sábado, julho 28, 2007
Peralta
Esperemos que lhe corra melhor esta segunda tentativa de singrar no futebol europeu.
sexta-feira, julho 27, 2007
Primeiras notas
Face à escassez de laterais de qualidade, parece certo que Manuel Machado não descarta a possibilidade de jogar várias vezes com três centrais. Ontem, contra o Nacional (vencemos 2-1) os eleitos no início foram Berger, Litos e Orlando.
De facto o sector central da defesa parece dar garantias. A estes três há que juntar Kaká que mostrou o ano passado toda a sua qualidade. Berger é raçudo e a principal dúvida é a sua adaptação na marcação de avançados "levezinhos" característicos do nosso futebol. Orlando, o autor do primeiro golo de ontem tem realizado exibições muito agradáveis. Quatro jogadores, de onde Manuel Machado parece querer escolher três. Vinha consegue ser solução, mesmo com 3 defesas, jogando no meio campo e foi ele que marcou o canto para o primeiro da Briosa.
No meio campo a coisa complica-se mais um pouco. Pavlovic, Piloto e Paulo Sérgio são esforçados, mas têm alguns momentos negativos. Na luta por um lugar, Piloto parte muito atrasado.
No apoio ao ataque Lito, Miguel Pedro, Hélder Barbosa, Tiero e Fofona parecem ser opções válidas. Já no ataque à baliza adversária Joeano, Gyano e Vouho parecem ser soluções curtas.
Dos outros jogadores de campo ainda não tenho dados suficientes que me permitam dizer algo. Na baliza, ontem jogou Ricardo, mas a minha escolha já estava feita antes do início dos trabalhos.
quarta-feira, julho 25, 2007
Grande Golo de Tiero
ACADÉMICA
Treinador: Manuel Machado.Pedro Roma (cap.); Litos, Orlando e Kaká; Paulo Sérgio; Sarmento, Nuno Piloto, Tiero e Hélder Barbosa; Lito e Vouho.Jogaram ainda: Pedro Costa, Vítor Vinha, Pavlovic, Joeano, Gyano, Miguel Pedro e Berger.Suplentes não utilizados: Rui Nereu, Ricardo, Cris, Fofana e Pedro Ribeiro.
BEIRA-MAR
Treinador: Rogério Gonçalves.Luís Almeida; Jorge Vidigal, Ricardo (cap.), Fernando e Camora; Emerson e Artur; Vasco Matos, Maurinho e João Pedro; Mateus. Jogaram ainda: Tony, Vitinha, Buba, Vítor Alves, Roma, Dedé e Coria. Suplentes não utilizados: Litos e Pato.
Estádio Cidade de Coimbra.Assistência: cerca de 500 espectadores.Árbitro: Vítor Campos (Coimbra).Assistentes: Mário Reis e Marco Reis.Ao intervalo: 0-0.Marcadores: Tiero (79m) e Gyano (90m).Acção disciplinar: nada a registar.
Naquela que terá sido a única aparição em Coimbra perante os associados durante a pré-época, a Académica, versão 2007/2008, só convenceu à custa de Tiero e de Joeano. O ganês assinou um “golão” e o brasileiro agitou o ataque e ofereceu o 2-0 a Gyano
O “tiraço” de Tiero e a capacidade de Joeano estabeleceram as diferenças, ontem à noite, entre os vizinhos Académica e Beira-Mar. Os estudantes, naquele que terá sido o único teste na cidade do Mondego, ainda demonstraram alguns defeitos, mas o sensacional remate do médio ganês, aos 79 minutos, e o golo de Gyano (a passe do inevitável Joeano), ao cair do pano, ajudaram a disfarçar a exibição academista.
Apresentação Oficial
terça-feira, julho 24, 2007
Definições: Lira saiu, Fofana e Vouho ficam
O brasileiro Lira foi confirmado no clube israelita Hapoel Kfar Saba.
