Será que Jorge Costa já tem casa em Coimbra?
domingo, maio 30, 2010
terça-feira, maio 25, 2010
Peiser confirmado
O site oficial anunciou a contratação de Peiser, guarda redes de 30 anos que o ano passado serviu o clube Naval 1º de Maio.
Nas primeiras declarações como jogador da Briosa, o veterano guarda redes demonstra o seu contentamento e afirma mesmo que este foi um passo em frente na sua carreira.
Estou muito feliz por ter assinado pela Académica. Já tive oportunidade de visitar as instalações do clube, são excelentes… A Académica tem uma equipa muito boa e estou feliz. Dei um passo em frente na minha carreira.
É uma sensação muito boa estar aqui. Queria ir para um clube com grandes condições e vir para a Académica deixa-me muito feliz. Objectivos? Fazer uma boa época, primeiro a nível colectivo e depois individual. Quero que a equipa esteja bem no campeonato e nas taças
Os adeptos podem ter a certeza que vou dar tudo pela Académica. É um grande clube, com uma História imensa e tenho a certeza que me vou adaptar bem
segunda-feira, maio 24, 2010
Parabéns Lito
Lito foi titular na Selecção de Cabo Verde que conseguiu arrancar um empate em casa da Selecção que é terceiro classificada no ranking da FIFA.
O jogador cabo-verdiano alinhou durante 73 minutos formando uma dupla de ataque com Dady, jogador que passou pelo Belenenses.
No jogo, gostei da presença de Fock, guarda redes de 27 anos que mostrou atributos interessantes.
Jorge Costa de novo
Hoje é o Jogo que vem colocar Jorge Costa de nova na rota da Briosa. Já aqui falámos deste nome como possível sucessor de Villas-Boas e confesso mais uma vez que apreciaria. Reconheço nele qualidades que nunca encontrei em Domingos – carácter e frontalidade.
Sérgio Conceição, director desportivo do PAOK, fez a sua festa de despedida ontem em Coimbra, e se for verdade que o jovem treinador é uma das hipóteses para liderar a equipa grega poderá não se dar o enlace. O que é cada vez mais um facto é que ninguém parece acreditar muito que Villas-Boas continue em Coimbra.
Assim vai o nosso futebol (sem comentários)
P: Valentim ou Pinto da Costa nunca lhe disseram para controlar o que Ricardo Costa (presidente da Comissão Disciplinar da Liga) andava a fazer?
R: A única pessoa que me falou do Ricardo Costa foi o Adelino Caldeira, vice-presidente do FC Porto, a 3 de Setembro de 2008 num almoço no restaurante Lusíadas, em Matosinhos. Ele foi clarinho e apreciei a frontalidade. Disse-me: ‘Meu caro, ou você corre com o Ricardo Costa e tem a vida facilitada ou vamos fazer-lhe a vida negra’. Certo é que não mudei a orientação de total autonomia que dei desde o início à Comissão Disciplinar. Desde esse dia que percebi que me iam fazer a vida negra e fizeram.
P: Por que queria o Porto afastar Ricardo Costa?
R: Tem a ver com as decisões disciplinares do Apito Dourado, como é evidente. Mas, em nenhuma circunstância, o presidente da Liga podia destituir este ou aquele. O Filipe Soares Franco, presidente do Sporting, também várias vezes sugeriu que eu substituísse o Vítor Pereira – que é a pessoa que mais percebe de arbitragem em Portugal. Não sei se o futebol português está preparado para a autonomia que eu decidi. Porque o presidente da Liga é fustigado por todos (por dirigentes, por especialistas de tudo e coisa nenhuma, por comentadores de segunda e terça-feira) sobre matérias sobre as quais não tem a mínima responsabilidade.
P: O que aconteceu depois dessa conversa com o Adelino Caldeira?
R: Essa conversa foi tida num registo de grande urbanidade. Mas a partir desse momento aconteceram coisas absolutamente artificiais como a novela da entrega do troféu de campeão que levou o Porto a escrever uma carta ao secretário de Estado do Desporto a fazer queixa da Liga. O barulho que fizeram! Quando se sabe que esteve marcada a cerimónia – combinada por Óscar Fernandes, funcionário da Liga, que tratou tudo com o FC Porto – e que essa entrega não foi feita porque Pinto da Costa tinha casamento marcado com a senhora Filomena. Obviamente, se o presidente do Porto não estava presente, a Liga não ia fazer essa entrega. E Tiago Craveiro, secretário-geral da Liga, várias vezes falou com Antero Henriques (director do FC Porto) para tentar marcar uma data para a entrega do troféu, mas nunca havia disponibilidade. Criou-se a ideia de que a Liga não queria entregar o troféu ao Porto – isto cabe na cabeça de alguém?
