segunda-feira, abril 30, 2007

Roubo de Igreja

Não gosto de falar de árbitros. Mas hoje foi demais. Autêntico roubo de igreja. Vindo de um árbitro que chegou a internacional como toda a gente sabe, deixa-me inquieto. A quem fez o frete? Depois dele quantos mais serão?

domingo, abril 29, 2007

Derbys e Assistências

Jesualdo Ferreira veio clamar este fim de semana que iria haver um derby importantíssimo na cidade do Porto que não estava a ter a devida importância. Concordei com ele e refleti que uma vez mais se estava a dar demasiada importância a LIsboa e pouca ao Desporto que se pratica no resto do País.

Foi por isso com alguma expectativa que esperei pelo jogo, esperando ver o Estádio do Bessa lotado, com o público em cima dos espectadores. Nada mais errado. No Bessa estiveram onze mil espectadores. Num jogo onde o FCP poderia dar um passo importantíssimo para o título, este clube não conseguiu mobilizar os seus adeptos a ir ver um jogo na sua própria cidade.

Em Coimbra, espero pelo jogo de segunda feira à noite contra o Braga, para ver a reacção das pessoas. Estou confiante que, mesmo sendo uma segunda feira à noite, teremos mais de 15.000 pessoas no Estádio.

Creio que os clubes de futebol andam completamente à deriva nestas questões de público. Hipotecam-se à televisão, esquecendo que ganhando com as televisões terão perder um pouco nas receitas do público, ou investir mais no futebol praticado. Os bilhetes continuam caros e o futebol nem sempre tem a qualidade que se espera.

Acho de louvar esta iniciativa dos bilhetes oferecidos para este jogo. Pena que os bilhetes de época continuem tão caros.

quarta-feira, abril 25, 2007

Bilhetes para todos

José Eduardo Simões, Paulo Fernandes a António Silva foram mensageiros de boas notícias para os sócios e simpatizantes da Académica:

SÓCIOS DA AAC/OAF:

- Os sócios com lugar de época e quotas em dia vão poder levantar 5 convites (2 bancada central + 3 topo).*

- Os sócios com quotas em dia, sem lugar de época vão poder levantar 2 convites.*

* Estes convites podem ser levantados a partir de quinta-feira, 26 de Abril, no atrium do Estádio Cidade de Coimbra.
ATENÇÃO: Esta campanha está limitada ao número de lugares disponíveis para o efeito.

ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS:

- Cada estudante universitário, portador de identificação comprovativa, pode levantar dois convites na Loja Académica/Tbz no edifício sede da AAC junto à Praça da República.
ATENÇÃO: Esta campanha está limitada ao número de lugares disponíveis para o efeito.

COM ESTA CAMPANHA NÃO HÁ DESCULPAS PARA FICAR EM CASA!
VAMOS TODOS APOIAR A NOSSA BRIOSA!

segunda-feira, abril 23, 2007

V I T Ó R I A


Grande e Briosa Académica !!!

Ironias

Quando Gyano entra aos 70 minutos, parece que Manuel Machado atira a toalha ao chão. Dezassete minutos depois faz aquilo que passa uma eternidade de tempo para fazer. Marcar um golo. O futebol será sempre um mestre na ironia.

domingo, abril 22, 2007

Afinal sempre há (alguns) bilhetes

Luís Godinho, vice-presidente que, devido ao caso Dame, resolveu suspender o mandato, comprou 600 bilhetes e, a partir de amanhã, disponibiliza-os aos sócios da Briosa. "Os bilhetes vão estar, a partir das 9 horas de segunda-feira [amanhã] na loja do estádio e cada sócio que tiver as quotas em dia tem direito a levantar dois. O objectivo é ter em Aveiro o maior número de apoiantes possível”, afirma Luís Godinho.  in O Jogo

Também o site da Briosa refere a mesma situação:

MISSÃO INVADIR AVEIRO
07-04-22 03:50

Na recta final do campeonato, a Académica luta para garantir o mais cedo possível a manutenção.

Neste importante momento para a nossa Briosa, todo o apoio é determinante, sobretudo o dos associados.

Por isso mesmo, a Direcção da AAC/OAF reuniu o patrocínio de várias empresas e disponibiliza ingressos gratuitamente a todos os sócios.

