quinta-feira, setembro 28, 2006

José António na Selecção Nacional


Scolari divulgou a lista de convocados para a dupla jornada com Azerbaijão e Polónia. José António é a grande novidade. Esta é mais uma prova, de que tivemos à não muito tempo a melhor dupla de centrais do campeonato.

domingo, setembro 24, 2006

Um ponto ganho

Bom jogo da Briosa hoje contra o Boavista. Apesar de ainda se notarem deficiências em situações de bola parada, nota-se que Manuel Machado começa a conhecer melhor a equipa e esta a perceber o que o seu treinador pretende.

Manuel Machado já tinha dado indicações, ao convocar Vitor Vinha, que Lino não lhe dava garantias a defesa esquerdo. Mas por outro lado seria um crime abdicar totalmente deste jogador (mais um golo). Foi assim de forma natural que os dois jogadores passaram a co-existir em campo a partir dos 54 min., um minuto antes de a Briosa se ter posto em vantagem por 1-2. Pessoalmente creio ser esta uma boa opção (Vinha a defesa, Lino a extremo, para repetir em alguns jogos.

Dois golos marcados de bola parada, dois golos sofridos por desacertos defensivos: uma perda de bola que deu origem a um contra-ataque rapidíssimo e mais uma falha de marcação num canto.

Destaques positivos para Lino, Gyano (marcadores dos golos) e Miguel Pedro que aproveitou da melhor maneira a ausência de Raul Estevez (ausente por motivos físicos) e rubriou a sua melhor exibição ao serviço da Briosa.

E se o resultado final pode saber a pouco (a Briosa ainda não venceu), do jogo jogado em campo ficou a sensação de uma equipa a melhorar de jogo para jogo, e a conseguir um belo resultado num Estádio sempre difícil como é o dos panteras negras.

Um ponto ganho sem sombra de dúvida, num jogo onde o melhor jogador da Briosa até ao momento - Hélder Barbosa - não pode dar o seu contributo.

Mudanças à vista

A chegada do certificado internacional de Dame, e as menos conseguidas exibições de Raul Estevez são porventura a causa das mudanças na convocatória de Manuel Machado para o jogo de logo com o Boavista.

Relativamente ao último jogo com o Belenenses, Manuel Machado chama para a partida do Bessa, Paulo Sérgio e Vítor Vinha, estreando também Sarmento e N’Doye, este último que pode substituir Gelson e fazer dupla com Gyano na frente de ataque.

De fora ficaram o extremo-direito Raul Estevez, o castigado Gelson, o médio Dionattan e o lateral-direito Nuno Luís, a recuperarem das respectivas lesões.

São pois 20, os jogadores convocados por Manuel Machado, númeroque também constitui novidade:

Guarda-redes: Pedro Roma e Douglas
Defesas: Litos, Káká, Medeiros, Lino e Sonkaya
Médios: Hélder Barbosa, Alexandre, Paulo Sérgio, Roberto Brum, Pavlovic, Filipe Teixeira, Vítor Vinha, Miguel Pedro e Nuno Piloto
Avançados: Nestor Alvarez, Gyano, Dame N'Doye e Sarmento

terça-feira, setembro 19, 2006

A Rainha de Inglaterra

Aquilo que já se vinha a observar desde o meio da época passada está a começar a ganhar forma:
Campos Coroa diz que para voltar “quer ser como a Rainha de Inglaterra
A seis meses das eleições na Académica, Campos Coroa, antigo presidente da Direcção, disse hoje que, se for candidato, quer ser uma espécie de "Rainha de Inglaterra", no bom sentido e pelo simbolismo da imagem e contra aquilo que julga ser um desvirtuar da tradição.
"Neste momento ainda não pensei seriamente em candidatar-me, porque ainda é cedo. No entanto, se o fizer, quero ser presidente de maneira diferente do momento em que o fui. Queria ser a Rainha de Inglaterra da Académica", afirmou à Agência Lusa Campos Coroa, salientando que, por onde passa, ainda o reconhecem como presidente da Académica, depois de ter deixado o cargo há quatro anos
Rainha da Inglaterra é aquela senhora que não toma nenhuma decisão administrativa, deixando o dia a dia da governação para outras pessoas.


Quererá isto dizer que Campos Coroa estará a oferecer-se para integrar uma lista como Presidente da Assembleia Geral?

