terça-feira, novembro 25, 2008

Sócio centenário


O médico Joaquim Isabelinha, antigo jogador da Académica durante sete temporadas (1930-37) e sócio número 1 do clube, completa 100 anos de vida no próximo dia 5 de Dezembro, sendo alvo de uma homenagem, dia 8, no decurso uma festa convívio que se realizará nas instalações do CNEMA, em Santarém.

Nascido em Almeirim, estudou no Liceu de Santarém e rumou a Coimbra onde concluiu Medicina em 1936. Este célebre oftalmologista em Santarém deu consultas até aos 97 anos, estando aposentado há apenas 4 anos. 

Cartaz

A ler a entrevista feita há 2 anos atrás pelo DC.

Empréstimos

O Rafa publicou um artigo que saiu no MaisFutebol, interessantíssimo, que aborda o modo como são feitos os empréstimos pelo FCP. Apenas copiei a parte que diz mais respeito à Briosa mas se quiserem ler tudo basta irem ao Académica em Dia.

O Maisfutebol sabe que os acordos de cedência feitos pelo F.C. Porto com E. Amadora, V. Setúbal ou Académica, por exemplo, determinam que os clubes que recebem o jogador possam não ter de pagar nada por ele. Estranho? As cláusulas estão bem definidas nos contratos assinados: «Se efectuar menos de 50 por cento de todos os jogos oficiais o clube pelo qual o jogador joga, paga 85 por cento do contrato que ele tem com o F.C. Porto. Se efectuar entre 50 e 80 por cento dos jogos, o clube paga 35 por cento do vencimento. Se jogar mais de 80 por cento, o clube não paga nada.» 

O tempo de utilização não significa que o jogador tenha de cumprir os 90 minutos. Os responsáveis portistas consideram como o tempo útil de utilização se o jogador actuar pelo menos em 46 minutos por partida. «Considera-se como utilização em jogo um período não inferior a 45 minutos», está estipulado numa das cláusulas contratuais. 

Ou seja, se Nuno André Coelho, Monteiro, Bruno Gama, Bruno Vale, Leandro Lima ou Edson jogarem pelo menos 46 minutos em mais de 80 por cento dos jogos oficiais desta época, no final da temporada E. Amadora, V. Setúbal e Académica não têm de pagar qualquer verba ao F.C. Porto. 

As negociações com os portistas contemplam que o acerto de contas é feito apenas no final da época, precisamente para definir quanto é que o clube ao qual o jogador esteve cedido tem a pagar.

E dura, dura, dura .....

Polémica entre Briosa e TBZ gera queixas-crime mútuas
As queixas-crime ontem apresentadas, pelo vice-presidente da Académica e pela TBZ, mostram o quão deteriorada ficou a relação entre as duas partes que ainda recentemente tinham assinado novo contrato para a gestão do Estádio Finibanco – Cidade de Coimbra.
Em causa, como o Diário de Coimbra noticiou no domingo, está o facto do presidente da TBZ ter tentado, no sábado, levantar parte do dinheiro das bilheteiras do jogo Académica-Benfica. Uma iniciativa que esbarrou na Direcção da Briosa que terá impedido João Barroqueiro de levar cerca de 65 mil euros, que terão seguido para uma empresa de guarda de valores. A TBZ entende que esse acto de reter o dinheiro configura um “assalto” e depois de já ter participado esse facto à PSP local, ontem, segundo novo comunicado, «apresentou queixa-crime contra José Eduardo Simões e Luís Guilherme Godinho, respectivamente Presidente e Vice-Presidente para a área financeira da Académica de Coimbra». Acusam ambos de retenção ilegal das verbas uma vez que, alegam, à luz dos contratos assinados, «as receitas são propriedade pela TBZ».
Visado logo no primeiro comunicado e ontem novamente acusado, Luís Guilherme Godinho apresentou ontem de manhã, junto da Polícia Judiciária, queixa-crime contra João Barroqueiro, a TBZ e o assessor de Imprensa que emite o comunicado em que se acusa o vice-presidente da Briosa de assaltar a TBZ. Contactado pelo DC, Luís Guilherme Godinho disse não pretender comentar a situação. Acrescentou apenas que a assessoria jurídica da Académica está a acompanhar a execução do contrato.
Durante o dia de hoje, a Direcção da Académica deve tomar uma posição pública face aos acontecimentos deste fim-de-semana. O DC sabe que, além deste problema com esta bilheteira, o clube está a acompanhar de perto todas as implicações que os pedidos de falência apresentados por credores da TBZ podem ter no contrato da Briosa pelo que a esse nível não deverá haver novidades durante o dia de hoje. Todavia, depois deste fim-de-semana torna-se insustentável que a parceria se prolongue por muito mais tempo. Resta saber qual das partes assumirá a rescisão e os motivos a invocar.

