quinta-feira, janeiro 17, 2008

Academicae Monumenta Historica (*)

É uma autêntica Academicae Monumenta Historica, o volume de 716 páginas, 1.600 fotografias e 2.500 fichas de jogo que constitui a obra de João Santana e João Mesquita, "Académica - História do Futebol".

O livro será publicamente lançado no dia 18 de Janeiro na sala VIP do Estádio Cidade de Coimbra, às 18H00, com apresentação de Rui Alarcão, a que se seguirá uma "valente petiscada com chanfana e outras iguarias".

Idêntica festança ocorrerá em Fevereiro, em Lisboa, numa iniciativa a organizar pela Casa da Académica de Lisboa.

Entre as preciosidades do livro, conta-se uma fotografia da primeira equipa de futebol da Briosa, tirada em Dezembro de 1911.

Criada em 03 de Novembro de 1887, a Associação Académica de Coimbra é a mais velha associação desportiva do País, tendo o futebol, como entidade autónoma, nascido em Dezembro de 1911.

Os primeiros jogos realizaram-se no mês imediatamente a seguir - Janeiro de 1912 - tendo a Académica obviamente ganho os dois confrontos com o Ginásio de Coimbra. Também as fichas destes encontros podem ser encontradas e saboreadas no livro.

Em declarações a este blogue, João Mesquita definiu a obra como uma batalha da memória contra o esquecimento.

É um desafio, é algo que merece uma reflexão profunda entre todos os académicos no sentido de perceber o que é possível manter de tradição sem que se perca a identidade, acrescentou.

João Mesquita reconhece que os tempos são agora outros, mas acredita que a cultura, a tradição, a história da velha Académica não podem ser abandonadas.

Para a feitura do livro - que demorou três anos a escrever -, João Santana e João Mesquita tiveram o valioso contributo da Câmara Municipal de Coimbra que cedeu o acesso ao fabuloso acervo do Formidável, carinhoso epíteto do fotógrafo Fernando Marques, nome real que ninguém - ou praticamente ninguém - de certo conhece.

O livro vai custar entre 50 e 55 euros, mas vale todo o milésimo de cêntimo.

BRIOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOSA!!!!!!!!!

*Texto e foto amavelmente cedidos pelo blog IÉ-IÉ

1 comentário: