segunda-feira, setembro 29, 2008
domingo, setembro 28, 2008
Briosa perde
sábado, setembro 27, 2008
Presidente e Mancha Negra fazem as pazes
A direcção liderada por José Eduardo Simões e a claque Mancha Negra assinaram ontem, na assembleia geral (AG), um protocolo para a simplificação na aquisição dos bilhetes de época. A AG serviu ainda para aprovar o orçamento de 4,8 milhões de euros para 2008/09, uma redução de 15 por cento em relação à época anterior.in Record
sexta-feira, setembro 26, 2008
Assembleia Geral
1. Apreciação e Votação do Orçamento para a Época 2008/2009
2. Apresentação e Votação da Proposta relativa à campanha de recuperação de Associados
3. Informações
Sobre o orçamento o Diário de Coimbra diz:
Direcção da Académica apresenta orçamento de 4,8 milhões de eurosInteressante também, pelo menos para mim, será saber qual a campanha de recuperação de associados que se pretende fazer. Já o defendi aqui que as campanhas devem focar-se em levar pessoas ao Estádio e não ficar-se por ter muitos sócios que depois deixam de pagar cotas porque arranjam borlas para o Camarote VIP.
Redução de 10% em relação ao ano passado é a proposta da direcção academista, para um orçamento global de 4,8 milhões de euros
Um orçamento de 4.8 milhões de euros (4,817 mais concretamente) será a proposta apresentada, esta noite, pelo elenco directivo liderado por José Eduardo Simões durante a Assembleia-Geral prevista para o auditório do Estádio Cidade de Coimbra, que espera alcançar um total de 5,334 milhões de euros de receitas. No documento, que tem estado à disposição dos associados, pode ler-se que «os custos de funcionamento da instituição diminuíram cerca de 10,3% em relação a 2007/2008 sendo o mais baixo dos últimos 8 anos», explicando-se ainda que «653 mil euros (13,6%) representam amortizações contabilísticas e custos e perdas financeiras extraordinárias (estes maioritariamente relativas a pagamento de juros de empréstimos e desconto de letras). Retirando essa verba aos custos totais atinge-se o valor de 4,164 milhões de euros».
Do orçamento global, 78,3% dizem respeito ao futebol profissional o que representa uma diminuição de «13,3% em valores gerais em relação à época anterior». Quem ficou a ganhar foi a formação que «ficou dotada com uma verba ligeiramente superior a 277 mil euros (mais 10% do que em 2007/2008)».
Ainda sobre o orçamento válido para o exercício económico de 1 de Julho de 2008 a 30 de Junho de 2009, a direcção da Briosa sublinha que esta «diminuição é conseguida apesar do enorme acréscimo de custos resultante da transição do regime de retenções para as profissões de desgaste rápido, que passou de 22% (até 2005) para a média de 32% (em 2007), com reflexos imediatos nos encargos da segurança social tanto dos trabalhadores como da entidade patronal». Para além disso, os dirigentes esperavam até ao final de Junho a «obtenção de proveitos extraordinários na ordem de 1 milhão de euros, provenientes da cedência de direitos desportivos de alguns atletas, o que, ao não se concretizarem, motivou que este orçamento fosse influenciado pela redução daquele montante».
quinta-feira, setembro 25, 2008
Bom senso
terça-feira, setembro 23, 2008
Taça: Torreense - Académica
A equipa é acessível mas tem a vantagem de jogar em casa. O jogo, no qual se espera uma vitória da Briosa, deve disputar-se no dia 19 de Outubro.
segunda-feira, setembro 22, 2008
Do público
A minha proposta era simples. Sócios com cotas pagas deviam poder assistir gratuitamente (ou a preço simbólico) a todos os jogos que não envolvessem os grandes. Um bilhete de época diferenciado (para todos os jogos excepto SLB, FCP, SCP) na ordem dos 10 euros, não representaria perda de receita significativa. E potenciaria outras fontes de receita que estão dependentes da assistência.
sábado, setembro 20, 2008
9227
Nove mil duzentos e vinte e sete espectadores assistiram ao vivo à vitória do Braga sobre o Artmedia. 9227. Convinha os nossos dirigentes refletirem um pouco no que se está a passar, ou acabam a ter jogos onde só penetras e os familiares dos jogadores estão a assistir.
E o problema não é falta de interesse. O que falta é outra coisa.
sexta-feira, setembro 19, 2008
As tricas
Entristecem-me estas tricas. E pior do que isso, parece-me muito barulho por nada. Ou então não percebo nada do que se está a passar. E se for isso, também fico triste.
quarta-feira, setembro 17, 2008
O disparate
Aquele que acha que o palmarés da Académica é mais fraco do que o do VSC.
Achar uma Taça de Portugal "mais fraco" que uma Supertaça só pode ser de mau gosto. Ou ignorância. Ou idiota ...
Mancha Negra vai fazer "greve" ao jogo com o V. Setúbal
Demagogia
"Tivesse José Castro sido vendido pelo valor que na altura tinha o seu passe e teriam de imediato ficado pagas, com acrescido lucro, várias épocas da equipa B, se esta tivesse continuado a existir…"
1. Se não existisse equipa B, não haveria José Castro?
2. Se as receitas com vendas de jogadores são para pagar a formação, de onde vêem as receitas para aquisições e salários?
Como é que, depois de ter ficado provado à saciedade a falência das equipas B no actual contexto competitivo, se continua a insistir no tema é algo que me deixa confuso. Mas uma coisa é aceitar que haja quem acredite, por fé, na virtude de tal modelo. Outra é aceitar tiradas demagógicas e que têm como objectivo juntar na mesma frase José Castro e equipas B.
quarta-feira, setembro 10, 2008
Briosa e Mancha Negra chegam a acordo
"Reunimos esta semana e chegámos a um entendimento entre as partes. Para o próximo encontro em casa tudo estará regularizado", disse à Agência Lusa João Pedro Peixoto, vice-presidente da Académica para equipamentos e relações institucionais.
O diferendo, que existia desde o final do mês de Julho não permitiu que fossem concedidos os bilhetes de época aos associados da claque Mancha Negra, que são também sócios da Académica. O acordo, que vinha desde o tempo do presidente João Moreno, em 2003, fora pela primeira vez interrompido, mas o problema vai agora ser sanado.
"Estamos satisfeitos. O que nos interessa é que o maior número de pessoas apoie a Académica", frisou João Paulo Fernandes, líder da Mancha Negra.
No primeiro jogo no Estádio Cidade de Coimbra, no passado dia 31 de Agosto, frente ao Rio Ave, a claque recebeu bilhetes pontuais, prometendo resolver o impasse neste interregno do campeonato de três semanas, devido a compromissos com a Selecção e a Taça de Portugal.
in Expresso
A época já começou?
Depois de jogos no início de Agosto, qual a razão de não haver futebol da Primeira Liga já este fim de semana? Selecções? Não, nada disso. Há Taça de Portugal. Onde ainda não entram as equipas dos escalões profissionais. Ou seja, não seria uma boa altura para fazer aqueles jogos da Taça da Liga que se fizeram quando a malta estava a banhos? Eu acho que sim, mas as sumidades do nosso futebol pensam o contrário. E a ver pelas multidões que devem estar nos estádios este fim de semana, devem ser eles que têm razão.