in Diário de Coimbra

domingo, novembro 23, 2008

AAC 0 - SLB 2


Bola da barra do SLB, Sougou, 16 minutos

Sougou, 29 minutos

0-1, Rúben Amorim, 30 minutos

0-2, Cardozo, 47 minutos

Cenas tristes

TBZ e Académica desentendem-se por causa da receita das bilheteiras
Definitivamente, Académica e TBZ parecem não se entender. Depois de vários meses de indefinição quanto ao cumprimento do contrato válido por 10 anos e que motivou mesmo algumas trocas de acusações, as duas entidades tiveram ontem novo desaguisado, tudo por causa das bilheteiras do jogo desta noite entre a Briosa e o Benfica. Uma situação que, de resto, aconteceu durante a tarde de ontem e que teve mesmo direito a intervenção policial, ao que parece a pedido de João Barroqueiro, presidente da TBZ.
«A Académica retirou indevidamente dinheiro dos cofres das bilheteiras do Estádio Cidade de Coimbra, dinheiro esse que pertence à TBZ, que faz a gestão dos bilhetes em todos os jogos da Académica, tal como está lavrado em contrato, redigido e assinado em 16 de Junho 2005», pode ler-se num comunicado da TBZ, no qual a empresa de licenciamento desportivo acusa ainda «a direcção da Académica de Coimbra de levantar sem autorização, através do vice-presidente Luís Guilherme Godinho, mais de 65 mil euros das bilheteiras».
Um comportamento que a TBZ «estranha», até porque a 28 de Outubro o contrato entre as duas partes foi renegociado. A empresa liderada por João Barroqueiro, que «aguarda que este acto irreflectido e leviano seja rectificado», já apresentou queixa no Comando de Polícia de Coimbra e promete nova queixa «se a Académica repetir a ilegalidade amanhã (hoje)».

Briosa “ataca” Barroqueiro
Um entendimento bem diferente tem a direcção academista que, igualmente, em comunicado considerou grave e falsa a acusação da TBZ e explicou que «o produto das vendas efectuadas até ao momento está sob controlo da Unidade de Gestão (UG) criada no âmbito do contrato que, com nova redacção, foi subscrito recentemente entre as partes. E não podia ser de outro modo, até em face dos desvarios manifestados pelo senhor João Barroqueiro, presidente da TBZ, e seus acompanhantes, nas instalações da AAC/OAF do Estádio Cidade de Coimbra». No mesmo documento o emblema estudantil esclarece que «a única medida que o seu representante na UG do ECC tomou, em defesa do cumprimento do contrato e dos legítimos interesses da AAC/ /OAF, foi não permitir, como era propósito do presidente da TBZ, que as receitas dos bilhetes e quotas de associados da AAC/ /OAF entretanto vendidos, fossem, de imediato, apropriadas pela TBZ, quando o contrato impõe outro procedimento».
A Académica informou ainda que, durante a noite de ontem, a Unidade de Gestão, composta pelos representantes da AAC/ /OAF e da TBZ, reuniram para avaliar a situação. Contactada pelo nosso Jornal, fonte policial adiantou que a PSP foi chamada ao local por causa de um «assalto a um escritório da TBZ», tendo sido pelo menos uma pessoa identificada.
in Diário de Coimbra

sexta-feira, novembro 21, 2008

Amadora


Sempre tive curiosidade em perceber o porquê de Vitor Vinha ter sido emprestado ao Amadora. Não percebi, nem o interesse do clube, nem o interesse do jogador.
O clube perdeu um jovem internacional, que cumpre uma função - defesa-esquerdo - que está longe de estar tapada. Vítor Vinha, poderia não ser titular, mas iria actuar muitos jogos.
O jogador sai de um clube que o acarinha, para outro de menor dimensão, onde vai ser suplente. A parte salarial também me deixa perplexo. Se é a Briosa que paga, então não percebo mesmo nada, se era o Amadora, porque carga de água vão buscar jogadores se não pagam aos que lá têm.
Por tudo isto, porque o jogador se está a desvalorizar e porque acho que pode lutar por um lugar, sou da opinião que Vítor Vinha deveria regressar logo no início de Janeiro.

quarta-feira, novembro 19, 2008

A dificil arte de negociar sem dinheiro

Frequentemente é abordada a questão dos jogadores que saem a custo zero da Briosa, como se isso fosse possível de estancar, num clube que frequentemente vai ao mercado sem dinheiro.

