Na próxima jornada, em que recebemos o Olhanense em casa, completa-se meia temporada em que não vencemos um jogo. Já vão 14 jogos seguidos sem vencer.
Temos que terminar este ciclo contra a equipa liderada por Sérgio Conceição.
Na sexta-feira, os adeptos da Académica que se deslocaram a Aveiro foram brindados com uma boa primeira-parte em que conseguimos marcar um golo e chegar ao intervalo a vencer, mas depois… Depois, deixámos o Beira-Mar jogar que acabou por dar a volta ao resultado e que, mesmo depois de ver um jogador seu ser expulso, continuou a ser a equipa dominante.
Foi uma segunda parte frustrante, onde não conseguimos dar luta a um adversário directo. Compreendo a frustração, é certo que presenciar uma exibição daquela dá vontade de dar um abanão em alguns jogadores, mas será que vale a pena? Alguns falaram aqui na
blogosfera da Briosa em Pedro Emanuel demitir-se mas não me parece também que seja por aí...
Ora vejamos, em Janeiro sucedeu-se o seguinte:
- Berger vendido por trocos;
- Sissoko vendido por trocos;
- Éderzito "vendido" por... ?;
Perdemos três referências no plantel: um central (o melhor), um extremo e um avançado. E desde então viemos por aí abaixo na tabela classificativa. Procuraram-se alternativas "emprestadas", mas estas ou não têm a mesma qualidade ou não sentem o losango que trazem ao peito. Para eles, pelo que demonstram em campo, a Académica não passa de um clube temporário utilizado apenas para se mostrarem até ao final da temporada.
A Direcção gaba-se de ter uma das equipas mais jovens da Liga, mas já vimos vários jovens da Académica de qualidade emprestados ou vendido a outros. Nesta altura, creio que precisávamos mais de experiência (liderança) do que propriamente jovialidade. Desde que o Filipe Teixeira saiu da Académica, que não temos um nº10, líder do meio-campo. E basta o Adrien falhar um jogo para se ver a desorganização na organização de ataques e na criação de oportunidades.
Os próximos quatro jogos são:
- Olhanense em casa;
- Sporting em Alvalade;
- Vitória de Setúbal em casa;
- Vitória de Guimarães fora.
Se não ganhamos os dois jogos em casa e a União de Leiria e o Feirense começam a somar pontos, teremos um futuro muito negro.
Só espero que a Briosa prove que estou enganado...