O médio Fofana e o avançado Vouho que estavam à experiência parece que agradaram a Manuel Machado e vão integrar oplantel.
Em aberto estão duas posições sendo uma delas a de defesa esquerdo.
domingo, julho 22, 2007
Renteria ou Bruno Moraes
" O Jogo "
22/07/2007
quinta-feira, julho 19, 2007
Confirmado
Só agora, e não há duas semanas atrás como se disse, Joeano está confirmado na Briosa. Fonte da Direcção acabou de confirmar isso mesmo à Agência Lusa.
Para isto ser possível foi necessário que o Beitar aceitasse emprestar o Joeano, continuando a pagar parte importante do salário.
Só falta arranjar uma companhia para este nosso matador.
Joeano
“Ontem, ficou acertada a continuidade de Joeano. O avançado fica na Briosa, de novo a título de empréstimo pelo Beitar. Mesmo assim, Manuel Machado pretende mais um ponta-de-lança, além de um número 10, e ainda aguarda pela chegada de um defesa-esquerdo.”
in Record
“Joeano, o ponta-de-lança que toda a gente queria, do presidente ao mais indiferente dos adeptos, já está certo, ao que tudo indica outra vez por empréstimo do Beitar.”
in O Jogo
quarta-feira, julho 18, 2007
Ponta de lança
Gelson rescindiu e regressou ao Brasil, Nestor foi emprestado para um clube da Coreia do Sul e Dário, que foi possibilidade, foi descartado por Manuel Machado.
Quanto a Joeano, pode vir a ser emprestado a um clube português, estando a Briosa a lutar com o Vitória de Setúbal.
Não creio que Joeano e Vohou (a confirmarem-se) sejam as soluções para o que a Briosa necessita. A ver vamos...
terça-feira, julho 17, 2007
Iniciativa louvável
A conversa de José Eduardo Simões com a Comunicação Social. Sem tabus, e falando sobre tudo. Pena não acontecerem mais momentos destes. Fica aqui a reportagem do Diário de Coimbra (os sublinhados e destaques são meus):
Direcção da Briosa abriu o “livro”
A iniciativa até poderá não ser inédita a nível nacional, mas é bastante louvável. A direcção da Briosa promoveu um encontro informal com a Comunicação Social e, durante sensivelmente duas horas, foram discutidos abertamente diversos temas relacionados com a vida do clubeA planificação da nova temporada foi o tópico mais explorado, com o presidente José Eduardo Simões a defender a ideia de que a Briosa 2007/2008 apresenta maior equilíbrio e será mais competitiva do que a anterior. Para o provar, estabeleceu a comparação, por sectores, entre o que existia nesta fase da pré-época em 2006/2007 e o que se encontra agora ao dispor de Manuel Machado.
«Quanto aos guarda-redes penso que é claro que irá existir uma maior competitividade na corrida pela titularidade. No que concerne à defesa e ao meio-campo defensivo, também estamos melhor, temos mais qualidade e mais opções, ressalvando o Lino (embora por esta altura há um ano atrás fosse por todos subestimado). O Milos e o Paulo Sérgio evoluíram visivelmente.
No meio-campo mais ofensivo é evidente que o Filipe Teixeira será uma baixa importante; nas alas temos o Ivanildo, o Lito e o Hélder Barbosa, e em relação ao ataque, estamos a trabalhar para o reforçar…», sustentou.
Ainda sobre a questão do ponta-de-lança, dois aspectos ficaram vincados pelo responsável máximo da direcção academista: primeiro, Pedro Ribeiro (internacional sub-19 português) é uma forte aposta; e Joeano continua a ser hipótese para atacar a BwinLiga 2007/2008.
Aliás, José Eduardo Simões não escondeu que «estamos no mercado há procura de um número 10 e de um avançado».
Já em relação aos dois marfinenses que se encontram a cumprir um período experimental, o dirigente disse claramente que «não os conheço» pelo que se ficou por aí nas considerações.
