quinta-feira, junho 30, 2005

BRIOSA bate novo record

Depois do grande feito da época, batendo o record de invencibilidade, estamos novamente à beira de novo record. Passando os olhos pela imprensa diária percebi que a Briosa está em condições de colocar em campo um plantel integralmente brasileiro.

Fundamentalismos à parte, se as aquisições alinharem pela qualidade das ultimas contratações brasileiras (Brum e Marcel) que venham eles ...



Image Hosted by ImageShack.us

Mais um para sambar

Segundo o jornal Record:
O lateral direito brasileiro Pedro, do Internacional de Porto Alegre, está praticamente garantido pela Académica, faltando limar pequenas arestas, garantiu o treinador da equipa, Nelo Vingada.
O jogador, de 24 anos, que jogou apenas cinco vezes pelo seu último clube, poderá colmatar uma lacuna existente na época passada naquela posição, ocupada quase toda a temporada pelo português Nuno Luís.
Com 1,79 metros e 77 kg, o atleta passou pelo Palmeiras entre 2001 e 2003, pelo Figueirense em 2003 e pelo Vitória em 2004.
Pedro vai juntar-se aos quatro brasileiros dados como certos na Briosa: Fernando, ex-Moreirense, Hugo Alcântara, ex-Vitória de Setúbal, Bruno Reis, ex-Maccabi Telavive, e Gelson, ex-Malmoe.

Esta contratação não percebo. Se a ideia era ir buscar um concorrente ao Nuno Luís, não me parece que quem apenas jogou 5 jogos na última época possa ser concorrente de peso. Se a ideia era ir buscar um suplente, porque não um jogador de futuro (por exemplo, da formação). É que com 24 anos, não é propriamente esperança. Enfim.

quarta-feira, junho 29, 2005

Dário (a história que faltava)

Confesso que tenho andado um pouco sem saber o que dizer desta novela toda do Dário. Até que finalmente consegui saber a versão do jogador.

O Dário, que ganhava pouco mais de 3 Mctos/mês antes de ser vendido foi para o Dubai ganhar 100 Mctos/ano. As coisas não Lhe correram bem, lesionou-se e veio para a Briosa, onde jogou uma época em deficientes condições físicas.

Ora este ano, o Guimarães foi o único clube que lhe apresentou uma proposta onde ele iria ganhar sensivelmente mais 2Mctos/mês que o ano passado. E a Briosa? Propos-lhe continuar, REDUZINDO o salário em 600 ctos/mês.

Dário naturalmente sente-se magoado a nível desportivo e de respeito. É que vai passar a ganhar cerca de metade do que o Marcel, e não compreende como lhe podem propor BAIXAR o salário. É que uma coisa é recusar um aumento de 2Mctos (mudando de clube), outra é além de não receber esse aumento, ver o seu salário reduzido.

Dário tem receio que com Vingada seja encostado à esquerda, e não aceitará certamente jogar por menos do que o ano passado. O facto é que foi dos melhores marcadores da equipa e é um símbolo da mesma.

Este será sem dúvida o caso mais melindroso para a Direcção resolver. Vamos a ver como o faz.

terça-feira, junho 28, 2005

Fredy no Paços de Ferreira

Depois da saída de Ricardo Fernandes (Chipre), é a vez de Fredy ser apresentado em Paços de Ferreira.
Para trás fica uma aventura de três anos na Académica, onde Fredy se reabilitou para o futebol depois de várias más experiências no estrangeiro. Apesar de tudo, o esquerdino, actualmente com 25 anos, nem sempre conseguiu ser opção dos vários treinadores que passaram pela Briosa, acabando mesmo por não fazer mais dezoito jogos, trezes dos quais apenas a titular. Mesmo assim Fredy não guarda mágoas. «Não saí magoado da Académica porque não tenho motivos para tal», afirmou.


Boa sorte é tudo o que Lhe posso desejar.

Bilhetes de época

Os bilhetes de época vão estar disponíveis já em Julho.
Os sócios com lugar cativo poderão fazer a troca de lugares de 11 a 21 de Julho.
A partir de 21 de Julho estarão à venda todos os restantes lugares.

