domingo, novembro 15, 2009

A transparência incomoda as gentes do futebol

Um dos grandes problemas do futebol português é a incapacidade de fazer as coisas às claras, sob o escrutínio público. Foi assim o ano passado, com o goal-average e é assim este ano com a média de idades.

O ano passado, resolveu-se o problema com um comunicado idiota, e depois três senhores numa sala resolveram o assunto dizendo que o Belenenses não tinha protestado correctamente.

Este ano, optou-se por apagar o texto inicial que estava colocado on-line, com umas médias onde um jogador de 28 anos tinha sido contabilizado como tendo 34. O Portimonense mantém-se apurado mas em lado nenhum se explica como. Qual a média de idades que teve, e como foi calculada. No fundo foi como se um árbitro dissesse que uma equipa tinha ganho o jogo, mas ninguém viu golo nenhum. Provavelmente aparecerão agora umas fórmulas, algumas até sugeridas por blogues da … Briosa, para justificar a passagem do Portimonense que se viu enganado pelo site da Liga.

Quem está de cara limpa no futebol, é transparente. Mostra as contas todas, e nunca, mas nunca, emenda algo que diz, apagando o anterior. Se há lugar a rectificação, que se faça a mesma, mas reescrever a história são hábitos de outros tempos… Da altura do goal-average.

1 comentário:

  1. O director, ou lá o que é, (ele nem em casa deve dirigir nada, mas adiante) já saiu da toca. Veio dizer que, para o cálculo da média etária, só se considera a idade dos jogadores uma vez e, no caso de fazer o aniversário entre os dois jogos, considera-se a média de idades desse jogador e é esse valor que contará para média geral. Uma palhaçada sem pés nem cabeça! Ainda disse que assim dão-se mais oportunidades aos mais jovens! O gajo é mesmo burro, ou então está a gozar com a Académica! Então, perante um caso concreto em que o Portimonense jogou sempre com jogadores mais velhos, fazendo entrar um júnior no minuto final, este espécime vem dizer que se dão mais oportunidades aos mais jovens?!?!?!?!

    ResponderEliminar