domingo, agosto 27, 2006

Liga

Ainda bem que a Briosa se safou o ano passado senão andava enredada nesta questão do Gil Vicente, cujo maior disparate tenho dificuldade em encontrar.

Há no entanto algo que me toca directamente e não posso deixar de ficar preocupado. Diminuiram-se o número de equipas e consequentemente de jogos, mas o número de transmissões televisas está igual. Isto é, cada vez há menos jogos ao domingo à tarde. É que nem toda a gente tem disponibilidade para ir ver jogos à segunda feira à noite. E se em casa é difícl, então fora torna-se quase impossível.

Estamos num ponto em que começamos a ter mais jogos na TV do que fora dela. E depois o que mais me irrita é que os comentários na televisão são sobre tudo menos sobre o futebol. Por exemplo, quantas vezes vemos durante uma transmissão, uma infografia sobre o esquema táctico que está a ser usado? Ou dados estatísticos sobre as áreas do terreno que determinada equipa mais ocupou?

Durante o Mundial, tive oportunidade de ouvir André Vilas Boas (adjunto de Mourinho no Chelsea) fazer antevisões de jogos. Ouvi-lo falar sobre uma equipa era um prazer. Não pedia essa excelência, pedia apenas que não me enchessem as transmissões de futebol com repeticões ad nauseum de potenciais fora de jogo, e uns dados básicos sobre remates à baliza e posse de bola. E uns comentadores labregos que perdem o tempo a falar de banalidades.

Será este o caminho? Mais jogos numa televisão sem qualidade? Não me parece.

1 comentário:

  1. Bom post.

    O futebol caminha lentamente para um auto-enforcamento. Na minha opinião qualquer dia é preciso pagar aos espectadores para irem ao estádio ... e não era assim tão inovador. Há claques de clubes da Madeira que recebem ... :)

    ResponderEliminar