segunda-feira, outubro 31, 2005

Hugo Alcântara suspenso por 2 jogos

Eu vi o lance na televisão e não me pareceu sequer que desse expulsão. Mas pelos vistos a Comissão Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional decidiu suspender por dois jogos o Hugo.

Na verdade, está tudo a correr muito bem.

domingo, outubro 30, 2005

Fans entram em desespero

Image Hosted by ImageShack.us



Será que vamos conseguir atingir o fundo da tabela na próxima jornada?
Não vamos perder a esperança nem o sentido de humor, especialmente se for negro.

Fernando de fora na convocatória para Penafiel (adenda)

Afinal, parece que Fernando ficou fora da convocatória devido a um comportamento menos próprio para com Sarmento, já no final do treino de ontem. Depois do jogo com o União de Coimbra, começa a cheirar mal tantos problemas.

sábado, outubro 29, 2005

Fernando de fora na convocatória para Penafiel

Nelo Vingada convocou 18 jogadores para a deslocação a Penafiel, saindo Fernando e Vítor Vinha do lote dos anteriores 20.

Fernando que fez um jogo morno (para o frio) no jogo da Taça, sai assim do lote dos convocados.

Lesão ou opção táctica de Nelo Vingada?

quarta-feira, outubro 26, 2005

Briosa segue em frente na Taça

A Briosa acaba de eliminar o Gil Vicente da Taça de Portugal.

Num jogo, marcado a uma hora completamente absurda, que impossibilita qualquer pessoa com um emprego de ir ver, a Briosa continua na competição onde fez história, ao vencer o Gil Vicente por 3-2.

Mas não se pense que foi um jogo fácil. Num estádio com 500 espectadores a assitir, a Briosa esteve a perder até aos 90 minutos, altura em que o Gil Vicente marca o seu segundo golo.

Depois, em período de descontos (Olegário deu 8 minutos) e a perder por 0-2, a Briosa ensaia uma espectacular recuperação ao apontar dois golos em 5 minutos. O primeiro por Joeano a passe de Alcântara e o segundo do próprio Alcântara mesmo a terminar o tempo.

No prolongamento, passados cinco minutos Hugo Alcântara volta a marcar de cabeça, e a Briosa passa para a frente.

De registar ainda um bola na trave da baliza coimbrã, isto após Paulo Jorge ter sido forçado a abandona de maca a baliza do Gil Vicente e sido substituído por um jogador de campo.

Impróprio para cardíacos. Mas público, cardíaco ou bom do coração, foi o que mais faltou no Estádio Cidade de Coimbra.

Alinharam pela Briosa: Dani, Pedro, Hugo Alcântara, Zé Castro, Ezequias, Roberto Brum, Fernando, Nuno Piloto, Paulo Adriano, Luciano e Marcel.

Substituições:
57m: Joeano por Nuno Piloto
71m: Zada por Paulo Adriano
92m: Nuno Luís por Fernando

terça-feira, outubro 25, 2005

Jogo da Taça

Amanhã há jogo da Taça, contra o Gil Vicente. Pessoalmente, acho que a Briosa deveria pedir para adiar todos os jogos que se realizam na Latada, ou durante a Queima das Fitas. Pelo público e pelos jogadores.

Amanhã descansa o Pedro Roma. Pela festa? Para dar ritmo a Dani? Ou porque o primeiro golo do Leiria foi um pouco para o franguito? Cada um que escolha a sua opção. Só espero é que o Pedro não apanhe a gripe das aves que se respira por outros clubes.

domingo, outubro 23, 2005

Derrota humilhante

A Briosa começou a todo o gás. Nos primeiros 10 minutos, 5 remates, um deles convertido em golo por Marcel.

No entanto o jogo pareceu acabar aqui. Depois do golo madrugador (8m) a Briosa foi cada vez mais desaparecendo do jogo até que o Leiria empatou aos 26 minutos.

Na segunda parte, quando se esperava a reacção da Briosa, nada se viu. Jogo confuso, sem garra e sem vontade (Luciano mal se viu em jogo) e perto do final, com a equipa da casa totalmente lançada ao ataque dois golos (77m e 80m) sendo que o segundo de Leiria foi um belíssimo golo marcado por .... Fábio Felício. Tarde triste.

sábado, outubro 22, 2005

Luta ao centro

Amanhã, domingo às 16:00, a Briosa vai receber o Leiria. Clube pelo qual tenho pouca simpatia e que está agora a 3 pontos da Briosa. Por tudo isso, e poruq enão gosto de ver a Briosa perder, este jogo tem de ser uma vitória.

