quinta-feira, julho 31, 2008

O Vídeo da Apresentação

Decorreu ontem ao fim da tarde a apresentação da equipa profissional para a temporada 2008/2009. Deixamos aqui algumas imagens deste momento onde os associados tiveram oportunidade de conhecer mais algumas caras novas: Boris Peskovic, Luiz Nunes, Edson, Gonçalo, Madej, Carlos Aguiar, André Fontes, Licá, Sougou e Éder.
A sensação que ficou e que se confirmou mais tarde no jogo com o Leiria é que ainda falta ali alguém. A este propósito, José Eduardo Simões deixou no ar a ideia que o grupo de trabalho continua aberto até 31 de Agosto.

Vamos então aguardar.

Video da apresentação no Dolce Vita 2008/2009

quarta-feira, julho 30, 2008

Este eu não vou perder.

Durante a apresentação do plantel da Briosa que decorrerá hoje no Dolce Vita, estará à disposição dos sócios, um postal alusivo à vitória por 3-0 no Estádio da Luz frente ao Benfica.

A não perder …




As Beiras

Jogo de sábado transferido da Benedita para Alcobaça

Ao contrário do inicialmente anunciado, o embate com o Nacional da Madeira, também referente ao Torneio Legea, será disputado em Alcobaça. A alteração – inicialmente o confronto estava previsto para a Benedita – ficou a dever-se ao mau estado do relvado. O horário, esse, manteve-se inalterado: 18h00.

Diário de Coimbra

Torneio Legea

A Briosa defronta hoje à noite (21h30), no Estádio Cidade de Coimbra, a União de Leiria, num embate que entra nas contas para a primeira edição do Torneio Legea, evento que regista ainda a participação das equipas do Beira-Mar e Nacional da Madeira (jogam também hoje em Coimbra, mas às 19h00).

Neste compromisso em “casa”, Domingos Paciência deverá rodar todo o plantel, excepção feita a Sougou, Cris e Pedro Costa, jogadores que têm vindo a trabalhar de forma condicionada devido a lesão. Mas este será o ponto alto de um dia repleto de actividade.

De facto, e para além do treino matinal, os “capas negras” têm ao final da tarde a habitual apresentação, mais “formal”, no Centro Comercial Dolce Vita. Jogadores, equipa técnica e dirigentes vão dar-se a “conhecer” aos sócios do clube que veste de negro.

A direcção academista tem feito esforços no sentido de poder desbloquear a situação em torno de Garcès, para assim “oferecer” esta prenda aos adeptos, mas ainda não está confirmada a presença do avançado panamiano.

Diário de Coimbra

sexta-feira, julho 25, 2008

Ode ao disparate

Procuram os intervenientes neste blogue, ter uma atitude de tolerância e sã convivência com todos os outros blogues do universo da Briosa. Concordamos com uns, discordamos com outros, mas tentamos sempre pautar a nossa actuação por evitar ataques e guerras que são estéreis e que servem apenas para alguns se promoverem.

Mas ao ler isto, esta autêntica ode ao disparate, não resisto a perguntar duas coisas:

1. Não se tem podido discutir a Académica até hoje, em tantos blogues da Briosa que aí existem? E a alguém foi vedada a criação de mais blogues?

2. Não foram os Pardalitos do Choupal os primeiros a instalar um clima acusatório aos mais diversos personagens do Universo da Briosa? Não é verdade que o clima de guerrilha dentro dos Pardalitos foi tal que não sobra quase nenhum dos fundadores?

É fantástica a lata de algumas pessoas. Criam a confusão, e depois armam-se em salvadores da pátria.

terça-feira, julho 22, 2008

Insistência em Garcês

Mais um media a colocar o Garcês na Briosa. Hoje é o maisfutebol que com base em declarações, aparentemente inócuas, do empresário arranca este título:

Académica: Garcés aguardado nos próximos dias para assinar

Cá estaremos para ver se se concretiza.

segunda-feira, julho 21, 2008

Fofana dispensado

Não é propriamente uma novidade a dispensa, quanto muito o clube. Sempre se pensou que Fofana rumasse ao Portimonense, mas o Açoriano Oriental afirma que o destino será o Santa Clara. Que tenha boa sorte.

