sábado, fevereiro 14, 2009

Adeptos, camaleões e outros

Sempre que algum grande joga em Coimbra, há uns coimbrinhas que protestam contra os camaleões. Chamo-lhes coimbrinhas porque só alguém que tenha vivido a sua juventude em Coimbra ou tenha tradições familiares em Coimbra costuma ser exclusivamente da Briosa.

Os outros adeptos, no qual me incluo, descobrem a Briosa quando vêem estudar para Coimbra, aos 18 anos. É normal e habitual que já tenham visto futebol com essa idade, e como tal tenham um clube do qual são adeptos antes de conhecerem a Briosa e por ela se apaixonarem.

Quem tem filhos, sabe também que se podem amar duas coisas de igual forma. A quem não tem, podemos perguntar sempre se amam mais o pai ou a mãe. E mesmo quando estes se divorciam, o filho sofre na pele por ver as duas coisas que ama a lutarem entre si. Alguns tomam partido, outros apenas se sentem divididos e outros há que simplesmente se afastam incapazes de festejar a vitória de um lado ou outro.

Mas este texto surge, porque há algo importante que acho que merece reflexão. Um estudo diz que em Portugal apenas 61,43% dos portugueses (cercar de 4,7 milhões) revelam ser interessados em ver futebol pela televisão. E quando perguntado qual o clube de que seriam adeptos, a resposta não podia ser mais esclarecedora:

  • 2,2 Milhões – SLB
  • 1,3 Milhões – FCP
  • 1,1 Milhões – SCP
  • 100 mil – outros

Os outros clubes, contam com 100 mil adeptos (em Portugal) que dizem ser adeptos de outro clube que não os 3 grandes. Existem 100 mil adeptos para as centenas de clubes que existem em Portugal.

Que conclusão se deve tirar disto:

  1. Fomentar a criação dos adeptos únicos. Criar uma identidade forte através da escolas, incentivando-os a irem aos jogos, a respirarem a Briosa.
  2. Não hostilizar os adeptos das duas cores. Não sei destes 100 mil, quantos terá a Briosa. Mas arrisco-me  a dizer que seguramente serão muitos menos do que os que sentem dois emblemas. E a mim incomoda-me mais ver o Estádio vazio, do que em minoria em 3 jogos por ano.

14 comentários:

  1. Um clube, uma paixão....
    Briosa até morrer............

    ResponderEliminar
  2. o unico problema e que o futebol portugues e uma vergonha e nao da luta. porque se fosse em Inglaterra, cada um so tem um clube, aqui nao ha tanta disputa, e sempre tudo igual, dai muitos deles terem 2 clubes. Mas tambem nao vejo qual e o problema disso

    ResponderEliminar
  3. Sou só da académica, nasci em coimbra, vivi sempre em coimbra e a minha família não é dá académica nem é de coimbra, ah o meu segundo clube são os outros clubes de coimbra, pois mais do que amar um símbolo amo a minha cidade, mesmo criticando muito esta cidade de marasmo.
    Em portugal não existe identidade própria, porque ao contrário de outros países ao longo de centenas de anos temos o mesmo território com a mesma capital ao contrário dos outros países europeus que como itália foi a união de vários territórios, por isso existe o fomento do amor local, para além disso em portugal durante vários e longos anos ouve o marasmo de sempre os mesmo a ganhar e agora esse marasmo continua, mas polarizado a norte e muitas vezes se vê como eles conseguem essas vitórias. Só não percebo quem é que apoia um clube dos estarolas sabendo que os próprios adeptos quando cá chegam ofendem os adeptos de cá e dizem que isto é só parolada e que a cidade é uma m****, tal como o resto do país sem ser lisboa e porto. Se tivéssemos o apoio do povo de coimbra seriamos um grande clube, mas as pessoas preferem gastar as suas energias a apoiar um clube fora da sua terra. Eu sendo da académica adorava que todos os clubes excepto os 3 fechassem ai as pessoas veriam o que tinham perdido e a monotonia que seria o campeonato e como seria bom não haver escolas de futebol para receber os seus filhos.

    ResponderEliminar
  4. Ó C.Paris, depois deste texto perdeste toda e qualquer credibilidade para falar da Académica.
    Da AAC são os Académicos. SÓ!
    Os outros, como tu, não passam de meros aproveitadores de uma cidade que acolhe jogos com equipas amada por tipos da tua igualha.
    E tiveste a distinta lata de criticares verdadeiros Académicos como os editores dos Pardalitos.
    Bem prega frei Tomás...

    ResponderEliminar
  5. apoiado, cparis.

    Parabéns pela frontalidade e honestidades!

    ResponderEliminar
  6. "E tiveste a distinta lata de criticares verdadeiros Académicos como os editores dos Pardalitos."

    Ahhh! Esses grandes Sportinguistas!

    ResponderEliminar
  7. Eu apoio totalmente!!