Jogadores convocados:
Guarda-redes: Pedro Roma e Dani.

Defesas: Nuno Luís, Danilo, Hugo Alcântara, José Castro, Ezequias, Pedro Silva e Lira;.

Médios: Nuno Piloto, Paulo Adriano, Roberto Brum, Filipe Teixeira, Zada, Fernando e Vítor Vinha.

Avançados: Gelson, Joeano, Luciano e Marcel

Só espero que não chova. O Leiria deve vir jogar para o 0-0, e com chuva torna-se mais dificil abrir espaços. Além de que esta equipa parece-me muito "levezinha" para jogar em terrenos pesados.. Isto, e o facto de não me agradar apanhar chuva para ir ver a bola.

segunda-feira, outubro 17, 2005

Fantástica vitória em Alvalade

O jogo não foi muito bonito de se ver, mas a Briosa levou de vencida uma equipa que apareceu sem estratégia nem vontade de ganhar.

A Briosa carrilou o seu jogo pelo lado esquerdo, onde João Alves do SCP alinhava, imagine-se a defesa direito. O Sporting entrou a atacar com Deivid e Liedson na frente, apoiados por Sá Pinto e Douala. Contra isto a Briosa respondeu com muita serenidade e com a equipa habitual: Roma, Nuno Luis, Zé Castro, Alcântara e Lira. Brum, Paulo Adriano e Nuno Piloto no meio. À frente Luciano, Marcel e Filipe Teixeira. Com serenidade, foi defendendo mostrando que aqui e ali, o seu contra-ataque podia ser terrível.

Foi então à passagem da meia hora, que Filipe Teixeira recupera a bola a Custódio e endossa a Marcel que em velocidade bate os dois centrais leoninos e faz o golo no primeiro remate da equipa à baliza de Ricardo. A intranquilidade apoderou-se dos leões, que cinco minutos depois vêm Liedson sair lesionado. Marcel antes do intervalo, atira ao poste numa claríssima oportunidade de golo, com Ricardo batido.

Ao intervalo um sorriso pelo golo marcado, e uma tristeza pelo golo falhado.

A segunda parte contou com leões de cabeça perdida e muita serenidade na Briosa. Boas marcações, muita entreajuda, e sempre a espreitar o contra-ataque, como aquele lance aos 80 minutos em que Marcel uma vez mais se isolou, tirou o defesa do caminho e frente a Ricardo, não foi capaz de selar desde logo o triunfo. Foi de longe a melhor oportunidade de golo de toda a segunda parte.

Referências para Pedro Silva que entrou aos 67' para o lugar de Filipe Teixeira. Parece ser bom jogador, mas pecou por se atirar muito para o chão. Terá de ser mais inteligente e procurar jogar mais futebol.

Bela vitória que fez com que a Briosa não ficasse abaixo da linha de água. Venha agora o Leiria que venceu o Paços de Ferreira por 3-0.

terça-feira, outubro 11, 2005

As sequelas da amizade

O que deveria ter sido apenas um jogo treino para manter a forma e mostrar serviço por parte dos normalmente não convocados, tornou-se num prato difícil de digerir. Não bastava as tristezas do jogo, temos ainda o mau estar no balneário que transparece nas noticias sobre Fernando.
Pensamos que um jogo treino não merecia esta importância e fazemos votos para que este assunto seja definitivamente arrumado.



Image Hosted by ImageShack.us


asbeirasonline

segunda-feira, outubro 10, 2005

Taça de Portugal - jogo difícil

A Briosa vai ter de receber o Gil Vicente para a Taça de Portugal. Jogo extremamente complicado, mas em que acredito que a Briosa tem todas as condições para seguir em frente.
A quarta eliminatória da Taça de Portugal será jogada a 26 e 30 de Outubro.

sexta-feira, outubro 07, 2005

Presidente recorre aos tribunais

O presidente da Académica anunciou ontem que vai levar a tribunal políticos e jornalistas, pelas notícias que vieram a público recentemente.

O presidente da Académica passou ao ataque e promete levar a tribunal dois membros do Bloco de Esquerda (BE), entre os quais Marisa Matias, candidata do partido à Câmara Municipal de Coimbra, bem como o deputado socialista João Silva. Também alguns jornalistas vão responder judicialmente, garantiu.
Em causa estão, segundo José Eduardo Simões, “calúnias e falsidades” que saíram em diversos órgãos de comunicação social, dando conta de alegados benefícios que a Académica retiraria do facto do presidente do clube ser director municipal de urbanismo.
Perante cerca de uma centena de associados, o dirigente esclareceu dois casos concretos: o projecto Eurostadium e a urbanização Jardins do Mondego. No primeiro, lembrou que o processo começou quando ainda não estava em funções na autarquia; no segundo, invocou o embargo da obra, em Março deste ano para sublinhar que “ninguém está acima da lei”. “O que é que a Académica e o seu presidente têm a ver com estes assuntos?”, questionou.

