quarta-feira, maio 28, 2008

Hélder Barbosa no topo da lista

Não é segredo para ninguém que a Académica está à espera de contar com jogadores do FC Porto para a próxima temporada, repetindo as experiências (algumas delas bem sucedidas) dos últimos anos. Dois jogadores estão, nesta altura, no topo das preferências de Domingos Paciência: Hélder Barbosa e Fernando. O primeiro é um "velho" conhecido da Briosa - esteve época e meia na cidade do Mondego - que, em Janeiro, abandonou o clube para regressar aos dragões. No entanto, a escassa utilização que teve ao serviço do tricampeão nacional levará os homens do departamento de futebol academista a sonharem com a possibilidade de reaver o esquerdino. O médio brasileiro, por seu turno, esteve cedido ao Estrela da Amadora, e as boas actuações no conjunto orientado por Daúto Faquirá convenceram Domingos Paciência, que, assim, teria mais uma alternativa para o meio do terreno, até porque a possibilidade de Paulo Sérgio sair (está a analisar uma proposta do Catar) é um cenário que parece ganhar força. De qualquer modo, e apesar de a última palavra pertencer sempre a Jesualdo Ferreira, treinador do FC Porto, outros nomes poderão estar em cima da mesa de negociações, como são os casos de João Paulo, Pitbull - que na passada temporada foi um dos destaques do Setúbal - ou Leandro Lima. O caso de Luís Aguiar será mais delicado, até porque o FC Porto ainda não terá exercido a opção de compra (tem até 30 de Junho para o fazer).

sábado, maio 24, 2008

Javier Cohene na lista para suceder a Kaká

A valiosa transferência de Kaká para o Hertha de Berlim e a saída de Irineu, que estava emprestado até ao final da época, obrigam a Académica a ir ao mercado contratar dois defesas-centrais para fazer concorrência a Berger e Orlando, que se mantêm no plantel academista. Falhada, para já, a contratação de Diego Gaúcho, conforme O JOGO adiantou na edição de ontem - o presidente do Gil Vicente mantém-se irredutível quanto ao valor da transacção do brasileiro (um milhão de euros) -, a Briosa já terá definido outros alvos. Os nomes de João Paulo (FC Porto) e Maurício (Estrela da Amadora) são bem vistos no clube conimbricense, que também tem referenciado o central Javier Cohene, do Olhanense. Trata-se de um jovem paraguaio que chegou a Olhão, no Verão de 2007, para cumprir um período experimental, mas que rapidamente conquistou o treinador Álvaro Magalhães, mantendo o estatuto de titular com Diamantino Miranda ao leme do clube algarvio. O central, que recentemente completou 21 anos, actuou em 25 dos 30 jogos na Liga Vitalis e está em final de contrato, embora o Olhanense tenha uma cláusula de opção.
Entretanto, a continuidade de Nuno Piloto na Académica não está em causa, depois de terem surgido notícias que davam conta da possibilidade de o médio ser vendido. Com contrato até 2009, o futebolista vai manter-se ao serviço da turma da cidade do Mondego, depois de ter completado a sua melhor temporada de sempre, sendo um dos indiscutíveis de Domingos Paciência.

segunda-feira, maio 19, 2008

Ricardo Emprestado

"O destino ainda não é conhecido, mas é, praticamente, um dado adquirido que Ricardo vai ser emprestado na próxima temporada. O guardião, de 25 anos, apenas jogou uma vez em toda a época - e logo num encontro do qual não guarda grandes saudades (derrota caseira com o Benfica por 1-3) - e a solução defendida pelos responsáveis do futebol academista passará pela cedência temporária, que até pode ser ao Varzim, clube que o futebolista representou até 2006/2007. De resto, é intenção da Briosa contratar um guarda-redes para discutir o lugar com Pedro Roma que, em princípio, continuará mais um ano, tal como Rui Nereu.
O nome de Peçanha, guarda-redes que terminou contrato com o Paços de Ferreira no final da época passada e que tem passaporte comunitário, é um dos mais desejados, embora ainda haja a possibilidade de contratar, a custo zero, Hans-Peter Berger, irmão do defesa Berger, que treinou dois dias com o plantel de Domingos Paciência. "

domingo, maio 18, 2008

Aí estão os primeiros de muitos que virão


"Com a transferência de Kaká para o Hertha de Berlim - negócio que permitiu um dos maiores encaixes financeiros de sempre à Académica - e a dispensa de Irineu (apenas foi utilizado numa partida desde que assinou em Janeiro) -, a Briosa está no mercado à procura de dois defesas-centrais. No entanto, e uma vez que é certo que o jovem Gonçalo (emprestado ao Tourizense, da II Divisão) vai fazer a pré-época sob a observação de Domingos Paciência, até pode acontecer que só venha a ser contratado um jogador para o eixo do sector mais recuado. Maurício (Estrela da Amadora) e João Paulo (FC Porto) são nomes desejados e a levar em linha de conta em matéria de reforços, mas, nesta altura, ainda não há certezas. De resto, trata-se de futebolistas que não estão em fim de contrato.
Entretanto, e já a gozar férias, os jogadores Pedro Roma, Nuno Piloto e Vítor Vinha participaram, ontem à noite, num desfile de moda, organizado pela Câmara Municipal de Penacova, em parceria com a UAC Pensar e a ACIC."

quinta-feira, maio 15, 2008

Obrigado Kaká

Segundo a revista Bild, Kaká está na Alemanha a realizar testes médicos e a negociar os últimos detalhes da sua transferência para aquele clube germânico.

