domingo, janeiro 31, 2010

Derrota ao cair do pano

Depois de estar a vencer por 1-0 aos 85 minutos a Briosa perde o jogo revelando alguma falta de maturidade. Destaque para o apoio dos adeptos que se sentiu na Mata Real e que mereciam mais.

Golo!!!!

Berger!

Recuperar Bischoff

Amaury Bischoff tem sido a grande decepção da equipa da Briosa. Um jogador jovem, com reconhecida qualidade, ainda não conseguiu encontrar o seu espaço no futebol português. Um ingresso que gerou naturais expectativas mas que se saldou em 45 minutos pobres no campeonato e umas fugazes aparições na Taça da Liga.

Sem jogar tudo se torna mais difícil e atenta a isso, a Briosa chegou a acordo com o Desportivo das Aves para um empréstimo até ao final da temporada. Espero sinceramente que este passo atrás que Bischoff vai dar na carreira, lhe sirva de balanço para que no início do próximo ano esteja a lutar por um lugar no onze da Briosa.

Austríaco Berger na mira do Nantes


Exibições do defesa-central austríaco, Markus Berger, não passaram despercebidas ao clube francês. A entrada de André Villas Boas para o comando técnico da Académica fez emergir no plantel Markus Berger. O defesa-central passou da condição de não utilizado a titular indiscutível e as exibições do austríaco não passaram despercebidas ao Nantes, clube da 2.ª liga francesa, que, sabe A BOLA, poderá a qualquer momento fazer chegar aos responsáveis academistas uma proposta concreta para aquisição dos direitos desportivos do atleta, aproveitando, assim, a janela de transferências de Janeiro.Para já fonte ligada ao clube conimbricense garante não ter existido qualquer contacto do clube gaulês que se quiser assegurar o central no imediato terá de agir rapidamente uma vez que o mercado encerra, em França, à meia-noite de dia 1.

Por Ricardo Busano in a Bola

quinta-feira, janeiro 28, 2010

Calendário

10 Fevereiro

F.C. Porto-Briosa, 20:15 (SIC)
Bilhetes a 10 e 15 euros

14 Fevereiro

Briosa - Olhanense, 16:00
Preço dos Bilhetes ainda não disponível, mas se for como os deste fim de semana, são a 12,5€ e 15€.

precos_2010_j17

22 Fevereiro

Belenenses-Briosa, 20:15 (Sport TV)

terça-feira, janeiro 26, 2010

Saiu azul

A Briosa vai jogar ao Dragão, no dia 10 de Fevereiro, para as meias finais da Taça da Liga defrontar o FCP.

Jogo duplamente difícil porque além de ir defrontar um adversário teoricamente mais forte na sua própria casa, recorde-se que no fim de semana anterior a Briosa desloca-se a Alvalade enquanto que o nosso adversário recebe a Naval.

domingo, janeiro 24, 2010

Briosa segue em frente

Ao vencer o Leixões, a Briosa segue em frente na Taça da Liga, onde fruto de mais uma particularidade num regulamento abstruso irá defrontar SCP ou FCP num único jogo em casa destes. Fazer meias finais a uma só mão em casa de um dos intervenientes é algo que só pode lembrar a pessoas que vivem o futebol  a preto e branco.

sábado, janeiro 23, 2010

Gente que leva a Briosa na alma

E de futebol, o adepto da Académica , do Benfica, da Selecção, que escreveu poemas a cantar o Bentes e o Eusébio, o Chalana e o Figo, o cronista de jornais que compilou esses textos em O Futebol e a Vida, perceberá mesmo? A palavra a Toni, o júnior da Académica quando Alegre estava a exilar-se, o futebolista matriculado em Direito que ouvia a voz de A Voz da Liberdade, o já jogador do Benfica na final da Taça de Portugal na Crise Académica de 1969, o treinador que levou para a China o livro Alma, que retrata Águeda, mas podia ser a vizinha vila de Anadia. "Sabe ler bem um jogo, isto é, desmonta o jogo da sua complexidade, usando até o novo léxico (as pressões altas, as transições) sem precisar de ser um dos velhos Teóricos da Académica", os entendidos que, na época em que Toni jogava com a camisola negra, se reuniam em tertúlias nos cafés Arcádia e Montanha convencidos que sabiam mais que o mister. "E, ao contrário de outros políticos, não diz que gosta do futebol porque dá jeito."  [DN]

Estratégia para a Taça da Liga

Villas Boas conta com Ricardo que regressa aos convocados depois de dois meses ausente por lesão. Uma boa notícia que vem num momento assaz oportuno.