O desafio é pintar o Estádio de Aveiro de preto e fazer ecoar nas bancadas: ACADÉMICA!

Cada sócio, com as quotas em dia, que queira aderir à MISSÃO INVADIR AVEIRO deve dirigir-se na próxima segunda-feira, a partir das 9:00, ao Estádio Cidade de Coimbra e terá direito a dois ingressos para o Beira-Mar X ACADÉMICA.

VAMOS MOSTRAR A NOSSA RAÇA E O NOSSO AMOR A ESTE EMBLEMA.

A NOSSA MISSÃO É INVADIR AVEIRO!

Ficando só uma dúvida (menor de resto). Foi Luis Godinho ou a Direcção da AAC/OAF quem conseguiu o patrocínio?

Há contudo uma certeza: esta será a deslocação em que a Briosa se vai sentir mais apoiada.

 

sexta-feira, abril 20, 2007

Informação - Mancha Negra

Coimbra, 20 de Abril de 2007


A claque oficial Mancha Negra vem por este meio informar o seguinte:

No seguimento de uma conversa tida no domingo à noite, após o nosso desaire no sábado e os nossos concorrentes directos pela manutenção terem ganho, entre um elemento da direcção da claque e o sócio da AAC-OAF Luís Godinho, deu-se inicio a uma campanha para poder levar o maior numero de adeptos ao estádio do Beira-Mar, com o objectivo de apoiar a ?magica? Briosa. Essa campanha consistia em, após angariar alguns apoios junto a empresas associadas à AAC-OAF (apoios esses que trataria o referido sócio da AAC-OAF), garantir viagem e bilhete gratuito, para que assim a adesão fosse em massa!!

Na quarta-feira, a claque, tinha já cerca de 850 pessoas inscritas, superando assim, e muito, o número esperado (cerca de 500). Alem do mais, a direcção do Beira-Mar, têm dificultado ao máximo a aquisição de ingressos, colocando-os a venda inclusive por um preço absurdo (para um jogo a uma segunda-feira ás 19:30!!) de 15 ?..

A facilitismo que nos foi dado a entender, e também a vontade de levar o máximo numero de pessoas, levou-nos a exceder em muito o valor que tínhamos previsto, e tornando completamente impossível realizar a viagem de forma gratuita.

Somos portanto obrigados a informar todos os associados que terão de desembolsar a quantia de 15?, preço pedido pelo Beira-Mar na segunda-feira, altura em que serão adquiridos os ingressos.

Pedidos a compreensão de todos os que se inscreveram, e que por favor, caso continuem interessados em viajar com a Mancha Negra para apoiar a ?magica? Briosa, informem até sábado as 24h o seu desejo através dos seguintes contactos: 964701787 / 917691086 / 936000633.

Todos os inscritos serão contactados por telefone.
Estamos confiantes que os verdadeiros adeptos estarão presentes e darão o melhor apoio à Associação Académica de Coimbra!

Viva a Briosa!

segunda-feira, abril 16, 2007

Transporte e Bilhete GRATUITOS

DERBY REGIONAL, IMPORTÂNCIA CAPITAL
BEIRA MAR VS ACADÉMICA

-Num jogo de "tudo ou nada", a Mancha Negra -Claque oficial da AAC- está a Organizar uma autêntica invasão a Aveiro, com o objectivo de que TODOS os Académistas marquem presença neste encontro de caracter decisivo para a nossa mágica Briosa.

Asssim, a Claque Mancha Negra vai Disponibilizar a TODOS os ACADÉMISTAS,transporte e bilhete GRATUITOS na deslocação a Aveiro, com a finalidade de APOIAR a nossa equipa com toda a FORÇA na conquista da VITÓRIA rumo a Manutenção no escalão maior do nosso futebol profissional.

As inscrições e informações adicionais podem e devem ser efectuadas na sede da claque, sito pavilhão Jorge Anjinho, de segunda a quinta até as 19H ou Através dos telefones 936000633, 964701787 e 917691086.

A viagem esta programada para Segunda dia 23 com saída prevista para as 17:30
do Pavilhão Jorge Anjinho.

