domingo, outubro 31, 2010

Chamada de atenção

imageNo comentário do post em baixo foi-me chamado a atenção para o pormenor do apanha bolas portista.

Durante o jogo, também reparei que o guardião adversário andou a queimar tempo com o auxílio de um apanha bolas. Na altura pensei que tivesse sido inexperiência do míudo.

Não sei se era este que festejou efusivamente o golo do adversário da sua equipa. Mas seria bom, que alguém na formação percebesse qual o significado da palavra formação e a aplicasse neste moço. Se quer festejar os golos dos adversários da Briosa, que vá para a bancada.

Resultado injusto

Foi uma Briosa de raça que se apresentou no Cidade de Coimbra. Lutou e obrigou Helton a ter mais trabalho do que Peiser. Um jogo que se decidiu num pormenor de Varela a quem Orlando deu espaço.

Não percebi porque é que foi marcado penalty contra a Briosa e muito menos o amarelo a Helder Cabral. Sobre o penalty, até a imprensa do Porto afirma unanimemente que não existiu e sobre o amarelo, Moutinho fez o mesmo e nada levou, mas tinha outra camisola vestida. Quanto ao suposto penalty sobre Peiser aos 93 minutos, donde estava não consegui ver o lance de forma a ter opinião.

Grande jogo de Diogo Melo, Berger e Perdo Costa. Bom ambiente da Mancha. 8.103 espectadores naquela que foi a melhor casa até ao momento da Briosa esta época.

terça-feira, outubro 26, 2010

Briosa 2 – Nacional 1 (golos)

Miguel Fidalgo, 3 min., 1-0

Berger, 16 min., 2-0

Danielson, 87 min., 2-1

Desnecessário

image

Esperemos que este incidente tenha sido um evento isolado e que não tenha nada a ver com o jogo que se avizinha.

Em qualquer dos casos, é um acto lamentável e profundamente desnecessário.

segunda-feira, outubro 25, 2010

Se não lhes cortarem a luz,

o Beira-Mar irá receber a  Briosa para a 4.ª eliminatória da Taça de Portugal que se irá realizar a 21 de Novembro.

sábado, outubro 23, 2010

Excelente fim de tarde

Boa hora para se ver futebol, grande ambiente (obrigado Mancha), paulo_batistaexcelente resultado. Só uma nódoa – Paulo Batista a expulsar Nuno André Coelho de modo a que este jogador não esteja presente no próximo jogo.

Jorge Costa anteviu o que poderia passar e retirou Sougou, que tinha 4 amarelos, antes que este árbitro pudesse retirá-lo também do próximo jogo. É que toda a gente se lembra de como a Naval foi espoliada na primeira jornada por este árbitro. E Jorge Costa sabe bem como funciona o nosso futebol. Só é pena que alguns adeptos da Briosa critiquem a substituição de Sougou, apenas pelo prazer de criticar o treinador.

Voltando ao jogo jogado, Miguel Fidalgo abriu o marcador ainda metade das pessoas estavam fora do Estádio. Impressionante o início de época que este jogador está a fazer.

peiseraacMais tarde, aos 15 minutos, aquele que para mim é o momento do jogo – Peiser com duas defesas monstruosas a remates na pequena área e depois um bafo de sorte a enviar o remate de Danielson ao poste.

No minuto seguinte, Berger a fazer com que o olheiro enviado pelo Red Bull Salzburg tivesse de tomar notas no seu caderno. Era o segundo da Briosa a transformá-la no ataque mais concretizador da Liga.

Aos 75 minutos minutos dá-se a expulsão de Nuno Coelho e a partir dessa altura começou a existir um domínio intenso da Nacional. Helder Cabral e Pedro Costa estavam exaustos nas laterais e viam-se frequentemente em inferioridade numérica nos seus flancos. Mas foi apenas através de um pontapé de canto que o Nacional consegue reduzir aos 88 minutos. Algum sufoco nos minutos finais com medo que situações recentes se voltassem a repetir. Valeu nesta altura, mais uma vez, Peiser, para mim o homem do jogo.