sábado, julho 19, 2008

Garcés não quer ficar no CSKA Sófia

Há um dado que joga a favor da Académica na tentativa de contratação de Jose Luis Garcés. É que o panamiano não quer continuar a actuar no CSKA Sófia, clube que o contratou há um ano e no qual o avançado apontou três golos em 14 partidas, tendo mesmo falhado a apresentação na Bulgária, há duas semanas, conforme confidenciou a O JOGO o empresário Luis Posso. O jogador, que em Portugal já representou o Belenenses (2006/2007) e que é internacional pelo seu país desde 2000, quer mudar de "ares" e o regresso a Portugal é visto com bons olhos pelo "pistoleiro".
O emblema búlgaro - que recentemente contratou o lateral-direito Mangualde e onde actua o avançado Nei (ex-Naval) - estará na disposição de libertar o futebolista, mas não a qualquer preço, até porque terá gasto cerca de 450 mil euros em 2007 quando o contratou ao Nacional de Montevideu. De qualquer maneira, Garcés é do agrado do treinador academista - encaixa perfeitamente no 4x1x3x2 e pode ser também a referência atacante num 4x3x3 - e os dirigentes estudantis estarão, neste momento, a envidar esforços para contratar um elemento que pode ser uma mais-valia. De resto, o CSKA já será conhecedor das intenções dos conimbricenses. A próxima semana poderá ser decisiva quanto a este negócio, mas também para outros, até porque a Académica, conforme escrevemos na edição de ontem, ainda não fechou a porta ao (eventual) empréstimo de Fernando por parte do FC Porto.

quinta-feira, julho 17, 2008

Desencontro de verbas


(clique para ampliar)


Tal como tinha sido adiantado neste blog, no meu comentário sobre o "Ponto da situação", Cristiano está mesmo de saída. Ver sair um homem de formação sem que tenha revelado efectivamente o seu valor é um facto a lamentar.
Tentando perceber as razões para este desfecho pouco desejável, saltou-me à vista o título da notícia de hoje num dos diários locais, que aponta para um “Desencontro de verbas” como justificação para o abandono por parte do jogador.
Isto leva-me a questionar se esta atitude de Cristiano, não será a pior para a sua própria carreira. Não seria preferível esperar mais um pouco pela sua oportunidade, já que tinha à partida uma opinião favorável de Domingos, ainda que as condições contratuais não fossem as melhores?
Demonstrando o seu valor e conquistando a titularidade no plantel principal teria aí sim condições para renegociar o seu contrato e simultaneamente ganhar visibilidade.
Ou será esta minha pergunta demasiado ingénua e outras razões mais obscuras estarão por trás disto tudo? A ver vamos!

segunda-feira, julho 14, 2008

Ponto da situação (*)

Com a entrada em estágio, é uma boa altura para fazer um ponto da situação:

EQUIPA TÉCNICA
Domingos Paciência (treinador), Miguel Cardoso, Zé Nando, Sérgio Vieira e Silvino (adjuntos)

GUARDA-REDES
24 - Pedro Roma
  1 - Rui Nereu
29 - Boris Peskovic (ex-Gornik Zabreze)

DEFESAS
30 - Pedro Costa
19 - Pedrinho
  5 - Berger
15 - Orlando
  7 - Cléber Manttuy
  4 - Luiz Nunes (ex-Juventude de Caxias)
13 - Gonçalo (ex-Tourizenze)
99 - Edson (ex-FC Porto)
  3 - Fofana

MÉDIOS
32 - Pavlovic
  6 - Madej (ex-Gornik)
17 - Cris
33 - Tiero
?? - Cristiano
  9 - Carlos Aguiar (ex-Liverpool de Montevideu)
20 - André Fontes (ex-Tourizense)
  8 - Paulo Sérgio
28 - Nuno Piloto

AVANÇADOS
10 - Miguel Pedro
16 - Licá (ex-Tourizense)
21 - Éder (ex-Tourizense)
11 - Lito
18 - Sougou (ex-Leiria)
27 - Vouho

(*) Actualizado com as entradas de Nuno Piloto (correcção), de Fofana e Vouho (não é líquido que sempre saiam) e com os números das camisolas.

domingo, julho 13, 2008

Australiano segue para estágio

Um extremo esquerdo australiano, Ramone, que já alinhou pela selecção sub-20 do seu país, vai seguir para estágio com a Briosa.

