segunda-feira, fevereiro 02, 2009

Pedro Henriques

Pedro_Henriques A Briosa empatou ontem com o Amadora, por culpa própria, num jogo que poderia ter ganho facilmente. Porquê falar do árbitro? Porque Pedro Henriques não é um árbitro qualquer, é um árbitro (que parece ser) sério, que tem um grande problema – não acredita no nosso futebol e resolve criar, inventar, as suas próprias regras. É assim uma espécie de justiceiro que tenta escrever direito por linhas tortas, e que depois faz asneiras que ninguém percebe. Vamos tentar elencar algumas das novas regras de Pedro Henriques:

1. Anti-jogo não merece amarelo

Pedro Henriques (PH) sabe que o nosso futebol foi feito para dar vantagem aos aldrabões. Ao jogador que quer perder tempo, diz a lei que merece levar um cartão amarelo. Num futebol sério, isto é uma penalização séria. No nosso não, porque só ao quinto amarelo o jogador será penalizado. Ou seja, se o árbitro der o amarelo vai ainda ajudar à festa perdendo tempo, para interromper o jogo e mostrar o amarelo.

Estratégia PH: Quando um jogador queima tempo, PH não mostra amarelo e compensa com tempo. Só assim se explica os 4 minutos de tempo adicional na primeira parte, onde houve um golo, uma substituição e duas entrada em campo dos massagistas. Por comparação, na segunda parte que teve 3 golos, 4 substituições e as mesmas entradas em campo dos massagistas teve os mesmos 4 minutos de compensação.

Problema: Além de não cumprir com a lei, PH prejudica quem vai ver o jogo. Os jogadores continuam a queimar tempo, e quem vê na bancada assiste a um mau espectáculo, sem dinâmica, e parado. Foi assim na primeira parte a partir do golo do Estrela.

2. Não há grandes penalidades

PH sabe que os jogadores simulam muito. E nunca são devidamente castigados por isso.

Estratégia PH: Só marcar grande penalidade quando tiver 200% de certeza que é falta. E como isso nunca acontece, PH simplesmente não marca grandes penalidades.

Problema: Sendo uma idiotice tremenda, coloca Pedro Henriques numa posição difícil. É que se ele acha que não é grande penalidade, e o jogador protesta deveria sancionar o jogador com um amarelo. Sougou é derrubado na área aos 84 minutos. PH, obviamente, não marcou. Aos 90 Sougou cai na área e não reclama falta. PH resolve dar-lhe o amarelo, vá-se lá saber porquê.

3. Não fazer o mal

PH acima de tudo, genuinamente,não quer fazer o mal. Os erros que faz, e são muitos, nunca o são com intenção de prejudicar um ou outro. O resultado ideal para PH era que os jogos acabassem todos empatados para que nenhuma equipa dissesse que tinha perdido o jogo por acção dele. Do mesmo modo, os jogadores são poupados a castigos maiores. Como o primeiro amarelo a Sougou é injusto, PH poupa-lhe o segundo numa entrada perfeitamente merecedora desse castigo. Aliás, PH é caricato neste lance. Apita, leva a mão ao bolso. Quando olha para o jogador de frente constata que é Sougou, retira de imediato a mão do bolso para dizer que não há discussão. Tinha tido um ataque de comichão no bolso.

Conclusão

Num futebol sério, PH não deveria andar na Primeira Liga. No nosso futebol, damos graças por ter um árbitro que não come fruta nem bebe cafezinhos. Mas podia aprender a ler os Regulamentos. Todos ficaríamos a ganhar.

6 comentários:

  1. É isso tudo! Mas o que acho mais estúpido é haver académicos (dizem que o são, até têm um blogue e tudo) que dão nota positiva ao árbitro e consideram-no bom. Às vezes penso que temos os árbitros que merecemos...

    ResponderEliminar
  2. Saudações ao blog que passei a visitar sempre que posso desde a "publicidade" (merecida) que teve relativa á inclusao ou nao do Guimaraes nas meias finais da taça da liga.Os meus parabens aos autores por tão exaustiva pesquisa que promete repôr ou ajudar a verdade desportiva neste (e espero que noutros)assuntos.
    Em relação ao texto sobre Pedro Henriques, carregado de opinioes nao sustentadas merece o meu reparo e opiniao. O Pedro Henriques na minha opiniao nao é dos piores nem está perto disso...é com estranhesa que registo os juizos de valor que aqui deixam e pergunto se viram o mesmo jogo que eu?? Mas há aqui alguma intervenção que justifique a clara influencia deste sr. no desenrolar do jogo? há algum erro de palmatória que seja perfeitamente inequivoco? nao me parece, o que registo é que a academica nao conseguiu vencer e que o arbitro fez o seu papel. A questao do anti-jogo, parece-me a mim que existe e continuará a existir...o jogo tem 90 minutos meus caros! Penaltys? claro se forem claros são de marcar, duvidosos nao!evidente! Houve algum???

    Saudações a todos!

    Hugo

    ResponderEliminar
  3. Houve um penalty claríssimo e o árbitro estava numa posição em que viu. Não marcou porque não quis!

    ResponderEliminar
  4. Hugo,

    1. Concordo quando diz, que PH não é dos piores, nem longe disso. O problema principal é esse. Até acho que se o panorama fosse melhor, o próprio PH seria melhor. Mas não é a PH quem cabe mudar as leis. A ele só cabe aplicá-las e bem. Se um jogador "queima" tempo, leva amarelo - não inventa minutos de compensação.

    2. Se me conseguir explicar os 4 minutos de desconto na primeira parte (sem nenhum admoestação a nenhum jogador por queimar tempo), o primeiro amarelo ao Sougou, a sua não expulsão, não não há nenhum erro de palmatória. Quanto à penalidade, constatei ao vivo o que os números mostrados uma vez na SIC indicavam - PH não marca grandes penalidades.

    ResponderEliminar
  5. Hugo,

    Os jogadores do estrela num canto fizeram o seguinte:

    1º jogador - ajeita a bola e volta para a área

    2º jogador - corre para a bandeirola de canto, ajeita a bola chega-se atrás e depois vai-se embora

    3º jogador - ajeita a bola ganha balanço e marca o canto!

    nunca tinha visto tanto anti-jogo, aqui tinham sido 2 cartões amarelos

    e já agora o lance do sougo na área era penalti clarissimo!


    abraços
    citrex

    ResponderEliminar
  6. Belo Post! Este blog continua a marcar pontos.
    Zé Preto

    ResponderEliminar