quinta-feira, setembro 27, 2007

Continuidade (ou não) de JES - uma opinião

Campos Coroa acha que José Eduardo Simões não se deve demitir, Lucílio Carvalheiro acha que sim.

Escolhi estes dois exemplos, que mostram como dois não-apoiantes de José Eduardo Simões reagem de forma díspare perante a mesma situação.

O primeiro porque afirma, e bem, que se é inocente até prova em contrário. O segundo porque afirma que o nome da Briosa aparece embrulhado em trapalhadas judiciais desnecessariamente. Creio que Lucílio não tem razão, porque quer JES se demita quer não se demita, a Briosa estará sempre envolvida, uma vez que a Acusação afirma (em alguns casos) que o dinheiro entrava no clube.

Deve ou não JES demitir-se?

Creio acima de tudo que deve ser uma decisão pessoal. Não significa isto que apoie ou deixe de apoiar, mas ao ver algumas hienas a começar a afiar o dente fico um pouco (mal) impressionado.

Pessoalmente creio que José Eduardo Simões preferirá demitir-se do que ter de lutar contra estes abutres ao mesmo tempo que luta em Tribunal. Mas como disse, acho que deve ser uma decisão pessoal.

Opinião sobre a Taça da Liga

Diz o ideólogo da Taça da Liga, Rogério de Brito, que este vai ser um ano de balanço e depois se avaliará se é necessário fazer mudanças ou não. Pois vou ajudá-lo - a Taça da Liga, nestes moldes, não interessa a ninguém (excepto ao Fátima).

Vejamos os objectivos principais enunciados no arranque:

Mais jogos para as equipas que não vão às competições europeias:

Que raio de modelo é este, onde 18 das 32 equipas apenas realizou um jogo?

E onde equipas que pela primeira vez jogam na UEFA são sobrecarregadas com jogos a meio da semana?

Não se podia marcar as eliminatórias para alturas menos importantes internacionalmente (Agosto)? E começar a fase de grupos mais cedo?

Mais receitas

Ontem, a Taça da Liga esteve para ficar sem nenhum dos principais geradores de receita. Gostava de ter visto a reacção dos patrocinadores (e da RTP) se João Alves não tivesse dado uma ajuda à sua antiga equipa e um fiscal de linha não tivesse confundido uma careca com uma mão.

Mais espectáculo

Ver marcar 18 penalties pode ser espectacular. Ver 9 (nove) jogadores do Leiria serem assistidos e saírem de maca é uma palhaçada. Não é mais uma competição que garante espectáculo. São melhores árbitros e disciplina mais rigorosa.

Somos 10.500

Quando fui buscar o meu novo cartão de sócio aproveitei para perguntar quantos sócios activos existem actualmente.

A informação que me foi dada é que somos 10.500. Ora tendo um estádio com capacidade para 35.000, sabendo que as equipas adversárias nunca trazem mais de 100 adeptos, não deveria ser feito um esforço para fazer mais associados?

Do tribunal

O Tribunal de Instrução Criminal (TIC) de Coimbra decidiu esta quarta-feira levar a julgamento os oito crimes de corrupção imputados pelo Ministério Público ao presidente da Académica e antigo director de Urbanismo da câmara, José Eduardo Simões.

[...]

Antigo director do Urbanismo na Câmara Municipal de Coimbra, Eduardo Simões foi acusado de quatro crimes de corrupção passiva para acto ilícito e de quatro crimes de corrupção passiva para acto lícito, puníveis com penas entre um e oito anos de prisão. Eduardo Simões é suspeito de ter favorecido promotores imobiliários a troco de donativos para a Académica.  

in maisfutebol

segunda-feira, setembro 24, 2007

domingo, setembro 23, 2007

Golos dos outros

Num domingo soalheiro, a Briosa não joga. Não posso ir ao Estádio e não vale a pena ligar a RUC, porque os de negro vão estar em casa a ver, nos seus plasmas, futebol  praticado por outros.

E aqui, à falta de novidades, aproveitamos para mostrar esta resenha dos golos mais improváveis de acontecer. Discordo com o autor da resenha, porque para mim, o golo classificado em segundo lugar é absolutamente inacreditável. Mas a selecção é muito boa.

Top 5 dos golos mais improváveis

sexta-feira, setembro 21, 2007

Noites europeias

Ontem à noite, quatro equipas alinharam na Taça UEFA. Era bom refletirmos sobre o que se passou, para definirmos o que queremos.

