quarta-feira, junho 30, 2010

Para terminar o tema “Selecção”

Era bom que se analisassem as coisas no futebol, em vez dos habituais instintos. Alguns dados que recolhi:

1. Portugal não ganha a um dos 50 primeiros classificados no ranking da FIFA desde o Euro 2008. Jogou contra muitos?

Alguns. Na qualificação defrontámos, sem vencer, a Dinamarca (36º) e a Suécia (37º). No Mundial só ganhámos à Coreia do Norte que está em 104º lugar no ranking FIFA.
Nos 15 jogos particulares realizados, Queiroz só ganhou 6, e desses, só um foi contra um adversário do top-50 (Camarões - 19º), tendo também perdido contra o Brasil por humilhantes 6-2.

2. Queirós faz a segunda pior fase final nos últimos 18 anos.

portugal_2010Mundial 2010 
Fase de Grupos: 2º lugar com 5 pontos; eliminado pela Espanha nos oitavos de final.
Euro 2008  (Scolari)
Fase de Grupos: 1º lugar com 6 pontos; eliminado pela Alemanha nos quartos de final
Mundial 2006 (Scolari)
Fase de Grupos: 1º lugar com 9 pontos; eliminado nas meias-finais pela França
Euro 2004 (Scolari)
Fase de Grupos: 1º lugar com 6 pontos; perdeu a final com a Grécia
Mundial 2002 (Oliveira)
Eliminado na fase de grupos com 3 pontos
Euro 2000 (Humberto Coelho)
Fase de Grupos: 1º lugar com 9 pontos; eliminado nas meias-finais pela França
Mundial 1998 (Artur Jorge)
Portugal não se qualificou (3º atrás da Alemanha e Ucrânia)
Euro 1996 (Oliveira)
Fase de Grupos: 1º lugar com 7 pontos; eliminado nos quartos de final pela Rep. Checa
Mundial 1994 (Carlos Queiroz) 
Portugal não se qualificou (3º atrás da Itália e Suiça)

3. Queirós deve deixar a FPF?

Nem pensar. Deve é ser enquadrado naquilo que ele soube fazer melhor do que ninguém – responsável por toda a área de formação do futebol em Portugal. Não há ninguém neste momento que esteja concentrado neste assunto e os últimos resultados têm sido muito piores do que os da Selecção Principal.

Queirós, aí, desenvolveria um trabalho valiosíssimo.

Muito mau

Quatro jogos, uma vitória, dois empates, uma derrota. Três jogos sem marcar um único golo.

Eu se visse um treinador da Briosa contratar dois defesas direitos e depois num jogo importante alinhar com um central adaptado à posição e perder o jogo com um golo marcado pelo extremo esquerdo da equipa adversária, pedia para mandarem o treinador ir para a rua.

Já para não falar das péssimas substituições realizadas, da incapacidade de responder às mudanças do adversário e da constante embirração com os jogadores da própria equipa.

Mas isso sou eu que não percebo nada de futebol.

terça-feira, junho 29, 2010

Traidor uma vez, traidor sempre

joaoribeiro1 Já François Chateaubriand dizia que os “acontecimentos fazem mais traidores do que as opiniões”. Talvez tenha sido a oportunidade que fez com que João Ribeiro voltasse com a palavra atrás e assinasse por três épocas com o Vitória Sport Clube.

Creio que é um risco sempre que se acolhe um traidor. Plutarco disse uma vez que “César declarou... que amava as traições, mas odiava os traidores”. Também eu partilho desta visão e tenho dificuldade em confiar em cão que morde uma vez o dono.

Só temos de fazer o de sempre

No jogo de hoje só temos que fazer o fazemos normalmente – e não me refiro ao Cristiano com a Nereida. Aqui vai um resumo, em castelhano, do que fizemos na última vez que jogámos.

sexta-feira, junho 25, 2010

O melhor do Mundial

Numa jornada onde não se esperam grandes sobressaltos, podemos deixar o nosso olhar perder-se pelo que este Mundial tem revelado de melhor.