AAC 1 - Belenenses 1 (Golos e Ficha)


Gelson, 12 min, 1-0

Nivaldo, 39 min, 1-1


Chamada de atenção para a bela jogada de Helder Barbosa. Reparem onde pega na bola e como centra. Que pena não haver quem faça parecido do lado direito.

Pela negativa a forma infantil como continuamos a sofrer golos. Num canto, como é possível aparecer um jogador SOZINHO no limite da PEQUENA área? No campo pareceu-me culpa de Litos, mas no vídeo não dá para confirmar.

domingo, setembro 17, 2006

Miséria

Depois de ter criticado aqui a hora do jogo da semana passada, era natural que aguardasse com natural expectativa pelo número de espectadores que iriam hoje ao Estádio, ver a bola, a um domingo à tarde.

MISERÁVEL... 6.023 espectadores. Menos 700 que na semana passada... Sei que muitos não devem ter ido com medo de assistir a uma repetição da má exibição, mas 6.023??

Na verdade com assistências deste calibre, não vale a pena fazer horários a pensar no público. Quem quer ir vai sempre, quer seja a horas boas ou más, e pelos vistos quem não vai, também não iria se o jogo fosse a outra hora...

Eu é que sou ingénuo e ainda penso que em Coimbra há adeptos da Briosa, daqueles que acreditam e que se não foram ao Estádio foi por motivos de força maior.... Mas pelas últimas assistências, diria que são bem poucos, e o que há mais são adeptos de "boca" cheia sempre prontos a criticar mas nunca a dizer presente.

sábado, setembro 16, 2006

Gyano estreia-se; Danilo, Vítor Vinha e Paulo Sérgio de fora

A estreia do avançado búlgaro Gyano será a grande novidade no jogo de amanhã com o Belenenses. Relativamente ao último jogo regressam Litos e Pavlovic e saem Danilo, Vítor Vinha e Paulo Sérgio, todos por opção de Manuel Machado.

De fora continuam Nuno Luís e Dionattan, por não terem ainda condições físicas para serem convocados, bem como Dame N'Doye, por falta do certificado internacional.

Lista de convocados:
Guarda-redes: Pedro Roma e Eduardo;
Defesa: Litos, Kaká, Lino, Medeiros e Sonkaya;
Médios: Alexandre, Roberto Brum, Pavlovic, Filipe Teixeira, Miguel Pedro e Nuno Piloto;
Avançados: Hélder Barbosa, Gelson, Gyano, Estevez e Nestor Alvarez.

quinta-feira, setembro 14, 2006

Champions League

Depois de ter visto ontem um jogador, que o ano passado esteve na Briosa, a jogar num altíssimo nível num jogo da maior competição de clubes do Planeta, e que quando alinhava no Cidade de Coimbra só ouvia apupos e onde nos blogs da moda se referiam a ele nestes termos:
É cada vez mais constatável que jogadores como o Fernando, Luciano, Alcântara, Ezequias, não cabem neste plantel, e muito menos têm qualidade, (alguns carácter) e categoria para jogarem na Briosa.

Temos um núcleo de jogadores medíocres que não têm colocação em nenhuma equipa da Superliga:
Nuno Luis, Danilo, Ezequias (que drama!), Pedro Silva, Gelson (pobre diabo!) Zada, Fernando, etc.

só me apetece dizer a estes comentadores de catédra.... Se não sabem o que dizem, CALEM A BOCA, se faz favor. É que nem as moscas querem entrar, tal o cheiro que dali sai a toda a hora.

P.S. Toda a sorte do Mundo ao Rui Miguel na nova aventura no Racing. Bem precisa e, pelo que sei, bem merece.

segunda-feira, setembro 11, 2006

O pequeno génio e os outros

Foi muito pouco o que a nossa Briosa teve para oferecer aos sócios este fim de semana. Diria que nem uma hipotética vitória poderia fazer esquecer a ausência total de futebol.

Existem, no entanto, alguns argumentos que me fazem acreditar: o talento de alguns dos nossos atletas que ficou naturalmente desperdiçado no meio de tanta falta de inspiração, aliado ao muito trabalho que falta ainda fazer, no sentido de conseguir a rotina necessária à construção de um futebol de qualidade, vão conseguir fazer deste conjunto de jogadores uma verdadeira equipa de futebol.

Certamente que não vai ser numa semana ou duas que isso vai acontecer, e nós sócios habituados a sofrer vamos ter a capacidade de apoiar e motivar todo o grupo, nesta fase complicada e difícil, se é que queremos uma Briosa digna desse nome.