P: Quando entregou a taça, deve ter ouvido a maior assobiadela na sua vida…
R: Depois de toda a intoxicação que foi feita, não esperava outra coisa. Recordo-me de que os funcionários do Porto foram de uma correcção extraordinária. Mas lembro-me também que, quando saí da sala para entregar o troféu, ouvi um diligente funcionário do Porto a dizer: ‘Desliguem a musica! Desliguem a musica!’. Era para se ouvirem melhor os assobios. Nunca vi entregar um troféu sem música. Foi original. Foi claramente uma história montada para criar problemas e desgaste, para fazer com que eu não fosse entregar o troféu. Para depois me acusarem de lá não ter ido. As pessoas conheciam-me mal.
R: São matérias sobre as quais não gosto de me pronunciar. São coisas do foro pessoal. Apenas quero dizer que nunca tive segurança pessoal.
R: Não sou inimigo de ninguém. A partir do momento em que o presidente do FC Porto me deixa de mão estendida numa tribuna num jogo no Estádio do Algarve entre o Porto e o Sporting, é evidente que as relações pessoais não podiam ficar da mesma forma. A falta de educação fica com quem não retribui um cumprimento. Mas essa circunstância em nada criou dificuldades no relacionamento institucional entre a Liga e o Porto. Alias, o clube participou activamente e de forma construtiva em todas as reuniões de trabalho. Uma coisa é a relação Hermínio Loureiro/Jorge Nuno Pinto da Costa; outra coisa é a relação Liga/ FC Porto. Em circunstância alguma o Porto podia ser penalizado.
P: Demitiu-se em Março, quando o Conselho de Justiça decidiu reduzir a suspensão aplicada pela Liga a Hulk e a Sapunaru. Não acha que acabou por dar razão a quem o queria ver pelas costas?
R: Assumi as minhas responsabilidades. Não sendo jurista, entendi como uma enormidade a desproporção dos castigos aplicados aos jogadores Hulk e Sapunaru pela Comissão Disciplinar e pelo Conselho de Justiça. Não podemos confundir três jogos com quatro meses. Não estou aqui a dizer quem é que decidiu melhor. Deveria ter havido mais cuidado, porque a desproporção das decisões coloca em causa o trabalho de credibilização do futebol. Era preciso alguém tomar uma atitude.
P: A sua demissão foi um murro na mesa?
R: Foi um grito de revolta.
P: Não era mais lógico demitir-se Ricardo Costa?
R: Não. Se alguém tinha que se demitir, era eu. Nesse dia almocei com Pedro Passos Coelho na Mealhada e ia para Vagos para uma acção de campanha interna para a liderança do PSD. Sabe quem é que me ligou a dar nota da decisão do Conselho de Justiça?
P: Quem?
R: Não imagina. Foi Jorge Nuno Pinto da Costa. Fez questão de ligar-me para dizer qual tinha sido a decisão do Conselho de Justiça. Esta é a parte que posso contar desse telefonema.
P: Depois de o deixar de mão estendida, ligou-lhe para lhe comunicar a sua vitória no Conselho de Justiça. Você ainda não sabia de nada?
R: Não. A decisão deveria ter sido tornada pública naquele preciso momento. Não estou com isto a dizer que o presidente do Porto tivesse tido acesso a ‘inside information’. Estava dentro do carro, e recebi um telefonema de um número que não tinha gravado. Atendi e ouvi: “Daqui fala Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do FC Porto”. E transmitiu-me a decisão do Conselho de Justiça e depois disse-me um conjunto de coisas que não posso tornar públicas.
P: Porquê? Não são reproduzíveis?
R: Não posso, não devo. Sei o que é publicável e transmissível, e o que não é. A partir desse momento, procurei confirmar a informação, pois havia muita contra-informação a circular – a RTP chegou a noticiar uma coisa à hora de almoço que não se veio a confirmar. Mais tarde, o secretário-geral da Liga de Clubes confirmou-me a decisão. Perante esta situação, ponderei sozinho algumas horas e decidi renunciar ao cargo de presidente da Liga de Clubes. Informei os meus colaboradores e solicitei a todos os titulares de cargos nos órgãos da Liga que se mantivessem em funções para manter a normalidade.”