Note-se também a ausência de Tiero e de Lito, que parece dar a entender que não se descarta a possibilidade de se ter de recorrer ao critério da média de idades. Amessan de 19 anos, pode vir a estrear-se nos últimos minutos da partida.

sexta-feira, janeiro 22, 2010

Discurso frontal

“Ambicionamos a vitória para garantir a qualificação imediata, sem estar à espera de outros resultados”

“Não me posso preocupar. O melhor resultado para nós é ganhar, pois conseguimos imediatamente a qualificação. Todos os outros cenários estão condicionados ao regulamento Taça da Liga. Em caso de empate entram todos os grupos em jogo e uma série de contas… O mais fácil de entender é que a vitória garante a passagem, por isso vamos focalizar-nos na vitória.”

André Villas Boas, hoje, em conferência de imprensa antes da deslocações a Matosinhos.

quarta-feira, janeiro 20, 2010

Contas da Académica investigadas pelo Fisco (*)

O Fisco está a investigar alegadas irregularidades praticadas pela Direcção da Associação Académica de Coimbra/OAF. Ao que o Diário de Coimbra apurou, alguns responsáveis do clube têm sido chamados à Direcção de Finanças de Coimbra para responder às dúvidas dos inspectores e ontem mesmo terá sido a vez do ex-vice presidente, Jorge Alexandre, prestar depoimento no âmbito do processo aberto.

Ao longo do dia tentámos contactar quer Jorge Alexandre quer outros responsáveis da Briosa mas não conseguimos falar com qualquer um deles. Todavia, apurámos junto de fonte conhecedora do processo que em causa estará a liquidação do IRS referente aos vencimentos dos futebolistas do clube. Aparentemente, a Briosa apenas pagava os valores referentes ao IRS no final do ano civil, pois só nessa altura processava contabilisticamente os vencimentos. Mensalmente pagava com adiantamentos de caixa e assim só no final do ano teria de pagar o valor relativo ao IRS com juros. Embora, aparentemente, a Académica liquide na mesma o valor a que está obrigada por lei, o facto de não pagar ao Estado o imposto no prazo de 90 dias poderá ser considerado crime.

(*) Diário de Coimbra

segunda-feira, janeiro 18, 2010

Visto por outros

Hoje, no Académica-Sporting de Braga, Lucílio viu um penálti cometido sobre Mossoró onde ele não existiu, num lance que se passou dois palmos à frente dos seus olhos – pelos vistos, ou por vista a mais do árbitro, passou por aí a vitória bracarense em Coimbra.   i-online

domingo, janeiro 17, 2010

Briosa 0 – Braga 2

O resultado de 2-0 é pesado para representar o que se passou hoje. Contra o líder do campeonato, a Briosa mostrou personalidade, tendo sofrido um golo fruto de uma penalidade discutidíssima. Há falta do jogador do Braga no início da jogada e depois um mergulho fantástico.

Na segunda parte, assistiu-se a anti-jogo do Braga e é um novo erro que dá origem ao segundo golo. Vejam o resumo, que fala por si:

sábado, janeiro 16, 2010

Berger feliz

Depois de na quinta feira ter admitido renovar, a Direcção não perdeu tempo e  prolongou o vínculo com Markus Berger por mais duas temporadas, renovando até ao final de 2012.

Recorde-se que Berger já foi utilizado mais tempo este ano (990 minutos), do que nas 2 épocas anteriores sob o comando de Domingos Paciência  (980 minutos).

 

Jogos

Minutos

Liga Sagres 09/10

8 720

Carlsberg Cup 09/10

3

270

Liga Sagres 08/09

7

398

bwin Liga 07/08

9

582

sexta-feira, janeiro 15, 2010

A idiotice

Fazem uma prova com regulamentos que ninguém percebe, com um calendário parvo, e preços caros para ver jogos à quarta feira às 18:00, hora a que as pessoas que trabalham, estão … a trabalhar. Agora querem acabar com a prova porque, pasme-se, parece que não há publico.