terça-feira, junho 22, 2010

Diogo Viana para decidir esta semana


Os responsáveis da Académica estão apostados em garantir o empréstimo do jovem extremo do FC Porto, Diogo Viana.Ao que parece, o internacional Sub-20 português é um dos alvos de Jorge Costa para reforçar a versão 2010/2011 dos ‘estudantes’ e, por isso, o dirigentes do conjunto de Coimbra estão empenhados em garantir junto dos ‘azuis e brancos’ a cedência temporário do seu atleta.Recorde-se que, não há muito tempo, noticiámos que a vontade de Viana passaria por um empréstimo a um clube português. A possibilidade de jogar no seu país e de se poder mostrar melhor aos dirigentes portistas são razões mais do que suficientes para que este talentoso atleta pense em rodar no futebol nacional.Aos ‘dragões’ também interessará observar de perto um activo sobre o qual recaem muitas esperanças e por isso mesmo este negócio terá grandes probabilidades de vir a consumar-se. O Venlo, clube da Holanda ao qual o FC Porto cedeu o jogador em 2009/2010, está igualmente atento a uma oportunidade de renovar o contrato de empréstimo, mas a prioridade dada a emblemas lusos deverá ser determinante.
in abola

Imagem do dia de ontem

Ronaldo_as_costasDepois de andar a levar a equipa às costas, Ronaldo decide levar a bola.

Hugo Morais assinou

Ontem foi oficializada a contratação que aqui déramos conta há duas semanas. Hugo Morais vinculou-se por duas épocas com a Briosa e, entre outras coisas, afirmou:

Estou bastante feliz por vir representar um clube histórico, com grandes pergaminhos no futebol. Vou dar tudo em campo e espero que tudo corra bem no futuro.

Sou mais um para ajudar a equipa e o clube. A equipa manteve a espinha dorsal e eu sou mais um para ajudar. O ano passado a Académica praticava um futebol atractivo e com os jogadores que vêm queremos lutar pelos três pontos em todos os jogos, seja em que campo for. O objectivo é sempre esse.

segunda-feira, junho 21, 2010

Só para ficarem descansados

Todos aqueles que andavam preocupados, e mal informados, sobre a possibilidade de Filipe Teixeira regressar a Portugal, o Record informa que o jogador vai jogar na Ucrânia, onde encontrou um clube disposto a satisfazer as suas ambições salariais. Boa sorte para ele.

Segunda tentativa

Para que não digam que a culpa foi do equipamento, aqui vai um novo apoio, vestido a rigor. 

ima08

sábado, junho 19, 2010

Gonçalo emprestado

Sinceramente não percebo.

Gonçalo, que na época passada esteve emprestado ao Santa Clara, vai ser novamente emprestado este ano, ao Desportivo das Aves. Não me parece que um jogador de 23 anos vá aprender mais alguma coisa no Aves. Acho que deveria ser o nosso 3º central.

Confesso que só vi um jogo deste jogador (AAC-Nac para a Taça da Liga 08/09) e gostei do que vi. Digam vocês a Vossa opinião

quarta-feira, junho 16, 2010

Orçamento para a temporada 2010/2011 ronda os quatro milhões de euros

Coimbra, 16 jun (Lusa) - O orçamento da Académica de Coimbra para a temporada da Liga de futebol 2010/2011 irá rondar os cerca de quatro milhões de euros, menos um milhão que os "estudantes" gastaram na temporada passada.

A revelação foi feita pelo vice-presidente para a área financeira, Luís Godinho, à margem da apresentação do novo treinador da equipa, Jorge Costa.

"É ligeiramente inferior à da época passada, mas ronda os cerca de quatro milhões de euros", revelou à Agência Lusa o dirigente academista.

Luís Godinho confirmou ainda que o mesmo já foi aprovado em reunião de direção e que em breve, provavelmente no mês de julho, será apresentado aos associados em Assembleia Geral convocada para o efeito.

NR.

Apresentação

Jorge_CostaFoi um namoro antigo que felizmente deu em casamento. É um projecto que me agrada. Quando deixei Olhão disse claramente quais eram as minhas intenções, que passavam por ficar em Portugal, num bom clube, com condições e pessoas ambiciosas. A Académica encaixa perfeitamente nesse perfil.

