quinta-feira, agosto 31, 2006

Última saída?

Os Belenenses têm anunciado no seu site a apresentação do jogador Fernando às 17:00, naquela que se espera seja a última saída do plantel.

Em contrapartida Brum deve ficar.

Último reforço?

Hoje é o último dia de inscrições na Liga e parece que finalmente vão parar de chegar reforços novos e a incrição de Dame N'Doye será a 16ª e última.

Este jovem médio ofensivo (20 anos) vem do Jeanne D'Arc, do Senegal, onde jogava desde 2003/04, tendo sido trazido para a Briosa pelo seu irmão Ousmane N'Doye e depois de um período à experiência, assinou hoje por um ano, com dois de opção (segundo a Agência Lusa).

Recorde-se que marcou um golo no encontro particular com o Tourizense, no passado dia 19 de Agosto, e pelos vistos tem agradado a Manuel Machado.

quarta-feira, agosto 30, 2006

Roberto Brum de saída

Um dos 3 jogadores da última época que foram titulares em Setúbal parece estar de saída - Roberto Brum.
''Toda a gente me tem falado disso. Sei que existem clubes com interesse em mim, mas até agora ainda ninguém me ligou. Sei que a Académica investiu muito em mim e poderá ter chegado a hora para ter algo de retorno'', afirmou Roberto Brum à Lusa, quando questionado sobre a eventual saída.
Deste jogador, só vi profissionalismo e dedicação em campo. Li algumas coisas menos boas, mas como a credibilidade de quem as disse diminui a cada dia que passa, não sei se as deva assumir como verdadeiras.
Sei, é que dentro de campo sempre honrou a camisola e até ao momento tem-se comportado exemplarmente na altura da saída.
Felicidades no seu novo desafio são os meus votos sinceros.

terça-feira, agosto 29, 2006

Primeiros golos

Estão aqui os golos do primeiro jogo da Briosa. É claramente vísivel a infelicidade de Pedro Roma, com a bola a traí-lo na barreira.

Mas chamo a atenção para o ESPECTACULAR golo de Hélder Barbosa. A bola vai mesmo ao ângulo superior esquerdo da baliza de Marco Tábuas num golo estupendo do número sete da Briosa.

Nandinho, 1-0 (47 min)
Hélder Barbosa, 1-1 (57 min)

Ficha de jogo

segunda-feira, agosto 28, 2006

Primeiro ponto

A Briosa entrou em campo com um onze onde se destacam as novidades de Miguel Pedro e Pavlovic que fizeram a sua estreia em jogos pela Briosa, uma vez que estes jogadores integraram tarde a equipa.

O onze inicial era assim composto:
Pedro Roma
Nuno Piloto, Medeiros, Litos, Lino
Alexandre, Roberto Brum
Miguel Pedro, Milos Pavlovic, Hélder Barbosa
Raúl Estevez

A primeira parte foi de estudo mútuo, num jogo aos repelões a acusar faltas de rotinas de ambos os lados. Destaque para o imenso apoio da Mancha Negra que se fazia ouvir por todo o estádio onde não deviam estar mais de 4.000 espectadores.
Relativamente ao jogo, maior domínio do Setúbal, mostrando maior entrosamento, mas sem conseguir criar grandes oportunidades. Bons pormenores de Hélder Barbosa e alguma indefinição entre Pavlovic e Estevez.

No arranque da segunda parte, Manuel Machado parecia também estar com pouco ritmo. Faz a primeira substituição aos 46' (!?), tirando Pavlovic (que tinha um amarelo) e promovendo a entrada de Gelson. A Briosa ganhou uma referência mais fixa na frente.
No minuto seguinte Nandinho de livre marca golo. Pareceu-me que a bola bateu na barreira e traiu Pedro Roma.

