Um leitor atento chamou-me a atenção para uma notícia que fala da contratação, a título definitivo, de Nuno Coelho. Parece que o contrato terá a duração de duas épocas sendo o passe do jogador partilhado entre a Briosa e o FCP que fica com uma percentagem em caso de futura transferência.
segunda-feira, agosto 31, 2009
domingo, agosto 30, 2009
Vergonhoso
Vergonhoso: Veja-se o lance do primeiro amarelo de Miguel Pedro. Alguém que me explique porque é que João Moutinho não leva amarelo por retardar a marcação de falta. O segundo amarelo que levou não merece discussão, mas o primeiro não se compreende como é que um árbitro comete um erro tão grosseiro. Falta de classe.
Depois desse lance ficou dado o sinal: cada contra ataque da Briosa era parado imediatamente com falta. Os cartões ficavam no bolso e se um jogador da Briosa protestasse levava amarelo. Fácil.
Triste: A desconcentração da defesa que permitiu o segundo golo leonino. Erro ao nível dos infantis.
Dúvida: Porque é que Sougou não alinhou de início com Lito?
Briosa – SCP (ao vivo)
Para quem não pode ir ao Estádio, pode acompanhar o jogo na tvportugal (o melhor stream da sportv é o 6)
sábado, agosto 29, 2009
Brum de regresso?
Parece que se está a fazer esta pergunta, e se for esse o caso, a minha resposta é muito simples: Não, obrigado. Gostei muito quando cá esteve, mas agora não creio que faça falta.
Homenagem a João Mesquita
A Direcção da Académica vai homenagear, amanhã, durante o intervalo do jogo de futebol entre a Briosa e o Sporting, o sócio honorário João Mesquita, com o descerramento de uma placa alusiva no Estádio Cidade de Coimbra.
Mais um português na Briosa
Continuando a estratégia de recrutar jogadores portugueses, a Briosa acaba de assegurar os serviços do médio Nuno Coelho que chega hoje a Coimbra emprestado por uma época.
O jogador, de 21 anos, que estava cedido pelo FC Porto ao Villarreal, não convenceu o clube espanhol, que acabou por libertá-lo.
quinta-feira, agosto 27, 2009
Bischoff já treina
O médio luso-francês Amaury Bischoff, o mais recente reforço da Académica, já treinou esta quinta-feira juntamente com a restante equipa, devendo ser apresentado sexta-feira, em conferência de imprensa.
A presença do médio de 22 anos, que deverá rubricar contrato válido por duas épocas, foi a principal novidade do treino, em que os avançados Sougou e Miguel Fidalgo já trabalharam, ainda que de forma condicionada, devendo recuperar até domingo, para o jogo com o Sporting, da 3.ª jornada da Liga portuguesa de futebol.
Amaury Bischoff nasceu em Colmar, na França, é filho de uma portuguesa casada com um francês e foi formado no Estrasburgo, tendo representando o Werder Bremen entre 2005 e 2008 e o ano passado o Arsenal.
Antes do médio luso-francês, a Académica já tinha assegurado a contratação de Jonathan Bru, Emídio Rafael, Bruno Amaro e Miguel Fidalgo.
quarta-feira, agosto 26, 2009
Acordo com Bischoff
Amaury Bischoff, internacional pelas camadas jovens nacionais, vai jogar nas próximas épocas duas temporadas na Académica Coimbra, depois de não ter chegado a acordo com o Arsenal para a renovação de contrato, de acordo com o "L'Equipe" desta quarta-feira.
O médio de 22 anos estava também a ser seguido pelo Colónia e West Bromwich Albion, mas escolheu os estudantes de Coimbra, segundo avança o jornal francês.
domingo, agosto 23, 2009
Bruno Amaro
Bruno Amaro sofreu uma lesão grave e deve ficar fora do relvado durante largos meses. A Briosa já se encontra à procura de um substituto que terá de ser inscrito até ao final do mês. Ao jogador os meus votos de uma boa recuperação.
Adenda (13:05): Augusto Roxo (médico da Briosa) fala numa paragem de 5 meses.
Do sonho ao pesadelo
O jogo começou muito bem para a Briosa. Um reforço, Miguel Fidalgo inaugurou o marcador logo aos 2 minutos. Era difícil esperar melhor. Depois, lentamente, as coisas forma piorando.
Aos 34 minutos, Miguel Fidalgo sai lesionado, entrando para o seu lugar Licá.
Aos 42, Paços empata.
Aos 68, Sougou lesiona-se, indo entrar Miguel Pedro para o seu lugar.
Aos 70, Bruno Amaro lesiona-se gravemente, e a Briosa passa a jogar com 10 min.
