sábado, fevereiro 28, 2009

Nacional 3 – Briosa 1 (vídeos)

Lito em grande estilo aos 20 minutos:

Aos 31, Nacional empata por Nené:

Bom contra ataque da Briosa aos 58 minutos, com remate falhado de Lito. A seguir, golpe de génio de Domingos, que resolve abdicar de atacar ao tirar Sougou e Lito e a entrada de Licá e Saleiro. Se percebo a primeira das substituições, já a segunda deixa-me sem palavras.

Golo de Mateus aos 71 minutos. A jogada começa num pontapé de baliza da Briosa.

O mesmo Mateus marca aos 88 minutos, numa altura em que a Briosa estava toda balanceada no ataque:

Alguém percebe?

O que passou na cabeça de Domingos para tirar Lito e Sougou ao mesmo tempo?

sexta-feira, fevereiro 27, 2009

Dupla de centrais ausente

Ao olhar para a lista de convocados da Briosa, salta à vista a ausência da habitual dupla de centrais – Orlando e Luiz Nunes – facto que poderá revelar-se decisivo quando pela frente está o melhor marcador da Liga: Nené com 14 golos. Este jogador, que deverá ir para o futebol russo por verbas que rondam os 4 milhões de euros, é o responsável por mais de metade dos golos marcados pela equipa insular e é com apreensão que vejo a defesa da Briosa tão desfalcada.

Registe-se que Orlando anda com problemas num adutor, e Luiz Nunes ressentiu-se duma inflamação num joelho. Perspectiva-se assim a estreia de uma nova dupla, provavelmente com Amoreirinha e Gonçalo ficando Berger no banco.

terça-feira, fevereiro 24, 2009

Os golos

Luiz Nunes, 5 min, 1-0

Baba, 33 min, 1-1

Lito, 45 min, 2-1

E por último, um dos melhores golos da Europa esta semana para o Eurosport, Licá aos 88, min, 3-1

domingo, fevereiro 22, 2009

Jogo FANTÁSTICO


A coroar o milésimo jogo no Calhabé, a Briosa vence por 3-1 o Marítimo. Lito, Licá e Luiz Nunes ficam na história, mas o pontapé de bicicleta de Tiero fica na memória. Boa vitória.

Milésimo jogo


(Estádio Municipal de Coimbra em 1948, ainda em construção)

O Diário de Coimbra alerta-nos para que hoje se disputa o milésimo jogo no “Municipal de Coimbra”. Belíssima reportagem que fazem ter algumas saudades desses momentos. Recomendo também uma visita ao gloriasdopassado, de onde tirei a foto acima, que regista de forma fotográfica os diferentes momentos deste Estádio que tem sido a casa mais frequente da Briosa.

Adenda (15:50): Acabei de ler a edição em papel do Calinas, cuja aquisição se recomenda.

Garcês no San Francisco F.C.?

garces_sf
O futebolartte (de onde usei a imagem) tinha alertado ontem, às 22:00. O maisfutebol seguiu as pisadas tendo tentado contactar a Direcção da Briosa para obter reacções. Parece que Garcês quer regredir e voltar à casa de partida. Pelo menos já começou a ter as atitudes de puto.

sábado, fevereiro 21, 2009

À sua medida

Cléber achava que jogava pouco na Briosa. Na Briosa Cléber alinhou em 6 jogos da Liga Sagres, 3 deles completos, num total de 410 minutos. Marcou um golo. Na Carlsberg Cup, jogou 2 jogos completos e marcou outro golo.

Mas, o banco da Briosa, que milita na Primeira Divisão do Campeonato português, parecia não ser digno de tão excelso jogador. Cléber achava que merecia mais. Vai agora alinhar no Campeonato Estadual da Paraíba. Não sei se irá jogar mais, mas parece-me que acertou no nível. Porque o seu profissionalismo não merece mais. Esperemos que este clube, digno mas modesto, lhe transmita os valores que carece.

Cléber já encontrou clube até final da época

O lateral-esquerdo Cléber Manttuy, que a Académica dispensou em Janeiro, por forma a encontrar clube no Brasil, depois de ter prolongado as férias de Natal, em sinal de protesto pela pouca utilização, vai representar até final da época o Treze, um clube da Série C, da cidade de Campina Grande, no estado da Paraíba.