Manuel Machado tem de reagir e tira Miguel Pedro para a entrada de Nestor Alvarez. 10 minutos depois um golaço de Hélder Barbosa. Roberto Brum marca um livre para a entrada da área, onde não morava nenhum jogador do Vitória, mas aparece Hélder Barbosa a atirar com muita força, para dentro da baliza do Vitória. Um golaço a coroar uma bela exibição deste jogador.

A partir daqui assistiu-se a um jogo vivo, com bons pormenores junto das duas balizas e destaque para um ataque de Gelson cortado in extremis de Auri e para uma grande defesa de Pedro Roma (75'). Aos 83' sai Estevez e entra Filipe Teixeira, com a particularidade de o jogador luso ir jogar para a posição de extremo.

Logo a seguir, Litos vê o segundo amarelo ao travar em cima da linhad e grande área um jogada que deixava o avançado sadino isolado frente a Pedro Roma. Do livre nada resultou. Briosa com menos um. Gelson, o joker do ano passado, recua de ponta de lança para central ao lado de Medeiros.

Aos 87´, Sandro simula grande penalidade e é recompensado com um cartão amarelo. Ainda bem que o árbitro não foi na conversa. Seria injusto. O árbitro dá 5 minutos de compensação. Ao cair do pano, Hélder Barbosa, sempre ele, ainda cria um lance com perigo, aproveitando um mau atraso de Hugo, mas a pressão é toda do Vitória.

Um empate, fruto de muito trabalho e da qualidade de Hélder Barbosa, para mim, o melhor jogador em campo.

domingo, agosto 27, 2006

Primeira convocatória

Esta aí a primeira convocatória de Manuel Machado. Com tantas caras novas no plantel, é natural que estas também surjam em grande número na convocatória - ao todo são 12.
De fora das opções ficaram os lesionados Nuno Luís e Dionatan, assim como os castigados Paulo Sérgio e Gyano.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Pedro Roma e Douglas.

Defesas: Kaká, Litos, Medeiros, Sonkaya, Vítor Vinha e Lino.

Médios: Nuno Piloto, Miguel Pedro, Hélder Barbosa, Pavlovic, Roberto Brum, Alexandre e Filipe Teixeira.

Avançados: Raul Estevez, Nestor Alvarez e Gelson.

Destaque também para as críticas que Machado faz a elementos que acompanham os treinos para depois virem publicamente dar informações sobre aspectos tácticos que se pretendem manter secretos. Machado apelidou-os de "adversários internos", por, entre outras coisas, "divulgarem a equipa provável à quarta-feira". "Expõem o que se tenta esconder, fazem sabotagem", afirmou Manuel Machado. Ainda bem que foi ele que disse isto, porque se tivesse sido o Presidente, não sei não. Mas já sei que há um sector no Estádio que já deve estar a treinar os assobios para correr com o treinador ao mínimo sinal.

Liga

Ainda bem que a Briosa se safou o ano passado senão andava enredada nesta questão do Gil Vicente, cujo maior disparate tenho dificuldade em encontrar.

Há no entanto algo que me toca directamente e não posso deixar de ficar preocupado. Diminuiram-se o número de equipas e consequentemente de jogos, mas o número de transmissões televisas está igual. Isto é, cada vez há menos jogos ao domingo à tarde. É que nem toda a gente tem disponibilidade para ir ver jogos à segunda feira à noite. E se em casa é difícl, então fora torna-se quase impossível.

Estamos num ponto em que começamos a ter mais jogos na TV do que fora dela. E depois o que mais me irrita é que os comentários na televisão são sobre tudo menos sobre o futebol. Por exemplo, quantas vezes vemos durante uma transmissão, uma infografia sobre o esquema táctico que está a ser usado? Ou dados estatísticos sobre as áreas do terreno que determinada equipa mais ocupou?

