sexta-feira, fevereiro 29, 2008

Eleições marcadas

Já se pode marcar o dia 14 de Abril para ir votar.

As eleições para a liderança da Académica terão lugar a 14 de Abril (segunda-feira). A data cumpre os requisitos estatutários - o acto eleitoral a realizar-se na primeira quinzena de Abril e marcado 45 dias antes - e foi acertada ontem, depois de Almeida Santos, líder da Assembleia Geral da Briosa, ter-se reunido, em Lisboa, com o actual presidente, José Eduardo Simões, e com o candidato Maló de Abreu. Acrescente-se que estes dois associados já haviam medido forças a 17 de Dezembro de 2004. in O Jogo

terça-feira, fevereiro 26, 2008

AAC 1 - Boavista 1 (golos)

Magnífico golo de Kaká aos 57 minutos a passe de Orlando. Muito bem os centrais da Briosa que 3 minutos depois são completamente ineficazes e permitem que Mateus cabeceie à vontade perto da pequena área

segunda-feira, fevereiro 25, 2008

Empate amargo

Ia ser um jogo complicado, mas a Briosa mostrou estar preparada. Roma começou desde logo a mostrar o porquê de ser ele o titularíssimo na Briosa. Depois, Pavlovic volta a lesionar-se.  Domingos e Pacheco mexem na equipa e o jogo continua equilibrado, até que surge o golo.

E logo, logo a seguir, os centrais da Briosa que tão bem estiveram no golo, teimam em mostrar à exaustão porque se desconfia deles. Mérito total no golo marcado e inteira responsabilidade no golo sofrido.

Até ao fim foi sofrer. Poderíamos ter marcado, mas também podíamos ter sofrido. Destaque para a exibição de Vítor Vinha. Evolui como jogador a cada jogo que passa. A evoluir assim, será seguramente uma opção para a Selecção Nacional. Tem é que continuar a trabalhar com humildade e não ir para Roménias ou Chipres.

sexta-feira, fevereiro 22, 2008

23º aniversário da Mancha Negra


O 23º aniversário da Mancha Negra aproxima-se e o jantar comemorativo será este ano a 7 de Março, sexta-feira, de modo a reunir um maior número de sócios e amigos do grupo. O local escolhido é o restaurante do Estádio Cidade de Coimbra, Stadium Buffet, e o preço é de 16 EUR, com a Ementa de; entradas, prato de peixe e outro de carne, bebidas, bolo de aniversário, a Cerimonia terá como sempre algumas surpresas, a entrega de Prémios2007 e muita animação.

Assim, a Mancha Negra convida todos os seus sócios e amigos a estarem presentes neste momento importante na vida do grupo. As reservas podem ser feitas até ao dia 1 de Março na sede ou através dos números 968358992 (Revistas) e 967610925 (JP). Além do jantar de aniversário, está ainda Agendado um programa comemorativo de Aniversário a saber; um jogo entre elementos da organização da claque e uma equipa formada pela staff técnica da Académica (treinadores e dirigentes), a ter lugar dia 2 de Março (data sujeita a confirmação),outros jogos de lazer e também um fim-de-semana de actividades radicais marcado para o final da época em data e local a designar.

A estratégia do acidente

A recepção ao Boavista pode ser o jogo mais importante da época para a Briosa. Uma vitória irá deixar a Briosa perto da primeira metade da tabela e provavelmente com 7 pontos acima da linha de água (o Paços vai ao Dragão).

Quando há jogos importantes, normalmente apela-se ao 12º jogador. Todas as ajudas nunca são demais. Em Coimbra, não. O 12º jogador apenas é chamado quando o adversário é um grande, ou seja, quando as probabilidades de a Briosa vencer são escassas. Os adeptos são chamados e incentivados a ver, não as vitórias, mas as derrotas. Deve ser o apelo ao sentimento tão português de parar na estrada para ver o desastre. Como não se espera um desastre, não se tem direito a receber um SMS.

domingo, fevereiro 17, 2008

Frustrante

Depois de conseguir o mais difícil - aguentar o ímpeto do Paços e marcar um golo - a Briosa sofre um golo quando já nada o fazia prever. Frustrante.

quinta-feira, fevereiro 14, 2008

Miguel Pedro está na agenda do Pandurii

Os clubes da Roménia, onde as inscrições só encerram no dia 22 deste mês, continuam atentos ao futebol português e, em particular, à Académica. Já levaram um jogador (N´Doye, contratado pelo Vaslui) e estão interessados em mais dois: um já se sabe que é Vítor Vinha, cobiçado pelo Rapid de Bucareste, o outro é Miguel Pedro, que está na lista de potenciais reforços do Pandurii. Nos próximos dias, o clube romeno, que agora é treinado por Joaquim Teixeira e que, nos últimos tempos, se reforçou bastante em Portugal, pode mesmo apresentar uma proposta pelo extremo-direito. Contratado na época passada, depois de ter dado nas vistas na Liga Vitalis, ao serviço do Aves, Miguel Pedro não tem sido muito utilizado por Domingos Paciência, algo que, aliado aos argumentos financeiros dos romenos, pode levá-lo a equacionar a transferência. No defeso, aliás, o ex-jogador do Aves teve uma interessante proposta do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia.