Gelson

Gelson vem sendo dado como certo em toda a imprensa desportiva, e até já este blog falou nele. Que é então Gelson? Este avançado de 26 anos formou-se no Coritiba de onde saiu para representar o Shinnik (?) equipa que milita no campeonato Russo, de onde acabou por sair desta vez para ir para a Suécia representar o mais conhecido Malmo.

segunda-feira, junho 27, 2005

Acordo com a TBZ

No site da AAC vem dito que

foi assinado no passado dia 17 o acordo para a gestão e exploração do Estádio Cidade de Coimbra com a Tbz, com a duração de 9 anos.


Curiosamente nada disto foi dito na Assembleia Geral.
Não seria normal que tivesse sido?

Dário no Guimarães ?!

São cada vez mais fortes as notícias que dão Dário como certo no Guimarães. Boatos de Verão por enquanto, mas uma sensação esquisita em todo este processo.

As relações de Dário e esta Direcção foram sempre um pouco frias, mas foi com alegria que o vi voltar a casa. Estranho agora a partida, principalmente se for para um clube como o Vitória de Guimarães.

De Dário diz-se que ganhava 17.500 Euros/mês, e o Guimarães parece que oferece 28.000 Euros/mês. Será verdade? Será que por 20/25 mil, o Dário não preferia ficar? E a Briosa não consegue competir com este tipo de valores? Ou estará Dário a converter-se num pesetero? Ficamos à espera das cenas dos próximos episódios.

Hugo Alcântara e Gelson

Conforme este blog já tinha adiantado, Hugo Alcântara foi confirmado como reforço da Briosa. Outro nome confirmado foi o do brasileiro Gelson. Sejam bem-vindos.

sábado, junho 25, 2005

A NOSSA ESTRELA

Apresentado como jovem talento em reportagem apresentada em todos os serviços informativos da rede de canais da RTP.
Em ambiente de férias, Zé Castro não descansa, assediado pela comunicação social.
Desta vez é a RTP a apresentar o “futuro central da selecção nacional principal”.
Que pelo menos que esta promoção meteórica, traga alguns benefícios financeiros à nossa Briosa.

Veja aqui a reportagem

sexta-feira, junho 24, 2005

Sobre o comunicado

É positivo que esta Direcção ache oportuno este esclarecimento. No entanto, é um facto que o mesmo só se realiza porque HOJE é dia de Assembleia Geral e a imprensa está cheia de nomes de brasileiros que se dirigem para cá.

Assim, a Direcção diz que não senhor, que afinal só vem o Eduardo e o Rui Miguel. Parece-me demasiado óbvio para colher a minha simpatia. É que para acabar com as especulações, não poderia dizer apenas 3 nomes, e esquecer os outros como Hugo Alcântara, Bruno Reis e Gelson.

É que eu sei, de fonte que costuma ser segura, que com Hugo Alcântara já está tudo acordado, só falta mesmo assinar.

Este blog tem apostado em falar apenas de contratações/dispensas quando elas estão muito, mas mesmo muito próximas de serem verdadeiras. Daí o nunca ter falado em Gelson, e Bruno Reis. Mas por este comunicado, parece que estes também vêm para a Briosa. Talvez logo à noite se saiba de mais alguma coisa.

COMUNICADO DA DIRECÇÃO

2005-06-23 20:48

A Direcção da AAC/OAF tem vindo a assistir neste último mês às mais variadas noticias publicadas nos jornais relativas a contratações de jogadores.
Temo-nos mantido tranquilos e não as comentámos.
Contudo, como nos recusamos a colaborar em jogos de empresários e de clubes que se querem servir da AAC/OAF para vender os seus jogadores, informamos que temos somente assegurado o contributo para a próxima época dos seguintes atletas: Eduardo e Rui Miguel, ambos emprestados ao Sporting de Pombal na última época, e Fernando, ex-Moreirense. Tudo o resto é pura especulação, nomeadamente as que se referem aos jogadores Júnior, Robson e Carlos Marques, com quem não há, nem nunca houve, qualquer contacto, directo ou indirecto.

Coimbra, 23 de Junho de 2005

quinta-feira, junho 23, 2005

José António no Borussia Moenchengladbach

Image Hosted by ImageShack.us


O defesa José António, que nas duas últimas épocas actuou na Académica, é o mais recente emigrante português, tendo assinado, esta quinta-feira, contrato válido para os próximos dois anos com os alemães do Borussia Moenchengladbach (A BOLA).

Parece que o leilão acabou e que finalmente assinou.

Zé Castro está nas bocas do Mundo

O jovem defesa-central tem tido um ascensão meteórica e ninguém diria que este jovem de apenas 22 anos, e academista de nascença, fosse pretendido pelos "grandes" de Portugal e cobiçado pelo estrangeiro. A forma como se posiciona em campo tem projecção nas palavras que escolhe para as suas respostas: tranquilas e ponderadas.

