sexta-feira, janeiro 25, 2013

O amadorismo do nosso futebol

O nosso futebol de profissional só tem o nome e alguns jogadores. Depois, as restantes estruturas são confrangedoramente amadoras, que vão compensando isso com diversas manobras e umas quantas ajudas.

Exemplo flagrante disso, foi o caso que aqui levantámos no passado, onde dirigentes ignorantes (mas vaidosos) usaram um termo que não dominavam para escrever um Regulamento oficial. O caso foi resolvido fazendo pressão sobre o Belenenses para não levantar ondas, e uma enorme argumentação inviesada justificando o injustificável.

Ora, os dirigentes da Liga, são normalmente indicados pelos clubes, e é normal que sendo tudo estruturas amadoras, enfermem todos do mesmo vício – pouca atenção ao detalhe e leitura superficial da documentação. Se alguma coisa falhar … achanata-se.

O vírus continua aí. Agora foram o Braga e o FCP que não souberam ler os regulamentos. Mas se o crime é o mesmo, as consequências são substancialmente diferentes. Por isso, os jornalistas já sabem que alguém vai achanar o caso mais grave. Atente-se pois na diferença dos titulos:

Braga "B" vai ser punido com derrota por utilização irregular de jogador

FC Porto arrisca eliminação da Taça da Liga

No primeiro, menos grave, conclui-se que “vai ser punido”. No segundo, grave, conclui-se que “arrisca”. Qual vai ser a invenção desta vez?

1 comentário:

  1. Enfim...eu , e tantos outros, que vou ver a AAC quase, quase...quase há cinquenta anos, acho que o futebol é coisa de parolos.Ou incompetência...ou amadorismo...
    Parolismo...

    ResponderEliminar