segunda-feira, março 29, 2010

Pouca vergonha

A Briosa perdeu um jogo em que o adversário alinhou com um jogador de forma irregular, como nos revela o jornal O Jogo

braga-aac

Algumas curiosidades sobre esta notícia:

1. A função dos 4º árbitros é impedirem que isto aconteça. Na prática, duvido que verifiquem alguma coisa, e este caso só vem provar que os jogadores entram com o equipamento que quiserem, quer esteja nas normas quer não esteja.

2. Acho fantástico que a notícia tenha surgido no jornal O Jogo. Numa altura em que o FCP luta pelo segundo lugar contra o SC Braga, surge o jornal a funcionar como um autêntico ponta de lança do clube portuense.

Assim vai o futebol português, onde os jogadores podem ir armados para dentro de campo e as verdades apenas se descobrem quando são oportunas para alguns.

VSC 1 – Briosa 0

sexta-feira, março 26, 2010

José Eduardo Simões clarifica posições

José Eduardo Simões defende candidatura de Fernando Gomes (*)

O presidente da Académica, José Eduardo Simões, defendeu hoje que Fernando Gomes seria o candidato ideal à presidência da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) e considerou que Hermínio Loureiro "tomou decisão correta" ao renunciar ao cargo.

Para José Eduardo Simões "dificilmente se poderia pensar em alguém mais isento, capaz de olhar para todos da mesma forma, sejam grandes ou pequenos", em análise a uma eventual candidatura de Fernando Gomes.

"Sabe como muito poucos o que é o negócio do futebol. Conheço o esforço que tem feito enquanto dirigente do FC Porto para resolver um conjunto de problemas que não são exclusivos do FC Porto, mas de todos os clubes nacionais", justificou à Agência Lusa.

O presidente da Académica observou que a ligação ao FC Porto, do qual foi administrador da SAD, "não engana ninguém", mas deposita "total confiança" e mantém "a expectativa muito favorável de que pode ser grande presidente da Liga".

José Eduardo Simões considerou também que Hermínio Loureiro "tomou a decisão correta" em renunciar à presidência da LPFP, na sequência da decisão do Conselho de Justiça (CJ) da Federação Portuguesa de Futebol de reduzir os castigos aos futebolistas do FC Porto Hulk e Sapunaru.

"Face a esta disparidade de decisões entre o Conselho de Justiça e a Comissão Disciplinar acho que tomou a decisão correta", sustentou o presidente da Académica, lembrando que o clube de Coimbra "também já sentiu com essa disparidade de critérios".

(*) in O Jogo

Algumas notas sobre o apoio de José Eduardo Simões a Fernando Gomes e a Hermínio Loureiro:

1. Se é para apoiar Fernando Gomes, o timing é o mais oportuno. Demonstra iniciativa e liderança na Primeira Liga.

2. Não partilho da boa vontade de JES sobre Fernando Gomes. Contudo, a realidade é que ainda não vi melhor solução. Soares Franco poderia ser uma hipótese, mas Rui Alves seria positivamente catastrófico para todos.

3. Gostei das palavras de solidariedade para com Hermínio Loureiro. É bom não esquecer que a Briosa faz parte deste elenco directivo e tem lá um seu vice-Presidente.

4. Muito importante a referência às injustiças já sofridas na pele, resultantes de decisões sem nexo, do Conselho de Justiça da FPF.

sábado, março 20, 2010

Bom gestor?

Ter sido gestor de um clube que tem um passivo de mais de 140 milhões de euros  parece ser sinónimo de competência. Assim vai o futebol português.

O futebol português não precisa de gestores de clubes (quase) falidos. Precisava de gente que, além de ser séria, se habitua a fazer muito com poucos recursos. Eu apostava no Presidente do Paços de Ferreira, clube que já pisou palcos europeus, com pouquíssimos recursos e que apesar disso continua com um projecto realista.

Polémica?!

0499-300x225[1] Os jornais anunciavam que a Assembleia Geral prometia polémica. Cordatos, como sempre, os académicos ficaram em casa. Uns porque não queriam ser acusados de desestabilizar e outros porque não queriam confusão.

sexta-feira, março 19, 2010

Desmentidos e outras coisas

André Villas Boas bem pode desmentir, mas a verdade é que corre o boato de que ele já disse a alguns jogadores que, em princípio, para o ano iria para Alvalade e estava a pensar levar um deles com ele.

Verdade, mentira?

Não sei, até porque hoje pode ser verdade e amanhã passar a ser mentira. Mas tenho a certeza que André se precipitou quando falou com o jogador. Esperemos que o encontro com o seu mentor lhe tenha aclarado as ideias.

domingo, março 14, 2010

Os ditadores

O penalty que foi marcado sobre o FCP deixou dúvidas. Curiosamente não houve uma única repetição com a perspectiva por trás da baliza. Vimos exaustivas repetições de tantos lances e deste só existe uma, longe, em que se parece vislumbrar uma cotovelada de Bruno Alves. Recordo que, em Portugal, são estes senhores, os da televisão, que condicionam muito do que se passa no futebol indígena. É com base nas imagens televisivas (ou na sua ausência) que se castigam jogadores e se ilibam/crucificam árbitros.

Deste lance, fica a dúvida que teria sido desfeita com um bom trabalho de realização. O mesmo trabalho de realização que permite ver claramente Éder a ser derrubado ao 17 minutos por Miguel Lopes. Aqui não foi a realização que falhou, mas sim os comentadores que fizeram um dos comentários mais ridículos que já ouvi sobre arbitragem.

Sobre o jogo, gostei da atitude da equipa em geral, e fiquei siderado pela péssima exibição de Orlando, para mim a pior desde que chegou à Briosa. Sougou e Éder estiveram num nível muito, muito bom.