Tendo como provável destino o Tourizense, Domingos não quis perder a oportunidade de conhecer in loco este jogador para aquilatar das suas reais possibilidades de vir a integrar o plantel da Briosa num futuro próximo.

sábado, julho 12, 2008

Edson já está em Coimbra

Edson, defesa central, emprestado pelo Futebol Clube do Porto, já está em Coimbra à procura de alojamento e deverá treinar na segunda feira.

sexta-feira, julho 11, 2008

Babanco na Briosa

Segundo o jornal A Semana de Cabo Verde, o internacional Babanco do Sporting Clube da Praia seguiu na terça-feira passada para a Académica de Coimbra onde vai rubricar um contrato para as próximas duas épocas futebolísticas.

Esperemos que quem o viu jogar e deu o aval, não seja a mesma pessoa que viu Fofana e Vouho.

Bem vindos

Nem sempre dou destaque a novos blogs qe vão aparecendo. Quem já anda há quase 5 anos na blogoesfera da Briosa, já viu nascer e morrer tantos blogs que já lhes perdeu a conta. Mas gostei deste, e acho que vale a pena uma visita. Pelo menos têm a melhor reportagem multimédia do primeiro treino da Briosa. Foi de lá que retirei este vídeo.

Sejam muito bem vindos.

Trofense ?!?!

Com opções destas, se mostra que não se tem cabeça.

quinta-feira, julho 10, 2008

Os empatas

Na terceira parte da reunião, o representante da Académica pediu para que a mesma fosse encerrada, sabe-se lá porquê. Parece que era preciso tempo para apreciar propostas e que se deviam formar umas comissões para encanar a perna à rã.

O caso Apito Dourado existe faz tempo. O Apito Final, desde o início do ano. Se a Académica queria formar comissões teve UM ANO para as propor. Se queria apresentar propostas teve um ANO para o fazer. Se não queria estar na reunião, teve DUAS partes para o fazer.

Por isso o que a Académica fez, chama-se ser empata-f*das. Literalmente. Nunca ganhou nada à custa da corrupção, mas também não deixa que os corruptos sofram consequências. Escusavamos de ser notícia por causa disto. A Briosa já sofreu muito na pele com aldrabices feitas por gente que mandava no Sistema. Devia ter aproveitado a boleia e ajudado a pegar na pá que alguns querem usar para mandar o esterco para o lugar que merece.

segunda-feira, julho 07, 2008

Aí está ele

Já existe um calendário, e ainda sem o Campeonato 2007/2008 homologado, já se podem começar a reservar alguns dias para ver a Briosa. Para ser perfeito, convinha saber quais os jogos que vão ser ao fim de semana, mas se nem sabemos quem é o asterisco, quanto mais o resto. Isso seria ter respeito pelo consumidor, coisa que no futebol não existe.

- 1.ª jornada (24 Ago):
Estrela da Amadora - Académica
Vitória de Guimarães - Vitória de Setúbal
Naval 1.º Maio - Marítimo
Leixões - Nacional
Sporting - Trofense
Boavista * - Sporting de Braga
FC Porto - Belenenses
Rio Ave - Benfica

- 2.ª jornada (31 Ago):
Académica - Rio Ave
Vitória de Setúbal - Estrela da Amadora
Marítimo - Vitória de Guimarães
Nacional - Naval 1.º Maio
Trofense - Leixões
Sporting de Braga - Sporting
Belenenses - Boavista *
Benfica - FC Porto

- 3.ª jornada (21 Set):
Académica - Vitória de Setúbal
Estrela da Amadora - Marítimo
Vitória de Guimarães - Nacional
Naval 1.º Maio - Trofense
Leixões - Sporting de Braga
Sporting - Belenenses
Boavista * - Benfica
Rio Ave - FC Porto

- 4.ª jornada (28 Set):
Vitória de Setúbal - Rio Ave
Marítimo - Académica
Nacional - Estrela da Amadora
Trofense - Vitória de Guimarães
Sporting de Braga - Naval 1.º Maio
Belenenses - Leixões
Benfica - Sporting
FC Porto - Boavista *