Não sei o que é mais idiota – fazer Regulamentos que depois não sabem ler, marcar jogos para dias da semana em horário de trabalho, ou pensar acabar com uma prova que é a segunda melhor fonte de receitas do clubes.

Sugestão: mantenham a prova, peçam a um miúdo da 4ª classe que faça o Regulamento e a qualquer dona de casa, que faça o calendário e estabeleça o preço máximo dos bilhetes. Garanto que terá muito mais público.

quinta-feira, janeiro 14, 2010

Continuamos a liderar

taca_liga_09_10_class_j2 Depois de um empate a zero com o FCP, a Briosa continua a liderar o grupo A, colocando-se numa boa posição de passar à fase seguinte.

O próximo jogo será em casa do Leixões, clube que arruinou as suas hipóteses de continuar em prova ao empatar com o Estoril.

terça-feira, janeiro 12, 2010

Campeão de Inverno

O blog Briosa acaba de se sagrar campeão de Inverno (série B) do Campeonato Nacional de Blogues promovido pelo BnR-B. Vamos a ver como corre o Torneio Clausura.jorn 15[1]

segunda-feira, janeiro 11, 2010

Éder de fora mais de um mês

eder Éder vai ser operado esta segunda-feira ao menisco na sequência da lesão sofrida durante o jogo com o Estoril.

Pela frente, Éder deverá ter um tempo de recuperação nunca inferior a um mês.

Ao jogador, endereçamos os nossos votos de rápidas melhoras.

AAC 2 – Naval 0 (resumo)

AAC 2 - Naval 0 (golos)

Lito, aos 8 minutos inaugura o marcador

Sougou, aos 44 minutos, sentencia o resultado

domingo, janeiro 10, 2010

Vitória sobre a Naval

Vitória natural da melhor equipa, e reposição da verdade na tabela classificativa. Esta Naval é uma equipa bem mais fraca do que a Briosa e o facto de ter estado à frente tanto tempo reflecte bem o quanto a Briosa andou à deriva quando comandada por Rogério Gonçalves.

Destaque para Lito, jogador que muito aprecio, e que continua a mostrar a sua importância sempre que é chamado.

quinta-feira, janeiro 07, 2010

Sougou em discurso directo

sougou "É a minha melhor época, porque jogo com mais regularidade e maturidade. Tenho contrato com a Académica até 2011 e estou com a cabeça aqui. Estou muito satisfeito e, se me propuserem a renovação, não vou rejeitar"

"Melhorei muito com a vinda de Villas-Boas, porque exige o máximo de mim, insistindo nas minhas características de jogar em profundidade"

"Gosto muito de trabalhar com ele, faz-me lembrar muito o Domingos, um treinador moderno."

E sobre o jogo:

"Vai ser um jogo muito intenso e muito disputado, mas a Académica está preparada para o ganhar. Precisamos muito dos três pontos. Jogamos em casa, o que aumenta a nossa responsabilidade"

"Não tenho um número de golos para esta época. Normalmente marco quatro ou cinco golos por época, pelo que já superei essa marca"

quarta-feira, janeiro 06, 2010

No primeiro derby do Ano, espera-se que o público adira ao pedido do Site Oficial da Académica e que vá em massa ao estádio.

Para que isto aconteça, a Mancha Negra lançou uma promoção para que se possa encher mais uma vez o sector ultra. Quem comprar bilhete indo à sede até Sábado pagará 3 euros por cada bilhete, mas quem for só no Domingo já paga 5 euros, por isso, toca a ir comprar os bilhetes para o derby.

FORÇA BRIOSA!

terça-feira, janeiro 05, 2010

Lesão de Éder não é grave

Aquilo que se chegou a temer – entorse do joelho – não se verifica e Éder deverá recuperar para o jogo com a Naval.

domingo, janeiro 03, 2010

Estrear a marcar na Taça da Liga

eder A Briosa entrou no jogou com personalidade e trocando muito bem a bola e logo aos 12 minutos tive a oportunidade de assistir a um grande golo de Éder.