A Briosa ambiciona estar ali. Pessoalmente não senti inveja nenhuma dos sócios do Paços de Ferreira, Braga ou Leiria. Equipas acostumadas a jogar um futebol menor, de faltinhas e interrupções, foram presas demasiadamente faceis para os adversários.

Nestes jogos europeus, é incrível ver a quantidade de vezes que jogadores portugueses/brasileiros vão para o chão a clamar por faltas que não são marcadas. Maus hábitos produzidos pela nossa arbitragem medíocre.

Faço a distinção para o Belenenses, que vem desde o início da época jogando bem, personalizado com uma equipa consistente. Sem artíficios menores, jogando apenas o que sabe. Gostava de ver a Briosa a jogar aquele nível.

Cuspidelas para o ar


Há quatro meses atrás fizeram um berreiro injustificado preocupados com o estado da relva do Estádio Cidade de Coimbra.

Gostava de saber o que tem Miguel Salema Garção a dizer sobre isto.

É o que dá cuspir para o ar.

quinta-feira, setembro 20, 2007

PACIÊNCIA PARA A VITÓRIA

A Mancha Negra organiza a viagem ao Estádio do Bessa com o nome de código:"PACIÊNCIA PARA A VITÓRIA "com o valor da Viagem com Bilhete de APENAS 10€ para sócios MN e de 15Euros para não sócios.

Assim, apelamos à presença de todos os Academistas e simpatizantes para oAPOIO a nossa BRIOSA na conquista da vitória contra o Boavista F.C..

As inscrições e informações adicionais podem e devem ser efectuadas na sededa claque, sito pavilhão Jorge Anjinho, de segunda a sexta até as 23H ouatravés dos telefones 936000633 / 964701787.www.manchanegra85.com

A viagem esta programada para Segunda-feira 24 com saida prevista pelas 17:30 do Pavilhão Jorge Anjinho.

Saudações Académicas,
Miguel Pedro - MNTours85MANCHA NEGRA
Pavilhão Eng. Jorge Anjinho, R/C
Rua Infanta D. Maria
3030 -330 Coimbra

Email: MNTours85@manchanegra85.com
MNTOURS85

domingo, setembro 16, 2007

AAC 1 - Paços 0 (notícia RTP)

Se quiser pode também ler a crónica (MaisFutebol).

Primeira vitória

Com 5.222 espectadores, a táctica de Domingos explica-se em dois momentos:

Min 54: Substituição na Académica. Sai Vouho, entra Joeano.

Min 60: Substituição na Académica. Sai Ivanildo, entra Hélder Barbosa.

Depois disto, a Briosa começou a criar perigo. Primeiro pelo míudo que de livre directo obrigou Peçanha a uma boa defesa. Depois Joeano que atira ao lado.

A Briosa começou a fazer cruzamentos sucessivos e o golo adivinhava-se.

Surgiu por intermédio de Hélder Barbosa, um jogador de quem se espera muito este ano. Merecidamente, porque este Paços não demonstrou a fibra europeia que se lhe exige.

quarta-feira, setembro 12, 2007

A gralha




O Diário de Coimbra oferece convites para o ACADÉMICA – P. FERREIRA, com a particularidade do jogo ser realizado em Agosto passado. Esta seria uma gralha típica do DC, não fosse o facto de nesta data ainda Manuel Machado estar em grande força e ter recebido depois disso um voto de confiança da Direcção ...

Imprensa local


(clica na imagem para ler a notícia - Diário de Coimbra)

terça-feira, setembro 11, 2007

Por Portugal

Com pouca Paciência para treinadores apadrinhados, vou-me concentrar na Selecção Nacional a quem recomendava que visse e revisse o modo como Os Lobos cantaram a Portuguesa, com destaque para o nosso Brioso Rui Cordeiro.

Domingos vai treinar a Academica

A direcção da Académica chegou hoje a acordo com Domingos Paciência para assumir o comando técnico da Académica até ao fim da época, ocupando desse modo o lugar deixado em aberto com a saída de Manuel Machado. Depois de ter orientado o Leiria na temporada passada, Domingos está de regresso ao escalão principal do futebol português para ajudar os “estudantes” a saírem do último lugar da tabela classificativa. Domingos já estará no banco da Académica na recepção ao Paços de Ferreira, no próximo domingo referente à quarta jornada da Bwin Liga.