As ambições são sempre crescer. Temos duas taças onde queremos ir longe. No campeonato há equipas que lutam pelo título, outras pela Europa… Depois há equipas que lutam pela manutenção e por aquilo que conheço dos jogadores e do clube, sei que não fazemos parte deste grupo de equipas. Queremos fazer um campeonato tranquilo, praticar bom futebol, chamar público ao estádio e continuar de forma gradual e sustentada o crescimento deste clube

Posso prometer uma Académica a lutar sempre pelos pontos, seja com que adversário for, casa ou fora, até último minuto

Não fechamos a porta a emprestados mas não é essa a política do clube. Este plantel dá-me garantias, manteve praticamente a base do ano passado, mas continua aberto a mais-valias. É também obrigação minha potenciar jovens da formação

Jorge Costa apresentado hoje

Daqui a pouco, às 12:00, na sala de Imprensa do Estádio, Jorge Costa irá ser apresentado oficialmente como novo treinador da Briosa.

terça-feira, junho 15, 2010

POOOR-TUUU-GAL ! POOOR-TUUU-GAL

A imagem é antiga e já foi usada noutras ocasiões, mas a menina não gostou do novo equipamento que lhe faz lembrar o do México em 1978 e recusou-se a vestir (?) a nova camisola.

Nós, como não ligamos a trapos, nem a seleccionadores trapalhões, sendo que a única coisa que nos interessa são as quinas ao peito, eis que as exibimos com orgulho enquanto gritamos a plenos pulmões: POOOR-TUUU-GAL ! POOOR-TUUU-GAL!

segunda-feira, junho 14, 2010

Com a chancela de Jorge Costa

Hugo_Morais Hugo Morais é o primeiro reforço da responsabilidade de Jorge Costa indo assinar por dois anos.

O médio, de 32 anos, alinhou nas últimas 4 épocas no Leixões sendo que na última época alinhou em 29 jogos, marcou 7 golos, sendo que 6 foram através da conversão de grandes penalidades.

Que seja feliz na Briosa.

domingo, junho 13, 2010

Juniores assinam

O defesa-central Ricardo Alves, o médio Grilo e o avançado Diogo Ribeiro, jogadores juniores da Briosa, preparam-se para assinar contrato profissional com a Académica. Parabéns.

sábado, junho 12, 2010

Zé Nando despede-se

Coimbra, 11 jun (Lusa) -- O treinador Zé Nando, que fez parte da equipa técnica de André Villas-Boas na Académica, despediu-se hoje do clube de Coimbra e vai assumir a mesma função na seleção de futebol do Burkina Faso.

"Concedi sempre a preferência à Académica para exercer as minhas funções. Contudo, na ausência de qualquer proposta laboral, terminou assim o meu ciclo desportivo com a instituição", afirmou em comunicado enviado à Agência Lusa o ex-treinador e ex-atleta do clube.

Em consequência deste facto, e depois de uma conversa tida hoje com a direção academista, Zé Nando, que esteve ligado durante 15 anos à "Briosa", confirmou a sua integração na equipa liderada por Paulo Duarte, selecionador do Burkina Faso.

"Desta forma, é com muita honra que aceito a proposta de trabalho do Burkina Faso, sendo esta a oferta mais consistente na progressão da minha carreira desportiva", concluiu Zé Nando, desejando aos "estudantes" os maiores sucessos para a próxima época desportiva.

Zé Nando, de 41 anos, esteve ligado à Académica como jogador entre 1995/1996 e 2002/2003, tendo, antes, representado, entre outros, Felgueiras, Portimonense, Académico de Viseu, Desportivo das Aves e Varzim.

Como técnico, treinou o clube-satélite da "Briosa", o Tourizense, em 2008/2009, enquanto na última época fez parte da equipa técnica de Rogério Gonçalves e depois de André Villas-Boas, como adjunto.

NR.

sexta-feira, junho 11, 2010

Adeus Tiero

Obrigado por tudo. Espero ver-te jogar para o ano na Liga Europa, ao serviço do CSKA de Sofia. Foram bons momentos com que nos brindaste. Obrigado.

Profissionalismo (?)

Por várias vezes tenho escrito aqui que acho um completo disparate afirmar-se que existe um futebol profissional em Portugal onde cabem 32 equipas. Os exemplos que sustentam esta minha percepção são quase diários, e para se ver o nível de “profissionalismo” que existe em Portugal nada como ver um clube da Liga Sagres a fazer treinos de captação para… o seu plantel principal. Quem tiver menos de 24 anos, basta ir a Aveiro e arrisca-se a ser jogador da Liga Sagres. Digam lá se isto não é profissionalismo no seu melhor nível.

quarta-feira, junho 09, 2010

Pape Sow confirmado

Pape_Sow

O antigo capitão dos sub-23 do Senegal, acabou de assinar pela Briosa para as próximas duas temporadas, afirmando-se como o segundo reforço da próxima época.

Boa sorte é o que lhe desejamos.