Saudações Académicas,
Miguel
936000633
Email: MNTours85@manchanegra85.com
MNTOURS85

Com a calculadora em punho - II

AACSetúbalBeira MarAves
(F) Beira - Mar (F) Braga (C) AAC (C) Paços
(C) Braga (C) Marítimo (F) Belenenses (F) Naval
(F) Marítimo (F) SCP (C) Boavista (F) Leiria
(C) SCP (C) SLB (F) Nacional (C) Amadora
(F) SLB (F) Naval (C) Paços (F) FCP

Depois deste fim de semana azarado, as coisas mudaram muito de figura relativamente às primeiras contas. Das 3 últimas equipas, o Setúbal parece ser a equipa com a vida mais complicada, porque tal como a Briosa tem o calendário mais complicado.

Mas o 3 pontos que separam a Briosa destes perseguidores, permitirão que esta se encontre a salvo durante mais tempo? Olhando para o calendário, é óbvio que o jogo de Aveiro será decisivo. Uma vitória da Briosa colocará o Beira Mar a seis pontos (que poderão valer sete) e com 12 pontos em disputa não me parece que os de Aveiro conseguissem reagir. E como nada me leva a crer que o Setúbal consiga fazer mais pontos que a Briosa contra os mesmos adversários, diria que a manutenção estaria garantida.

E com um empate? Ou uma derrota? Nem sequer vou admitir essas hipóteses.

domingo, abril 15, 2007

Lá se foi a almofada

O Aves marcou 3 golos em 3 minutos e foi vencer fora o Nacional, por 4-3. Incrível.

O Beira Mar marca dois golos em 2 minutos e vence o Setúbal fora.

Por curiosidade, estes cinco golos foram todos marcados entre as 17:30 e as 17:40.

Há quem diga que os jogadores precisam da pressão para jogar bem. Espero bem que sim, porque uma derrota para a semana e ficamos abaixo da linha de água.

E assim se faz um campeão ...

O FCP vinha pronto para arrasar. Quem lesse os jornais ouvia falar em 15.000 adeptos e uma equipa disposta a ganhar desde o primeiro minutos. Tudo uma fraude.

No Estádio estavam 16.115 espectadores, donde sobressai a evidência que o FCP teria trazido no máximo 8 mil espectadores com ele. Em campo, o rei das assistências, não fez nenhuma tendo sido parado por um míudo de 22 anos, adaptado a defesa direito. Só criou perigo em bolas paradas, onde o tal míudo não podia estar ao pé dele.

Não gosto de comentar arbitragem, por vários motivos. Mas gosto de ouvir antigos árbitros. Detestei a actuação do fiscal de linha do lado dos bancos. Todos os lançamentos laterais duvidosos foram decididos contra a Briosa. Mas o pior nem foi isso.

O Jogo, jornal do Norte, tem um painel de ex-árbitros, alguns velhos amigos do FCP. E o que dizem eles?

 

74'

Houve motivo para penálti quando Ricardo Costa domina a bola na sua área após cruzamento de Joeano?

 

JORGE COROADO ( - )

Ricardo Costa travou a bola entre o ventre e o braço direito, pelo que ficou uma grande penalidade por assinalar. O árbitro-assistente, porque de frente para a jogada, podia e devia ter tido uma acção mais preponderante nesse lance, dando indicação ao árbitro.

 

SOARES DIAS ( - ) 

É óbvio que ficou uma grande penalidade por marcar. O jogador do FC Porto, Ricardo Costa, dominou a bola com o peito mas ajeitou-a com o braço. A posição do árbitro não era a melhor para analisar o lance, mas o árbitro assistente, melhor colocado, devia ter dado a indicação ao chefe de equipa.

 

ROSA SANTOS ( - ) 

A bola bate na barriga e no braço do Ricardo Costa e o árbitro podia ter de facto assinalado penálti neste lance que, aliás, foi mais evidente que o outro. Foi uma jogada rápida do ataque da Académica, na sequência do qual a bola acaba por bater no corpo e o braço de Ricardo Costa, cujo lance foi menos duvidoso que o sancionado.

 

ANTÓNIO ROLA ( - )
Ricardo Costa tenta jogar a bola com o peito mas na realidade veio a dominá-la com o seu braço direito, daí que tenha ficado uma grande penalidade por marcar contra o FC Porto.

 

Unanimidade. E assim se faz um campeão.

