Duvido muito que seja verdade que se ande a pensar numa Liga Ibérica. Por um lado, porque os espanhóis pouco ou nada têm a ganhar. Por outro lado, porque os portugueses têm tudo a perder, senão vejamos:
1. Receitas televisivas – um clube como a Briosa teria, caso ficassse na I Divisão, uma aumento brutal nas receitas televisivas. Mas o foco está no “teria”. Se na organização do Mundial as coisas foram decididas numa base 70/30, nada leva a crer que na tal Liga conjunta não se usasse esta métrica, ou seja, 6 equipas portuguesas e 14 espanholas integrariam a Primeira Divisão. Ora a Briosa, não tem ficado nos seis primeiros lugares, logo o seu Destino seria a Segunda Divisão. As perspectivas de subida no ano seguinte, também não seriam muitas.
2. Sócios, público, bilheteira – numa Segunda Divisão da LIga Ibérica duvido que algum destes itens aumentasse.
3. Competições europeias – Este é o principal motivo porque penso que tal Liga nunca avançará. Os clubes que habitualmente vão à Champions veriam os seus lugares ocupados por Barcelona e Real Madrid. Para a Briosa que acalenta a esperança de voltar a uma competição europeia, teria de resignar-se a lutar por subir de Divisão.
Por estes motivos, espero que a notícia seja de uma brincadeira de mau gosto. Pelo futebol da Briosa, mas acima de tudo pelo futebol nacional.
Será que o primeiro fracasso (candidatura do Mundial) não abriu os olhos a esta gente?
ResponderEliminarJuntar as duas ligas seria uma burrice autêntica, prejudicando imenso as equipas portuguesas e, em concreto e mais importante, a nossa Briosa.
Esperemos que seja brincadeira, mesmo.
daki a pouco kerem uma selecçao iberica
ResponderEliminarEu penso que deviam colocar o Benfica, Porto e Sporting nessa Liga sim. Seriam equipas do meio da tabela, talvez a lutar pela manutenção.
ResponderEliminarAs 2ªs ligas deveriam ser de acordo com os respectivos países.
A 2ª liga série Tuga iria ser muito melhor que a actual Liga Zon Sagres. Ser campeão dessa 2ª liga podia nem dar acesso a UEFAs, mas seria a primeira vez na história que haveria realmente um verdadeiro e justo campeão Português. Era um título único e sem preço!
Nunca percebi este fetiche por Espanha! Pouco ou nada nos dá, só cá vem buscar lucros e contribuir para o fim da produção nacional. Só falta colocarem a mão no NOSSO futebol! Haja paciência para estes iluminados.
ResponderEliminarPARA SEMPRE BRIOSA