sexta-feira, julho 17, 2009

Sobre a Assembleia Geral

Nos termos do nº 2 do artigo 59º dos Estatutos, convoco a Assembleia Geral de Associados da Associação Académica de Coimbra - Organismo Autónomo de Futebol, em sessão ordinária, para o dia 17 Julho de 2009, pelas 20h00, no auditório do Estádio Cidade de Coimbra, sito na Rua D. Manuel I, em Coimbra, com a seguinte Ordem de trabalhos:

1. Apreciação e votação da proposta de nomeação de Vasco Gervásio e João Mesquita como Sócios Honorários;

2. Apreciação e votação do Orçamento para a Época Desportiva 2009/2010;

3. Informações.

Caso não esteja presente o quórum previsto no artigo 62º, nº 1, dos Estatutos, a Assembleia funcionará a partir das 21h, com um mínimo de cinquenta associados.

Coimbra, 3 de Julho de 2009

O presidente da Assembleia Geral

Paulo Mota Pinto

Como ainda não sei se irei conseguir estar presente, segue aqui a minha opinião e indicação do sentido de voto sobre os pontos em discussão:

1. Sócios Honorários

Quem são os actuais? Os Estatutos referem “a Cidade de Coimbra, a AAC, e a Universidade”, mas não existirão outros? Se a Briosa tem orgulho neles, porque não se encontram no Site?

Segundo os Estatutos:

Art. 11º São sócios de mérito os que, pelos relevantes serviços prestados à AAC/OAF, mereçam esta classificação.

 

Art. 13º São sócios honorários, os sócios que de forma extraordinária se notabilizarem, engrandecendo a AAC/OAF.

Resulta para mim claro que Vasco Gervásio será, sem sombra de dúvida, sócio de mérito. Será sócio honorário uma categoria superior a sócio de mérito? Talvez, mas não me parece, porque sempre achei o mérito mais importante que o resto. Acho até mais prestigiante. Mas também nada tenho contra Vasco Gervásio ser sócio honorário. Isto se eu soubesse quem eram os outros.

Quanto a João Mesquita, não ponho em causa nem o seu academismo nem o mérito para receber esta distinção. O que não sei, ignorância minha que assumo, são quais os outros sócios honorários que existem. Se João Mesquita for o primeiro a receber tal distinção em nome individual não me parece correcto.

 

2. Aprovação de Contas

Quais contas? Aquelas que são mostradas na altura, sem haver tempo para uma reflexão e análise cuidada? Aqui, abster-me-ia como no ano passado. As contas já são normalmente opacas e a sua não disponibilização aos sócios no site da Briosa é algo que não consigo perceber.

Sem comentários:

Enviar um comentário