sexta-feira, maio 09, 2008

Corrupção?? Vale a pena ....

Daqui a instantes irão sair as penas do caso Apito Final. Escrevo isto antes desse evento, porque o que me interessa analisar é a lei, e não o que vai resultar de um processo pouco credível.

Segundo sei, estão em causa os crimes de Coacção quando fica comprovado que o clube exerceu "violência física ou moral" sobre elementos da equipa de arbitragem "com o fim de ocasionar condições anormais na direcção do encontro", punível com descida de divisão e multa, e o crime de Tentativa de Corrupção, punível com perda de três pontos.

Conseguir punir uma tentativa de corrupção é algo dificílimo por isso o melhor seria tentar evitá-la. Mas como se evita uma coisa, quando a pena é ridícula, igual à que sofre um clube quando inscreve mal um jogador?

Se a Briosa for jogar contra uma equipa nitidamente superior, o melhor é tentar corromper o árbitro. Não pode exercer "violência física ou moral", porque aí arrisca-se a descer, mas se pedir com jeitinho, oferecendo quaisquer quinhentinhos, arrisca-se a ter sorte. Se correr mal? Perde os 3 pontos, que à partida já estariam perdidos graças à supremacia do adversário. Ou seja, este Regulamento feito pelos agentes do futebol é um convite descarado à corrupção. Desde que não haja "violência física ou moral", porque aí os senhores árbitros podem ficar chateados.

2 comentários:

  1. O Apito Final rebentou, mas foi um tiro de pólvora seca!
    O Benfica e o Sporting foram constantemente prejudicados pelas arbitragens quer a favor do FC Porto, quer contra o SCP e o SLB.
    Todos os comentários e punições exemplares que deviam ter sido aplicadas aqui:

    http://amesaredonda.blogspot.com/

    e aqui:

    http://aguia-de-ouro.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Engraçado querer misturar a minha Briosa em lamaçal imundo onde chafurdam os Azuis,Verdes e Vermelhos e agora tambem os de xadez.Engraçado tambem que os tripeiros precisaram de favores contra duas super equipes:B.Mar e Amadora salvo erro.Pode não ser para rir mas que dá gozo lá isso dá.Olhem para o que se passou em Alvalade com a Briosa esta época...

    ResponderEliminar