Ao que o Maisfutebol conseguiu apurar, o jogador deverá ser emprestado, pois tem contrato com os estudantes até 2010, faltando apenas o acerto de alguns pormenores para que a Académica oficialize a cedência, o que deverá acontecer nas próximas horas.
De resto, fontes do clube brasileiro já dão a transferência como certa, até porque o jogador era aguardado ontem para recomeçar a trabalhar com a equipa pela qual teve uma passagem no final de 2006. A próxima prova do Treze é o campeonato estadual da Paraíba.

in maisfutebol

quarta-feira, fevereiro 18, 2009

Aplauso: MN foi ao treino falar com o Presidente

O presidente da claque da Académica, Mancha Negra, esteve nesta quarta-feira no treino da equipa durante o qual teve oportunidade de conversar com o presidente e o director-desportivo do clube. O tema da conversa, que não foi revelado publicamente, terá versado sobre a última sequência de maus resultados da equipa, que continua a demonstrar fraco desempenho fora de portas […]

in maisfutebol

De registar esta iniciativa.

Afinal merecem ser aumentados ou não?

“Vergonha”

“Vergonhoso”

“Não merecem um fardo de palha, quanto mais um ordenado”

Isto era o que estava escrito nas tarjas ao redor da Academia. Estes mimos com que alguns adeptos (presumivelmente da Mancha Negra) presentearam os jogadores da Briosa após a derrota em Setúbal, mostram que há quem pense que alguns jogadores (Lito, Peskovic, Piloto e Pedro Costa) não merecem ser aumentados como pretendem. Esperemos que estes mesmos adeptos não achem no final da época que, afinal, estes jogadores não só merecem ordenado como merecem ser aumentados. Aí, eu sei quem merecia o fardo de palha.

terça-feira, fevereiro 17, 2009

Miguel Pedro de fora no próximo jogo

Depois de completar uma série de amarelos, Miguel Pedro sofre um jogo de castigo ficando afastado da recepção ao Marítimo.

Quem já poderá ser convocado é Amoreirinha, visto que o seu certificado internacional já chegou. Diga-se de passagem, que vendo os últimos golos sofridos, faz falta alguém com a cabeça fresca naquele sector.

Exemplo de Olimpismo

Pequim 2008: Vicente Moura dá benefício da dúvida ao ciclista
Sérgio Paulinho sem castigo

O ciclista Sérgio Paulinho não vai ter de devolver a bolsa que recebeu durante quatro anos pela preparação olímpica (60 mil euros), apesar de ter falhado a presença nos Jogos de Pequim 2008. "Fizemos um inquérito interno, para o qual pedimos a colaboração do presidente do Instituto do Desporto de Portugal, e foi considerado que [Sérgio Paulinho] tem o direito a ter a dúvida de ter justificado a sua ausência nos Jogos", disse Vicente Moura, presidente do Comité Olímpico de Portugal, à agência Lusa.

Na véspera da partida da Missão para Pequim, Sérgio Paulinho informou a Federação Portuguesa de Ciclismo de que era asmático, alérgico ao pólen, e de que necessitava de medicação para controlar os sintomas.

A situação estava devidamente clarificada junto da UCI, organismo que tutela o ciclismo, mas a 27 de Julho de 2008, data em que o ciclista passou para a sua alçada, o Comité Olímpico Internacional suspendeu toda a sua medicação, apesar do pedido de autorização feito pelo atleta.

Quatro anos de bolsa gastos num atleta que não pode competir. Palavras para quê? A culpa não foi de ninguém certamente.

segunda-feira, fevereiro 16, 2009

VFC 2 – AAC 1 (golos)

Depois do esforço de Litos a fazer o empate, sofrer um segundo golo exactamente igual ao primeiro, é de uma tristeza franciscana.