- 5.ª jornada (05 Out):
Vitória de Setúbal - Marítimo
Académica - Nacional
Estrela da Amadora - Trofense
Vitória de Guimarães - Sporting de Braga
Naval 1.º Maio - Belenenses
Leixões - Benfica
Sporting - FC Porto
Rio Ave - Boavista *

- 6.ª jornada (26 Out):
Marítimo - Rio Ave
Nacional - Vitória de Setúbal
Trofense - Académica
Sporting de Braga - Estrela da Amadora
Belenenses - Vitória de Guimarães
Benfica - Naval 1.º Maio
FC Porto - Leixões
Boavista * - Sporting

- 7.ª jornada (02 Nov):
Marítimo - Nacional
Vitória de Setúbal - Trofense
Académica - Sporting de Braga
Estrela da Amadora - Belenenses
Vitória de Guimarães - Benfica
Naval 1.º Maio - FC Porto
Leixões - Boavista *
Rio Ave - Sporting

- 8.ª jornada (16 Nov):
Nacional - Rio Ave
Trofense - Marítimo
Sporting de Braga - Vitória de Setúbal
Belenenses - Académica
Benfica - Estrela da Amadora
FC Porto - Vitória de Guimarães
Boavista * - Naval 1.º Maio
Sporting - Leixões

- 9.ª jornada (23 Nov):
Nacional - Trofense
Marítimo - Sporting de Braga
Vitória de Setúbal - Belenenses
Académica - Benfica
Estrela da Amadora - FC Porto
Vitória de Guimarães - Boavista *
Naval 1.º Maio - Sporting
Rio Ave - Leixões

- 10.ª jornada (30 Nov):
Trofense - Rio Ave
Sporting de Braga - Nacional
Belenenses - Marítimo
Benfica - Vitória de Setúbal
FC Porto - Académica
Boavista * - Estrela da Amadora
Sporting - Vitória de Guimarães
Leixões - Naval 1.º Maio

- 11.ª jornada (07 Dez):
Trofense - Sporting de Braga
Nacional - Belenenses
Marítimo - Benfica
Vitória de Setúbal - FC Porto
Académica - Boavista *
Estrela da Amadora - Sporting
Vitória de Guimarães - Leixões
Rio Ave - Naval 1.º Maio

- 12.ª jornada (21 Dez):
Sporting de Braga - Rio Ave
Belenenses - Trofense
Benfica - Nacional
FC Porto - Marítimo
Boavista * - Vitória de Setúbal
Sporting - Académica
Leixões - Estrela da Amadora
Naval 1.º Maio - Vitória de Guimarães

- 13.ª jornada (04 Jan):
Sporting de Braga - Belenenses
Trofense - Benfica
Nacional - FC Porto
Marítimo - Boavista *
Vitória de Setúbal - Sporting
Académica - Leixões
Estrela da Amadora - Naval 1.º Maio
Rio Ave - Vitória de Guimarães

- 14.ª jornada (11 Jan):
Rio Ave - Belenenses
Benfica - Sporting de Braga
FC Porto - Trofense
Boavista * - Nacional
Sporting - Marítimo
Leixões - Vitória de Setúbal
Naval 1.º Maio - Académica
Vitória de Guimarães - Estrela da Amadora

- 15.ª jornada (25 Jan):
Belenenses - Benfica
Sporting de Braga - FC Porto
Trofense - Boavista *
Nacional - Sporting
Marítimo - Leixões
Vitória de Setúbal - Naval 1.º Maio
Académica - Vitória de Guimarães
Estrela da Amadora - Rio Ave

- 16.ª jornada (01 Fev):
Académica - Estrela da Amadora
Vitória de Setúbal - Vitória de Guimarães
Marítimo - Naval 1.º Maio
Nacional - Leixões
Trofense - Sporting
Sporting de Braga - Boavista *
Belenenses - FC Porto
Benfica - Rio Ave

- 17.ª jornada (08 Fev):
Rio Ave - Académica
Estrela da Amadora - Vitória de Setúbal
Vitória de Guimarães - Marítimo
Naval 1.º Maio - Nacional
Leixões - Trofense
Sporting - Sporting de Braga
Boavista * - Belenenses
FC Porto - Benfica