Durante o Mundial, tive oportunidade de ouvir André Vilas Boas (adjunto de Mourinho no Chelsea) fazer antevisões de jogos. Ouvi-lo falar sobre uma equipa era um prazer. Não pedia essa excelência, pedia apenas que não me enchessem as transmissões de futebol com repeticões ad nauseum de potenciais fora de jogo, e uns dados básicos sobre remates à baliza e posse de bola. E uns comentadores labregos que perdem o tempo a falar de banalidades.

Será este o caminho? Mais jogos numa televisão sem qualidade? Não me parece.

quinta-feira, agosto 24, 2006

Contas

Os números são sempre secretos e desse secretismo saem normalmente versões contraditórias. Vamos por partes: Miguel Pedro, para alguns considerado o melhor jogador da Liga de Honra do ano passado, consta que terá custado 200 mil euros.

Já Pavlovic origina duas versões. No Record
Pavlovic vem para a Académica emprestado por um ano pelo seu anterior clube, o FK Vozdovac, tendo, no final da época, a Briosa que accionar a cláusula de opção (com valor inferior aos 200 mil euros que custou Miguel Pedro) para os próximos três anos se quiser ficar com o jogador.
Enquanto que em As Beiras
"as recentes compras de Milos Pavlovic e Miguel Pedro, quando se fala em 250 e 200 mil euros, respectivamente."
Este jornal também adianta o valor de 500 mil euros como compensação pela saída de N'Doye.

Continuando a arrumar a casa

Segundo a Agência Lusa, N`Doye está de malas aviadas para um clube saudita. Confesso que esperava mais deste jogador, mas pouco mostrou em campo.

O futebolista senegalês Ousmane N`Doye, de 28 anos, vai sair da Académica para ingressar num clube da Arábia Saudita, revelou à Agência Lusa fonte do clube.

Sem citar o nome do clube para o qual o avançado vai jogar, a mesma fonte confirmou que o jogador já não treinou hoje.

N`Doye chegou em Janeiro à Académica em ruptura com o Penafiel, mas não se afirmou como pedra basilar do conjunto academista, pelo que o internacional senegalês já esteve dado como transferível aquando da apresentação da equipa, em Julho passado.
Mais uma vez a pergunta deixada no post anterior mantém-se: plantel fechado?

Briosa on-line

Devido a uma pergunta que foi feita nos nossos comentáriso pelo João R., resolvi fazer um périplo pelos locais internaúticos da Briosa e demos com o novo site da Mancha Negra, http://www.manchanegra85.com/ que saudamos e adicionámos ali ao lado.

Este local é também o único (que eu tenha conhecimento) onde se pode comprar material (relativo à claque) on-line. Por isso, João R., se um cachecol da Mancha lhe serve basta ir lá. Se quiser um mesmo da Briosa, terá de seguir o meio tradicional: pedir a alguém que lhe vá lá comprar e envie pelo correio...

quarta-feira, agosto 23, 2006

Plantel fechado (?)

No dia em que Milos Pavlovic apareceu, eis que surge no site oficial a confirmação da notícia da contratação de um extremo-direito: Miguel Pedro que assinou por quatro épocas.

Jogador pretendido desde o início da pré-temporada (e não contratado nessa altura como alguns afirmam) Miguel Pedro tem 23 anos, 1,75 metros e 70 quilos.

O acordo com o jogador foi muito fácil, mas a demora no seu ingresso deveu-se à intransigência do Aves que apenas queria receber dinheiro pela sua contratação.

terça-feira, agosto 22, 2006

Regresso

Regressado de um curtíssimo período de férias (porque nem todos se podem dar aos luxos do Celavisa) é tempo de fazer um balanço do se passou.

A Briosa já mandou um treinador embora. Pedro Barny é substituído no Boavista quando tudo indicava (inclusive declarações dos seus dirigentes) que iria ser o treinador principal. A derrota contra uma Briosa desfalcada de 5 jogadores não terá deixado seguro João Loureiro que resolveu dar já a volta ao texto antes que a coisa se torne feia.

