sexta-feira, agosto 31, 2007

Transferências: o saldo

Acabou o mercado de transferências e finalmente pode-se fazer o balanço:

Saídas: Douglas (ADAP), Eduardo (Tourizense), Sonkaya (Roda), Nuno Luís, Medeiros (Omónia), Danilo, Lino (F.C.Porto), Alexandre, Roberto Brum (Sp. Braga), Dame (Panathinaikos), Filipe Teixeira (West Bromwich), Sílvio (Tourizense), Pitbull (V.Setúbal), Nestor Alvarez (Dejon Ctitizen), Gélson.

Entradas: Ricardo (Varzim), Nereu (Benfica), P. Costa (Sp. Braga), Berger (Ried), Orlando (Freamunde), NDoye (Al-Ittifaq), Cris (Feirense), Tiero, Lito (Naval), Ivanildo (Leiria), Pablo Castro (B. Vista), Peralta (B.Vista).

Continua a ser uma exagero a quantidade de jogadores que são movimentados no defeso. Mera curiosidade, a equipa com menos entradas foi o Nacional da Madeira com 6 jogadores.

quarta-feira, agosto 29, 2007

Visitas à Madeira

Domingo, a Briosa defronta o líder do campeonato - o Marítimo.

Com um começo de época fulgurante - vitória caseira (3-1) sobre o Paços e fora (0-2) sobre o Boavista - o Marítimo tem impressionado pela sua capacidade goleadora a contrastar com o início de época tibuteante que se refletiu no nulo frente ao Penafiel para a Carlsberg Cup.

Nas últimas épocas, a Briosa registou 3 empates em outras tantas deslocações ao Estádio dos Barreiros e, atrevo-me a dizer, que dificilmente fará melhor este ano. Faltam rotinas de jogo que permitam marcar, e Manuel Machado deverá reforçar o meio campo defensivo consciente que está do poderio concretizador da turma madeirense. Só espero que não vá deliberadamente jogar para o empate, apesar de reconhecer que este será um bom resultado atendendo às circunstâncias.

terça-feira, agosto 28, 2007

A vez de Berger

Tenho para mim que a melhor dupla de centrais da Briosa é Kaká e Berger. Deste último só tenho dúvidas se ele se dará bem com o nosso futebol em que os jogadores desmaiam com um sopro nas orelhas. A verdade, é que em todos os jogos em que actuou não se deixou levar pelas artes dramáticas dos nossos avançados. Com a suspensão de Litos por dois jogos, chega a vez de Berger mostrar o que vale. E estou em crer que vai agarrar o lugar.

segunda-feira, agosto 27, 2007

N'Doye

Especulou-se muito se N'Doye tinha sido afastado da convocatória devido ao brilharete no terceiro golo do SCP. Manuel Machado esclareceu de viva voz o motivo.

“Foi para a discoteca na sexta-feira, por isso, foi excluído por questões de foro disciplinar. Estávamos a trabalhar num onze e, à última da hora, tivemos adaptar”.

Quando há coisas que não mudam - falta de profissionalismo - temos de nos adaptar. Esperemos que esta linha disciplinadora seja para continuar.

AAC 1 - UDL 1 (video)

Gostei do que vi de Lito, Kaká e Tiero. Parece-me que a equipa está a evoluir. Esperemos que sim. 

domingo, agosto 26, 2007

O Golo da Mudança




Com este Golo de Penalti, a Briosa consegue fazer esquecer uma primeira parte nervosa, fruto da pressão acumulada pelas ultimas exibições e anula o Leiria. No final do jogo bem que o resultado poderia ser outro, caso as pernas aguentassem noventa minutos.

quinta-feira, agosto 23, 2007

Nestor Alvarez vai ser inscrito

O jornal Record diz que Nestor Alvarez vai ser inscrito. Não sei se ria ou se chore.

SCP 4 - AAC 1

Confesso que à hora do jogo a minha atenção estava voltada para a escolha entre umas caracoletas, umas vieiras e uns carapaus alimados entre outras iguarias que estavam na mesa. O meu conhecimento do jogo resume-se a este vídeo e ao que li na imprensa desportiva nos dias seguintes.

 

Infelizmente não foi muito diferente do que antevia: Briosa sem fio de jogo contra uma equipa com os mecanismos já adquiridos da época passada, sob a supervisão de um árbitro subserviente aos grandes.

Pela positiva o golo do Gyano e a exibição do Lito. Domingo, conto ao vivo perceber que equipa temos.

quarta-feira, agosto 15, 2007

O dia da segunda aparição


Dia 26 de Agosto revela-se o dia de todas as decisões e será certamente o limite do esticar da corda para Manuel Machado, isto independentemente do resultado em Alvalade que numa situação realista será na melhor das hipóteses será um empate.
Assim caso o milagre não aconteça em Alvalade com uma vitória da Académica, teremos em Coimbra um jogo de “cortar à faca” com o Leiria, onde os sócios não vão aceitar outro resultado que não a vitória.

Seja como for, será sempre um Domingo quente em Coimbra.


quarta-feira, agosto 08, 2007

Vítor Vinha fora de jogo


O jovem Vítor Vinha, um médio que Nelo Vingada adaptou, com sucesso, a defesa-esquerdo, permanecendo até hoje nesse lugar, lesionou-se e está fora do jogo que vai abrir a temporada, no domingo, frente ao Fátima. Será a segunda eliminatória da Taça da Liga. Manuel Machado tem, agora, duas soluções: estrear já o reforço uruguaio Pablo Casto, sem ritmo nem identificação com a equipa, ou então adaptar um dos centrais (Kaká ou Orlando).

De resto, não há mais nenhum lesionado, atendendo a que o ponta-de-lança Joeano, que estava condicionado, já foi, ontem, reintegrado na preparação normal da equipa.

Logo, ao final da tarde (18h00), a Académica vai fazer o último amigável da pré-época, frente ao Al-Arabi, do Catar – que estagia em Portugal e é treinado pelo português José Romão, que já passou pelo banco da Briosa. O desafio vai ter lugar no Estádio Cidade de Coimbra, que terá as portas abertas.

Jogo

quinta-feira, agosto 02, 2007

Laterais da Briosa

Ao vermos que Ezequias e Lino foram para o FCP, e agora o novel lateral Luís Filipe para o SLB, podemos concluir que pela Briosa vão passando jogadores de qualidade a actuar nas laterais. Ou pelo menos, jogadores cujas características parecem impressionar os grandes e motivá-los para a sua contratação.

Daí que a contratação de Pablo Castro, lateral esquerdo de 22 anos, seja encarada com natural optimismo, esperançado que este jogador atinja rendimento desportivo de qualidade et por cause rendimento financeiro no final da época. Porque se for bom, algum grande o virá buscar, seguramente.

P.S. Para os que perguntam pelos valores da formação do Luís Filipe, convém lembrar que o Braga terá de pagar 25 mil euros a dividir por todos os clubes onde Luís Filipe passou na sua formação, contando desde as escolas. Não sendo discipiente, não me parece uma verba significativa que justifique o alarido que já se quer fazer.