Muito bom jogo a colocar a Briosa momentaneamente no segundo lugar.

sexta-feira, outubro 22, 2010

Jogo adiado (oficial)

ALTERAÇÃO DO DIA E HORA DE JOGO: a Briosa jogará este Sábado pelas 17:00 frente ao Nacional, ao contrário do que estava previsto, devido ao mau tempo que impediu a viagem do Nacional até ao Continente.

domingo, outubro 17, 2010

Sofrido

bischoff A Briosa segue em frente na taça de Portugal depois de muito sofrer. O golo da vitória foi apontado de livre directo aos … 119 minutos por Bischoff que tinha entrado aos 63 minutos para o lugar de Sow.

A Briosa entrou bem no jogo e foi com naturalidade que Diogo valente inaugurou o marcador à passagem da meia hora. Claro que depois, como vem sendo hábito, a Briosa não matou a partida e os adversários ganharam confiança empatando o jogo aos 53 minutos e aguentando a igualdade até ao final dos 90 minutos. No final prolongamento, e quando tudo apontava para um desempate por pontapés de grande penalidade, surge Bischoff a marcar superiormente um livre e a resolver o jogo.

Do jogo, ficaram muitos notas para Jorge Costa rever com atenção.

sexta-feira, outubro 15, 2010

Novo site inaugurado

novo site

Já existe o novo site da Briosa. Há nítidas melhorias relativamente ao anterior, e um conjunto de coisas menos boas que podem ir sendo resolvidas com o tempo. O importante é que existe, está no ar e devia ser ponto de passagem obrigatório para todos os que apoiam a Briosa.

quinta-feira, outubro 14, 2010

Mau exemplo

A comunicação digital da nossa Briosa continua a seguir um péssimo caminho, sendo a última moda a da pedinchice.

14000fansO actual site da Briosa é reconhecidamente mau, não executando quase nenhuma das principais funções que se exigem a um site de um clube de futebol profissional.

A principal prejudicada com tudo isso, é … a Briosa. Só é pena que os seus dirigentes não consigam perceber isso.

Aparentemente a Briosa investiu na produção de um novo site. Qualquer empresa/loja/marca aquilo que faz é mostrar a nova versão com a maior pompa e circunstância. O que faz a Briosa? Aponta cuidadosamente a pistola ao pé e pressiona o gatilho. Para se perceber a ideia, imaginem que numa rua está um anúncio de uma loja que gostam, a dizer “Abre Brevemente”. Provavelmente nos próximos dias/semanas, são capazes de fazer um desvio para ver a tal loja já abriu. Passados dois meses se o anúncio continuar, deixam de fazer o tal desvio e depois a abertura da loja até Vos passará indiferente. Pois é o que a Briosa faz, adicionando um toque original – a pedinchice. Muito, mas mesmo muito mau.

É confrangedor ver todo o amadorismo a nível digital da Briosa. Sendo uma marca que vale muito para além de Coimbra, vive fechada nos seu pequeno mundo, sem se empenhar minimamente em ser grande.

segunda-feira, outubro 11, 2010

Arouca 2 – Briosa 2 (resumo)

Para quem não teve a oportunidade de se deslocar a Arouca. Ao primeiro minuto do vídeo, um fantástico golo de Miguel Fidalgo seguido do golo de Diogo Valente.

domingo, outubro 10, 2010

Arouca 2 – Briosa 2

arouca-aac

A Briosa voltou a mostrar em Arouca que algo se passa com a equipa. Depois de estar a ganhar por 0-2, sofrer dois golos (e um terceiro invalidado) de uma equipa de escalão inferior não se coaduna com uma equipa profissional. Pouco profissional foi também o jornalista do Record que deu o título à notícia que se mostra em cima. Mas com enganos destes profissionais posso eu bem, o que me custa é ver a Briosa desperdiçar aquilo que conquista. E foi o que se passou hoje.

No jogo, a Briosa alinhou com Ricardo, Pedrinho, Berger, Orlando, Addy, Pape Sow, Diogo Melo, Diogo Gomes, J.Paraíba (Grilo 73'), D.Valente (Amessan 62'), M.Fidalgo (Carreño 79').