Entrevista a Hermínio Loureiro (Semanário Sol)
sexta-feira, maio 21, 2010
Pontas de lança
Éder: será para continuar
Miguel Fidalgo: depois de uma época lesionado, renovou contrato por mais uma época.
Bibishkov: depois de só ter alinhado num jogo, irá rescindir contrato.
Vouho: deverá ser emprestado.
João Paulo: O Jogo fala neste jogador como possível contratação da Briosa. Tendo regressado em Janeiro a Portugal, ao serviço do Leixões, este atleta de 30 anos, foi apenas utilizado em 7 jogos tendo contudo marcado 2 golos.
Hermínio Loureiro
Hermínio Loureiro explica finalmente as razões que o levaram a demitir-se. Fê-lo depois de acabar a época, para não criar instabilidade. Um dirigente que se pautou sempre por um conduta calma, desinteressada e cordata não poderia sair de outra maneira.
Se pode ser acusado de algo, foi o de não se ter rodeado das pessoas mais capazes para desempenhar a missão que deveria levar a cabo. Não faço ideia quem fez aquele regulamento da Taça da Liga, mas arriscava-me a dizer que é uma pessoa muitíssimo pouco preparada para a função.
Como saldo, criou uma competição que rende mais dinheiro aos clubes, e deu todas as condições para que a arbitragem evoluísse. No final, creio que o futebol português ficou a perder muito com a sua saída.
Nota: Na TVI24, logo às 22:00, Hermínio Loureiro será entrevistado em directo.
quinta-feira, maio 20, 2010
TSF coloca Vilas-Boas no FCP
André Vilas-Boas vai ser o novo treinador do FC Porto, sabe a TSF. O ex-adjunto de José Mourinho substitui Jesualdo Ferreira e torna-se o treinador mais jovem de sempre do clube aos 33 anos. [TSF]
Vilas-Boas nega:
Não fui contactado por ninguém do FC Porto. Assinei por dois anos com a Académica, com quem tenho contrato até junho de 2011 [Lusa]
quarta-feira, maio 19, 2010
Casa dos Momentos
Daqui a pouco irá ser inaugurado o Restaurante Still Is na antiga sede da Académica/OAF, espaço que irá homenagear toda a História da vida da Briosa e que conta, gravadas nas paredes do emblemático edifício, com episódios e retratos com a mística da Briosa.
O edifício representará o equilíbrio perfeito entre o respeito pela História da Académica e uma arquitectura de excelência e inovação em termos de conceito hoteleiro.
Para entrar, convém levar um bilhetinho como este que fui surripiar ao Krommus ou então meter uma cunha à entrada.
Do que já vi, este é certamente um espaço que vale a pena a visita de quem ama a Briosa.
Pedro Roma de regresso à baliza
Pedro Roma vai regressar à baliza, numa equipa onde alinharão outros antigos jogadores de Coimbra - Tó Sá, Carlos Simões, Dimas, Rocha, Rui Campos, João Campos, Carlos Xavier, Pedro Xavier, Marcelo, Éder, Tonel e Nuno Assis.
A equipa denominada “Amigos de Coimbra” irá estar presente na despedida dos relvados de Sérgio Conceição em jogo que se disputará domingo em Taveiro no Estádio com o nome do jogador conimbricense.
Na outra equipa alinharão antigos colegas do craque como são os casos de Vítor Baía, Fernando Couto, Sá Pinto, Jorge Costa, Domingos, Jorge Andrade, Paulo Futre, João Pinto e os internacionais Vieri, Di Biagio, Ivan de la Peña, Almeyda, Zanetti, Marcelo Salas, Mihaijlovic e Alan Boksic.
terça-feira, maio 18, 2010
ESTOU FARTO!!!!
IRRA!!! Chega de tanta estupidez.
A Liga decidiu que a época 2010/2011 vai começar a 14 de Agosto. A FPF começa uma semana antes com a Supertaça, num jogo que acontece menos de um mês depois da Final do Mundial numa assumpção clara que ninguém da FPF conta que Portugal chegue tão longe.
Mas voltando à Liga, porque raio 14 de Agosto, quando se sabe que mais de meio Portugal está de férias em Agosto. Porque não 21 ou mesmo 28 Agosto? Em ano sem Mundial e sem Europeu, o Campeonato vai acabar a 15 de Maio. Mas porquê tão cedo? Por curiosidade, a Liga de Honra só encerra duas semanas depois, a 29 de Maio data em que será jogada a final da Liga dos Campeões.
