quinta-feira, maio 23, 2013

SAD / SDUQ

Este sábado irá marcar - se tudo correr bem - uma data importante na História da Briosa. A Direcção da Académica-O.A.F. convocou uma Assembleia Geral Extraordinária para decidir o futuro da nossa equipa.

Como já se sabe, para a Académica poder continuar a competir nas ligas profissionais, é obrigatório por lei que se constitua como Sociedade Desportiva, seja ela Unipessoal por Quotas (SDUQ) ou seja ela Sociedade Anónima (SAD). Não vou aqui fazer nenhum apelo por qualquer uma das duas, venho aqui fazer um apelo a todos os sócios para que se dirijam este sábado ao Pavilhão Jorge Anjinho e votem… Sim na primeira pergunta do boletim.

Depois desse passo, poderão então responder à segunda pergunta, decidindo o que acham que é mais adequado para a Académica: SAD ou SDUQ. Espero que decidam isso em consciência, espero que tenham analisado bem as duas opções e que não optem numa apenas porque a Direcção a considera melhor, ou pelo contrário, porque querem ser do contra. Acima de tudo, seja qual for o modelo societário que se implemente, é necessário que haja uma gestão responsável.

Como disse anteriormente, e apesar de já ter tomado uma decisão, não a vou aqui publicamente divulgar, pois quero que cada um tome a sua decisão independentemente e de consciência tranquila. Mas deixo aqui dois pontos importantes na minha opinião:

  • Acho que a imagem que andou a circular nas redes sociais pelo Movimento dos Sócios a favor da SDUQ é tendenciosa quanto baste, pois ignora os clubes que a comunicação social apelida de "grandes" e não mostra, por exemplo, o caso do Marítimo, um clube que não é de "grande" dimensão e que é uma S.A.D, até ver, com algum sucesso.
  • Não gostei, também, que a carta que os sócios receberam como convocatória para esta Assembleia Geral tenha sido tão tendenciosa a favor das vontades da Direcção. Nessa carta nota-se claramente que se apostou em divulgar as vantagens de uma SAD e em mostrar poucos inconvenientes, assim como o inverso para o caso de uma SDUQ. Sendo uma convocatória, deveria ser um pedido neutro, na minha opinião.
Posto isto, temos mais um dia para reflectir e para votar em consciência, este sábado.

Por favor, não faltem.

Sem comentários:

Enviar um comentário