" Jogo "

segunda-feira, setembro 10, 2007

Comunicado da Direcção

Dada a relevância passaremos a transcrever o comunicado datado de 10 de Setembro de 2007:

A Direcção da AAC/OAF e o Prof. Manuel Machado acordaram a cessação da ligação contratual existente de forma amigável e cordial.

A Direcção da AAC/OAF agradece ao Prof. Manuel Machado a disponibilidade pessoal e a seriedade profissional que sempre manifestou ao serviço da Académica/OAF, expressando ainda o desejo dos melhores sucessos para a sua carreira desportiva.

A Direcção da AAC/OAF está a tomar as medidas necessárias para encontrar a nova equipa técnica que orientará a Académica até ao final da época desportiva, e desde logo no desafio a realizar com o Paços de Ferreira, no nosso Estádio, no próximo domingo, dia 16 de Setembro.

Fica por explicar o essencial - o timing da medida.

Como é possível que não se tenha tratado disto logo a seguir ao jogo de Leiria? Se o treinador, nessa altura, ainda tinha confiança, porque não esperar até domingo? Que o copo estava cheio, estava. Que poderia transbordar a qualquer momento também toda a gente sabia. Agora que a gota final tenha sido um jogo treino, ou uma questão menor sobre a inscrição de um atleta é que me parece extraordinário.

Porquê só agora?

É certo e sabido que Manuel Machado é finalmente carta fora do baralho, o que falta saber são as verdadeiras razões para esta decisão agora. As razões evocadas são legítimas e prende-se com a péssima prestação da equipa, visível aos olhos de toda a gente, mas isso já toda a gente tinha visto desde o triste episódio com o Fátima.

A péssima prestação na verdadeira competição que nos interessa (campeonato nacional) pelos vistos não teve qualquer significado para a direcção e agora baseia-se num jogo treino com o Braga que supostamente seria para perder, quanto mais não seja, porque é visível aos olhos de toda a gente o diferencial entre as equipas.

As razões para a chicotada já existiam no final do jogo com o Leiria ou até antes, mas pelos vistos estivemos a dormir até agora. É agora nas vésperas dum jogo importante que se vai começar do zero, nem se sabendo ainda quem será o novo treinador, reduzindo todo o espaço de manobra.

O jogo com o Braga não é razão!
Por favor sejam honestos com os sócios!


(clica nas imagens para ler)




Notícia confirmada

A nossa notícia vem confirmada hoje no Jornal de Notícias.

O JN confirmou mesmo junto de fonte do clube a provável rescisão com o treinador. Contudo, oficialmente, apenas foi dito que Manuel Machado vai orientar o treino de hoje, no Campo do Bolão, pelas 16.30 horas, sem qualquer tipo de informação sobre a continuidade ou não do técnico à frente do comando técnico


A mesma notícia adianta o nome de Domingos Paciência. Julgo ser pouco provável, mas a ver vamos.

Saí um Machado e entram dois Rogérios (?)

Como já vínhamos comentando neste blog, Manuel Machado estava por um fio. Parece que a derrota com uma equipa de reservas do Braga foi a gota de água que fez transbordar o copo. Mas um problema se levanta - a indemnização a pagar ao treinador cujo contrato termina na próxima época.

Por isso, não será de estranhar que logo, ainda seja Manuel Machado a dar o treino às 16:30. Mas já há convites a circular - Rogério Gonçalves, Ulisses Morais e Mariano Barreto. Quanto à saída, vai depender da vontade mais forte - a da Direcção em pagar ou de Mário Machado em receber.

Quem também deve entrar é Rogério Matias, jogador desempregado que assim pode ser inscrito. Este problema estará sempre dependente do outro, mas não seria de estranhar se terça ou quarta feira tivessemos dois Rogérios em vez de um Machado.

domingo, setembro 02, 2007

Mau jogo, péssimo resultado

Aos 7 minutos, Makukula é expulso na equipa do Marítimo. Antes já tinha tido tempo para marcar um golo, levar um amarelo nos festejos e fazer uma falta duríssima sobre Paulo Sérgio.

Só aos 26 minutos, Manuel Machado percebe que está em vantagem numérica, e tira Paulo Sérgio para entrar Tiero. Tiero viria a ser o protagonista do único susto que Marcos teve na primeira parte ao desferir um remate violento que saiu ligeiramente ao lado. O relógio apontava 44 minutos.

Joeano entra na segunda parte (como é possível, não ter entrado logo aos 10?) e aos 70, Bruno marca de livre directo com Pedro Roma a ver passar a bola.

Mau jogo, péssimo resultado. Tudo muito, muito pobre.