Diogo Valente na Academica


Vai cheirar muito mal…

Enquanto andam uns quantos entretidos com a Selecção, outros estão paulatinamente a pugnar pelo cadeirão mais ambicionado do futebol português. E como a vergonha é um bem que parece escassear cada vez mais, parece que vem aí uma candidatura que vai cheirar muito mal. Seria o cúmulo se o falsificador de carimbos pudesse passar a ser o máximo responsável pela emissão dos mesmos…

Pape Sow

Segundo o maisfutebol, Pape Sow está em Coimbra para realizar exames médicos para reforçar a Académica.

Deste jogador apenas sei que saiu a época passada do Leiria após um mês de treinos, saída que acabou em litígio com os leirienses a invocarem um período de experiência.

Diogo Valente

Diogo_Valente

Jogador com fibra e que, na minha óptica, passou ao lado de uma grande carreira.

Actualmente no Braga, este extremo esquerdo está muito próximo de se vincular à Briosa. Aguardemos.

terça-feira, junho 08, 2010

Aí está ele

Como tinha previsto ao início da tarde, estava longe de ser claro para mim que a apresentação de Jorge Costa fosse no dia 10 de Junho. Agora, em notícia no site da Briosa está fixada a data – 16 de Junho.

As primeiras palavras do técnico são, naturalmente, de agrado e de elogio para aquela que vai ser a sua casa nos próximos 2 anos.

É um orgulho enorme. É um namoro antigo que se transformou em casamento. O mais importante é que os Sócios e simpatizantes da Académica possam ter a certeza absoluta que vai ser um trabalho de continuidade. Este é um clube que está no caminho certo, está a crescer e é isso que quero fazer, ajudar o clube a crescer cada vez mais.

Fiquei surpreendido pela positiva com as instalações da Académica, que comprovam a fase de crescimento que o clube atravessa. Por toda a estrutura que acompanha o clube, não tenho dúvidas que estamos a evoluir de forma sustentada.

Estamos a falar de um dos clubes com maior tradição no futebol português. Só o nome Académica diz tudo. É um clube com História, com muitos anos de primeira liga, um dos históricos do futebol português.

Divertido

Jorge Costa Tem sido divertido ver os nossos media a tentarem adivinhar a data de apresentação de Jorge Costa. No Record, a 31 de Maio diziam que era até final da semana, ontem diziam que estava por horas, e hoje dizem que a culpa é do julgamento de José Eduardo Simões, o tal que teve sessão ontem apenas de manhã.

O Jogo também anda à nora e ontem afirmava que a apresentação seria entre “hoje e amanhã” que é como quem diz – um dia destes. Mais comedidos foram os do maisfutebol que apontavam o início desta semana como data da apresentação

Enfim, disparates forçados pela necessidade de se ter de dizer algo, quando pouco ou nada se sabe.

O que se passa é que tanto o Técnico como o Presidente tem preferido resolver outros assuntos e deixar a questão da apresentação para data oportuna, que alguns agora sugerem ser 10 de Junho, mas que eu não posso ainda confirmar.

Jorge Costa esteve a tratar da mudança da casa e reuniu com o Presidente por causa de detalhes do contrato, da equipa técnica, das dispensas, renovações e possíveis contratações. O pragmatismo entre os dois tem imperado até ao momento e esperemos que continue. Entretanto, vai sendo giro ver as piruetas que alguns jornalistas vão sendo obrigados a fazer na tentativa de descobrir o dia. Dizem que é dia 10. Pode ser que sim, ou podem descobrir que o Presidente foi a Lisboa assistir ver um amigo a ser condecorado pelo Presidente da República. Veremos.

Nova ordem na Liga

fernando_gomes Fernando Gomes é o novo Presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), sucedendo no cargo a Hermínio Loureiro. O ex-administrador da SAD portista contou com 38 votos favoráveis e três abstenções, num escrutínio que se distinguiu pela ausência do FC Porto, do Braga, do Carregado e do Nacional da Madeira.

Registo para a despedida de Valentim Loureiro que, após 40 anos, sai de cena. Para o seu lugar como Presidente da Assembleia Geral foi eleito José Luis Arnaut.

Curioso o facto de Vítor Pereira, tantas vezes contestado, ter sido eleito para Presidente da Comissão de Arbitragem com 37 votos a favor e 4 abstenções.

Também Andreia Couto, a prestimosa emissora de comunicados, mantém-se como Directora Executiva numa Direcção composta por Sporting, V. Guimarães, V. Setúbal, Marítimo, U. Leiria, Rio Ave, Sp. Covilhã, Gil Vicente, Varzim e Oliveirense.