- 18.ª jornada (15 Fev):
Vitória de Setúbal - Académica
Marítimo - Estrela da Amadora
Nacional - Vitória de Guimarães
Trofense - Naval 1.º Maio
Sporting de Braga - Leixões
Belenenses - Sporting
Benfica - Boavista *
FC Porto - Rio Ave

- 19.ª jornada (22 Fev):
Rio Ave - Vitória de Setúbal
Académica - Marítimo
Estrela da Amadora - Nacional
Vitória de Guimarães - Trofense
Naval 1.º Maio - Sporting de Braga
Leixões - Belenenses
Sporting - Benfica
Boavista * - FC Porto

- 20.ª jornada (01 Mar):
Marítimo - Vitória de Setúbal
Nacional - Académica
Trofense - Estrela da Amadora
Sporting de Braga - Vitória de Guimarães
Belenenses - Naval 1.º Maio
Benfica - Leixões
FC Porto - Sporting
Boavista * - Rio Ave

- 21.ª jornada (08 Mar):
Rio Ave - Marítimo
Vitória de Setúbal - Nacional
Académica - Trofense
Estrela da Amadora - Sporting de Braga
Vitória de Guimarães - Belenenses
Naval 1.º Maio - Benfica
Leixões - FC Porto
Sporting - Boavista *

- 22.ª jornada (15 Mar):
Nacional - Marítimo
Trofense - Vitória de Setúbal
Sporting de Braga - Académica
Belenenses - Estrela da Amadora
Benfica - Vitória de Guimarães
FC Porto - Naval 1.º Maio
Boavista * - Leixões
Sporting - Rio Ave

- 23.ª jornada (05 Abr):
Rio Ave - Nacional
Marítimo - Trofense
Vitória de Setúbal - Sporting de Braga
Académica - Belenenses
Estrela da Amadora - Benfica
Vitória de Guimarães - FC Porto
Naval 1.º Maio - Boavista *
Leixões - Sporting

- 24.ª jornada (11 Abr):
Trofense - Nacional
Sporting de Braga - Marítimo
Belenenses - Vitória de Setúbal
Benfica - Académica
FC Porto - Estrela da Amadora
Boavista * - Vitória de Guimarães
Sporting - Naval 1.º Maio
Leixões - Rio Ave

- 25.ª jornada (19 Abr):
Rio Ave - Trofense
Nacional - Sporting de Braga
Marítimo - Belenenses
Vitória de Setúbal - Benfica
Académica - FC Porto
Estrela da Amadora - Boavista *
Vitória de Guimarães - Sporting
Naval 1.º Maio - Leixões

- 26.ª jornada (26 Abr):
Sporting de Braga - Trofense
Belenenses - Nacional
Benfica - Marítimo
FC Porto - Vitória de Setúbal
Boavista * - Académica
Sporting - Estrela da Amadora
Leixões - Vitória de Guimarães
Naval 1.º Maio - Rio Ave

- 27.ª jornada (03 Mai):
Rio Ave - Sporting de Braga
Trofense - Belenenses
Nacional - Benfica
Marítimo - FC Porto
Vitória de Setúbal - Boavista *
Académica - Sporting
Estrela da Amadora - Leixões
Vitória de Guimarães - Naval 1.º Maio

- 28.ª jornada (10 Mai):
Belenenses - Sporting de Braga
Benfica - Trofense
FC Porto - Nacional
Boavista * - Marítimo
Sporting - Vitória de Setúbal
Leixões - Académica
Naval 1.º Maio - Estrela da Amadora
Vitória de Guimarães - Rio Ave

- 29.ª jornada (17 Mai):
Belenenses - Rio Ave
Sporting de Braga - Benfica
Trofense - FC Porto
Nacional - Boavista *
Marítimo - Sporting
Vitória de Setúbal - Leixões
Académica - Naval 1.º Maio
Estrela da Amadora - Vitória de Guimarães

- 30.ª jornada (24 Mai):
Benfica - Belenenses
FC Porto - Sporting de Braga
Boavista * - Trofense
Sporting - Nacional
Leixões - Marítimo
Naval 1.º Maio - Vitória de Setúbal
Vitória de Guimarães - Académica
Rio Ave - Estrela da Amadora

* dependente da notificação da decisão do CJ da FPF sobre o recurso da CD da Liga, que condenou o Boavista a descer de divisão. Se a descida se confirmar, o seu lugar na grelha passa a ser ocupado por Paços de Ferreira.