E pelo meio vamos ter 20 dias sem futebol, de 19 de Dezembro a 9 de Janeiro de 2011. Ou seja, teremos como este ano, semanas com 2 jogos por semana e uma quantidade enorme de semanas sem jogos. Sim, porque as eliminatórias das Taças caseiras deverão ser jogadas ao meio da semana.
Enfim… Devem ter metido o tipo que faz os Regulamentos a fazer os Calendários.
segunda-feira, maio 17, 2010
Confirmado – Diogo Melo
Depois de várias notícias na Imprensa e na televisão, hoje foi o próprio jogador que confirmou aos microfones da Bola Branca (Rádio Renascença).
Este jogador é um médio ofensivo, com raça, que gosta de assumir o 1 para 1, podendo também assistir os companheiros. A sua técnica não será das melhores, facto que o levou por diversas vezes a ser vaiado na época passada e será um desafio vê-lo adaptar-se a um futebol mais evoluído na Primeira Liga.
Este ano, o jogador revelou-se como um dos melhores da equipa no início da época com exibições que o levaram a ser cobiçado, em Janeiro, pelo Olhanense, Naval e também pela Briosa que oferecia como troca o empréstimo de André Fontes. O Portimonense não aceitou, preferindo contar com o jogador na luta pela subida, mesmo correndo o risco de o ver sair agora a custo zero.
Na Liga Vitalis, jogou 28 jogos, marcou 5 golos e registou 6 cartões amarelos.
sexta-feira, maio 14, 2010
Próxima época
Durante uns tempos, este blog vai acalmar um pouco. Altura de reflexão sobre a próxima época. A primeira questão é saber quem contratar no caso de Villas Boas sair?
Já expressei a minha preferência por Jorge Costa, sendo que não desdenharia ver Van der Gaag, como alguém sugeriu na caixa de comentários.
Quanto a guarda redes, os nossos colegas do Somente Briosa, sugerem como possíveis contratações:
Peiser (Naval - Em final de contrato)
Paulo Lopes (Feirense)
Marcos (sem clube)
Wilson Junior (Inter Baku)
Coelho (Paços de Ferreira - em final de contrato)
Será que Bruno Vale estará no mercado?
Mais pérolas
Admito incompetentes, mas não admito mentirosos
Na altura da transcrição para o site da FPF houve um lapso. O nome de um jogador, que é o Manuel Fernandes, não foi transcrito. Mas logo que detectámos o lapso informámos o Valência, porque, por lapso, no fax só estava o nome do Miguel.
Alguém acredita que havia uma lista com 51 nomes?
Quanto ao resto, abstenho-me de comentar. Acho que a Selecção Nacional, antes de uma competição, só deve ser apoiada e devem-se evitar as criticas. Fiquei contudo com uma certeza – a de saber porque é que Queiroz teve sucesso numa selecção jovem e foi sempre um fracasso como treinador principal de uma equipa sénior – é que as idades dos jogadores fazem-lhe confusão. Alguém tem de lhe fazer um desenho e explicar que os jogos, nos seniores, jogam-se no presente e não no futuro.
quinta-feira, maio 13, 2010
Luiz Nunes renova por dois anos
O defesa central Luiz Nunes confirmou hoje o acordo de renovação de contrato por mais dois anos com a equipa de futebol da Académica de Coimbra, até junho de 2012.
"Há um acordo com o clube por mais dois anos. Estou muito satisfeito por continuar em Coimbra. Sinto-me bem no clube e espero fazer uma época bem melhor que esta, perturbada com algumas lesões", afirmou o jogador brasileiro à agência Lusa, antes de partir para férias para o Brasil.
Luiz Nunes foi um de alguns atletas autorizado a iniciar férias antes do restante grupo, que tem ainda um jogo agendado para o próximo dia 20, com o Carapinheirense, para a inauguração do seu campo sintético.
O atleta realizou nove jogos durante a temporada 2009/2010, sendo um dos quatro que compõem a posição de defesa central da equipa, além de Orlando, Markus Berger e Amoreirinha. [Lusa]
terça-feira, maio 11, 2010
Palhaçadas
Muitas vezes defendo aqui que falta organização à Briosa. Mas comparando com o que se passa na Selecção Nacional, deveria moderar os meus comentários.
Primeiro cria-se uma lista de 50 elementos, para dois dias depois convocar, não 23 como seria normal, mas 24. Agora envia-se uma lista à UEFA com 30 elementos, composta pelos 24 convocados, 5 suplentes e … Manuel Fernandes (?!) que não constava da lista inicial.