Na pasta mais polémica cabe a Herculano Lima suceder a Ricardo Costa como presidente da Comissão Disciplinar.

No discurso da tomada de posse, destaco as seguintes afirmações que todos desejamos sejam verdadeiras:

Não me deixarei condicionar por ninguém. Tenho a equipa que quero, as pessoas em quem confio e o programa que entendo ser mais adequado aos tempos que vivemos e às condições que vamos encontrar. Estou aqui porque quero.

domingo, junho 06, 2010

Sougou no Braga?

Eu sei que a ida de Sougou implica um encaixe financeiro importante, mas teremos substituto à altura?

sexta-feira, junho 04, 2010

Adeus Lito

lito Quero agradecer o apoio que os adeptos sempre me deram. Levo a Académica no coração e não esquecerei os bons momentos que aqui vivi, mas a vida é assim...

Obrigado por tudo.

 

Obrigado eu, pelos bons momentos de futebol com que nos brindaste. Parece que vais continuar na Briosa com outras funções e desejo-te muita sorte nesse teu novo papel. Até sempre.

A despedida de Cris

Cris A Académica pertence ao passado na medida em que tenho um novo clube, mas nunca será por mim esquecida. Se hoje sou melhor jogador, devo-o à evolução adquirida em Coimbra, bem como nos anteriores clubes. Agradeço a atenção que sempre me dispensaram e sei que a direcção e os adeptos percebem a razão da mudança  in Promosport

Sobre isto, tenho a dizer duas coisas:

1. Se Cris realmente se queria despedir dos sócios da Briosa, podia te-lo feito pessoalmente ao site da AAC, ou caso isso lhe fosse vedado, através de qualquer órgão de comunicação social regional que seguramente lhe dedicariam duas linhas se ele o solicitasse

2. Não posso falar em nome de todos os adeptos da Briosa, mas eu tenho dificuldade em perceber algo, principalmente quando o próprio não explica e o que explica é de uma originalidade brutal. É que ele de certeza não pensa que alguém que acompanha minimamente o futebol acredita nisto:

O Asteras tem um projecto desportivo que aponta para a disputa dos primeiros lugares do campeonato grego, facto que me seduziu a aceitar a proposta

O Asteras tem um projecto desportivo para disputar os primeiros lugares? Só se for os primeiros 8 lugares, porque o Asteras, seguramente ficará na próxima época abaixo do quarto lugar e já estou a ser muito optimista.

Aqui estaremos para ver.

quinta-feira, junho 03, 2010

Tiero também sai

tiero1 Hoje A Bola faz eco da saida de Tiero que ruma ao CSKA Moscovo.

Segundo me disseram, existem alguns problemas legais que estão ainda em fase de resolução, mas que não deverão por em causa o negócio, devendo existir uma confirmação oficial para breve.

Confirmado - Cris não continua

O Asteras Tripolis confirmou a contratação de Cris por 3 épocas. Seria bom que estes jogadores se aconselhassem com os seus colegas antes de saírem de Portugal. Para o ano, Cris deve estar a desejar regressar para um clube qualquer.

Despedida

avbdespedida Num momento de despedida relembram-se as melhores vivências passadas. As minhas estão bem frescas na memória... A chegada repentina, a aceitação imediata e sempre de uma forma positiva por parte de jogadores e funcionários, as alegrias da Taça da Liga, a explosão da manutenção e a confirmação de uma equipa e de um grupo muito forte, entre os melhores da Liga Sagres.

De uma forma ou de outra pautámo-nos pela diferença. Todos, no dia-a-dia, no jogo, de uma forma individual e colectiva... Todos recolhemos frutos e o nosso orgulho fica connosco para sempre.

A todos agradeço estes momentos, a todos devo este passo novo que vou dar na minha carreira. Parto mas fica um pouco de mim aqui com vocês todos: Presidente, dirigentes, funcionários, jogadores e Sócios. Continuem a vencer, agora e sempre!

Sempre vosso,

André Villas Boas

quarta-feira, junho 02, 2010

Cris de saída (!?)

Aqui há tempos falou-se que Cris tinha chegado a acordo para continuar, mas parece que o destino do talentoso jogador parece ser o Asteras Tripolis, da Grécia.

Espero que tenha mais sorte do que alguns recentes emigrantes que agora desejam voltar, nem que seja para um clube que tem estado sempre com problemas financeiros.