domingo, dezembro 11, 2005

Mais um ponto

Mais um ponto ganho em período de descontos, é o prémio de uma Briosa que sabe acreditar até ao fim.

O autor do último golo, obtido já em período de descontos, foi Marcel, na conversão de uma grande penalidade que foi feita sobre Hugo Alcântara que na altura jogava (mais uma vez) a ponta de lança.

A Académica assistiu à estreia de Zada na equipa titular, com Filipe Teixeira no lado esquerdo e Danilo no lugar de Zé Castro. De resto todos nos lugares do costume.

Durante a primeira parte assistiu-se a um jogo mastigado e no seguimento da jogada mais perigosa da AAC, o Rio Ave, em três toques colocou a bola em Chidi e atirou para o fundo da baliza de Pedro Roma.

A Briosa reagiu com um grande remate de Zada que passou a 20 centímetros ao lado da baliza de Mora,mas poucomais soube fazer na primeira parte.

Na segunda parte o Rio Ave vinha com uma estratégia miserável. Anti-jogo, anti-jogo, anti-jogo, com a conivência do árbitro que só aos 82' mostrou um cartão amarelo por tempo demorado na marcação de uma falta quando isso já vinha acontecendo desde o intervalo.

Mas voltemos ao jogo. Primeira ameaça de Marcel (52') para no minuto seguinte Danilo marcar um belo golo de cabeça a corresponder a um excelente livre marcado por Zada.

Pensava-se que a AAC estaria lançada para a reviravolta, quando 3 minutos depois o Rio Ave volta a adiantar-se. Uma jogada que começou num lançamento de linha lateral do lado direito do ataque do Rio Ave, e aparece isolado Gaúcho, na pequena área, que facilmente superou Pedro Roma. Culpas repartidas por Nuno Luís e Danilo.

O anti-jogo do Rio Ave aumentou, e Nelo Vingada mexe na equipa. Tira Brum por Nuno Piloto e Paulo Adriano por Fernando.

A Briosa continua a pressionar, beneficiando da expulsão de um jogador do Rio Ave aos 62'. O Rio Ave pôs em campo todo o seu manancial de anti-jogo, e a primeira farsa da tarde. Nuno Luís joga a bola, o jogador do Rio Ave atira-se para o chão na linha limite da grande área e o árbitro (Rui Costa do Porto) marca penalty. Se a falta era duvidosa, o local era claro: fora da área.

Chamado a marcar Evandro não foi capaz de ultrapassar Pedro Roma, que juntou essa grande defesa a uma outra que tinha feito 5 minutos antes. Voltar a acreditar. Faltavam 8 minutos mais os descontos que o árbitro viesse a conceder.

Apenas com Nuno Luís mais recuado na defesa, tudo o resto se acantonava no meio campo do Rio Ave. Até que em período de descontos Hugo Alcântara é atropelado por um jogador do Rio Ave, e o árbitro assinala a marca de grande penalidade.

Mora tenta desconcentrar Marcel, mas o segundo melhor marcador da Liga portuguesa rematou certeiro para o fundo das redes.

2-2, o resultado final, Briosa em 9º lugar com 17 pontos.

Próxima jornada, dia 17, Sp. Braga-Académica, às 17:00.

2 comentários:

  1. Culpa do Nuno Luís no 2ºgolo (quem não chega à bola é o Alcântara)?
    Anda tudo maluco...

    ResponderEliminar
  2. O jogador do Rio Ave desmarcou-se entre o central e o Nuno Luís. Pareceu-me a mim que a falha foi destes dois jogadores - um que não acompanhou e outro que não conseguiu chegar à bola.

    Admito contudo outras interpretações.

    ResponderEliminar