AAC 1 - FCP 2 (Vídeos dos golos e dos lances mais importantes)

Bruno Alves, 42 min, 0-1

Adriano, 69 min, 0-2

Lino, 76 min, 1-2

Pode também ver um resumo com as melhores jogadas do encontro.

quinta-feira, abril 12, 2007

Candidatos

Da Assembleia Geral trouxe alguns registos:

  • candidato a candidato que diz que "Kaká não é nenhuma mais-valia"
  • o candidato a coisa nenhuma que critica o Presidente por não ter liderança. Em contraponto lidera, não uma candidatura, mas um pedido de apoios. Magnífico o líder que diz: Empurrem-me que eu vou!
  • o candidato ao esquecimento, que dá entrevistas ao Diário de Coimbra a anunciar a candidatura na véspera mas que se esquece de ir à Assembleia.

As eleições serão em 2008. Nessa altura iremos votar com um cartão novo, com um novo número, que custará a cada um, 10 euros. Foram estas as decisões.

quarta-feira, abril 11, 2007

Mega Coreografia

Académica x F.C.Porto14.04.2007 pelas 21:15
Estádio Cidade Coimbra

A nossa Briosa disputa no próximo Sábado mais um encontro verdadeiramenteimportante ( nas nossas aspirações), defrontando o Campeão e Líder nacional, em encontro a contar para a 25ª jornada da Bwin Liga. Assim, e devido a nossa classificação no 13º lugar da liga principal do futebol português, apelamos a TODOS a comparência para o APOIO a nossa equipa, neste ciclo de jogos complicados e dificeis, pois: "dos Fracos não reza a História, e nós acreditamos SEMPRE".

A Organização da Mancha Negra, está a preparar uma Mega coreografia para o apoio a nossa mágica briosa, e assim, solicitamos a ajuda de todos no Sábado para demostrar-mos juntos, a nossa fé. A concentração está agendada pelas 20horas junto ao Girasolum.

+info: sede da claque 3º a 6º das 15h ás 19h.

Assembleia Geral de logo à noite

Vai-se realizar logo, uma Assembleia Geral de Associados da Associação Académica de Coimbra – Organismo Autónomo de Futebol, em sessão ordinária, pelas 20 horas, no Auditório do Estádio Cidade de Coimbra.

A Assembleia Geral terá a seguinte Ordem de Trabalhos:


1. Apreciação do Relatório e Contas do 2º semestre de 2006, correspondente à Época Desportiva 2006/2007.
2. Academia Briosa XXI – Conclusão e Financiamento.
3. Apreciação e votação da Proposta de renumeração dos Associados.
4. Informações

segunda-feira, abril 09, 2007

E. Amadora 3 - AAC 3 (golos)

C. Pitbull, 4 min, 0-1

Anselmo, 27 min, 1-1

Dário, 43 min, 2-1

Joeano, 54 min, 2-2

Joeano, 65 min, 2-3

Jaime (g.p.), 68 min, 3-3

Também pode optar por ver todos em sequência.

Contas e histórias...

Aqui há uns tempos apareceram públicos algumas verbas relativas aos vencimentos dos jogadores da Briosa. Já dei a minha opinião, achei lamentável. Contudo, não posso deixar também de lamentar que as coisas não se passem como na NBA onde os vencimentos de todos os jogadores são públicos. Porque o que interessava mesmo, era comparar vencimentos e orçamentos de equipas.

Por exemplo, pegando na equipa que está em 4º lugar- Belenenses, seria interessante perceber qual o orçamento real desta equipa que estava para jogar na Liga de Honra. É que oiço dizer que a Briosa tem o quinto maior orçamento, mas depois a fazer fé nos valores divulgados por um jornal, que a serem verdade devem fazer corar de vergonha os jogadores da Briosa, onde o mais bem pago recebia 26 mil euros (brutos). E Filipe Teixeira, por exemplo, ganhava 15 mil euros.

Então não é que José Pedro ganha 25 mil euros/mês líquidos? E Silas ganha 40 mil euros? E Jorge Jesus ganha perto de meio milhão de euros época? E será também verdade que o Belenenses recebeu 4,5 milhões de euros da Câmara Municipal de Lisboa no tempo de Santana Lopes?

