quinta-feira, abril 29, 2010

Villas Boas em discurso directo

Boa entrevista do Diário de Coimbra que pode ler na íntegra. Aqui ficam quatro ideias fortes que apreciei:

DC Disse há pouco que a decisão de vir para a Académica foi também um pouco suicida. Será justo dizer que este é o grande desafio da sua carreira?

AVB Sim, acho que foi o grande desafio da minha carreira, porque para o ano, correndo tudo bem e mantendo-me na Académica, será um plantel escolhido por mim. Serão as minhas escolhas e competências que vão ditar quem entra e quem sai. A mim e ao director desportivo sempre dentro da realidade em que vivemos, que é um orçamento muito baixo e dos mais baixos da primeira liga.

DC A Académica 2009/2010 fica marcada por gostar de ter a bola.

AVB Sim. É um orgulho que nós sentimos. Continuo a defender que todos os estilos são bons desde que levem à vitória. Sei qual é o meu estilo e que gosto de propor, que é um estilo protagonista, de ter a bola, de saber circulá-la e de criar um maior número de ocasiões. Mas não tenho dúvidas de que em Portugal está instalado o pragmatismo e o resultadismo. Muitas vezes a resolução de problemas até está nos lances de bola parada porque se acha que em Portugal os jogadores não são suficientemente criativos. Respeito, mas discordo totalmente disso porque o jogador português é criativo por natureza e não faltam casos desses nos últimos 50 anos. É um facto que o pragmatismo leva a resultados e até ao sucesso absoluto, mas defendo este estilo. Tive de equacionar se era possível este estilo, tendo em conta o que tinha à disposição. A partir do momento em que percebi que era possível e os jogadores acreditaram, isso permitiu-nos dar um salto meteórico, ter, por exemplo, o 6.º melhor ataque neste momento, chegar às meias-finais da Taça da Liga e jogar com os grandes como jogámos.

DC Chegou a sonhar com um lugar europeu?

AVB É difícil. Há sempre aquela pequena distância pontual que nós sentimos após o jogo com o Belenenses. Era uma tabela classificativa que estava em constante mudança e em que equipas que estavam por cima vão acabar por baixo e as que estavam por baixo vão acabar em cima, como são os casos de Nacional e Marítimo que deram um salto significativo. Havia muita proximidade na tabela classificativa em que rapidamente podíamos estar a lutar pela Europa como com uma derrota podíamos estar a lutar para não descer. Após o jogo com o Belenenses estivemos a cinco/seis pontos do Sporting que era referência em termos de lugar europeu, mas é inegável que houve um sentimento de que seria possível, embora o objectivo principal sempre foi e sempre será a manutenção. Vivemos com esse sentimento durante uma ou duas jornadas até entrarmos num ciclo difícil em termos de calendário que não nos permitiu ambicionar a mais. Penso que a Académica do futuro pode olhar para as taças com outros olhos. Será difícil a Taça de Portugal que é imprevisível, mas a Taça da Liga não é assim tão impossível.

DC Vai haver muita sangria no plantel?

AVB Julgo que não. O plantel é bom e há muita diversidade em termos de qualidade, no entanto há uma série de questões a resolver com os jogadores que terminam contrato, com decisões a tomar. Só depois de termos garantido a manutenção esse dossier pode ser olhado com outros olhos. Também é importante definir objectivos para a próxima época. Queremos algo mais do que a simples manutenção? Se sim então temos de ser mais agressivos no mercado, tendo em conta o orçamento baixo. É importante frisar que a Académica só trouxe um jogador no mercado de Janeiro, onde todos cometeram loucuras. […]Esse é um aspecto super louvável numa realidade dificílima. Vive-se acima das possibilidades em Portugal. A Académica não vive acima das possibilidades. Paga a tempo e horas, há um conforto dos jogadores para com esse compromisso que a direcção tem com eles, que sabem que não vai faltar, o que é raro encontrar. Isso dilui-se um pouco noutros clubes, porque se sabe que estão em atraso, embora não se torne público. Este tem infra-estruturas, é organizado e chegou a Janeiro e não cometeu loucuras. Na preparação da próxima época teremos de ter em conta um orçamento que é baixo e temos definir o que queremos.

Sem comentários:

Enviar um comentário