Na Liga a palhaçada continua, com o caso Mateus a arrastar-se mais do que seria admíssivel num Estado de Direito. Mas, por enquanto, Os Belenenses ficam na Super Liga, havendo ainda a hipótese de Fernando se transferir para lá. O clube de Belem precisa de reforços para jogar na Liga e Fernando não parece ser muito necessário à estratégia de Manuel Machado. Seria uma boa notícia.

Quanto ao plantel, depois de Szabolcs Gyano (26 anos), chegou hoje o médio sérvio Milos Pavlovica que se espera seja o último jogador para o plantel e restando a dúvida se Dane, o irmão de N'Doye, fica ou não no plantel. O assunto está nas mãos da Direcção uma vez que Manuel Machado parece ter dado indicação positiva. Até agora estão confirmadas 14 caras novas o que não deixa de merecer reflexão.

Na blogosfera, nada de novo: desde o viciado na Briosa que acha que a Briosa só deve ser de "agarrados" ao vício, e que insulta, faz eco de notícias falsas, tem indigações fajutas e que depois mete o rabo entre as pernas quando alguém da Direcção está presente; passando pelo dinamismo de uns e as férias de outros. Pelo meio a eterna e estéril discussão sobre a Briosa que se quer ter, esquecendo-se a maior parte dos intervenientes que o Mundo não está, como eles, parado no tempo.

Segunda feira começa a bola a rolar, e tenho uma tremenda fé nesta equipa. BRIOOOOOOOOOOOOOOSA Já tenho saudades.

terça-feira, agosto 08, 2006

Apresentação?

A Briosa vai apresentar-se aos sócios no Estádio Cidade de Coimbra, hoje, num jogo com a Real Sociedade, marcado para as 21:00.
Também hoje e pelas 19:45H a SIC vai transmitir a estreia do Benfica no jogo da primeira mão da terceira pré-eliminatória de acesso à Liga dos Campeões.

Só por isto parece-me uma má escolha de dia. Com tanta gente a banhos, devia marcar-se a apresentação quando não houvesse a concorrência de um jogo oficial.

Mas pior do que isso, é o preço dos bilhetes: os sócios que ainda agora pagaram lugar de época têm de desembolsar mais seis euros e verem os outros sócios pagar apenas oito e os não sócios pagar dez. Ora, num jogo que se espera venha a ter pouquíssima assistência não se podia ter aproveitado para promover o bilhete de época? Tipo, quem tivesse bilhete de época entrava sem pagar?

Bem, eu ao menos não vou ter o dilema de saber se vale a pena dar seis euros para que a Briosa se me apresente.
Estarei a investir os mesmos (e mais uns trocos), numas belas amêijoas no Capelo, devidamente regadas com umas Muralhas, porque afinal, os opostos atraem-se.

Ponta de lança contratado

Gorada a hipótese Bruno Moraes, houve que procurar alternativas.
Szabolcs Gyano, internacional húngaro, 26 anos, é a nova contratação da Briosa. Este ponta de lança, ex-Vasas de Budapeste, clube onde na época passada fez 11 golos em 24 jogos, mede 1,86 metros e pesa 80 quilos.

sábado, agosto 05, 2006

A Briosa já marca

A Académica empatou com o Feirense a uma bola em mais um jogo-TREINO.

A Briosa foi a primeira a marcar, através de um grande golo de Nestor Alvarez, aos 73 m. O Feirense chegou ao empate aos 90, por Hélder Ferreira.

De início, jogaram Pedro Roma, Sonkaya, Litos, Danilo, Medeiros, Alexandre, Felipe Teixeira, N´Doye, Lino, Alvarez e Helder Barbosa

Entraram durante a segunda parte: Brum, Gelson, Douglas, Vinha, Kaká, Nuno Piloto, Paulo Sérgio e Fernando.

sexta-feira, agosto 04, 2006

Sobre Manuel Machado

Nunca gostei do discurso de Manuel Machado. Mas isso não significa que não aprecie o seu trabalho como treinador. Irrita-me parte do seu discurso, porque acho que é "artificial". E é por não gostar dele (do discurso) que prefiro analisar a obra.