1-0 Robson 47'
1-1 Lito 83'

2-1 Laionel 85'

Seis meses sem pagar salários

salarios_EstrelaO Estrela da Amadora não paga salários há seis meses. Continua a jogar numa Liga que se diz Profissional e até conseguiu inscrever um jogador. Fantástico.

sábado, fevereiro 14, 2009

Adeptos, camaleões e outros

Sempre que algum grande joga em Coimbra, há uns coimbrinhas que protestam contra os camaleões. Chamo-lhes coimbrinhas porque só alguém que tenha vivido a sua juventude em Coimbra ou tenha tradições familiares em Coimbra costuma ser exclusivamente da Briosa.

Os outros adeptos, no qual me incluo, descobrem a Briosa quando vêem estudar para Coimbra, aos 18 anos. É normal e habitual que já tenham visto futebol com essa idade, e como tal tenham um clube do qual são adeptos antes de conhecerem a Briosa e por ela se apaixonarem.

Quem tem filhos, sabe também que se podem amar duas coisas de igual forma. A quem não tem, podemos perguntar sempre se amam mais o pai ou a mãe. E mesmo quando estes se divorciam, o filho sofre na pele por ver as duas coisas que ama a lutarem entre si. Alguns tomam partido, outros apenas se sentem divididos e outros há que simplesmente se afastam incapazes de festejar a vitória de um lado ou outro.

Mas este texto surge, porque há algo importante que acho que merece reflexão. Um estudo diz que em Portugal apenas 61,43% dos portugueses (cercar de 4,7 milhões) revelam ser interessados em ver futebol pela televisão. E quando perguntado qual o clube de que seriam adeptos, a resposta não podia ser mais esclarecedora:

  • 2,2 Milhões – SLB
  • 1,3 Milhões – FCP
  • 1,1 Milhões – SCP
  • 100 mil – outros

Os outros clubes, contam com 100 mil adeptos (em Portugal) que dizem ser adeptos de outro clube que não os 3 grandes. Existem 100 mil adeptos para as centenas de clubes que existem em Portugal.

Que conclusão se deve tirar disto:

  1. Fomentar a criação dos adeptos únicos. Criar uma identidade forte através da escolas, incentivando-os a irem aos jogos, a respirarem a Briosa.
  2. Não hostilizar os adeptos das duas cores. Não sei destes 100 mil, quantos terá a Briosa. Mas arrisco-me  a dizer que seguramente serão muitos menos do que os que sentem dois emblemas. E a mim incomoda-me mais ver o Estádio vazio, do que em minoria em 3 jogos por ano.

sexta-feira, fevereiro 13, 2009

Jogo no Domingo de Carnaval

A Briosa vai jogar o próximo jogo em casa no dia 22 de Fevereiro às 16 horas.
A Câmara Municipal da Mealhada já está a pensar alterar o programa do Carnaval dado o pouco público que lá terá a assistir, em virtude de estarem todos no Estádio Cidade de Coimbra.

quarta-feira, fevereiro 11, 2009

O cacique mor

256906Para os que não sabem como se fazem estas coisas é simples: pagam-se umas viagens aos Presidentes das Federações mais pequenas. Estes “comem” da gamela e depois garantem o seu apoio a quem lhes deu de comer.

A estratégia é simples. E tão bem montada que ninguém a consegue romper.

Ainda Garcês

O futebolartte tem acompanhado a novela Garcês com bastante detalhe. Deixo aqui, excerto de uma entrevista dada por Paulo Rodrigues à Rádio Renascença.

PR: "Os actuais amigos dele é que lhe estão a virar a cabeça para ele não vir do Panamá. É uma questão mais intima, dele, pessoal, que todas as outras coisas que se tem falado até agora."
RR: "Não há um clube interessado que esteja a provocar esta situação?"
PR: "Nada. O Garcés recusou uma proposta em finais de Dezembro para ir para a Arábia, porque se sentia bem na Académica."
RR: "Portanto ele está a ser mal aconselhado?"
PR: "É isso. Pelos amigos que sabem que ele tem algum dinheiro, que mudou de vida há dois anos para cá, que se aproveitam pelo actual momento financeiro dele, que é bom, tem bons carros, tem boas casas e eles aproveitam-se com isso tudo, porque eles nunca tiveram nada"
RR: " O pai disse à imprensa panamiana que ele tinha salários em atraso, isso é verdade?"
PR: "Mentira, a Académica pagou mais do que devia até agora ao Garcés pelo contrato que ele fez."
RR: "O senhor vai lá e conta trazê-lo?"
PR: "Sou capaz de convencer o Garcés a vir, seja para a Académica ou possivelmente outra solução."
RR: "Há clubes interessados no Garcés? Suíça, Turquia?"
PR: "Há, há, sim, sim"
RR: "Tem falado com o Garcés nestes dias?"
PR: "Falei há cerca de 10 dias, ele disse-me a mim que vinha e que estava a arranjar as coisas para vir, mas mais uma vez não veio e ficámos novamente com estaca zero.”