Mas isto faz algum sentido? De referir, que estas listas todas foram produzidas na última semana.
segunda-feira, maio 10, 2010
Naval 0 – Briosa 1
Estavam 524 espectadores a assistir ao jogo na Figueira da Foz, a 12ª melhor assistência da época deste clube que esta época teve 3 jogos com menos de 400 espectadores no Estádio. Um deles, que muito me honra, foi o Celavisa que mostrou em baixo que sabe estar presente nas alturas certas. Graças a ele pudemos ver o golo antes de ir para o Parque.
Quanto ao golo, fica aqui o registo com um pouco mais de qualidade, num tributo ao regresso de Bruno Amaro, que pleno de oportunidade marcou de cabeça aquele que será o último golo da Briosa esta época.
Triste Vitória
domingo, maio 09, 2010
Bruno Amaro regressa e decide
A Briosa venceu hoje na Figueira com um golo do regressado Bruno Amaro e termina a classificação final no 11º lugar com 33 pontos.
É o 9º ano consecutivo que a Briosa está na primeira Liga e atrevo-me a dizer que se não fosse o acidente “Rogério Gonçalves” teria sido muito fácil repetir o 7º lugar do ano passado.
sábado, maio 08, 2010
Jorge Costa
Coimbra é o destino mais provável de Jorge Costa
Jorge Costa está de saída do Olhanense e a Académica surge no horizonte como forte possibilidade para o ainda treinador dos algarvios. André Villas-Boas está de saída e os responsáveis da Briosa estão seriamente interessados nos serviços do antigo capitão do FC Porto, reconhecendo-lhe mérito nas duas épocas à frente da equipa de Olhão: subiu o clube à Liga principal e manteve-o entre os grandes. [Record]
Confesso que apreciei bastante a prestação de Jorge Costa em Olhão, e não desgostaria vê-lo em Coimbra. E vocês?
quinta-feira, maio 06, 2010
Revelação do Ano - João Ribeiro
João Ribeiro foi nomeado para o prémio Revelação do Ano pelo CNID - Associação de Jornalistas de Desporto.
Os sócios da Associação de Jornalistas de Desporto podem votar para eleger o Futebolista e a Revelação do Ano a partir de hoje e até ao próximo dia 20 de Maio (pelas 17h00), no âmbito dos Prémios CNID-MEO 2010.
João Ribeiro enfrenta a concorrência de André Santos (Leiria), Castro e Ukra (Olhanense), Fábio Coentrão (Benfica), Fábio Faria (Rio Ave), Gustavo (Guimarães), Lima (Belenenses), João Silva (Aves) e Keita (Setúbal).
Ao atleta os nosso parabéns.
terça-feira, maio 04, 2010
Adivinhem
Adivinhem que é o 7º melhor ataque do campeonato? E a 10ª melhor defesa? Sim, é a Briosa. Aquela equipa que tem a 6ª melhor assistência.
Com estes números, que colocam a equipa na metade superior da tabela, custa a crer que se vá ficar em 12º lugar. Há claramente espaço para melhorias.
Solidariedade
domingo, maio 02, 2010
AAC 3 – Nacional 3 (golos)
Um grande golo de Éder, e uma fífia monumental de Barroca é o que fica na retina de um jogo que contou com 2.769 espectadores ao vivo.
Ao primeiro minuto, começámos logo a perder
Empatamos a seguir por Hélder Cabral
Sofremos o 2-1 aos 41 minutos
Fidalgo, aos 74 minutos marca à sua antiga equipa. Como seria este campeonato se este jogador não tivesse estado tanto tempo lesionado?
E logo a seguir vejam este FANTÁSTICO golo:
No último minuto, Barroca mancha a imagem num lance que não deve esquecer tão cedo. Que sirva para crescer.
São muitos, são poucos?
Antes das duas últimas jornadas, onde as borlas e as incertezas na classificação final tendem a desfigurar as estatísticas, é este o quadro das assistências no Estádio Cidade de Coimbra comparativamente aos outros clubes na Liga Sagres – um honroso sexto lugar.
À nossa frente estão adeptos de clubes que já foram campeões nacionais mais do que um vez, mais o Braga e o Guimarães. Se a Briosa quiser subir de patamar ao nível das assistências deverá adoptar tácticas em tudo similares aos destes dois clubes – quota de sócio e bilhete de época substancialmente mais barato.