quarta-feira, setembro 30, 2009

Marcação do horário dos jogos

11.ª Jornada: Domingo (29 Nov): Académica - Vitória de Setúbal, 16:00

12.ª Jornada: Domingo (6 Dez): Benfica - Académica, 20:15 (RTP)

13.ª Jornada: Domingo (13 Dez): Académica - Leixões, 16:00

14.ª Jornada: Domingo (20 Dez): Nacional - Académica, 16:00

Negócios escuros

aac_mar_site

Dez euros é o que um Sócio da Briosa tem de pagar à Direcção, para ir ver o jogo no mesmo sítio onde estarão pessoas que apenas pagaram 5€ à Mancha Negra.

Faz sentido?

terça-feira, setembro 29, 2009

Preços de saldo

cartaz_mn_aac_mar

A Mancha Negra faz o seu papel de divulgação e captação de público. A Direcção ainda não tem os preços deste jogo online.

sábado, setembro 26, 2009

Nulo

A Briosa somou o primeiro ponto fora de portas. Continua a nulidade.

Rio Ave – Briosa (ao vivo)

A Briosa começa com Ricardo, Pedrinho, Orlando, Amoreirinha e Emídio Rafael na defesa. Ao meio Nuno Coelho, Paulo Sérgio, Miguel Pedro e Cris. No ataque Sougou e Vouho.

Aos 67 minutos sai Vouho e entra Eder. Que raio fica Lito a fazer no banco?

Lito entra agora. Aos 77 minutos. Enfim….

 

sexta-feira, setembro 25, 2009

Jornalista distraído

Um dos nossos leitores, que infelizmente não se autenticou, chamou-me à atenção para o facto de o Record anunciar a estreia de Vouho nos convocados.aac_rioaveOra se o senhor jornalista do Record (ou da Lusa) se desse ao trabalho de ler jornais desportivos como, por exemplo…, o Record, teria reparado que Vouho tinha estado no banco quando da recepção ao SCP.

aac_scp Obrigado ao leitor pela dica.

quarta-feira, setembro 23, 2009

Académica é o clube mais ‘português’ do campeonato

Estrangeiros em maioria

O pleno de treinadores portugueses nas 16 equipas da Liga é apenas uma miragem nos plantéis em Portugal que, à semelhança dos anos anteriores, têm uma grande maioria de jogadores estrangeiros. Em cinco jornadas disputadas, o FC Porto lidera o número de estrangeiros que já alinharam na temporada 2009/2010 com 14 atletas (78%), contra os quatro portugueses (Bruno Alves, Rolando, Raul Meireles e Varela).

Perto está a Naval 1º de Maio com 73% de estrangeiros nos cinco jogos realizados até ao momento, seguido do líder da Liga, o Sp. Braga (71%).

Também o Benfica (68%) tem uma elevada percentagem de estrangeiros utilizados (13) nas primeiras cinco jornadas contra os seis portugueses (Quim, César Peixoto, Rúben Amorim, Carlos Martins, Fábio Coentrão e Nuno Gomes).

No lado oposto da tabela encontramos a Académica de Coimbra, comandada pelo técnico Rogério Gonçalves, com apenas seis jogadores estrangeiros utilizados contra os 14 portugueses.

O Sporting e a sua famosa escola de formação proporcionaram ao técnico Paulo Bento a aposta em 13 portugueses  contra apenas seis atletas nascidos além-fronteiras (Anderson Polga, Matías Fernández, Pedro Silva, Simon Vukcevic e Felipe Caicedo).

Feitas as contas, impera na Liga portuguesa a ditadura estrangeira com 167 atletas ‘vindos de fora’ utilizados contra 146 profissionais do nosso país.

in Correio da Manhã

terça-feira, setembro 22, 2009

E porque não Mourinho?

Já que a ideia parece ser a de pedir um treinador impossível, que já afirmou não poder sair do clube onde está, porque não pedir Mourinho? Se a ideia é apenas a de lançar nomes para o barulho, ao menos que se lance um que prestigie a Briosa.

Convinha que quem tanto opina publicamente sobre a Briosa, soubesse ao menos do que fala.

segunda-feira, setembro 21, 2009

Só duas notas

A equipa fez o jogo que fez e controlámos a partida. Vejam a circulação de bola e o caráter que tivemos. Se calhar, o resultado não é justo. (Rogério Gonçalves)

Para o senhor Rogério Gonçalves, uns factos que ele parece desconhecer: o futebol profissional é desporto de competição e não de lazer. Achar que se “controlou a partida” quando se joga em casa contra uma equipa que está satisfeita com um empate é um perfeito disparate.

Numa competição interessam os golos que se marcam e os que não se sofrem e nesse capítulo a 2009_pior_defesa Briosa é a quinta pior defesa da Liga (o ano passado fomos a quinta MELHOR).