Briosa 1 – FCP 2 (resumo)

sábado, março 13, 2010

Gonçalo Capitão no Mundial

Gonçalo Capitão, responsável pelo futebol profissional da Académica de Coimbra desde o abandono de Jorge Alexandre, vai ser obrigado a suspender as tarefas que tem desempenhado em virtude de ter sido escolhido pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros para assumir funções de adido social no Consulado-Geral de Portugal em Joanesburgo, na África do Sul, por um período de três anos. O anúncio oficial da saída dos corpos gerentes da Académica deverá ser feito na noite de sexta-feira, quando tiver lugar a próxima assembleia geral.

in O Jogo

domingo, março 07, 2010

Berger expulso

Empate na Madeira, sem golos e sem brilho, onde o mais relevante foram as duas bolas aos ferros da baliza de Ricardo, e Berger a ver dois amarelos nos últimos 10 minutos de jogo. Éder regressou e foi titular.

sábado, março 06, 2010

Comunicado

A Direcção da AAC/OAF em conjunto, e de acordo com o treinador da equipa principal da Académica, André Villas-Boas, vêm por este meio desmentir categoricamente todas as notícias que nos últimos meses têm vindo a ser tornadas públicas relativamente ao futuro do seu técnico que, recorde-se, tem contrato com esta Instituição até 2011.

Acrescenta-se também que, em prol da protecção do grupo de trabalho, empenhado na obtenção de objectivos importantes e decisivos para esta época, a AAC/OAF e o seu treinador serão intransigentes e não se alargarão nenhuma vez mais sobre este assunto que tem sido continuamente desmentido por todos os seus intervenientes.

A Direcção da AAC/OAF e o seu treinador, André Villas Boas.

Villas-Boas sucede a Carlos Carvalhal



José Eduardo Bettencourt já encontrou o sucessor de Carlos Carvalhal: André Villas-Boas, o atual treinador da Académica, vai orientar os leões na próxima temporada. O negócio está a ser conduzido no maior sigilo mas há acordo para um contrato que deverá ser de uma época, com mais uma de opção.
Com esta operação o clube de Alvalade antecipa-se ao FC Porto, que via em Villas-Boas um técnico com capacidade para suceder a Jesualdo Ferreira, com vida muito difícil no Dragão caso não vença Taça de Portugal e Taça da Liga.
Vão acompanhar o técnico em Lisboa dois homens que com ele trabalham em Coimbra, José Mário Rocha - treinador-adjunto com responsabilidades na preparação física - e Daniel, um observador muito próximo de Villas-Boas e que poucos conhecem. Os leões deverão incluir na equipa técnica um homem da casa, à semelhança do que aconteceu com Carlos Pereira e Paulo Bento ou José Lima e Carvalhal. Estes detalhes estão, contudo, ainda em discussão.
Para finalizar o negócio o Sporting terá ainda de pagar a cláusula indemnizatória do técnico, colocada no contrato quando da primeira investida leonina, logo após a saída de Bento. Mas este é um assunto encerrado para Bettencourt e Costinha - a par de todo o processo -, que não pretendem ver travada a ida do discípulo de Mourinho para Alvalade.
No contrato a celebrar entre Villas-Boas e Sporting haverá forte componente de objetivos, estando previsto um prémio de 300 mil euros em caso de conquista da Liga, 100 mil no caso de triunfo na Taça de Portugal e igual valor pela vitória na Taça da Liga. Curiosidade é o aumento de espectadores em Alvalade estar também previsto nos prémios do contrato do técnico, mostrando a preocupação do presidente com um problema que muito tem incomodado os dirigentes leoninos. A contratação só deverá ser assumida no final da época para não perturbar o trabalho de Carvalhal e do jovem técnico em Coimbra

quinta-feira, março 04, 2010

Quando a esmola é muita…. o santo desconfia

Fernando Gomes, administrador da SAD do FCP acaba de proferir uma boa ideia, que seria óptima se tivesse sido tomada noutra altura:

“Creio que a forma como as verbas da Champions League são distribuídas tem de ser analisada e alterada, por forma a dar mais dinheiro aos clubes e a equilibrar as competições domésticas",

"Se os clubes que não estão presentes na Liga dos Campeões receberem mais dinheiro, podem comprar melhores jogadores e aumentar a qualidade da competição. Se não conseguirem fazer isso, a qualidade decresce e o fosso interno aumenta”

Nada mais verdadeiro. Se o bolo que é recebido anualmente pelos clubes que vão à Champions em Portugal, tivesse sido distribuído mais pelos outros clubes, incluindo os que não vão às Competições Europeias, provavelmente não teríamos tantos clubes com problemas seriíssimos de tesouraria e tanto jogador português a emigrar para o Chipre. Curioso é que esta brava tomada de decisão, seja tomada justo depois da derrota do FCP em Alvalade. Coincidência de calendário, certamente.

quarta-feira, março 03, 2010

25 anos

A Mancha Negra, claque a quem pedimos emprestada a frase que temos no nosso blogue, faz hoje 25 anos.

A eles, os nossos PARABÉNS e que continuem a apoiar a BRIOSA.

MN_25_anos

Evolução no futebol português

Enquanto se assiste numa evolução ao nível das qualificações dos treinadores da I liga, continuamos a ver por parte da Federação a obtenção de tachos para os amigos que sem curriculum nenhum passam a seleccionadores nacionais, só porque sim.

Refiro-me a Oceano Cruz, que não duvido que seja uma excelente pessoa, mas totalmente inapta para as funções onde o colocaram – seleccionador sub-21, onde vai coleccionando derrotas apesar da qualidade dos jogadores de que dispõe. Depois queixem-se da falta de opções na Selecção principal.