Destaque para as estreias de Ricardo, Pape Sow, Grilo, Amessan e Carreño. No jogo, Miguel Fidalgo inaugurou aos 51 minutos e Diogo Valente aos 62 minutos ampliou a vantagem. Quando se esperava que houvesse controlo da equipa, Jorge Costa mexeu na equipa e esta perdeu-se. Seis minutos depois, Orlando provoca uma grande penalidade e a Briosa sofre o primeiro golo. A dois minutos do fim, sempre perto do final, a Briosa sofre o golo do empate.

sexta-feira, outubro 08, 2010

O Conselho dos Presidentes

Hoje, Fernando Gomes juntou num Hotel no Porto, os Presidentes dos clubes. Acho a ideia interessante, mas com poucas certezas quanto à eficácia da mesma. A realidade do futebol profissional português é por todos conhecida – vários clubes falidos que sobrevivem (cada vez menos) à custa de favores camarários, ou encostando-se a outros clubes, trocando os seus votos nestas Assembleias por um ou outro jogador emprestado.

Podiam aproveitar este encontro para falar das acusações de Pauleta, personagem insuspeito, que registava a subserviência com o que o futebol luso era jogado.

Como é possível o FC Porto-V. Guimarães e o Sporting-Beira-Mar terem sido realizados na segunda-feira quando temos um jogo tão importante na sexta-feira?
Só em Portugal é que isto acontece. Não há nenhum país que tenha jogado na segunda-feira com um jogo da selecção à sexta-feira. Se a selecção jogasse no sábado mesmo assim não era admissível. De uma maneira queremos ajudar a selecção mas de outra só prejudicamos, porque um jogador que jogou na segunda-feira não vai recuperar até quinta-feira.

Todos nós sabemos o motivo disto acontecer. Os clubes vivem endividados à Olivedesportos não ousando contrariar esta sob pena de verem faltar o dinheiro para os salários ao fim do mês.

E é neste quadro, de assumir a independência económica dos clubes que algo se devia fazer. Seguir as directivas da UEFA, em particular aos limites de endividamento, adaptando-as à realidade portuguesa. Directivas essa que prevêem que em 2020 os clubes tenham prejuízo zero, sendo que a cobertura desses prejuízos só poderá ser feita em dinheiro e nunca em empréstimos ou obrigações.

Aí sim, veremos se temos mesmo 32 clubes profissionais, ou se não estamos a viver, tal como o País, uma farsa enorme.

quarta-feira, outubro 06, 2010

Coimbra afirma-se

Coimbra, e os dirigentes da Briosa, afirmam-se a nível nacional ao conseguirem provar que têm capacidade para acolher os melhores eventos do País. Depois dos U2, é a vez de ser a ser a LPFP, através do seu presidente a afirmar ter encontrado em Coimbra o apoio que faltou no Algarve, onde decorrem as finais das três primeiras edições, e a enaltecer “a capacidade organizadora dos responsáveis pela gestão do estádio, que ainda este fim de semana recebeu dois concertos dos U2”.

Desta forma, a Taça da Liga vai passar a denominar-se «Bwin Cup» e as finais das próximas edições vão realizar-se no Estádio Municipal de Coimbra.

Um estímulo grande para a Briosa e para os seus jogadores, que não desdenharão a possibilidade de jogar a final desta competição em sua casa.

sábado, outubro 02, 2010

O pormenor

Faltou vermelho

Rigoroso no capítulo técnico e disciplinar, Elmano Santos terá, porém, falhado aos 43', quando Bruno Miguel parece puxar a camisola de Diogo Valente, que corria isolado para a baliza. Terá ficado, pois, um livre por assinalar e um cartão vermelho por mostrar ao defesa leiriense. De resto, um jogo dirigido sem falhas de maior. in O Jogo

UDL 2 – Briosa 1 (resumo)

sexta-feira, outubro 01, 2010

Ora bolas…

A Briosa perdeu este jogo de forma infantil. Depois de se ter apanhado a ganhar, começou a tremer de forma inexplicável e permitiu dois golos a uma equipa do União de Leiria que já jogava com Zé António a ponta de lança. Faltou maturidade e … um substituto capaz para Hugo Morais.