Eu prefiro sofrer agora no início da época, a passar as aflições habituais no final. Este é portanto o tempo dos eternos profetas da desgraça, que têm agora todos os argumentos, mas este tempo vai passar e nós vamos rir por último e melhor!

Eu acredito ...

Força Briosa!

sexta-feira, setembro 08, 2006

Perguntas idiotas

Se apenas 3 jogos não são televisionados, porque raio é que não são os 3 a horas decentes? E não era proibido haver jogos ao mesmo tempo que jogos na televisão?

Sexta:
Desp. Aves x Sp. Braga /20h30 - SportTv
Sábado:
Nacional x Sporting /19h00 - SportTv
Boavista x Benfica /21h15 - SportTv
Domingo:
P. Ferreira x Marítimo /16h00
Belenenses x V. Setúbal /18h00
Académica x Naval /19h00
E. Amadora x FC Porto /19h45 - TVI
Segunda:
U. Leiria x Beira-Mar /20h30 - SportTv

Alguém me explica o motivo de a Briosa jogar às 19:00?
PORQUE É QUE TENHO DE ESCOLHER ENTRE JANTAR COM A FAMÍLIA OU IR À BOLA?
Ponham o jogo às 18:00, ou às 20:30.. agora às 19:00? E depois querem que se leve a família aos jogos? Idiotas

quinta-feira, setembro 07, 2006

Nuno Luís de regresso

Depois de uma paragem de quatro meses devido a lesão no joelho direito, Nuno Luís regressou esta quarta-feira aos treinos da Académica.

Bem haja, e votos que não haja retrocessos neste processo, de modo a que daqui a umas semanas apareça na equipa principal da Briosa.

quarta-feira, setembro 06, 2006

Notícia requentada

Há notícias que devem ser dadas na hora sob pena de caírem em cima quando menos queremos. Creio que o assunto passaria mais despercebido se tivesse sido assumido na altura.

A história é simples e vem hoje contada nos jornais:
Roberto Brum, jogador da Académica, envolveu-se num acidente de viação e colocou-se em fuga sem dar qualquer explicação. O embate aconteceu na sexta-feira passada, por volta das 12h30, numa rotunda da Estrada Nacional 1, perto da Mealhada, quando o brasileiro regressava a Coimbra, depois da equipa ter treinado no Centro de Estágio do Luso.
Já na segunda feira um leitor tinha vindo ao nosso blog contar a história. Quanto a Brum este afirma que nada disse porque
"Não falo, nem exponho a minha vida particular, uma vez que gosto de a preservar"

"Quando dou alguma coisa a alguém também ninguém fala disso"

Compreendo a posição de princípio de Brum de "não falar da vida privada". Porém neste caso tenho que discordar por dois motivos:
1. O facto passou-se numa via pública, envolvendo outras pessoas.
2. Se tivesse falado na altura, escusava de agora, quatro dias depois, estar a ser confrontado com esta notícia nas vésperas de um jogo importante.

É que às vezes a melhor maneira de proteger a vida privada passa por satisfazer, dentro dos limites, a curiosidade alheia.

domingo, setembro 03, 2006

Começa a ganhar forma

A vitória da Briosa no jogo treino com o Pampilhosa, permitiu ver que Manuel Machado já tem ideias muito claras de como pretende arrumar a equipa nos próximos jogos.

A equipa que alinhou era constituída por Douglas na baliza, na defesa alinharam Sonkaya, Danilo, Medeiros e Lino; Paulo Sérgio (este testado como alternativa a Pavlovic ou Alexandre) e Brum foram os trincos de serviço, num meio-campo que na construção do jogo ofensivo contou com a presença de Filipe Teixeira; no ataque, Hélder Barbosa e Estevez nas alas tendo como referência Nestor Alvarez como ponta de lança. Jogaram ainda Eduardo, Kaká, Alexandre, Gelson, Vítor Vinha, Litos, Nuno Piloto, Pavlovic, Gyano e Dame N'Doye.

Será este o 11 tipo (com Pedro Roma na baliza que foi poupado neste jogo e Alexandre ao lado de Brum), num 4x2x3x1, bem sólido atrás e com velocidade e irreverência à frente.

Já agora, os golos da Briosa foram marcados por Nestor Alvarez (10'), Gyano (50'), Dame (80') e o da Pampilhosa por Sérgio Grilo (43').