Agora percebo, os jogadores que no passado trocaram a Briosa por este clube. Afinal, quem não trocaria?

Os golos da jornada


EST.AMADORA 3-3 ACADEMICA

domingo, abril 08, 2007

Gyano - opiniões

A beleza do futebol é podermos ver o mesmo jogo e vermos coisas diferentes. Quem não foi ao jogo tenta ouvir todas as opiniões para tentar fazer uma imagem do que foi o jogo. E não pode deixar de ficar surpreendido ao ver a disparidade de avaliações que alguns blogs fazem relativamente a alguns jogadores.

Pessoalmente, penso que Gyano não é um grande jogador. Esforça-se, mas tem limitações. Tanto no relato da RUC como através da leitura dos jornais, todos pareciam unânimes na exibição positiva de um jogador que apenas entrou ao intervalo:

O Jogo (escala de 1 a 10)

6 Gyano

Incómodo, ganhou o espaço aéreo e saiu vencedor de todas as confusões na defesa do Estrela.

A Bola (escala de 1 a 10)

6 Gyano

Ajudou a revolucionar o jogo. Correu muito, ganhou inúmeras bolas de cabeça e fez o remate que originou o terceiro golo da Académica.

E o que é que se lê no simplesmentebriosa?   Numa escala de 1 a 5:

Gyano (2) - Não conseguiu acrescentar nada de crucial ao jogo. É um jogador esforçado mas que nem oportunidades conseguiu ter.

Ou seja, nota negativa para Gyano como se mais valesse ele não ter entrado em campo. E o mais absurdo é que dão a mesma pontuação a Gyano que dão a Sarmento, cujos jornais deram 4. Não se trata de uma diferença de opinião. Trata-se pura e simplesmente de não reconhecer valor a quem se esforça. Se Gyano fosse brasileiro, diria que até estaria habituado, mas assim cansa um bocadinho.

E. Amadora 3 - Briosa 3 (Ficha de jogo)

Destaque para Joeano, o melhor em campo, apesar de ter entrado apenas aos 38 minutos. Destaque também para Gyano (uma extraordinária surpresa), Lino, Pitbull e Filipe Teixeira.

sábado, abril 07, 2007

Mais um ponto ganho, ou dois perdidos

A Briosa continua na senda dos empates. Desta vez contra um adversário directo, fora, começou muito bem o jogo com Pitbull a aproveitar um brinde de Amoreirinha e a inaugurar o marcador logo aos 4 minutos.

Até que o Estrela descobriu que estava a jogar contra a Briosa e que aquela defesa não vale um caracol, em lances de cabeça. Foi assim que empataram, aos 27 minutos.

Machado sentiu e bem que o jogo estava ao seu alcance, e resolve arriscar mais. Tira Sarmento (adaptado a defesa direito) para meter Joeano logo aos 38 minutos. Recuou Piloto para a defesa, onde pode fazer melhor do que o que estava a fazer no meio campo. Dois minutos depois Lino acerta no poste.

Só que o Estrela beneficia de mais um canto antes do intervalo e aparece Dário completamente solto no coração da área a marcar de cabeça. É inacreditável como o deixaram sozinho.

Destaque para Dário, que não festejou o golo, sendo por isso saudado pelos adeptos da Briosa.

Machado queria ganhar o jogo e esgota as substituições ao intervalo. Sai Nuno Piloto e Alexandre, entrando Danilo e Gyano, passando a jogar em 3x4x3.

Bela mudança que fez com que o jogo se voltasse. Aos 55 minutos consegue-se o empate - canto marcado por Lino e Joeano ao primeiro poste de cabeça. Lance idêntico estaria na origem do terceiro da Briosa. Grande confusão na sequência de outro canto, com Joeano, uma vez mais, a acertar nas redes.

Aos 64 minutos a Briosa liderava por 3-2. Jogo acabado? Nem pensar: ainda faltava a nódoa do costume. Desta vez coube a Paulo Sérgio fazer falta sobre Tiago Gomes dentro da grande área. Grande penalidade, convertida pelo Estrela.

Daí até final, houve bastante emoção e a Briosa jogou os últimos seis minutos em vantagem numérica, devido à expulsão de Marco Paulo. O lance mais perigoso surge na sequência de mais um cruzamento de Lino, que Amoreirinha desvia para .... o poste da sua baliza. Seria perfeito. Mas não foi.