Palavras do Jogador:


Posso evoluir muito na Académica e, se continuar em Coimbra, não dou um passo atrás. Posso chegar onde quero um dia mais tarde.
Este ano, a Académica já pode ter outros objectivos.
Mas tal como já disse, não estou obcecado. Tenho é de pensar em assegurar o meu futuro e seguir a minha vida na Académica, pensando que os meus objectivos são ganhar.
Tudo o que se tem dito é pura especulação.

Como essa proposta nunca chegou, não posso falar mais, para além do que vou lendo nos jornais.

Ver: O Jogo Online

quarta-feira, junho 22, 2005

Direcção da Briosa confirma finalmente saída de José António

Image Hosted by ImageShack.us

Em declarações ao Diário de Coimbra de hoje, a Direcção da Briosa confirma finalmente a saída de José António.

É pena que esta seja a única informação concreta, pois todas as restantes informações surgem apenas na área das intenções. Nesse âmbito é de realçar que na lista de prioridades está Dário, Castro e Faísca. Acreditamos na capacidade de negociação da direcção, que tudo irá fazer no sentido da preservar estes excelentes valores fundamentais ao “Núcleo Duro” que Vingada tanto fala ...

Força Briosa!

terça-feira, junho 21, 2005

Aposta na formação

Pode ler-se no site da AAC-OAF que o avançado Rui Miguel de 21 anos, que esteve emprestado ao Sporting de Pombal (2ª divisão B/Zona Centro), vai integrar o inicio dos trabalhos da nova época marcado para 11 de Julho e fará, assim, parte do grupo orientado por Nelo Vingada.

Deste modo, dá-se oportunidade a jogadores oriundos da formação, tendo o Rui Miguel uma excelente oportunidade para fazer valer os seus créditos.

domingo, junho 19, 2005

Hugo Alcântara e Areias

Segundo os jornais Hugo Alcântara, defesa central brasileiro de 25 anos, que na pretérita temporada alinhou pelo Vitória de Setubal onde jogou 32 das 34 jornadas, é o jogador encontrado pela Direcção da Briosa para a substituição de Zé António, tendo já firmado um acordo.

Parece-me ser uma boa opção, mas não posso deixar de ficar incrédulo com os valores adiantados pelo Jornal Record: salário mensal de 21 mil e 500 euros e ainda um prémio de transferência de 250 mil euros. Fico deveras espantado com a facilidade com que estes valores aparecem no jornal.

O salário parece elevado, mas chamo à atenção que o prémio de transferência é baixo para um jogador livre e desta qualidade. Provavelmente, terá sido uma maneira de ir pagando o valor da transferência mensalmente com o do salário. Não sei é até que ponto isso irá ser percebido pelo plantel ou será gerador de confusões. A ver vamos.

Também segundo o mesmo jornal, a Briosa parece estar interessada em Areias (lateral esquerdo do FCPorto). Este belíssimo jogador que nunca teve oportunidade de se mostrar no FCP (que apenas o contratou para o impedir de rumar à Luz), também pode jogar na faixa direita e seria uma óptima hipótese que permitiria a Vasco Faísca (caso continuasse) jogar regularmente na sua posição de origem.

quinta-feira, junho 16, 2005

Ponto da situação

À entrada de um fim de semana em que vou ficar afastado importa fazer um ponto da situação.

A minha primeira opinião é que parece que a Direcção está a trabalhar bem! Porquê? Porque as fugas de informação não acontecem, e não se especula em demasia sobre dispensas e saídas. Aliás, a pessoa que mais falou sobre este assunto foi Nelo Vingada, que disse o óbvio - quer manter a estrutura principal e contratar dois ou três jogadores.

Significa isto que concordo com a saída de Zé António e Zé Castro (por confirmar). Não! De todo. Mas impedir que um jogador saia não depende exclusivamente da Direcção e parece-me que Zé António já tinha tomado a decisão há muito tempo atrás. Se houve erro, foi no inicio da época, não agora.