A tarefa que ele tem de levar a cabo é espinhosa por dois motivos:
1. A Briosa tem de terminar a primeira volta na metade superior da tabela. Porque o final do campeonato irá ser especialmente difícil, e no caso particular da Briosa porque vão acontecer eleições que costumam mexer com os plantéis.
2. A base que existia enfermava de algumas soluções e deixaram de existir opções para as duas áreas vitais de qualquer equipa: centrais (Zé Castro e Alcântara) e goleadores (Marcel e Joeano).

Com isto em mente, será Manuel Machado o indicado para o lugar?
Claramente que sim. Conhece muito bem o futebol português, e está habituado a lidar com clubes que passaram por dificuldades semelhantes tendo tido sucesso.

Então porque é que não tem?
Não teve ainda porque estas coisas demoram tempo. Estou em crer que nos primeiros 5 jogos apenas faremos 4 pontos. Como também estou em crer que no final da primeira volta, já apresentaremos uma equipa moralizada e com vontade de vencer todos os jogos. Foi assim em Guimarães onde pegou numa equipa destroçada, e recuperou-lhes a alma. Será assim também na Briosa.

Só espero que lhe saibam dar tempo.

Regressos

1. Filipe Teixeira recomeçou a treinar após longa paragem.
2. Hélder Barbosa, que falhou os estágios de pré-época devido à presença na selecção sub-19, juntou-se ao plantel.
3. Nestor Alvarez regressou condicionado aos treinos.
4. Gelson também regressou aos treinos sem condicionalismos (tinha sofrido um traumatismo no pé esquerdo no final do jogo com o Nacional).

quarta-feira, agosto 02, 2006

Mais uma baixa

O plantel da Briosa vai sofrer mais uma baixa brevemente. Mas por bons motivos: o médio da Briosa, Ndoye, está integrado na primeira convocatória do novo seleccionador do Senegal, Henryk Kasperczak, tendo em vista o encontro particular do próximo dia 16, com a Costa do Marfim.

A merecer reflexão

O excelente artigo (quanto a mim, claro está) que AFerrão deu à estampa no SimplesmenteBriosa.

Excelente, porque levanta um conjunto de questões, que enquadra no tempo actual, e chama os "bois pelos nomes". Com em grande parte concordo com ele, aqui deixo a ligação para o referido artigo.

terça-feira, agosto 01, 2006

Nova derrota

A Briosa perdeu por 1-0, hoje, com o Nacional da Madeira, em jogo de preparação realizado no Centro de Estágios do Luso. O golo foi marcado por Chilikov, aos 12 minutos, devido a um erro defensivo de Danilo na grande área da Briosa.

É a terceira derrota na pré-época. Agora convinha treinarem-se para vencer, algo que ainda não fizeram nesta pré-época.

Arrumar a casa

Em tempo de pré-época arruma-se a casa. Nos clubes e também nos blogs. Mudam-se os comentadores, as cores, o layout. Às vezes as coisas correm bem, outras não. O Simplesmente Briosa parece que teve um problema e pediu-nos que divulgássemos aqui esta mensagem. Aqui está ela, e desejos que tudo regresse à normalidade.

O Simplesmente Briosa encontra-se de momento com um grave problema técnico que é, de momento, insolúvel. Por essa razão o acesso pelo endereço
http://simplesmentebriosa.blogspot.com deixou de ser possível. Para continuar a ler o blog devem os leitores fazê-lo pelo endereço http://www.academicacoimbra.com .


Nós já mudámos o endereço ali na barra do lado, e aproveitámos para incluir um blog novo: Capas Negras. Retirámos também o Briosa Soccer cujo projecto já chegou ao fim.