sábado, janeiro 20, 2007

Do nome do Estádio


Antes de mais um ponto prévio - acho um disparate o incómodo que alguns sentem quando se propõe mudar o nome de um Estádio para o de uma marca comercial. E acho um disparate, porque os "incomodados" chegam ao cúmulo de nem sequer saber, ou usar, o nome real do Estádio. Estou-me a referir, é claro, à primeira polémica que houve quando se falava no Estádio Samsung em Lisboa.... Os adeptos "incomodados" achavam que se devia chamar sempre Estádio da Luz, ignorando que o nome real do Estádio, era "Estádio do Sport Lisboa e Benfica".

E vem isto a propósito do quê? Carlos Encarnação não se compara aos "incomodados" de cima, porquê trazer este assunto?

Porque me parece que o nosso edil, não percebe uma coisa. Se é verdade que

"Quem atribui o nome do estádio é a câmara"

não deixa de ser menos verdade que quem usa o nome é o povo. E o povo não usa "Estádio Cidade de Coimbra" nem irá usar "Estádio Finibanco". Apenas passará a ler e a ouvir.

Claro que vamos assistir nos próximos tempos a mais uma questiúncula entre a Câmara Municipal de Coimbra e Tavares de Almeida. Acho que os dois dispensavam este tipo de publicidade.

Por outro lado, Encarnação deverá olhar para os problemas que os Estádios de Leiria e de Aveiro estão a dar às suas Câmaras Municipais e agradecer o facto de que em Coimbra, o Estádio está a ser fonte de receita e não de dores de cabeça. Se algo poderá estar mal no protocolo, não é a possibilidade de se mudar de nome de Estádio, mas tão somente o facto de a Câmara ganhar o mesmo caso o Estádio mude de nome ou não. Mas isso, poderá ser sempre mudado no próximo contrato. Em 2012.

Sem comentários:

Enviar um comentário