Das entradas confirmadas - Bruno Reis (Maccabi Telaviv), Eduardo (Sp. Pombal) e Fernando (Moreirense) - pouco há a dizer. Retirando o guarda-redes os outros são para posições carenciadas. No entanto, esperemos que ainda haja melhor, e com a Assembleia Geral marcada para sexta feira, parece-me que irão existir mais novidades na próxima semana. Até lá então.

quarta-feira, junho 15, 2005

Bruno Reis é reforço da Briosa

Segundo o jornal a Bola

Bruno Reis é da Briosa
UM segredo que deixou de o ser. José Eduardo Simões está no Brasil para garantir três reforços e já completou parte da missão. Ao que A BOLA apurou, Bruno Reis, médio- ofensivo que completa 27 anos no próximo dia 18, firmou contrato com a Briosa, em princípio válido por três épocas. Gelson é o próximo alvo a garantir e aguarda novo telefonema do líder dos estudantes.


Adiantam também que Bruno Reis é médio ofensivo de 26 anos, e ter-se-á comprometido por três temporadas. Jogou cinco épocas no Fluminense de onde saiu para o At. Paranaense, de onde seguiria para uma curta experiência de dois meses no CSKA de Moscovo.
Em 2002 assinou pelos israelitas do Maccabi Tel- Aviv, sagrando-se vicecampeão de Israel na época seguinte. Reis, de 1,82 metros, é um organizador de jogo, o denominado volante no Brasil, e é considerado um lutador com tendência para fazer o gosto ao pé.

Confirmação da saída de Zé António

O jornal As Beiras vem confirmar aquilo que todos temiam: Zé António já assinou contrato com um novo clube. Segundo As Beiras

O único totalista da Académica na última temporada da SuperLiga já tinha decidido que não ficava mais em Coimbra "na última semana da prova". Em declarações ao DIÁRIO AS BEIRAS, "não percebo porque fizeram aquelas novelas de que eu ainda poderia ficar, quando a minha decisão já estava tomada e comunicada". Desta forma, e durante as últimas semanas, o atleta esteve a tomar contacto com as propostas que dispunha e, no último fim-de-semana, já rubricou um contrato com o novo clube.

A única declaração do jogador sobre este tema foi de que a escolha correspondia ao seu desejo. 'Era aquilo que eu queria', referiu, preferindo não revelar se o clube é português (Belenenses) ou espanhol (Celta de Vigo ou Sevilha).


Boa sorte.

segunda-feira, junho 13, 2005

Mudança na pré-época

Foi anulada a parte da pré-época que iria decorrer em Gouveia, em virtude de a Académica ter aceite o convite para participar num torneio internacional que decorrerá em Salónica, na Grécia, juntamente com PAOK (Grécia), Partizan Belgrado, Fortaleza (Brasil) e Sydney FC (Austrália), e que irá decorrer de 7 a 10 de Agosto.

quinta-feira, junho 09, 2005

quarta-feira, junho 08, 2005

"Presidente garante que Zé António não sai"

É a notícia do jornal "O Jogo".

Curiosamente foi com base em notícia saída num outro jornal que foi escrito neste blog que ele ia sair.

A verdade parece ser que confrontado com a saída de Zé Castro, o Presidente viu-se forçado a fazer um esforço maior pela permanência deste atleta. Que tenha sucesso é só o que este blog Lhe pode desejar.

segunda-feira, junho 06, 2005

José António a caminho de Espanha

http://www.abola.pt/wseg/wdia.htm: "José António a caminho de Espanha"

Como é possível Vigada afirmar hoje em entrevista ao DC, quando questionado sobre a dupla de centrais Castro/Zé António?:

DC – Ambos sabemos que no futebol as coisas mudam rapidamente, mas nesta altura, acredita que vai contar com os dois?
NV – Acredito que posso contar com os dois, mas seguramente com um vou contar.



As notícias d'A Bola' parecem credíveis, Nelo Vingada é a imagem da credibilidade, mas alguém está a inventar...


Image Hosted by ImageShack.us
próximo ...

Entrevista de Nelo Vingada ao Diário de Coimbra

A ler, esta entrevista de Nelo Vingada ao Diário de Coimbra.

A reter algumas afirmações:

DC - O plantel terá quantos elementos?
NV – Eu gostaria de contar com 23/24 jogadores.

DC – A contar com ex-juniores?
NV – Não. Em princípio alguns jogadores dos juniores irão rodar noutro clube. O Vítor Vinha e o Sarmento vão integrar o plantel.

[...]