A equipa sofre golos de qualquer maneira e feitio. Parece-me que as suas escolhas estão longe de ser acertadas, e que não há trabalho no capítulo das bolas paradas.

2009_pior_ataqueRelativamente ao ataque a coisa fica mais sinistra. A Briosa ocupa o terceiro lugar a contar do final da tabela. Mas ficamos todos contentes ao reparar que quando começam os jogos, os nossos melhores marcadores estão no banco.

Vi uma segunda parte miserável, onde não observei nenhuma circulação de bola nem nenhum controlo da partida. Mas isso sou eu, que estou longe do relvado e vejo jogadores a barafustar uns com os outros sem saberem o que fazer. Deve ser a isso que chama carácter.

Taça de Portugal

taca No fim-de-semana de 17 e 18 de Outubro, a Briosa irá receber o Portimonense para a 3ª eliminatória da Taça de Portugal.

Um jogo onde não há desculpas para outro resultado que não a vitória.

Briosa 1 – Belém 1 (vídeo)

Isto foi o pouco que se pode aproveitar ontem: MIguel Pedro a corresponder a um excelente centro de Sougou, o melhor da Briosa em campo.

domingo, setembro 20, 2009

Dúvidas

O que é preciso acontecer para Rogério Gonçalves:

- Tirar o Éder de campo? Quantas bolas este jogador tem de perder para merecer sair? Ter um ponta de lança que não marca golos, não segura a bola e não faz jogar os colegas é uma perda de tempo.

- Não apostar em Licá? Licá é um jovem jogador que o ano passado marcou 2 golos. Será mesmo a este jogador que se vai apostar quando se trata de mudar um resultado?

- Permitir que os laterais subam? Quem viu o jogo reparou que parecia que Pedrinho e Rafael tinham ordens para não ir à linha

- Colocar Miguel Fidalgo em campo? Meter o jogador aos 81 minutos, entrando apenas como último recurso é um sinal de desconfiança extrema. Deixo aqui algo que Rogério Gonçalves não deve ter visto com atenção:

sábado, setembro 19, 2009

Convocados para a recepção ao Belenenses

O destaque da convocatória de Rogério Gonçalves para o encontro frente ao Belenenses, vai para a primeira chamada de Amaury Bischoff que poderá estar prestes a estrear-se e também para o regresso de Miguel Pedro após castigo, que ocupa o lugar de João Ribeiro, que passa de titular a não convocado apenas no período de uma semana.

Fora dos convocados, também por opção técnica, ficaram Barroca, Hélder Cabral, Berger, Bru, Diogo Gomes e Vouho, e também Bruno Amaro, este a recuperar de intervenção cirúrgica ao joelho.

Eis a lista de convocados:

Guarda-redes: Ricardo e Rui Nereu;

Defesas: Pedrinho, Amoreirinha, Orlando, Pedro Costa e Emídio Rafael;

Médios: Nuno Coelho, Paulo Sérgio, Tiero, Bischoff, Cris e André Fontes;

Avançados: Miguel Pedro, Sougou, Éder, Miguel Fidalgo, Licá e Lito.

Vamos todos apoiar a Briosa a conquistar a primeira vitória!

quinta-feira, setembro 17, 2009

Crise?

Quando a crise aperta, começam os saldos e as promoções.

Não me levem a mal, que eu até acho positivas estas iniciativas. Só tenho pena que elas apenas apareçam em épocas de mau futebol e sejam sempre destinadas a estrangeiros (leia-se não sócios).

segunda-feira, setembro 14, 2009

Próximos Jogos

20/09 16:00    Briosa - Belenenses
23/09 16:00 (Taça da Liga) Briosa - Beira Mar
27/09   Rio Ave - Briosa
02/10 20:15 (STV) Briosa - Marítimo
25/10 20:15 (RTP) FCP - Briosa
02/11 20:15 (STV) Briosa - Guimarães
07/11 16:00 U. Leiria - Briosa

PROCURA-SE

PROCURA-SE

Treinador barato,
com uma boa concepção de futebol,
disponível para assumir equipa com jovens talentos
a necessitar de alguém experiente que os consiga por a jogar bom futebol.

domingo, setembro 13, 2009

Olhanense – Briosa (ao vivo)

1’  : 1 - 0 , frangalhada de Ricardo logo a abrir

10’: Olhanense reduzido a 10, devido à expulsão de Carlos Fernandes por agressão a Éder.

27’: 1 – 1 , golo de Lito a transformar uma grande penalidade

35’: 2 – 1, numa tarde para esquecer de Ricardo

43’: Entrou Licá para o lugar de André Fontes

Intervalo

62’: Vermelho directo para João Baião. A Briosa joga contra 9.

71’: Sai Lito e entra Sougou??? E a jogar contra 9?? Mas estamos a ganhar, ou o quê?

Acabou. Resultado miserável. 

