segunda-feira, setembro 22, 2003

A respeito de Coimbra

Na sua crítica a Coimbra, Zizou afirma entre outras coisas:

Coimbra é de facto uma cidade miserável, porque é horrivelmente feia, por causa das praxes, porque pouco há para fazer...

Não sei de que praxes fala Zizou, uma vez que a serenata é praxe, e não me parece feia, bem como a generalidade da praxe não punitiva. Quanto à praxe punitiva, se é esse o motivo porque Coimbra é feia, então fico contente porque as únicas cidades bonitas no país são aquelas que nem sequer Secundário têem.

Quanto ao pouco que há para fazer, só na AAC existem mais de 3 dezenas de actividades desportivas (desde basebol a ténis entre outras) e 2 dezenas de actividades culturais, desde teatro, fotografia, jornalismo passando pelos inevitáveis coros e fados.

Não digo que Coimbra seja ideal: tem um problema de trânsito por resolver, que não se justifica pela dimesão da cidade; só há pouco tempo possui palcos para atrair eventos musicais de dimensão relevante. A cidade é fechada em si mesma e tem más ligações com a periferia. Tem uma Universidade que anda à procura do seu lugar neste novo mundo, tem um clube de futebol a renascer e está-se a tentar criar um tecido empresarial.

Coimbra procura uma identidade e daí a cidade do conhecimento ou capital da saúde. Pode ser irritante, mas é o meio que foi adoptado para tentar captar a atenção dos media. Lisboa e Porto não fazem isso porque não precisam. Basta ver as notíciais e ou então quem são os acessores dos Presidentes da Câmara e ver onde eles trabalha(ra)m.

Agora avaliar Coimbra pelas praxes? é redutor e injusto. E incorrecto.

Sem comentários:

Enviar um comentário