Apesar das contrariedades, a Briosa ainda poderia ter vencido o jogo, mas a boa exibição de Cássio foi apenas algo normal num jogo cheio de eventos pouco normais.
sábado, agosto 22, 2009
Falha na RTP
Esta é uma falha aparentemente inocente, mas com consequências bem mais graves, não fosse a informação da RTP uma referência para muito boa gente que induzida em erro não estará presente amanhã no estádio.
segunda-feira, agosto 17, 2009
?? Mas o que é isto??
Não entendo nada. Então o presidente [da Federação Portuguesa de Futebol, Gilberto Madaíl] tirou 35 mil euros do meu ordenado, pela multa daquele incidente com a Sérvia [Scolari tentou dar um murro em Dragutinovic, no final do jogo de qualificação para o Euro-08, e a UEFA multou o então seleccionador de Portugal], para pagar aos jogadores do Estrela e você diz-me que o Belenenses entrou para o lugar do Estrela [pausa]. Deus do céu... Quem treina o Belém?
É o Carlos Pereira.
Ah, tá! [outra pausa] Não acredito. Então o cara tirou do meu ordenado para pagar o salário dos jogadores, eles mantêm a equipa no campo e descem na secretaria por salários em atraso! Deus do céu [desabafo].
A Liga já começou. E o Futebol quando começa?
Sete jogos, nove golos. E se estes números podem reflectir inépcia dos avançados, já estes deveriam merecer reflexão dos nossos dirigentes: 227 faltas em sete jogos!!!
Uma falta a cada 2,55 minutos!! Absurdo. Não admira que os golos sejam, na sua maioria, fruto de contra-ataques ou de lances de bola parada.
domingo, agosto 16, 2009
sábado, agosto 15, 2009
Sem saber ler nem escrever
Com Eduardo a rubricar uma boa exibição, a Briosa perde o jogo contra uma equipa (?) que jogou muito pouco.
quarta-feira, agosto 12, 2009
Briosa mais Portuguesa
Esta notícia não deixa ninguém indiferente, até porque ainda há um par de épocas atrás o plantel da Académica era conseguido com recurso aos célebres “contentores” importados directamente do Brasil.
Independente de se confirmar ou não o 1º lugar nesta lista quando terminarem as inscrições, certo é que a formação de Coimbra será maioritariamente portuguesa, a nosso ver, mais um passo no regresso aos valores que sempre caracterizaram a nossa Briosa.
terça-feira, agosto 11, 2009
Garcês árabe
Com Garcês nunca se sabe, mas pelo menos já vestiu a camisola do novo clube.
Que arrume aquela cabeça e permita à Briosa recuperar o dinheiro que investiu nele.
Regresso a Braga
E porque vamos começar a época em Braga é oportuno recordar este cromo da Briosa da época 1984/85. Segundo Luís Miguel (comentador do site dos Cromos, de onde foi picada esta imagem):
Equipa da Académica: época de 1984/85. A Académica tinha acabado de regressar à 1ª divisão e, curiosamente, tinha voltado ao seu nome de origem, depois de 10 anos como Clube Académico de Coimbra.
Na foto (tirada no Estádio 1º. de Maio, em Braga), podem ver-se, em pé, da esquerda para a direita: Marrafa, Reis, Rolão, Kikas, António Augusto, Tomás e Pedro Xavier; Em 1º plano, pela mesma ordem: Germano, Flávio, Ribeiro e Artur Semedo.
Jesualdo Ferreira começou a época como treinador e ainda na 1ª volta Vítor Manuel pegou na equipa e conduziu a minha Briosa ao 7º lugar
Acreditam em coincidências?
segunda-feira, agosto 10, 2009
Al Ettifaq
Pode ser a nova filial da Briosa no mundo árabe. O ano passado acolheu Paulo Sérgio, este ano leva com o Garcês. Só lhes posso estar grato.
domingo, agosto 09, 2009
Acabaram as férias
Garcés vai ser emprestado a um clube saudita. Parece que finalmente acabaram as férias de Natal do avançado panamense. Que faça uma boa época é o que lhe desejo, para ver se a Briosa consegue recuperar parte do que investiu nele.
sexta-feira, agosto 07, 2009
À descoberta do Marfim
Primeiro foi Traoré que está emprestado ao Tourizense, depois Amessan que ficou no plantel e agora é Cissoko que está a treinar à experiência. A Briosa está a explorar uma colaboração com o Cissé Institut, clube marfinense de onde vieram estes 3 jogadores.
Pessoalmente acho a medida boa, só não percebendo porque não é estendida a todas as Académicas (e são bastantes) que existem por África.
O foguetório da Europa
Ano após ano fica provado que as equipas de média dimensão que num ano comemoram a ida à Europa, choram nos meses a seguir. Este ano, Paços e Braga foram disso exemplo.