    ResponderEliminar
  8. Se ser um Adepto e ser intolerante a outras equipas deixam-me dizer que não sou. Sou um adepto do futebol que tem uma equipa (clube) favorita “Academica.,” Há outras equipas de que eu gosto Naval, e qualquer equipa que joga os três grandes.
    Isto faz-me cameleão? Não faz-me uma pessoa educada que gosta de um jogo. Um jogo um evento agradável simples. É a gente intolorant que destrói este jogo. Enquanto estou neste tópico o que é a diferença entre o Rufião que ataca adeptos, em grupos durante e depois de um jogo e aquele que o faz pela Internet.
    Pela comparação de Portugal a outros países europeus, que é uma coisa ridícula a fazer. A pessoa que a faz tem nenhuma idéia de análises comparativas. Como fazem você compara um país isto ai Como você compara um país que tem 8 para 10 vezes a população? Logicamente dizendo se Portugal teve a mesma população então se pode dizer que se o mesmo % da população assistiu a jogos, os estádios em Portugal seriam sempre cheios

    ResponderEliminar
  9. Só queria dizer que não nasci em Coimbra, nunca vivi em Coimbra, e sou 100% Académica.
    Respeito todos os outros clubes de igual forma, porque todos eles me dizem exactamente o mesmo, isto é, nada.
    Apesar de ser exclusivamente da Académica, aceito que haja outros que não sentem o mesmo, e respeito-os, tal como respeito os adeptos de outros clubes.
    Mas que me custa quando a Académica joga em casa ter nas bancadas dos sócios adeptos dos clubes oponentes, lá isso custa-me. Podiam muito bem ir para trás da(s) baliza(s) fazer companhia aos adeptos dos outros clubes.
    PSF

    ResponderEliminar
  10. Sou apenas da Académica e já em casa dos meus pais era assim.
    Quanto aos bi-clubistas, há (na minha modesta opinião) dois tipos:
    1-os portistas, benfiquistas ou sportinguistas genuínos, que têm simpatia pela Académica, elegendo-a como seu 2º clube. Quanto a estes apenas me merecem simpatia e já vi muitos jogos na sua companhia.
    2- os portistas, benfiquistas e sportinguistas que, vivendo em Coimbra, são em 1º lugar de uma destas 3 equipas e só depois da Académica. Quanto a estes, tenho, acima de tudo, pena! Porque não sabem o que é ser de um clube. Porque nunca praticaram desporto de competição pelo seu clube do coração. Porque não sabem o que é ter um clube onde aprenderam a nadar, a jogar e praticar vários desportos. Porque não têm um clube da Universidade onde estudaram. Porque não sabem, em resumo, o que é um clubismo saudável. Fui, e (ainda sou!)atleta da Académica. Aprendi todos os desportos que sei praticar na Académica. Formei-me na Universidade de Coimbra. Cresci com e na Académica. Fui atleta e seccionista. Participei em lutas políticas e associativas.
    E não há outro clube em Portugal em que tudo isto seja possível.

    Para terminar, deixem-se apenas dizer que estou de acordo com o que disse o último anónimo (das 17:33): todos têm o direito de serem o que quiserem. É no entanto "deselegante" (para dizer o mínimo!)que estes biclubistas vão para o meio dos adeptos da Académica, nestes jogos, exibir a sua "superioridade" com cahecóis e outros adereços! Particularmente porque todos sabemos a forma tendenciosa, baseada em duplicidade de critérios gritante, como estes jogos são, normalmente, arbitrados.

    Claro que a Direccção poderia fazer alguma coisa, num estádio com tanto espaço livre, delimitando, nestes jogos, áreas para as pessoas que querem ostentar cachecóis e outros símbolos da Académica e do "estarola visitante".
    Provavelmente esta animosidade e esta pseudo-questão do bi-clubismo ficariam bastante atenuadas.

    Aqui fica a sugestão, que como todas as que permitem ao Presidente JES manifestar alguma consideração pelos que o elegeram, já sei que não vai ter resposta.
    Mas tentar não custa!

    ResponderEliminar
  11. MPS,o meu apoio pela ideia.

    ResponderEliminar
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  13. MPS,

    Concordo inteiramente consigo.

    Ao Anónimo das 13:16, que ainda não aprendeu a escrever o nome, peço-lhe que diga grandes nomes da Briosa. Depois de estudar o seu percurso de vida, os clubes que amaram pode vir a voltar a falar comigo. Antes disso está apenas a fazer-me perder tempo.

    ResponderEliminar
  14. Só sei é que os camaleões foram os primeiros a abandonar o clube nos últimos anos e a fazer baixar as assistencias. É o que dá não apioar a AAC em TODOS OS JOGOS. São sempre os primeiros a mandar abaixo e a desdenhar quando falam da AAC.

    Obviamente que nós, académicos 100%, vamos sempre ter mais moral e legitimidade para falar do clube do que os camaleões, onde há 2 jogos que querem que o clube perca.

    Os grandes são nossos adversários e fazem muito mal ao futebol português.

    ResponderEliminar