(MSIE e Firefox)

quarta-feira, setembro 09, 2009

Organizem-se, pá!!

mudanca Depois de, no dia 7, terem anunciado a mudança o jogo da Briosa para dia 14, a Liga vem agora anunciar o jogo para Domingo, dia 13.

Mas esta gente pensa o quê? Como se pode ir pensar em ir ver um jogo que nunca se sabe em que dia é, nem a que horas? Profissionalismo, isto? Cada um que chame o que quiser.

Obrigado

É bom passar o sexto aniversário deste blog, e constatar que estamos nos 100 maiores blogs de futebol portugueses, de acordo com a avaliação rigorosa e indesmentível de tráfego mundial do Alexa.

blog_ranking_08_2009

A todos os que ajudam a construir este espaço - leitores, comentadores e editores - o meu MUITO OBRIGADO.

Pontaria zarolha

"A coisa mais banal de ver num jogo de futebol em Portugal é ser aceite com toda a normalidade (a começar pelos próprios jogadores) que 80 por cento dos remates à baliza não acertem no alvo — como se ele não tivesse 9,15 de comprimento por 2,30 de altura."

Miguel Sousa Tavares in A Bola

O alvo de que o Miguel fala, será aquela coisa que tem 7,32m de largura entre os postes e 2,44m de altura? Ups… Quem tanto critica a pontaria dos avançados deveria afinar melhor a sua.

sábado, setembro 05, 2009

Inveja

inveja

Bem-vindo ao blog BRIOSA

Caro João Ribeiro,


É como muito agrado que te recebemos na nossa equipa e é para nós motivo de orgulho perceber que um rapaz como tu, que já manifestou em varias intervenções este nobre sentimento pela Briosa, que te sintas identificado com o nosso blog e que queiras contribuir para que sejamos ainda melhores.


A tua entrada no blog Académico mais antigo ainda vivo deve ser para ti encarado com um misto de responsabilidade e liberdade, apresentando novas ideias dentro do espírito que sempre norteou o nosso blog na defesa incondicional da nossa Grande e Briosa Académica.


Bem-vindo ao blog BRIOSA

sexta-feira, setembro 04, 2009

Apresentações

Boa Noite a todos.

Gostava de me apresentar como novo contribuidor deste belíssimo blog. Eu sou o administrador do blog também referente à Mágica Briosa www.somentebriosa.blogspot.com, mas também pertenço como colaborador a este blog e ao www.triogalatico.blogspot.com.

Posso-vos dizer, ou mesmo prometer, que vou dar o máximo para escrever o melhor possível, sempre com alguma clubite para a nossa Briosa, como é óbvio, contudo do modo mais imparcial possível.

Espero que todos vós possam apreciar os meus comentários e artigos e que possam estar sempre aí para corrigir os meus erros ou para elogiar de uma forma fundamentada o que eu escrevo.

Desejo corresponder às expectativas que depositam em mim e igualmente desejo agradar a todos.

Cumprimentos Académicos,

João Francisco Ribeiro

terça-feira, setembro 01, 2009

Tinha piada João Ribeiro

Pode-se questionar se mesmo que a Briosa tenha que vir a pagar os tais 300 mil euros, será que o João Ribeiro não vale esse investimento, considerando que é um jovem talentoso com grande margem de progressão e que se for acarinhado pode vir a dar um forte contributo nos próximos três anos que se fala por aí.

No entanto a actual realidade da Briosa não me parece muito favorável a este cenário, senão vejamos: Ao que parece, o João Ribeiro acabou por estar este tempo todo parado em consequência do litígio, não se esperando grande ritmo competitivo nesta fase. A juntar a este facto temos Lito, Sougou e também Miguel Pedro, que ocupam neste momento e bem as posições onde eventualmente João Ribeiro pode jogar. Assim só faz sentido a vinda deste jogador como recurso em caso de lesão, não sendo portanto previsível uma titularidade imediata.

Tinha a sua piada que por esta pseudo-contratação que pelas razões apontadas até pode ser questionável e depois de uma série de episódios de jogadores que abandonaram a Briosa onde ficamos sempre a ver navios, tivéssemos agora que pagar os 300 mil à naval.

Previsível

coisas previsíveis não há? Espero que na Briosa as tenham previsto e que o seu Departamento Jurídico tenha a qualidade que o prestígio da Associação Académica de Coimbra pressupõe. É que podemos não ser os melhores a jogar à bola, mas de leis deveríamos perceber.

Polémica com a Naval – João Ribeiro

A Briosa vai passar contar com João Ribeiro, antigo atleta da Naval, por empréstimo do Frenaros FC 2000. Recorde-se que o atleta saiu da Naval em litígio, tendo este clube inscrito o jogador na lista de compensações da Liga exigindo uma compensação de 300 mil euros de direitos de promoção. A Briosa assegura que tem o jogador por empréstimo e como tal, não tem nada a pagar, mas parece-me que o caso não será aceite pacificamente pela Direcção figueirense.