quarta-feira, outubro 08, 2008

Paragens, Equipa B e Liga Intercalar

Um dos motivos que sempre me levou a ser contra a existência de equipas B foi o enquadramento competitivo que lhes estava adstrito. A necessidade de se ter de formar um plantel completo e a competição numa divisão inferior foi algo que sempre vi como óbices ao principal objectivo do que deve ser uma equipa B - a formação.
Foi com curiosidade que assisti no ano passado ao aparecimento de uma Liga Intercalar. De formato regional, evitando com isso despesas desnecessárias, serve simultaneamente para jogadores do plantel principal ganharem ritmo (algo que nunca acontecia com as equipas B, devido à diferença de escalão) e para testar os novos jogadores juntamente com jogadores mais velhos, a única forma real de ganhar experiência.
Este ano, criou-se a Zona Sul a juntar à Zona Norte que existia o ano passado. Seria bom que a Briosa indagasse junto da Associação de Futebol de Coimbra, se esta tenciona propor uma Zona Centro, ou juntar-se a uma das duas zonas existentes. Porque coincidência ou não, as equipas que jogaram o ano passado na Liga Intercalar tiveram um óptimo desempenho na Liga.
Além de que também ajudava a acabar com estes períodos em que não se passa nada no que diz respeito ao futebol da Briosa. A pessoa até se esquece dos nomes dos jogadores.

1 comentário:

  1. Completamente de acordo. Estes períodos seriam óptimos para poder rodar jogadores menos utilizados e aperfeiçoar técnicas e tácticas para todos os outros.
    Força Académica. São milhares os que estão longe e que sofrem por ti todos os dias e, principalmente, nos dias dos jogos.

    ResponderEliminar