Soube recentemente de alguns valores sobre Wesley, jogador revelação neste campeonato, que julgo serem verdadeiros. Se não o forem, aceitarei facilmente o contraditório.

Wesley recusou no início da época uma proposta de receber 10.000 euros no Paços de Ferreira preferindo mudar-se para o Leixões onde impôs um contrato de um ano, ficando o Leixões salvaguardado (?) com uma claúsula de rescisão.

Chega o mercado de Inverno, e o Leixões terá de vender ceder Wesley, sob o risco de o mesmo sair no final do ano a custo zero. Em Janeiro, Wesley renderá ao Leixões a fabulosa quantia de 350.000 euros.

Alguns dirão que este é um mau exemplo, e que se deveria apostar na formação. O problema é que os jovens valores portugueses querem ganhar antes de provarem o que quer que seja. Um jogo a sénior faz com que o puto queira um milhão de euros só para renovar....

Este nosso mercado não existe.

segunda-feira, novembro 17, 2008

Não percebi

Não percebi a equipa que Domingos pôs a jogar. Isso, aliado ao discurso do DVD, faz-me pensar se Domingos não estará a querer mostrar que necessita de bons jogadores no mercado de Inverno. Edson na esquerda e Berger na direita ainda se podem explicar com as lesões. Agora, Licá na frente a nº 10, foi um exagero.
Num jogo pobre, foi mais feliz o Belenenses.

domingo, novembro 16, 2008

A pergunta

A pergunta que se põe, não é o absurdo de contratar por DVD, mas quem é o autor desses DVDs? É que se no DVD estiverem jogos completos do jogador, acredito que se possa fazer uma análise minimamente séria sobre o mesmo. Agora se o DVD são os melhores momentos, tipo os vídeos que se vêem no youtube, aí é a desgraça total.

Sem comentários

O treinador da Académica admitiu que tem sentido dificuldades para tirar o melhor rendimento da sua equipa e, além de justificar a situação com o facto de alguns jogadores ainda não terem atingido a melhor forma, também lamentou a falta de condições do clube.


«Nos clubes, contrata-se após fazer observações ou ver DVDs. Mas na Académica é sempre por DVD, nunca por observação. Temos de dar tempo aos jogadores, que têm valor, e esperar que eles sejam aquilo que vimos em DVD», desabafou o técnico, a propósito do polaco Madej, atleta, tal como outros, recrutado de acordo com «as possibilidades e o binómio qualidade-preço», mas que tarda em afirmar-se.

«Não é uma crítica. Há clubes que têm condições, outros não. E há, também, aqueles que têm mais sorte nas contratações», acrescentou.

Domingos Paciência falava na conferência de Imprensa destinada a projectar o jogo com o Belenenses, na segunda-feira, mas acabou por fazer um balanço da forma como os estudantes têm vindo a jogar, concordando que a equipa (ainda) não está tão bem como na última época: «Ainda não atingimos o rendimento e as ligações com que terminámos a temporada. E isso deve-se à entrada de novos jogadores e também a outros, que não estão neste momento como eu esperava. Mas todos temos consciência de que podemos fazer mais e melhor.»

Continuando na mesma bitola, o técnico da Briosa confessou que tinha outras ideias para a sua equipa mas teve de se sujeitar aquilo que tem: «Perspectivei a equipa para jogar de uma certa forma mas ela não joga como eu quero. Há posições, para as quais é fundamental jogadores com determinadas características, e não os há. Assim, temos de procurar soluções, dar tempo e procurar melhorar.»in Maisfutebol

sábado, novembro 15, 2008

Liga dos caloteiros

O Estrela deve 3 meses de salário. Dizem também que o Setúbal e o Boavista andam com dificuldades no pagamento a tempo e horas dos compromissos assumidos.
Quem é o responsável por isso? Em primeiro lugar a Liga. Porque o problema resolvia-se de uma maneira muitos simples - no início da competição os clubes tinham de avalizar os salários junto da Liga. Em caso de incumprimento, os jogadores apenas tinham de ir à Liga que pagava os salários aos jogadores e executava as livranças. Assim houvesse vontade de ter uma Liga honesta.

quinta-feira, novembro 13, 2008

Ridículo


Que no futebol anda tudo a reboque da SportTV, já se sabia. Agora que no site da Liga não haja a indicação certa da hora do jogo da Briosa contra o SLB, mas que ela já esteja afixada no site da SportTV é, no mínimo, ridículo.

Sorteio da Taça da Liga

No sorteio da Taça da Liga, a Briosa irá disputar os seguintes jogos:

Académica | Nacional 07/Jan 19:45
V.Setúbal | Académica 14/Jan 19:45
Porto | Académica 18/Jan 19:45

Serão apuradas as 3 equipas que, após a realização das 3 jornadas, ocupem o 1.º lugar no grupo e a equipa que ocupe o 2.º lugar com a melhor pontuação.

domingo, novembro 09, 2008

A Briosa está a jogar

... mas só para os sócios ricos.