O presidente revelou ainda que o acordo estabelecido com o Varzim para a contratação de Pedrinho prevê a entrada do jogador na Académica já a partir de Janeiro.
Irmãos N´Doye com processos
Naturalmente que também o caso Dame foi aflorado neste encontro. José Eduardo Simões voltou a referir que existem dois processos nos tribunais contra o jogador que foi recentemente apresentado no Panathinaikos. Um pessoal e movido por Luís Godinho e outro do clube, na medida em que defende a existência de um contrato com o atleta. Todavia, as esperanças numa resolução rápida da questão são bastante remotas. O presidente recordou mesmo o processo da saída de Antchouet do Belenenses, cuja decisão se vai arrastando no tempo...
Mas também Ousmane já se encontra sob a alçada do departamento jurídico dos estudantes. José Eduardo Simões esclareceu que «o jogador pediu uma semana mais de ferias, isto porque tinha disputado um jogo pela selecção do Senegal. O pedido foi-lhe concedido mas já deveria ter-se apresentado no dia 9. Ele conhece as regras e sabe que terá de ser sancionado, mas acredito que brevemente estará connosco».
Já a “novela” em torno de Tiero parece estar bem perto do fim. O jogador ganês, ao que tudo indica, deverá já hoje viajar rumo a Portugal, pelo que o mais tardar amanhã já deverá integrar os trabalhos.
“Vale a pena investir em portugueses”
Uma das novidades desta Briosa prende-se com a política de reforços. Ao contrário do passado mais recente, onde a zona sul-americana era a grande municiadora de jogadores da turma da cidade do Mondego, agora o mercado luso foi o privilegiado. Esta é uma nova filosofia defendida pela direcção, que entende ser a altura ideal para apostar nos jogadores portugueses.
«As viagens para o Brasil agora são bem mais caras e os clubes lá pagam em média mais do que nós podemos oferecer. Por outro lado, como há menos equipas na BwinLiga, surgem outras possibilidades e a um preço mais acessível. Hoje vale a pena investir em jogadores portugueses», disse.
Em relação ao orçamento, José Eduardo Simões afirmou que é mais baixo do que o de anos anteriores, inclusivamente o de 2002, ano em que os estudantes estavam na 2.ª Liga «altura em que a taxa de tributação de IRS era de 20%, enquanto agora é de 42%».
«É necessária muita ginástica, muito rigor para apresentarmos e cumprirmos orçamentos que são credíveis. Esta equipa apresenta ordenados, em média de 75 a 80 mil euros anuais brutos. Há uma grande diferença com o praticado anteriormente. Tivemos lucros nas últimas épocas e naturalmente que contamos que o mesmo se repita no final da próxima temporada. Com isto estamos a combater o passivo e a investir».
Na barra dos tribunais
Já sobre os processos que correm contra si nas barras dos tribunais, José Eduardo Simões disse não poder prestar grandes esclarecimentos, até devido ao segredo de justiça, mas voltou a mostrar-se tranquilo e a aguardar pelo desfecho dos mesmos. «Vamos esperar por 14 de Setembro para saber o veredicto da juíza sobre os seis casos que solicitei para abertura de instrução. Os outros dois será interessante discuti-los em tribunal», declarou.
Em vésperas de ano eleitoral, estes processos não abonam a favor do dirigente que pareceu preparado para os prováveis ataques que daí poderão advir: «Acredito que os possíveis adversários possam querer pegar por aí, isto apesar de achar que será uma situação pouco ética e até pouco académica», declarou.
Academia inaugurada em Novembro
Um dos projectos mais arrojados deste elenco directivo prende-se com a Academia Briosa XXI. Nos últimos tempos a empreitada tem ido de vento em popa e depois de terem sido colocados os dois pisos sintéticos, também o edifício principal se encontra bem perto de estar concluído. A tal ponto que José Eduardo Simões aponta para Novembro a inauguração oficial daquele complexo.