*foto: revista Bild
A mesma revista fala num contrato por três épocas, e numa verba a rondar cerca de dois milhões de euros para a Briosa.

segunda-feira, maio 12, 2008

Assumpção de culpa (!?)

Boavista e Leiria entregaram os respectivos recursos no âmbito do processo Apito Final. Reacção natural de quem acha que a pena exagerada ou de quem acha que foi injustamente acusado. Se para o Boavista a pena de descida de divisão é duríssima e justificam-se todas as medidas para o tentar evitar, já para o Leiria o que está em causa é apenas a defesa da sua honra, uma vez que os pontos retirados em nada os prejudicam.

É neste aspecto que não deixa de ser surpreendente a assumpção de culpa do Futebol Clube do Porto. Porque em questões de honra, não há mal menor. Ou se tem e luta por ela, ou não se tem. Independentemente dos riscos que se correm, independentemente do que possa suceder quem não deve não pode temer. E ao não recorrer, o FCP assume que é culpado dos actos de que foi acusado. Mesmo que a defesa de Pinto da Costa venha a ter sucesso, o nome do FCP já foi indelevelmente maculado - Futebol Corrupção do Porto.

(*) foto sacada, sem apelo nem agrado, ao bnrb.

domingo, maio 11, 2008

Para pensar

Com o campeonato terminado descem (salvo decisões de secretaria) duas equipas que começaram a época em grande estilo e cheias de sonhos.
U. D. Leiria e Paços de Ferreira andavam nos píncaros porque, diziam elas, eram "equipas europeias".
Agora, são equipas de segunda.

sexta-feira, maio 09, 2008

Os mentirosos

Três dirigentes - Pinto da Costa, João Bartolomeu e João Loureiro - seis árbitros - Augusto Duarte, Jacinto Paixão, Martins dos Santos, José Chilrito, Manuel Quadrado e Marinho Santos Silva - mais três clubes, F.C. do Porto, União de Leiria e Boavista F.C. foram hoje castigados numa primeira instância.

A primeira dúvida é saber se foram casos isolados. Se ficou provado que estes mentirosos tentaram adulterar a verdade desportiva, como é que podemos acreditar que em todos os outros jogos onde participaram não fizeram o mesmo? Temos dois campeões nacionais cujos títulos saem sob suspeita e seis árbitros com dezenas de jogos em que participaram que nunca saberemos qual seria o resultado honesto.

A segunda dúvida é saber se chegamos a um momento da verdade, ou se continuaremos a ter no futebol luso, carimbeiros que se vangloriam dos factos passados uns tempos. É que ainda não vi nenhum processo aberto a Valentim Loureiro, nem é líquido que o Boavista vá descer de divisão. As decisões têm de passar pelo Conselho de Justiça da FPF, actualmente liderados por um vereador do PSD na Câmara de Gondomar.

A terceira constatação, é a tristeza de ver Ricardo Costa concordar com o que escrevi em baixo. Os regulamentos (construídos numa altura em que Valentim Loureiro liderava a Liga com o apoio dos seus amigos Pinto da Costa e João Bartolomeu) são extraordinariamente brandos para os clubes e seus dirigentes, convidando estes a tentar cometer ilícitos.

Corrupção?? Vale a pena ....

Daqui a instantes irão sair as penas do caso Apito Final. Escrevo isto antes desse evento, porque o que me interessa analisar é a lei, e não o que vai resultar de um processo pouco credível.

Segundo sei, estão em causa os crimes de Coacção quando fica comprovado que o clube exerceu "violência física ou moral" sobre elementos da equipa de arbitragem "com o fim de ocasionar condições anormais na direcção do encontro", punível com descida de divisão e multa, e o crime de Tentativa de Corrupção, punível com perda de três pontos.

Conseguir punir uma tentativa de corrupção é algo dificílimo por isso o melhor seria tentar evitá-la. Mas como se evita uma coisa, quando a pena é ridícula, igual à que sofre um clube quando inscreve mal um jogador?

