Apesar de tudo o que Hermínio Loureiro diz, os números são claros: a Taça da Liga deste ano foi uma oportunidade perdida. Estiveram 106.235 espectadores em 38 jogos o que dá uma fantástica média de 2.795 espectadores por jogo.
É preciso não esquecer que esta competição contou com a participação de todas as equipas ditas profissionais e teve uma ampla exposição mediática. Daí o ser importante analisar o porquê do falhanço. Aqui fica a minha contribuição:
1. Péssimo calendário
Quem fez o calendário, prestou um péssimo serviço ao futebol. Mais de metade dos clubes só efecturam um jogo, numa competição que tinha como objectivo principal aumentar o número de jogos para as equipas de menor dimensão.
2. Inutilidade da prova
Qual a diferença entre vencer a Taça da Liga e a Taça Intercalar? Ficar em sexto no Campeonato Nacional ou vencer a Taça de Portugal dão muito mais prestígio (acesso à UEFA) do que a Taça da Liga.
Se querem que seja um troféu levado a sério, criem o respectivo incentivo.
3. Enquadramento do futebol nacional
Temos demasiados clubes nas Ligas Profissionais. Demasiados clubes para a nossa dimensão. Mas com uma Liga que depende dos votos dos pequenos para ser eleita, nunca há-de existir coragem para se fazer aquilo que todos dizem em surdina devia ser feito - excluir os clubes sem viabilidade financeira.