domingo, julho 06, 2008

Completamente de acordo

"neste momento não estou nada preocupado em saber de que lado está a 'razão' entre as facções existentes no 'conselho de justiça'. sinto-me demasiado revoltado e envergonhado, com todos eles, para que esse detalhe me cause qualquer espécie de engulho.
por este andar, um dia destes, que já esteve mais longe, ficamo-nos com o futebol praticado nas mesas de matraquilhos ou o jogado nos países aqui à volta, tão grande é a indigência mental e sobretudo ética daqueles que têm a responsabilidade de o dirigir em portugal."

"desabafo". antonio boronha.

sábado, julho 05, 2008

Médio direito a caminho

Segundo O Jogo, a Briosa está em vias de contratar Lukasz Madej, de 26 anos, do qual dizem ser:
um médio-direito de origem que pode também actuar na posição 10 e que conta, no currículo, com três internacionalizações pela selecção A, tendo ainda sido presença assídua nas selecções mais jovens (Sub-16 e Sub-18). Natural de Lodz, foi num dos clubes locais (LKS Lodz) que se fez jogador e ganhou notoriedade, representando ainda o Ruch Chorzow, Lech Poznan e Gornik Leczna. Com 1,76 metros, tem 180 desafios na liga polaca, tendo apontado duas dezenas de golos.

quinta-feira, julho 03, 2008

Por um futebol limpo

Foi com agrado que vi a Briosa a não alinhar com aqueles que querem impedir o agravamento de penas por corrupção. Como se já não bastasse a dificuldade em conseguir provar actos de coacção e de corrupção, alguns dirigentes acham que ainda se deve compensar os pobres clubes que tenham sido apanhados, permitindo que se continue num futebol onde vale mais um carimbo do que habilidade para saber jogar.

Para que se divulgue foram o FC Porto, Belenenses, Guimarães, Leiria, Vizela e Santa Clara quem votaram contra o agravamento das penas nos casos de corrupção. Eles lá saberão do que, ou de quem, têm medo. E o curioso, é que há 3 clubes que não me surpreendem absolutamente nada.

Eslovaco Boris Peskovic pode ser surpresa na apresentação

http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?id=968433&div_id=1469

quarta-feira, julho 02, 2008

Luiz Nunes chegou para ficar dois anos

Foi ainda no Aeroporto de Sá Carneiro que Luiz Nunes falou pela primeira vez sobre o seu novo clube. O central, que estava nos quadros do Juventude de Caxias, revelou grande contentamento "por estar em Portugal", estando disposto "a mostrar trabalho" e a "ajudar" a Briosa na obtenção dos objectivos. "Estive a ver informações pela internet e sei que a Académica tem algum peso, apesar de estar a recuperar depois de algumas épocas complicadas", acrescentou o mais recente reforço dos estudantes. Desconhecido para os portugueses, o brasileiro não se importou de fazer uma pequena apresentação sobre as suas capacidades: "Gosto de correr bastante e de aparecer na frente para ajudar os avançados. No entanto, primeiro tenho de fazer o meu trabalho, porque sou defesa."
Depois das saídas de Kaká e Irineu, os dirigentes do emblema que veste de negro há muito que procuravam alternativas no mercado, e, curiosamente, as soluções encontradas vêm ambas do Brasil, isto porque Edson (que, curiosamente, também regressou ontem a solo lusitano) virá emprestado pelo FC Porto, depois de ter cumprido a segunda metade de 2007/08 no Belenenses. Quanto a Luiz Nunes, que tem 27 anos e assinará até 2010, acrescente-se que também já actuou no Uruguai (Peñarol, 2001-2007) e na Argentina (River Plate, 1998-2000), tendo, de resto, sido campeão em ambos os países da América do Sul.

terça-feira, julho 01, 2008

Central apresenta-se

Segundo o maisfutebol, a Briosa adquiriu o central Luiz Nunes, ex-Juventude de Caxias com passagens pelo Peñarol (Uruguai) e pelo River Plate (Argentina), tendo sido campeão em ambos os países.

Tem 27 anos e uma compleição física algo pesada - 1,81 m e  pesa 83 quilos - o que me faz temer sobre a sua velocidade. A ver vamos.