Apoio de Encarnação
No caso do alegado incómodo do presidente da câmara em relação à dupla função de José Eduardo Simões, este recordou que Encarnação lhe deu força para avançar com a candidatura a presidente da Académica e autorizou-o a acumular funções. Tal não impede, porém, que o dirigente tenha anunciado que abandonará a câmara em Dezembro. “Foi a condição que coloquei quando aceitei o convite”, esclareceu. José Eduardo Simões disse ainda ter recebido nos últimos dias “centenas de mensagens de apoio”, entre as quais a do ex–presidente Campos Coroa.


Image Hosted by ImageShack.us



asbeirasonline
06-10-2005
Paulo Cardantas

quinta-feira, outubro 06, 2005

Vingada triste

O treinador da Académica não gostou de ter perdido: “Perdemos bem porque o adversário foi melhor. Aproveitamos estes jogos para observar jogadores menos utilizados, mas os indicadores não foram bons.”


Académica e União de Coimbra juntaram-se ontem em Taveiro para reeditar a Taça Amizade. Só que de amigável o jogo teve muito pouco. Tratando-se de um derby da cidade, os ânimos estiveram exaltados dentro de campo logo desde o início.



:.: Jornal Record :.:

segunda-feira, outubro 03, 2005

Primeira vitória

Boa vitória e exibição (quase) boa no regresso às vitórias. Não sei se pela lesão de Dionattan, se pela mudança de atitude o que é um facto é que a Briosa surgiu em campo dominadora e determinada em ganhar.

Com uma defesa com Roma, Nuno Luis,Zé Castro, Hugo Alcântara e Lira, meio campo onde jogaram Brum, Piloto e Filipe Teixeira, ataque com Luciano e Fernando nas alas e Marcel ao meio, a AAC entrou com um jogo fluído e com Piloto a mostrar que merece um lugar mais assíduo na equipa.

Na defesa gostei de ver Lira. Confesso que tinha uma má impressão do jogador, mas conseguiu meter o Carlitos, do Gil Vicente, no bolso. Certo a defender e subindo algumas vezes a combinar com Fernando foi, para mim, uma agradável surpresa.

O golo surgiu aos 22 minutos numa bela jogada entre Fernando e Nuno Piloto (que magnífica exibição) com o brasileiro a rematar forte para o funda da baliza.

Depois do golo, a equipa encolheu-se, ficando no ar a dúvida se terá sido por mérito do Gil Vicente, ou simplesmente por receio dos academistas. A equipa do Gil estava a jogar mau futebol, e Ulisses Morais resolveu dar um recado aos seus jogadores, mandando aquecer 3 jogadores logo à passagem da meia hora inicial.

Mau grado, esse impeto da equipa forasteira, foi Marcel que dispôs da melhor oportunidade quando a 5 minutos do fim da primeira parte se isola e remata contra Jorge Batista.

Este lance foi o prenúncio de outro que surgiu já na segunda parte. Aos 10 minutos, Filipe Teixeira (outra agradável exibição) isola Marcel que finta o guarda redes e com a baliza vazia remata ao lado. Um falhanço incrivel que provocou uma onda de assobios entre alguns adeptos menos pacientes.

Na segunda parte o meio campo da Briosa começa a soçobrar, e Nelo Vingada vê-se forçado a fazer mudanças. Coloca a experiência de Paulo Adriano no lugar de Fernando (65), Pedro Silva no de Filipe Teixeira (75m) e Joeano no de Marcel (83). A saída de Marcel foi coroada com um misto de assobios e palmas.

Foi oportunidade para ver jogar Pedro Silva, não na sua posição de defesa direito, mas mais no meio campo. E Pedro Silva não poderia ter ido para defesa direito porque Nuno Luís estava a fazer uma das suas melhores exibições esta época. Muito certo todo o primeiro tempo, foi ganhando maior destaque à medida que o Gil avançava. E é ao cair do pano, que arranca em direcção ao campo contrário e serve Joeano para no coração da área fazer o segundo golo da Briosa.

Em geral, a Briosa teve momentos de bom futebol, mas pareceu ainda um pouco inconsistente. Esperemos que Nuno Piloto mantenha este nível de modo que Nelo Vingada possa continuar a apostar nele de modo mais continuado. E já agora que os resultados positivos se mantenham.