«Falta apenas um campo sintético mais pequeno, para futebol de cinco e outro para treino específico de guarda-redes, mas lá para meados de Novembro deverão estar reunidas as condições para se proceder á sua inauguração», acrescentou.
O problema era Pimenta Machado
Na passada semana, o encontro amigável com o Vitória de Guimarães causou muita polémica, mas maior agitação foi provocada pela sardinhada que serviu para reatar as relações institucionais há muito cortadas entre os dois clubes devido ao caso N´Dinga.
Sobre esta matéria, o dirigente foi peremptório ao afirmar que o problema residia na figura de Pimenta Machado, «o responsável» pelo que de mal aconteceu à Briosa nessa altura.
«Se actualmente se mantivesse o presidente de então, naturalmente que seria impossível estabelecer qualquer tipo de relação. Esse senhor é que foi o grande responsável pelo que se passou. Já saiu, pelo que as coisas tendem a voltar à normalidade. O jogo decorreu bem, pena foi não termos ganho», disse.
No maisfutebol estão algumas partes muito importantes:
Objectivo: classificação superior à média dos últimos anos
O presidente da Académica estabeleceu um objectivo, em termos desportivos, para a nova época: obter uma classificação superior à média dos últimos cinco anos. Se fizermos as contas, e tendo em consideração duas balizas - a pior (15º lugar) e melhor posição (13º ) obtida durante esse período -, é fácil perceber que ficar em 12º lugar será o suficiente para atingir tão modesta meta.
«Mas o mais importante é criar as condições necessárias para termos uma equipa sólida, capaz de cimentar o seu estatuto de primeira liga durante muitos anos», referiu José Eduardo Simões.[...]
O orçamento para temporada prestes a iniciar-se será mais uma vez reduzido em relação ao anterior, com uma média salarial anual em termos brutos a rondar os 75 a 80 mil euros. «Desde que estou na direcção, passámos a fazer orçamentos credíveis. Só para dar um exemplo, o de 07/08 será inferior ao de 01/02, quando estávamos na Liga de Honra. Em 06/07 tivemos resultados positivos e quanto a 07/08, as expectativas são, igualmente, positivas. Queremos, depois, utilizar os resultados para abastecer o passivo e fazer investimento, nomeadamente na Académica, que esperamos inaugurar em Novembro e terá um custo de 750 mil euros», referiu o presidente, sendo secundado pelo vice-presidente António Preto: «Quando sair, esta Direcção vai deixar obra feita.»
O líder da Briosa confirmou ainda que o clube nada lucrou com a saída de Roberto Brum para o Sp. Braga - afinal o seu passe, sabe o Maisfutebol, pertencia a um empresário - e fez um encaixe mínimo no caso de Lino, já que o jogador detinha a maior percentagem dos seus direitos desportivos. Outra confirmação foi a da possibilidade de Pedrinho, contratado no defeso ao Varzim e cedido de novos aos poveiros por empréstimo, ingressar no plantel em Janeiro.
segunda-feira, julho 16, 2007
Filipe Teixeira sai, Fofona entra
Finalmente Filipe Teixeira conseguiu encontrar um clube que estivesse disposto a pagar a claúsula de rescisão (750 mil euros). Depois de o seu empresário andar a falar em clubes de primeira linha como o Benfica e o Panathinaikos, vai afinal para o West Bromwich Albion (2ª divisão inglesa).
Destaque para o facto de este clube, e o jogador, se terem portado lealmente e de acordo com o Presidente da AAC:
"O clube inglês portou-se muito bem e os interesses da Académica foram plenamente salvaguardados, embora a Académica receba apenas 55 por cento dessa quantia, ou seja, 400 mil euros."
Para o substituir deve ser contratado Fofona, o jogador da Costa do Marfim que tem agradado sobremaneira nos treinos.
Outra hipótese é Vohou, sendo que esta decisão está dependente das situações de Joeano, Gelson e .... Dário.