Se a Briosa for jogar contra uma equipa nitidamente superior, o melhor é tentar corromper o árbitro. Não pode exercer "violência física ou moral", porque aí arrisca-se a descer, mas se pedir com jeitinho, oferecendo quaisquer quinhentinhos, arrisca-se a ter sorte. Se correr mal? Perde os 3 pontos, que à partida já estariam perdidos graças à supremacia do adversário. Ou seja, este Regulamento feito pelos agentes do futebol é um convite descarado à corrupção. Desde que não haja "violência física ou moral", porque aí os senhores árbitros podem ficar chateados.

quinta-feira, maio 08, 2008

A árvore e a floresta

Ao juntar no mesmo saco, clubes que apenas pagam no dia 25 do mês seguinte com clubes que não pagam há dois e três meses, Joaquim Evangelista está a prestar um mau serviço ao futebol. Vai haver um barulho enorme por parte dos clubes que cumprem tarde (só FCP e SLB já pagaram o mês de Abril) e veremos os que não cumprem a aproveitar o ruído para passar despercebidos.

Teria sido mais eficaz se mostrasse apenas as árvores podres em vez de mostrar a floresta em ruínas.

Káká vale um MILHÂO

A Académica vai receber brevemente propostas pelo central Kaká. O Hertha de Berlim é um dos emblemas interessados, mas o facto é que os alemães não estão sozinhos na corrida. Além disso, dificilmente aceitará baixar os números de uma eventual transferência, que devem rondar o milhão de euros, já que, atendendo à idade de Pedro Roma e Lito, Kaká é um dos activos mais valiosos do actual plantel.




http://www.ojogo.pt/24-77/artigo715697.asp

quarta-feira, maio 07, 2008

Braga abre as portas para quem quiser

Esta semana, as visitas do Braga às escolas locais são apenas isso. Não há oferta de bilhetes para o jogo com a Académica, porque, no sábado à tarde, as portas do Estádio AXA abrem-se para quem quiser assistir à última jornada da Liga.

Embora a classificação da equipa esteja aquém do desejado apuramento directo para as competições europeias - o sétimo lugar garante a participação na Taça Intertoto, antecâmara da Taça UEFA -, há um campeonato em que o Braga se pode considerar um vencedor: o da conquista dos próprios adeptos.

Desde Janeiro que o Braga anda pelos estabelecimentos de ensino locais a tentar cativar os mais jovens para o apoio à equipa. Ontem, na penúltima jornada desta prova singular, Roberto Brum e Matheus foram os protagonistas da rotina alegre. Foram recebidos numa sombra amiga do recreio da Escola EB1 da Sé com flores, música, cartazes de boas-vindas e um entusiasmo inesgotável, que contagia. Brum deu autógrafos, deu ainda o cachecol que tinha ao pescoço, sorria encantado com aquele apoio, que se transfere para as bancadas desde que haja oportunidade - como a que se oferece no sábado, com as portas abertas para a despedida do Campeonato. A medida não fez desmobilizar a equipa, que desde Janeiro organiza estas iniciativas. Mesmo sem ser preciso oferecer bilhetes, há este entusiasmo para saciar. "O nosso problema é optar, temos muitos pedidos de visitas", explica Carlos Manga, que promete atender a todos, na próxima temporada. Amanhã, em Cabreiros, termina esta primeira etapa da conquista dos bracarenses, e este professor acredita que "os resultados serão visíveis a longo prazo". Por agora, são já audíveis, quando o Braga joga em casa, alheios às oscilações da equipa na tabela classificativa, num ambiente de festa a celebrar com a Académica.

in "O JOGO"

terça-feira, maio 06, 2008

SEMPRE PRESENTES

Assim e como SEMPRE a Mancha Negra estará presente a apoiar a magica BRIOSA, na derradeira jornada, em Braga, em encontro marcado para Sábado pelas 17h30 ao que apelamos a todos a comparência para o apoio final a equipa.

As inscrições devem ser efectuadas na sede da Mancha até 5ªfeira pelas 24h, e tem os valores de 10€ para sócios MN e 15€ para não sócios viagem ebilhete. Qualquer dúvida ou esclarecimento podem contactar pelos telefones 936000633 ou917691086.

Contamos assim terminar uma época com 101% no apoio a nossa BRIOSA, SEMPRE PRESENTES em todo o lado no apoio incontestável a equipa.

Força Briosa, onde quer que estás estou ao pé de ti.

Saudações Académicas,
Miguel 936000633
Email: MNTours85@manchanegra85.com
MNTOURS85

sábado, maio 03, 2008

Todos ao Estádio

Depois de passarem pela Alta para ver os carros, dirijam-se ao Estádio Cidade de Coimbra para ver a bola. Há bons motivos para o fazer, afinal:

  • Cada sócio com bilhete de época e a quota de Abril paga tem direito a 2 ingressos
  • Sócios sem bilhete de época mas com a quota de Abril paga,um ingresso grátis
  • Estudantes trajados não pagam ingressos;

Só têm de ter o cuidado de antes levantarem os bilhetes na loja da Académica no Estádio.

O jogo é amanhã às 16:00.