quarta-feira, setembro 23, 2009

Académica é o clube mais ‘português’ do campeonato

Estrangeiros em maioria

O pleno de treinadores portugueses nas 16 equipas da Liga é apenas uma miragem nos plantéis em Portugal que, à semelhança dos anos anteriores, têm uma grande maioria de jogadores estrangeiros. Em cinco jornadas disputadas, o FC Porto lidera o número de estrangeiros que já alinharam na temporada 2009/2010 com 14 atletas (78%), contra os quatro portugueses (Bruno Alves, Rolando, Raul Meireles e Varela).

Perto está a Naval 1º de Maio com 73% de estrangeiros nos cinco jogos realizados até ao momento, seguido do líder da Liga, o Sp. Braga (71%).

Também o Benfica (68%) tem uma elevada percentagem de estrangeiros utilizados (13) nas primeiras cinco jornadas contra os seis portugueses (Quim, César Peixoto, Rúben Amorim, Carlos Martins, Fábio Coentrão e Nuno Gomes).

No lado oposto da tabela encontramos a Académica de Coimbra, comandada pelo técnico Rogério Gonçalves, com apenas seis jogadores estrangeiros utilizados contra os 14 portugueses.

O Sporting e a sua famosa escola de formação proporcionaram ao técnico Paulo Bento a aposta em 13 portugueses  contra apenas seis atletas nascidos além-fronteiras (Anderson Polga, Matías Fernández, Pedro Silva, Simon Vukcevic e Felipe Caicedo).

Feitas as contas, impera na Liga portuguesa a ditadura estrangeira com 167 atletas ‘vindos de fora’ utilizados contra 146 profissionais do nosso país.

in Correio da Manhã

1 comentário:

  1. A estreia do avançado costa-marfinense Vouho é a principal novidade na lista de convocados da Académica para o jogo de sábado frente ao Rio Ave, da 6.ª jornada da Liga Sagres.

    Relativamente à convocatória anterior, o treinador dos Estudantes, Rogério Gonçalves, deixou de fora, por opção, o médio André Fontes e o avançado Licá.

    De fora, por lesão, ficam também o defesa central Luiz Nunes e o médio Bruno Amaro. O primeiro tem uma lombalgia, enquanto o segundo recupera de uma cirurgia ao tendão rotuliano do joelho direito.

    O jogo entre a Académica, 15ª classificada com dois pontos, e o Rio Ave, no 5º lugar com nove, disputa-se sábado às 16horas, no Estádio dos Arcos, em Vila do Conde, com arbitragem de Pedro Henriques, de Lisboa.

    in Record, via Lusa

    Se é a estreia do Vouhou, ainda tou para perceber quem foi o preto com a camisola 27 que teve no banco com o Sporting!!!

    ResponderEliminar