A seguir ao golo, o jogo distribuiu-se mais ao meio campo, onde Diogo Gomes, Nuno Coelho e Cris conseguiam suster a equipa adversária. A defesa da equipa da Briosa registava algumas novidades, como o regresso de Orlando, a entrada de Hélder Cabral na esquerda e Pedro Costa no lado direito. Pedro Costa que durante a primeira parte registou um interessante duelo com o número 9 do Estoril, o internacional brasileiro Lulinha, que foi sistematicamente anulado pelo jogador da Briosa.

Ainda no primeiro tempo, aos 41 minutos, Lito marca o segundo golo, num lance descaído sobre a esquerda (tinha acabado de trocar com João Ribeiro).

Na segunda parte, o Estoril atacou mais, aparecendo Antchouet sempre como o jogador mais perigoso da equipa da Linha. Aos 68 minutos, numa abertura de Bruno Matias, um avançado do Estoril aparece isolado frente a Nereu que ao fazer-se à bola provoca a grande penalidade.

Antchouet converte a grande penalidade, e depois disso o Estoril atreveu-se mais e a Briosa pareceu incapaz de suster esse ímpeto. Villas-Boas aproveitou para fazer entrar Bru e Emídio Rafael (avançou Cabral), e dessa forma perdeu poder de choque na área intermédia.

A má notícia para a Briosa foi a lesão de Éder aos 82 minutos, substituído por Licá. Pareceu-me que se tratou de uma entorse ao nível do joelho, mas espero estar enganado. Até ao final, destaque para uma boa jogada construída por Licá a assistir Lito que remata ao lado do poste e para a expulsão de Lulinha.

sábado, janeiro 02, 2010

A quem servirá a carapuça?

Dá-me prazer termos lutado pela melhoria de um regulamento de uma competição profissional. É algo de que nos orgulhamos. Dá-me também prazer não ser agora chamado incompetente como me chamaram por não ter sido capaz de prever a entrada de um miúdo de 19 anos do Portimonense. Portanto, há um certo regozijo da nossa parte pelo facto de nos terem dado razão.”  Villas Boas in A Bola

A quem se estará a referir, Villas Boas?

Villas-Boas em discurso directo

vilasboas2 André Villas-Boas foi a personagem escolhida pelo jornal O Jogo para realizar uma extensa entrevista onde fala de tudo. E ficámos a saber que aquela investida do SCP teve como consequência o aumento do salário e a existência de uma cláusula de rescisão.

Ficam aqui algumas das passagens que achei mais interessantes, mas podem sempre ler a entrevista na íntegra.

Não arriscou em demasia para começo de carreira?

É o contrário. A Académica é que arriscou com a minha chegada. O mais fácil era dizer que eu era o observador do Mourinho e sem experiência de campo - o que não é verdade. Era fácil argumentar que não tinha experiência, sendo certo que ninguém a ganha se não tiver acesso a ela. Construiu-se a crítica pelo lado mais fácil. Tem 32 anos, é o observador do Mourinho, e vão dar-lhe a liderança de uma equipa? Essa é uma análise completamente errada. Há competências a ter em conta - e sentia-me pronto para abraçar um projecto. O projecto da Académica, um emblema com história no futebol português, é interessante, e não só porque na altura em que cheguei não estava distante do então penúltimo classificado [três pontos].

Quando cheguei, os objectivos da Académica já eram os de garantir a manutenção o mais rápido possível. A situação melhorou consideravelmente e permitiu-nos chegar a este período de Natal numa posição desafogada.

Vai fazer aquisições no mercado de Inverno?

Para já estou é interessado em emagrecer o plantel - de 28 jogadores - de modo a haver maior competitividade interna. Não alinho nas excitações de mercado! A haver algum alvo terá sempre de ser muito bem pensado.

Dá-se por satisfeito com a manutenção?

Esse é o grande objectivo, se possível obtendo igual classificação à do ano passado [7º]. De resto, fez-se justiça e teremos uma palavra a dizer na Taça da Liga. Temos bons jogadores, um orçamento baixo e não obstante satisfaz-me saber que a Académica é hoje sinónimo de prática de bom futebol.