Fofana e Vouho deram nas vistas
sábado, julho 14, 2007
Guerra aberta
Campos Coroa dixit:
“Face à situação judicial, ele devia era demitir-se e estar calado. Não desejo que ele seja condenado, a bem da instituição”,
“Ele que se cale e que se demita de vez!”
“Não me reconheço nesta Académica de hoje. O actual líder é um péssimo presidente e um péssimo gestor pois, apesar dos grandes orçamentos, duplicou o passivo e a gestão desportiva é desastrosa.”
José Eduardo Simões dixit:
“Ele fala sempre em quase nada, mas passou cheques sem cobertura, deixou o clube mal financeiramente e, em sete anos sob o seu comando, a Académica esteve cinco anos na 2.ª Divisão.”
terça-feira, julho 10, 2007
Mais fácil apanhar um mentiroso que um coxo
sábado, julho 07, 2007
A UEFA e a FIFA
Já há muito são conhecidas as decisões idiotas destes organismos relativos à arbitragem. Depois foram os jogos acima dos 2.500 m, mas não contentes com isso, querem atingir o ridículo em cheio (em vez de o roçar). Mas afinal, qual é o mal disto?
sexta-feira, julho 06, 2007
Joeano
Conforme tinha afirmado, Joeano ainda não tem nada decidido. O caso é muito simples: o jogador não se importa de ficar em Coimbra, mas não é ele que decide. Apesar de alguns dizerem que "Joeano quer ficar em Coimbra" a verdade não é bem essa. Joeano quer ficar em Coimbra SE for na condição de emprestado. Se rescindir com o Beitar (hipótese que está em cima da emsa) Joeano quer ficar onde lhe oferecerem melhores condições.
E quando se resolverá este problema? Esperemos que amanhã haja fumo.... negro.
Ivanildo e Hélder Barbosa
Ivanildo e Hélder Barbosa apenas para a semana devem começar os treinos. Que venham com ganas.
terça-feira, julho 03, 2007
Um aumento de 13%??????
Desde que começou a venda do Bilhete de Época tenho sido um comprador habitual. Apesar de o achar caro porque, por causa do tirocínio das televisões, há sempre um ou dois jogos contra os grandes que não tenho oportunidade de ver. Mas como compro o bilhete de época para ver jogar a Briosa, tenho-o comprado religiosamente.
Este ano não vou comprar porque acho um absurdo o aumento de 13% no preço dos bilhetes. Treze por cento é muito dinheiro e tenho pena que o pessoal da TBZ não saiba fazer as contas, quando diz:
BILHETES DE ÉPOCA MANTÊM PREÇO
Se eu dantes dava 50 euros por 17 jogos e agora dou os mesmos 50 euros por 15 jogos, cada jogo vai sair-me 13% mais caro, e não me sai ao mesmo preço. Ou não será assim?
Não sei o que me revolta mais - um aumento de 13%, ou haver alguém a querer tomar-me por parvo dizendo que estou a pagar o mesmo. Fazem lembrar o restaurante que em vez de aumentar os preços, diminuia as doses e depois ficava espantado de não ter clientes. Pois bem, podem ficar com o meu bilhete de época.... E têm sorte em que eu não os faça poupar nos selos das cartas que me enviam.
domingo, julho 01, 2007
À dúzia é mais barato
Já são 12 as caras novas da Briosa: Lito (Naval), Tiero (ex-Asante Kotoko), Licá (S. Lamas), Orlando (Freamunde), Ricardo, Pedrinho (Varzim), Pedro Costa (Sp. Braga), Berg (SV Ried), Nereu (Benfica), Cris (Feirense), Ivanildo e Hélder Barbosa (F.C. Porto).
Tal como no passado muitas contratações, mas este ano com uma nuance - a maior parte jogava em Portugal e são jogadores conhecidos do treinador.
Falta apenas uma, a mais difícil e a mais aguardada - o pota de lança. Com Pitbull completamente fora dos planos, há ainda a hipótese Joeano. Mas que nunca estará desbloqueada a tempo de o jogador se apresentar amanhã com a restante equipa.