Cobrar 8 Euros para ver um jogo contra o Estrela da Amadora é um absurdo. Este valor é o mesmo que um sócio leonino vai pagar para ver um jogo contra o FCP. Absurdo.

Adenda (20:00): Parece que estavam 977 espectadores no Estádio e que quem definiu o preço dos bilhetes foi a milionária FPF. Eu, se ganhasse o que os senhores da FPF ganham, também acharia que 8 euros para ver a bola era uma pechincha.

quinta-feira, novembro 06, 2008

Licá renova

Há um ano na Briosa, vindo do Tourizense, Licá renovou por mais três.

Já se pode dizer que houve corrupção na arbitragem?

Sempre que se fala em corrupção na arbitragem, há umas vozes que se levantam e dizem que nada está provado. Que os quinhentinhos e que as viagens ao Brasil eram tudo coisas do quotidiano e que na arbitragem só havia homens bons.

Um desses homens bons foi condenado a 28 meses de prisão, mais de metade da pena máxima para este tipo de conduta (4 anos).  O outro foi condenado a 20 meses.

Foi com prazer que vejo que uma juíza deitou por terra o argumento recorrente, usado por esta corja, de que o árbitro não tinha influenciado o jogo. Esta estória, a querer chamar os outros de parvos, é tão idiota que me revolta profundamente. Primeiro porque quem opina sobre a valia técnica do árbitro são, pasme-se, outros árbitros e depois porque o facto de não ter sido preciso ajuda não significa que não tenha havido crime.

Tenho pena que Martins dos Santos tenha sido aconselhado a não revelar o que sabe. Desabafar no final de lida a sentença que "Infelizmente eram coisas normais nesse tempo" adianta de pouco. A única esperança é que o tempo já tenha mudado.

quarta-feira, novembro 05, 2008

Comunicação azeda

Em declarações à agência Lusa, Cardantas confirmou encontrar-se em situação litigiosa com a direcção da Briosa mas não adiantou mais pormenores sobre a sua situação no clube, que está entregue ao seu advogado.

Contactado pela Lusa, o vice-presidente para a área financeira, Luís Godinho, disse que "o responsável pela comunicação é o senhor Paulo Cardantas", não confirmando assim qualquer despedimento. in Record

Entretanto o site continua sem sem alterado, anunciando que o próximo jogo é no dia 29 de Outubro. Convinha que alguém assumisse o comando.

segunda-feira, novembro 03, 2008

Notícias

Miguel Pedro sofreu um traumatismo craniano ligeiro, durante o encontro de ontem frente ao Braga, mantendo-se, de momento, em repouso. "O Miguel Pedro sofreu um traumatismo craniano ligeiro, mas não é grave. Esta semana retomará os treinos. Foi ao hospital, confirmou-se o diagnóstico, mas repousa neste momento, por precaução", disse José Barros, o médico do clube, à Agência Lusa.

Entretanto já foi tornado oficial o horário do jogo para a Taça de Portugal que se realizará no Domingo às 15 horas.

domingo, novembro 02, 2008

Briosa 1 - Braga 1

Um ponto ganho

Na primeira parte, destaque para a surpresa de Domingos Paciência ao colocar Berger a defesa direito e a adiantar Pedrinho. Jogo onde a "estrela" foi Peskovic a falhar 3 ou 4 cruzamentos e a dar ânimo a Pedro Roma de que a sua vez estará próximo. Actuação enervante de um guarda redes que, sem comprometer nos golos, merece destaque pela negativa tal a intranquilidade que transmite à defesa. 

A segunda parte começou logo com o golo oportuno de Pedrinho. Depois o Braga tentou responder até que num lance, em que me pareceu que a bola tinha saído, consegue chegar à igualdade.

No final um empate, positivo, dada a valia do Braga, mas onde a Briosa conseguiu responder sempre bem.

A receita para Braga

Este Braga tem uma boa equipa e um bom treinador. Mas a muralha tem brechas e importa saber explorá-las. A principal é que o Braga ainda não foi capaz de dar a volta a um jogo. Sempre que sofre o primeiro golo, não ganha e algumas vezes até sofre goleadas. Goleadas que aplica quando marca primeiro e os adversários se aventuram no ataque.

Essa deve ser a principal estratégia da Briosa. Ter atenção aos contra ataques do Braga e tentar marcar primeiro. E se o primeiro for dos bracarenses, não partir a equipa muito cedo na procura do empate.