quinta-feira, abril 11, 2013

O ambiente nos estádios ingleses

Ver um jogo de futebol inglês é sempre um prazer, não apenas pelo espectáculo dentro de campo, mas pela magnifica ambiência do estádio. O público, composto por homens, mulheres e crianças, adere, e enche qualquer estádio. Não existem claques com bandeirinhas e excursões, mas o futebol é sempre uma festa. Qual o segredo?

1. Regulamentação e disciplina
Com diversos problemas históricos ligados ao futebol, os ingleses souberam actuar prontamente para impedir todo e qualquer acto menos respeitador dentro de um estádio. Os prevaricadores são de imediato identificados e proibidos de assistir a jogos de futebol. Por cá, semana após semana, são rebentados petardos nos nossos estádios sem haver uma única detenção.

2. Horários de futebol
Joga-se futebol, quando as pessoas podem assistir. Daí existirem jogos durante o boxing day. Em Portugal, os jogadores de futebol gozam férias quando as pessoas que podem assistir também tem direito a férias e privilegiam-se os jogos à segunda feira à noite.

3. Preço dos bilhetes
O Newcastle teve bilhetes que variavam entre as cinco e as quinze libras (6 e 17 euros) para o jogo dos quartos de final da Liga Europa. Consequência – estádio cheio. Na Briosa, por exemplo, um sócio tinha de desembolsar 15 Euros para assistir ao jogo contra o Atlético de Madrid.

3 comentários:

  1. Eu votava num motivo muito mais simples. por exemplo, os habitantes de Newcastle não são fanáticos pelo Manchester United, indo ao estádio 2 vezes por ano, 1 quando vai lá o MU e outra quando são borlas num jogo importante. Sendo fanáticos pelo Newcastle, todos os fins-de-semana são dia de jogo grande, e o ambiente é sempre o "tal".

    ResponderEliminar
  2. Precisamente, João António. É exactamente isso.

    ResponderEliminar
  3. Aqui no brasil é assim também. Violência extrema nos estádios e nada acontece, além dos preços absurdos dos ingressos, até para jogos que não são finais ou que valem alguma coisa. Vocês aí na Europa não se deixem enganar pela mídia sobre as maravilhas do brasil e o futebol. Os estádios da copa do mundo 2014 estão sendo construídos com dinheiro público e os gastos já estão maiores do que as 3 últimas copas juntas!!!! Enquanto isso, as pessoas estão morrendo nas filas dos hospitais, passando fome, as estradas estão destruídas e cheias de buraco. Não se enganem. Boicotem a copa 2014.

    ResponderEliminar