O problema é conjuntural e não se resolve com paliativos. O que se viu foram equipas que ainda não formaram os seus plantéis a lutar contra outras mais completas e com mais rotinas. Repito o que sempre disse: a Europa deve ser uma consequência e nunca um objectivo.
quinta-feira, agosto 06, 2009
Equipamentos
Não estou seguro que seja este o equipamento oficial (pelo menos não me parece que esteja lá o AAC/OAF), mas não é nada que se assemelhe ao pijama com que a Briosa tem andado a treinar. Sóbrio e muito similar ao antigo.
Gosto da particularidade de o símbolo da Briosa tanto estar à direita como ao centro. Enfim…
quarta-feira, agosto 05, 2009
BetClic – novo patrocinador
A Briosa (e mais oito equipas) vai ser patrocinada pela BetClic. Começa a faltar espaço na camisola.
Bruno Amaro 1 – Lito 0
No jogo de preparação que a Briosa disputou com o Pampilhosa, houve lugar à marcação de 2 grandes penalidades para a Briosa tendo Bruno Amaro convertido a sua e Lito falhado a dele. André Fontes foi o marcador do segundo golo da Briosa que venceu por 2-0 o encontro.
Bruno Amaro afirma-se assim como o principal candidato à marcação dos lances de bola parada da Briosa.
terça-feira, agosto 04, 2009
Olheiro
Confesso que não estou às 5 da manhã a ver jogos do campeonato brasileiro, mas uma vez que na Briosa se avaliam jogadores por DVD, aqui fica a minha sugestão:
Marcos Assis Santana, ou Marcão, de 23 anos, jogador do Atlético Clube Goianiense que tem uma média de golos muitíssimo interessante, seria o ponta de lança perfeito para responder às oportunidades criadas pelos extremos da Briosa. E estou em crer, também seria uma possibilidade de negócio futuro muito interessante.
segunda-feira, agosto 03, 2009
Melhor do que na época passada
Segundo o estudo da FutebolFinance, a Briosa é o quinto clube em número de sócios em 2009. Obviamente que a fiabilidade destes números depende das actualizações que são feitas, (a Briosa fez uma recentemente), mas não deixa de ser um dado interessante.
Recentemente afirmava que a Briosa estaria certamente num Top-8, e estes números tal como os números de espectadores vêm confirmar que o cenário é melhor do que isso.
E é esta a realidade que deve ser transmitida ao plantel. A Briosa não é um clube pequeno nem em adeptos, nem em espectadores, nem em palmarés. Acho que seria importante divulgar estes números para que se perceba isso.
Era bom que se abrissem as portas do estádio de vez em quando para que os jogadores sentissem a enorme massa associativa que existe em Coimbra. O Braga com menos sócios teve o dobro dos espectadores. O Vitória minhoto teve o triplo das assistências mercê de uma política completamente diferente ao nível dos preços de bilhetes. Imaginem o que seria o Calhabé, se em todos os jogos estivessem 3 vezes mais pessoas do que o habitual. Seria fantástico. Este também devia ser um objectivo de José Eduardo Simões ao nível das Assistências – ser melhor do que na época passada.
domingo, agosto 02, 2009
Porque tínhamos razão…
A posição de Pedro Roma na equipa da Briosa desta época foi sempre uma incógnita. Jogador? Treinador de guarda-redes? Ou iria fazer as duas coisas?
A 20 de Julho, afirmámos aquilo que nos tinha sido confidenciado – Roma arrumou as luvas. Houve quem se apressasse a desmentir-nos na nossa caixa de comentários. Esperemos que tenha ido ao Dolce Vita hoje à tarde ver com os seus próprios olhos aquilo que tínhamos afirmado.
Jogo de apresentação aos sócios
Com menos de 500 pessoas a assistir, a Briosa começou com Ricardo, Pedrinho, Luiz Nunes, Orlando, Hélder Cabral, Bruno Amaro, Cris, Tiero, Miguel Pedro, Licá e Lito.
Bom início de jogo, a pressionar durante o primeiro quarto de hora. O Nacional equilibrou e chegou ao golo perto da meia hora, num lance onde o avançado da equipa madeirense apareceu isolado frente a Ricardo.
Logo a seguir, Lito podia ter empatado jogo, numa falha que viria a repetir mais tarde num lance onde só tinha o guarda redes pela frente.
Na segunda parte o jogo caiu com as substituições. Entraram Rui Nereu, Amoreirinha, Berger, Diogo Gomes, Sougou, Traquina, Miguel Fidalgo, Paulo Sérgio, André Fontes, Emídio Rafael, Vouho, Brun e Pedro Costa.
O Nacional marcou um golo aos 70 minutos de livre directo e nos descontos foi Amoreirinha que respondeu de primeira a um pontapé de canto.
Do jogo, parece-me ter ficado claro que a equipa de início será a base do onze não devendo haver mais do que uma ou duas dúvidas – provavelmente Emídio Rafael e Miguel Fidalgo podem vir a ser hipóteses.