O Jogo

14/02/2008

quarta-feira, fevereiro 13, 2008

Mancha Negra - Paços de Ferreira

A BRIOSA -Associação Académica de Coimbra/OAF vai efectuar ao reduto do próximo adversário da Liga Portuguesa bwin, nomeadamente a Mata Real, onde irá defrontar o F.C.Paços de Ferreira.

Assim e como sempre a Mancha Negra, claque oficial da A.A.C./Oaf, vai efectuar a Organização da deslocação para o apoio a nossa Académica com o valor da respectiva Viagem c/ Bilhete pelo valor de 12.50euros para sócios MN e 20euros para público em geral, contamos assim com a presença do maior número de Academistas no apoio a equipa em busca dos três pontos.

As inscrições e informações adicionais podem e devem ser efectuadas na sede da claque, pavilhão Jorge Anjinho, de Terça a Sexta feira das 15H ás 19h e Quinta feira até as 24H, informações adicionais através dos telefones 936000633 Miguel Pedro ou 917691086.

A viagem esta programada para Domingo dia 17 Fevereiro com saída prevista pelas 12:30h do Pavilhão Jorge Anjinho.


Saudações Académicas,
Miguel
936000633
Email: MNTours85@manchanegra85.com
MNTOURS85

sábado, fevereiro 09, 2008

N Doye de saída

O médio N'Doye chegou ontem a Portugal e já está de malas aviadas para deixar a Académica e transferir-se para os romenos do FC Vaslui. O negócio foi concluído ontem, em Coimbra. O senegalês, que participou na edição deste ano da CAN, terminava contrato com a Briosa no final da época e dificilmente renovaria. Assim, a sua saída agora possibilita um encaixe financeiro à Académica que, apurou O JOGO, rondará os 100 mil euros.


" O Jogo "

09/02/2008

quarta-feira, fevereiro 06, 2008

Balanço de uma época de transferências

Aproveitando este interregno e depois de ver em acção alguns reforços, vou tentar fazer um balanço desta época de transferências:

POSITIVO

Reequílibrio: o plantel parece mais equilibrado com as saídas e entradas.

Edgar é um bom avançado que já deu nas vistas no Beira-Mar e que vai seguramente facturar mais de meia dúzia de golos no campeonato que ainda falta disputar.

Luís Aguiar que apesar de não se ter mostrado no Estrela tem potencialidades e pode encontrar aqui o espaço para as mostrar.

Litos que abandonando evita uma situação sempre melindrosa. Tinha carácter e técnica para ser titular, mas já lhe começava a faltar velocidade.

Já quanto a Pedrinho, Irineu e Cléber parecem-me ser boas opções, mas ainda é cedo para avaliações definitivas.

NEGATIVO

Dependência: a Briosa parecia ser uma equipa capaz de fazer negócios com os 3 grandes. Marcel e Carlos Martins não foram assim há tanto tempo, mas parece que alguma coisa mudou... a ser verdade, lamenta-se.

Hélder Barbosa: a sua saída, vale pelas entradas que proporcionou. Foi um bom negócio e vai fazer muita falta.

Sarmento: creio que aprenderia mais se tivesse ficado no plantel.

Vítor Vinha: a sair será mais um jogador talentoso abandonado por campeonatos sem expressão. Espero que perceba que o melhor para a sua carreira será permanecer na Briosa.

Rapid de Bucareste interessado em Vitor Vinha

O internacional sub-21 da Académica Vítor Vinha interessa aos romenos do Rapid Bucareste, confirmou hoje à Agência Lusa o seu empresário Marcelo Cipriano. “O Vítor Vinha já foi observado em jogos em Coimbra e também fora por olheiros do clube romeno, mas até agora ainda não existe nenhuma proposta concreta, quer para o jogador, quer para a Académica”, salientou o empresário. O jovem lateral-esquerdo de 20 anos tem sido ultimamente titular na equipa de Domingos Paciência e tem rubricado boas exibições. O mercado romeno, ao contrário dos principais mercados europeus, encerra apenas a 22 de Fevereiro. “Não temos pressa. Aguardamos com serenidade”, concluiu Marcelo Cipriano, a propósito da eventual primeira aventura no estrangeiro do jovem jogador português.

" O Jogo "

06/02/2008

domingo, fevereiro 03, 2008

Edgar já factura

Com um ponta de lança eficaz, marcámos logo aos 4 minutos. Depois foi fazer o que já provámos saber fazer.... Lutar e acabar o jogo sem mais golos para nenhum dos lados.

sexta-feira, fevereiro 01, 2008

Péssimos inícios

Como seria a classificação se os jogos tivessem apenas 45 minutos? Foi esta a pergunta que o blog jogodirecto quis responder, salvauardando é claro as questões estratégicas que o jogo em si, encerra. No fundo,, trata-se apenas de fazer um exercícicio estatístico para ver quem fez melhores primeiras partes.
Bem, a principal novidade é que a Briosa estaria em último!!!

O Leiria passaria para um espantoso quinto lugar. No resto, as classificações não diferiam muito.

É impressionante constatar quem em 17 jogos, só por uma vez chegámos a ganhar ao intervalo!! Mas chegámos a perder 5 vezes!!