A Briosa acaba com um ponto, graças a sua capacidade atacante e pese embora a sua inabilidade defensiva.

terça-feira, abril 03, 2007

Com a calculadora em punho

AAC Setúbal Beira Mar Aves
(F) Amadora (F) FCP (C) SLB (C) Boavista
(C) FCP (C) Beira – Mar (F) Setúbal (F) Nacional
(F) Beira - Mar (F) Braga (C) AAC (C) Paços
(C) Braga (C) Marítimo (F) Belenenses (F) Naval
(F) Marítimo (F) SCP (C) Boavista (F) Leiria
(C) SCP (C) SLB (F) Nacional (C) Amadora
(F) SLB (F) Naval (C) Paços (F) FCP

 

Os jogos mais acessíveis para a Briosa, são fora com o Amadora, o Marítimo e o Beira Mar, podendo este último ser o jogo decisivo da época.

De resto, em todos os outros jogos a Briosa deverá dar-se por satisfeita com um empate. Eu acho que a Briosa tem condições para fazer mais 5 - 7 pontos. Conseguirá? E mais importante - chegarão?

AAC 0 - Leiria 0 (Video RTP)


http://video.google.com/videoplay?docid=-9110642872759663010

segunda-feira, abril 02, 2007

AAC 0 - Leiria 0 (Ficha de Jogo)

Por muito que me custe

sou forçado a concordar com Manuel Machado neste ponto:

Ainda hoje, dia de jogo, foi anunciado mais um candidato à presidência do clube. Antes disso, falou-se do Dauto Faquirá para treinador e mais não sei quê. Algumas pessoas, que se dizem coimbrãs e academistas, em vez de estarem caladas e ajudarem a equipa com tranquilidade, parecem estar apostadas em fazer tudo para desestabilizar.

domingo, abril 01, 2007

Um ponto ganho ou dois perdidos?

 

Cinco mil pessoas foram a um estádio ver um jogo sem golos e com pouca ou nenhuma emoção. A Briosa estreando um esquema com Joeano e Pitbull na frente, apoiados por um meio campo em losango com Paulo Sérgio no vértice mais recuado, Dame na esquerda, Brum na direita e Filipe Teixeira a apoiar o ataque. Na defesa, Roma, Sarmento, Litos, Kaká e Lino.

O esquema escolhido pode funcionar muito bem fora, mas não funciona quando é a Brisoa que tem de mandar no jogo. Dame fica muito afastado da frente, Brum não é propriamente um criativo e impedem-se os alas (Lino e Sarmento) de subirem. Além de que Joeano e Pitbull, não ganham cabeças quando se joga em jogo mais directo.

O jogo foi morno na primeira parte com poucas oportunidades e pouco futebol. Excepção para os últimos cinco minutos onde a Briosa dispôs de três oportunidades para inaugurar o marcador.

Após o intervalo, logo aos 49 minutos, aconteceu algo completamente surpreendente. Káka deixa-se surpreender por uma bola, permitindo que o avançado leiriense fique isolado para a baliza, não tendo outra alternativa senão fazer falta. O árbitro mostra o primeiro cartão da partida e a Briosa fica reduzida a dez. O que fazer agora? Aguentar o empate ou ir à procura da vitória? Esta dúvida deve ter percorrido todos os jogadores da Briosa e o seu técnico. O Leiria parecia acessível, mas a Briosa vem de 5 derrotas em casa.

Sucedem-se um conjunto de substituições esquisitas por parte de Manuel Machado, que eu não compreendo e estou em crer ele também não. Saí Joeano para entrar Medeiros (logo a seguir à expulsão), depois sai Pitbull para entrar Sílvio (aos 80m) e por fim Miguel Pedro entra aos 87 (?!?) para o lugar de Dame.

Mas também Manuel Machado refere que

Este jogo, não tendo sido um primor, mostrou por que vale a pena vir ao futebol, pelo espectáculo, por ter sido uma partida aberta e com muitas oportunidades

E eu ao contrário passei a segunda parte a perguntar-me a mim mesmo porque não estava algures a beber um fino e comer uns camarões... Só posso concluir que a minha noção de espectáculo é diferente da de Manuel Machado.