quarta-feira, junho 06, 2007

the dark side of your moon




Quem segue, nem que seja pelo canto do olho as “notícias” relacionadas com contratações da Briosa, percebe o ritmo frenético com que surgem novos nomes, num turbilhão de novidades, muita delas disparatadas, mas outras sim com fundamento.

Mas no meio desta euforia de quem pretende formar um plantel capaz de finalmente elevar o nome Briosa ao nível que todos desejamos surge um enigma chamado Dame/Panathinaikos.

A forma como o distante Panathinaikos chega até Briosa é simples: Peseiro é contratado e forma a sua equipa de trabalho que forçosamente teria que incluir Zivanovic com quem trabalhou num passado recente, percebendo as excepcionais qualidades deste treinador de guarda redes, ao nível da sua competência técnica e método revolucionário de trabalho, que inclusivamente já motivaram alguns artigos da nossa imprensa local.

De Ziva até Dame foi um passinho, pois estava ali mesmo ao lado. Um jogador livre com as qualidades unanimemente reconhecidas, que se caracterizam pela sua abordagem felina em perseguição dum objectivo chamado baliza, é algo que chama a atenção do adepto mais distraído, quanto mais quem trabalha na área. Ainda andávamos nós com romantismos bacocos acerca dum turista acidental que tinha visitado Coimbra para ver o irmão a dar uns toques e já os vampiros espreitavam babados.

Note-se que o valor que surge hoje em dia no meio como estimativa razoável para o valor de Dame é algo com 3,5 milhes de euros.

Surge então a pergunta óbvia: Então porque não fizeram logo um contrato defensivo com o jogador se viram logo que era assim tão bom?

Resposta: Esse contrato efectivamente foi feito.

Muito se especulou se existia ou não, mas a realidade é que se não existisse, já Dame estava a esta hora numa ilha grega a apanhar banhos de sol.

Temos portanto um contrato com 1 ano mais 2 de opção, que para quem sabe somar são 3 anos. A este propósito vem a talhe de foice o célebre episódio do stand, sobre o qual muito se especulou e sobre o qual convém relembrar a verdade:

“Dame pretende comprar um automóvel a crédito e como tal tem necessidade dum empréstimo bancário. Para formalizar o pedido ao banco, necessita de demonstrar que tem um contrato que lhe garanta continuidade na Briosa. Assim foi-lhe proposta uma alteração ao actual contrato no sentido de passar definitivamente a três anos. Note-se bem que o contrato em vigor já é de três anos, portanto não seria um contrato novo, mas um contrato que apenas daria mais garantias ao jogador em termos de trabalho, pois para a Briosa a garantia de 3 anos já existia antes.

Agora digam-me quem é que está aqui a querer enganar quem ...

A última peça do puzzle será portanto o “direito de opção”. Estamos portanto perante o elo mais fraco e nem vale a pena esperar pela resposta da Fifa sobre o assunto, pois Dame será dado como livre e não falta muito, pois esta cláusula só é reconhecida quando está do lado mais forte.

Sem comentários:

Enviar um comentário