DC – Aquilo que me parece é que a Académica enquanto referência nacional não fica a dever nada a clubes como V. Guimarães, Sp. Braga, Belenenses, Boavista…
NV – (interrompe) A Académica foi este ano o quinto clube com mais adeptos a ver os jogos em casa e quiçá é dos que fora leva mais. Tem a grandeza de um 5.º/6.º clube.

DC – Tem a grandeza de um 5.º/6.º clube, mas falta qualquer coisa…
NV – Falta ter uma equipa que corresponda a esse estatuto que, de facto, não tem tido. Temos de ser pragmáticos. As equipas que a Académica tem tido têm lutado para não descer, por isso temos de construir uma equipa que esteja ao nível da simpatia, do entusiasmo dos adeptos e da cidade que a apoia.

[...]

DC – Se continuar para além da época 2005/2006 admitiria pedir à direcção para reactivar a equipa B?
NV – Neste momento, não há condições materiais e instalações suficientes para isso. Eu entendo que a equipa B tem de ter um espaço e condições semelhantes ao da equipa principal, obviamente com a devida proporção, para quando um jogador sair da equipa B para a equipa A não sinta o choque que às vezes existe. E quando for um da equipa A para a equipa B sentir também que se passa o mesmo. Reconheço que em termos de futuro é uma coisa que veria com agrado e acho que seria bom.

sexta-feira, junho 03, 2005

Jogos Pré-época

A pré-época da Briosa começa a tomar forma e já estão agendados os seguintes jogos de pré-época:

Dia 23 Julho – 17h - Penafiel/Académica (Centro de treinos do Luso)

Dia 27 Julho – 17h - Alcobaça/Académica (Alcobaça)

Dia 30 Julho – 17h - Académica/Moreirense (Centro de Estágio Rosa Náutica)

Dia 3 Agosto – 20h - Naval 1º Maio/Académica (local ainda a indicar)

Dia 5 e 6 de Agosto - Participação no Torneio Cidade de Abrantes (Abrantes)

Dia 12 de Agosto - Jogo de apresentação aos sócios (Estádio Cidade Coimbra)


quinta-feira, junho 02, 2005

Nelo Vingada afirma:

Em entrevista ao jornal O Jogo Online Nelo Vingada afirma:

Quanto à constituição do plantel, Vingada apenas pede que fique o núcleo duro da equipa, porque "se fosse possível manter aqueles 15 ou 16 que foram mais utilizados já seria um bom prenúncio de garantir estabilidade à Académica".

Image Hosted by ImageShack.us

Agrada-me que pense desta forma ...

Dispensas - Rafael Gaúcho, Joeano, Fredy e Delmer ?

Parece que Nelo Vingada e José Eduardo Simões já chegaram à conclusão que o plantel para a próxima época só deve ter 23 jogadores.

Sendo assim, Rafael Gaúcho, Joeano, Fredy e Delmer estão em vias de virem a ser emprestados (?) se houver algum clube que faça uma proposta nesse sentido.

A ver vamos.... Do lote de dispensados os nomes de Joeano e de Fredy deixam-me muitas dúvidas.... A AAC já sabe o que eles valem e podem vir a fazer falta. Parece que as dispensas se prendem com o facto de a Briosa querer contratar 3 novos jogadores e ser preciso abrir vagas.

Continuam por resolver os casos dos empréstimos de Hugo Leal (que se não ficar no F.C.P, admite voltar a ficar na Briosa), de Faísca e de Dário, tudo jogadores do agrado de Nelo Vingada (e meu também).

É nesta altura que se avalia e muito a capacidade de uma Direcção e de um treinador. Tenho confiança e estou certo que não se vão repetir erros do passado.

quarta-feira, junho 01, 2005

Dário no Guimarães ?!

No jornal O Jogo, na secção mercado do Vitória de Guimarães aparece a referência de que Dário poderá ser uma das entradas.

Parece que Dário disse a uma rádio de Guimarães que havia essa possibilidade, bem como a existência de negociações. Ao que se sabe, a Direcção da Briosa (ainda) não apresentou nenhuma proposta de aquisição.

Valendo o que valem estas informações, não deixo de ficar preocupado em saber que Dário pode sair novamente e vir a ingressar nessa equipa que nos levou para a segunda de forma vil e corrupta. Aguardemos serenamente.

Briosa no Torneio Cidade de Abrantes

A Briosa vai estar presente na segunda edição do Torneio Cidade de Abrantes, que decorre nos dias 6 e 7 de Agosto e que contará com as presenças do Abrantes, vencedor em 2004, U. Leiria e E. Amadora.