fê-lo de forma cordata tentando que a situação fosse o mais normal possível.
Numa altura em que há muitos nervos à flor da pele, os dirigentes da claque reuniram com o capitão - Paulo Adriano - para lhe fazer ver os seus pontos de vista.

De realçar esta tomada de posição que apesar de ser pacífica não deixa de ser alarmante. A ver como reajem os jogadores este fim de semana com o Leiria

segunda-feira, outubro 25, 2004

João Moreno faleceu

Este blog manifesta um profundo sentimento de pesar pela morte de quem se dedicou de alma e coração ao emblema da briosa.
Que agora não se assista a lutas fraticidas pelo poder, uma vez que a última coisa que a briosa precisa é de guerras.

A João Moreno, um muito obrigado por tudo.

terça-feira, outubro 19, 2004

Setubal - 0, AAC - 1

Jogo fraco, onde a Académica revelou pouca ambição... Amigos dizem-me que jogou miuto recuada na 2ª parte. A mim assusta-me o facto de ser a terceira vez que perde fora de casa.

O penalty, esse dá para os dois lados... - já vi lances deste passarem em claro, marcarem falta aos avançados e o caso que se deu. Parece triste é a AAC ir preparada apenas para o 0-0

sexta-feira, outubro 15, 2004

Solidariedade

Amanhã, 16 Outubro, pelas 21h30, no Pavilhão Jorge Anjinho, irá ter lugar o espectáculo de solidariedade Cavalo Azul, organizado pela Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM), com o objectivo de angariar verbas que facilitem a construção de um lar residencial para deficientes profundos. O Grupo de Fados Romance, Filipa Pais, Camané e a Brigada Victor Jara irão actuar durante o evento, que contará ainda com a apresentação de Pedro Roma além da natural presença de outros jogadores do plantel da Académica.

Os bilhetes custam dez euros, estão à venda no local do espectáculo e a totalidade da receita reverterá a favor da APPACDM.

segunda-feira, outubro 11, 2004

Taça de Portugal

A AAC vai defrontar o Almancilense na 4ª elimínatória da TAça de Portugal.

Espera-se obviamente que passe para a 5ª.

Ver todo o sorteio

quarta-feira, outubro 06, 2004

Lesões e notícias

A edição do Jogo hoje comenta que o lugar de João Carlos Pereira não está em risco... Mas aproveita para dar a notícia que Ulisses Morais esteve no último jogo. Qual o objectivo? EStabilizar não será certamente e dificilmente poderá ser considerado notícia.

Alarmante é o número de lesões do plantel - Dário, Delmer, Raul Oliveira, Beaud, Rafael Gaúcho, Rodolfo e Pedro Henriques. Esperemos que esta pausa ajude.

segunda-feira, outubro 04, 2004

Vitória saborosa

A Académica venceu ontem o Gil Vicente num jogo onde o mais saboroso foi sem dúvida o resultado.

Fiquei (agradavelmente) surpreendido com o segundo golo, em especial pelo facto de ter sido depois da briosa ter perdido a oportunidade de concretizar um penalty. A equipa soube demonstrar empenho e carácter, atributos que de certeza vai precisar muito esta época.

Quanto ao jogo, parece-me que a Briosa ainda não definiu nem encaixou muito bem Kenny Cooper. Tenta jogar um futebol mais directo, mas depois deixa-o muito sozinho, perdendo-se qualquer vantagem que o norte americano conquiste. Nota positiva para Nuno Luís e Zé António, o primeiro pela experiência que transmite em campo, o segundo pela segurança aliada a uma enorme vontade de vencer.

quarta-feira, setembro 22, 2004

A isenção da TVI

Lá perdemos com o Benfica. Paciência. O Benfica até ganhou com merecimento.
O que me dana é ter visto um apontamento no Telejornal da TVI de hoje, dia 20, revelador de uma total falta de isenção jornalística. Só jogadas do Benfica, só insinuações a presumíveisa erros do árbrito em favor da
Académica. Nem uma única jogada de ataque da Briosa, nem uma referência ao fora de jogo que precedeu o golo do Benfica. Claro que não foi a primeira vez, nem será, infelizmente, a última.

Nuno Espinal por e-mail



quarta-feira, setembro 15, 2004

Nova época

Uma época que começou com alguns tropeções, saídas importantes e o regresso de Dário.

João Paulo Pereira mantém-se esperando todos que esta continuidade signifique algo em termos de estabilidade.

A Académica ainda não mostrou bom futebol, e a quantidade de brasileiros ainda é uma grande incógnita.

No próximo domingo, contra o Benfica é esperada casa cheia, mas o jogo afigura-se muito díficil.

Nova Fase

Depois de uma primeira tentativa falhada, aqui surjo com o firme propósito de manter um site actualizado sobre a Briosa. Se por aí houver alguém que me queira ajudar, basta enviar um mail.