domingo, agosto 31, 2008

Primeira vitória

3.245 espectadores assistiram à primeira vitória da Briosa esta época. A primeira nota negativa vai, naturalmente, para a (falta de) assistência nas bancadas.
Apesar da vitória, foi um jogo de equívocos. O primeiro foi Domingos a colocar Cléber a lateral esquerdo. Sem um único pique, a sua acção ofensiva limitava-se a passes laterais de um, dois metros. Sem profundidade nem ideias. Aos 15 minutos já aqueciam substitutos e não fora o golo de Garcês acredito que Domingos tivesse emendado a sua decisão inicial, substituindo-o.
O golo, que espero não ter sido um equívoco, é uma bela jogada com a bola a circular rapidamente por quatro jogadores da Briosa e terminando com um portentoso remate fora da área. Após este golo, o Rio Ave atacou alguma coisa (até aí não tinha feito nada) e Cléber estava bem no apoio ao defesa esquerdo (Edson).
O segundo equívoco foi uma saída "à Ricardo" de Peskovic que ia deitando tudo a perder. Peskovic, que acabou por ser a figura da segunda parte, pela negativa. Perto dos 70 minutos leva um amarelo por demorar um tempão a repor a bola em jogo. Daí para a frente continuou a abusar neste capítulo, arriscando-se a ser expulso. Mas o mais grave foi quando agarrou a bola com mão que vinha do pé de Orlando. Peskovic argumentou que tinha sido um toque de recurso, mas isso não invalida que não fosse falta. E como qualquer guarda redes profissional deve (ou deveria) saber, em caso de dúvida não se arrisca. E o ridículo é que Peskovic tinha tempo, para parar a bola e chutá-la para longe.
Felizmente do livre nada saiu, como não tinha saído um pouco antes do lance em que os centrais viram passar um avançado vilacondese pelo meio deles e à saída de Peskovic, atira ao lado da baliza. Foram estes os lances de maior perigo para o Rio Ave, sendo todos os outros bem neutralizados pela equipa da Briosa.

PS. Há um outro equívoco, mas contra esse pouco se pode fazer. Rui Costa parecia que estava a apitar na Distrital, cortando jogadas a torto e a direito, a maioria contra a equipa que mais empenhada estava - Briosa.

quinta-feira, agosto 28, 2008

Mancha Negra e OAF procuram chegar a acordo (*)

Quem se deslocou ao estádio José Gomes, na Reboleira, foi surpreendido pela tarja exibida pela Mancha Negra. Ao contrário do habitual nestes 23 anos de existência, não se tratava de uma qualquer expressão de apoio aos jogadores ou ao clube da cidade do Mondego. Essas não foram vistas na Amadora… 
A frase que surgiu em letras garrafais: “Podem querer tirar-nos tudo menos o Amor à Briosa”, tinha como alvo directo a direcção dos “capas negras”. 
E a razão prende-se com as alterações que o elenco presidido por José Eduardo Simões pretende efectuar ao “protocolo” estabelecido entre o clube e a falange de apoio.
A principal passa pelo valor a despender pela revalidação do bilhete de época, com a direcção a pretender que os membros da claque paguem praticamente o mesmo que os restantes associados.
«Os sócios da Mancha também são associados da Académica. Mas têm especificidades diferentes. Para além de serem estudantes, muitos acompanham a equipa também nas deslocações. Hoje em dia os jovens não têm grande poder de compra, pelo que se não houver um apoio é complicado que possam ir aos estádios e apoiar a Briosa. O futebol é caro», frisou João Paulo Fernandes, responsável da claque.
O “grito de alerta”, justificado «pela necessidade de marcar uma posição», teve os seus efeitos e o certo é que as duas direcções já se reuniram, procurando estabelecer um princípio de entendimento. A reunião registou alguns avanços, mas o acordo ainda não está estabelecido. 
«Entendemos que se tenham de rever os valores estabelecidos na AG de Setembro de 2003, onde se definiu que os sócios da Mancha Negra, teriam de pagar 2,5 euros de custos administrativos para revalidar os cartões de época. Também compreendemos que os nossos acordos com a TBZ, devido à revisão do acordo entre a Académica e aquela empresa, tenham sido suspensos. Mas tem de haver diálogo. Estamos todos com e pela Briosa, pelo que acredito que conseguiremos chegar a um entendimento», asseverou João Paulo Fernandes, que ainda assim deixou claro que um novo acordo pressupõe igualmente a aprovação pelos sócios, em nova Assembleia-Geral.
(*) in Diário de Coimbra

quarta-feira, agosto 27, 2008

Novidades

Perto de completar o seu 5º aniversário, o blog Briosa decidiu colocar na barra lateral uma funcionalidade que irá permitir que cada um saiba rapidamente o que se passa na blogoesfera briosa. Além do título de cada post, temos também o início de cada artigo, sendo colocados os 10 blogs actualizados mais recentemente.

A escolha dos blogs ali referidos é simples- tratam-se de todos os que temos referenciados. Se alguém reparar numa ausência, ou por outro lado, não quiser que leiam o seu, é favor deixar a sua opinião expressa nos comentários.

terça-feira, agosto 26, 2008

Diogo Gomes contratado

Mais uma vez é o site oficial quem revela uma contratação em primeira mão. Bom sinal. Já o conteúdo da notícia é mais obscuro. A contratação de um médio direito, Diogo Gomes, que conseguiu passar despercebido durante 3 anos (?!) no Futebol Clube do Porto B, tendo depois regressado ao Brasil.

Sabendo que são vários os clubes da região que assistem aos jogos da equipa B do FCP na esperança de ter alguns dos jogadores nas suas equipas não posso deixar de ter as minhas reservas quanto à sua qualidade. A tirar dúvidas quando o vir a jogar.

sexta-feira, agosto 22, 2008

Depois da Prata da casa,

foi a vez do Voo do nosso contentamento



Cartoons de Henrique. Vale a pena uma visita.

segunda-feira, agosto 18, 2008

Sabor a pouco

Sensivelmente à hora de início do jogo, chegavam umas ostras à minha mesa. Perto do intervalo, uns camarões no meu prato viram a entrada de Hermínio Loureiro (o presidente da Liga que acha que ninguém está de férias) no restaurante onde estava.
Depois de uns brigadeiros de chocolate branco fui a tempo de ouvir no rádio que a Briosa tinha empatado 1-1 com os dois golos a serem marcados depois da hora. Fiquei na dúvida se tinham sido durante os caracóis ou na altura da lula recheada. Um empate. Soube-me a pouco.

domingo, agosto 17, 2008

Boas notícias

Boas notícias para quem não está em Coimbra. A RUC emite on-line a partir das 19h45m.
Entretanto a afluência de pública prevista é tanta que só vão ser abertas as bancadas para os visitantes e a poente inferior. Assim todos juntinhos parecem menos mal nas televisões.

sábado, agosto 16, 2008

Coisas que não se percebem - II

Hoje foi a final da Supertaça no Estádio do Algarve. A escolha (boa) deve-se ao entendimento que nesta altura as pessoas ainda estão de férias com uma grande maioria concentrada no Algarve.

Tudo isto se percebe e aceita. Mas alguém me explica, porque raio é que amanhã há jogo da Taça da Liga? As pessoas não continuarão ainda de férias? Faz algum sentido que esta competição tenha arrancado a 2 de Agosto? Qual a necessidade? Arranjar um troféu para algum dos clubes "grandes" ou semi-"grandes" ganhar? É que respeito pelo público não terá sido de certeza.

terça-feira, agosto 12, 2008

Últimos acertos: Vouho sai.

Garcés sempre veio e com a sua chegada urgia resolver a situação de Vouho, sem espaço no plantel de Domingos. Vai fazer companhia a Fofana, emprestado ao Santa Clara.
Preve-se ainda que haja lugar a um reforço no meio campo para colmatar a saída de Paulo Sérgio, contando o plantel actualmente com 24 elementos.

quinta-feira, agosto 07, 2008

Coisas que não se percebem

Em época de crise é normal haver ofertas para quem quer adquirir um qualquer produto e/ou serviço. No fundo trata-se de aliciar o potencial comprador para ele experimenar o que se oferece para deste modo potenciar a aquisição.

Na Briosa, mercê de um estratega de marketing de alto gabarito, mandam-se às malvas estes conceitos e pasme-se, passa-se para uma estratégia diferente: ou compras o apartamento ou não te deixamos ver o jardim. Senão atente-se para esta pérola do marketing moderno: para o jogo de apresentação, aquele jogo onde uma equipa se mostra pela primeira vez aos adeptos, as condições são:
A entrada é gratuita para os sócios que já tenham adquirido o bilhete de época. Os sócios sem bilhete de época pagam 5 euros e o público em geral 10 euros.
O sócio que queira ir ver a montra da loja tem de pagar 5 euros. Fantástico. Apenas ao alcance dos génios. Quero desde já dar os parabéns pelos 250 euros (no máximo) que se vão conseguir com esta medida.

sábado, agosto 02, 2008

Garcês confirmado

É o Diário de Coimbra que o afirma, onde se pode ler esta declaração do jogador:

Em princípio começo a treinar na próxima semana. Posso garantir que vou treinar forte, mas, acima de tudo, quero jogar bom futebol e ajudar a equipa a atingir os seus objectivos. Quero marcar golos com a camisola da Académica. Essa é a função dos avançados.

Olhar para os outros

Em altura de defeso, gosto de olhar para os outros e ver que caminhos trilham.

Em primeiro lugar, o Boavista, cujos dirigentes continuam a atirar areia para os olhos dos seus associados. Qualquer pessoa desapaixonada percebe que o principal problema do Boavista é financeiro, mas com umas exaltações sobre o Apito Final, o culpado parece ser o Conselho de Justiça. Alguém consegue perceber porque é que um clube que não consegue inscrever jogadores por causa das dívidas ao Fisco mete providências cautelares por ter descido de divisão. O futuro do Boavista será um de dois - Salgueiros ou Farense. Ou desaparece ou começa lentamente a reeguer-se. 

É bom recordar como é que financeiramente o Boavista chegou a esta posição. Tudo começou com a construção de um Estádio novo, que não teve as mesmas ajudas financeiras que os outros Estádios de clubes. Não sei se merecia ter ou não. Apenas sei que esta fuga em frente para o betão, com a ilusão de que o dinheiro depois aparece à vezes corre muito mal. Mesmo muito mal.

Em segundo lugar o Leixões. O clube acabou de ceder a sua SAD, passando a deter apenas 15%. Já vi algo parecido com o Beira-Mar e o Estoril. Portugaltem mais chico-espertos do que investidores. Esperemos para ver o que vai dar.

Em último, um olhar para os grandes. Moutinho e Quaresma são belos exemplos de como os jogadores portugueses respeitam os seus contratos e os seus clubes. Não creio que seja atributo exclusivo dos portugueses, mas o facto é que casos similares (Deco, Lucho, Katsouranis) se passam/passaram com muito menos estardalhaço. Há falta de profissionalismo no jogador português, que chega ao cúmulo de preferir um clube a outro, só porque fica uns quantos km mais perto de casa

Pedro Roma

O jogador mais velho da Liga, dá uma entrevista ao Correio da Manhã, que vale a pena ler.