Para mim, fica claro onde está o problema. Obrigado ao futebolartte pela atenção dada ao caso.

terça-feira, fevereiro 10, 2009

Pensar o futebol em Portugal

O Benfica defende a redução da Liga para 12 clubes a médio prazo, segundo revelou o presidente do Varzim, Lopes de Castro, em declarações à Rádio Renascença.

No âmbito do processo de remodelação dos quadros competitivos - cuja comissão delegada da Liga propõe a divisão da Liga Vitalis em duas zonas de 10 equipas, com 3 subidas e 3 despromoções -, os encarnados defendem a redução do campeonato principal mas não são acompanhados pelos outros dois grandes, FC Porto e Sporting, que preferem manter o atual contingente de 16 equipas.

Os dragões juntaram a ideia de alargar a Liga Vitalis com quatro equipas B, à semelhança do que acontece em Espanha.

Lopes de Castro, membro da comissão que estuda a reformulação, afirmou na Bola Branca que o mais provável é que se mantenha a Liga Sagres com 16 clubes e a Liga Vitalis seja alargada para 20 clubes, com uma fase regular em duas zonas (Norte e Sul) e playoff para apurar 3 equipas promovidas e 3 despromovidas. 'Diminuir os custos das deslocações e aumentar as receitas, com mais jogos' são os principais objetivos da proposta que pode vir a entrar em vigor já na temporada 2009/2010.

in Record

Percebo que um clube queira reduzir a Liga principal para 12 clubes e criar duas zonas de 10 equipas. Também percebo que outros queiram manter as 16. Diferentes estratégias, cada uma com as suas justificações. O que não consigo perceber, é manter os 16 na primeira e passar a ter 20 na segunda.

Mas, alguém acha que existem condições para ter 36 equipas PROFISSIONAIS?

domingo, fevereiro 08, 2009

Domingos queixa-se do árbitro

Domingos queixa-se do árbitro. Porquê? Terá sido mesmo ele o culpado de a Briosa não ter jogado bem?

Rio Ave – Briosa (ao vivo)

Rio Ave - Académica, com relato de Luís Carlos Melo, na Rádio Regional do Centro.


Ficou 0-1.

História mal contada

noticia_garces

O MaisFutebol diz que o jogador passa os dias entre a praia e a feira, mas esqueceu-se que a Feria de la Chorrera terminou a 4 de Fevereiro.

Entretanto, hoje, o jornal DIAaDIA revela que entrou em contacto telefónico com Garcês e que este desligou o telefone quando soube que era um jornalista a ligar.

DD: "Ring, ring, ring...".

JLG: "Aló".

DD: "Buenos días, ¿Garcés?"

JLG: "Sí, ¿quién habla?"

DD: "Hola José Luis, es Vielka Cádiz... Te llamaba para saber cómo estás, ayer trascendió desde Portugal que tu paradero era desconocido y queríamos darte la oportunidad para que hables e informes a la afición cómo y dónde estás. Garcés, ¿sigues ahí, me escuchas, qué tienes que decir?"

"Tuuu, tuuu, tuuu".

De esta forma, el "Pistolero" acabó pronto la conversación.

Lo que no sabía Garcés es que mientras él se negaba a hablar, el seleccionador de fútbol de Panamá, Gary Stempel, sí lo hacía para advertir que no lo llevaría a la Copa de Oro si se mantiene inactivo.

Nota: Pista levantada por futebolartte.

sexta-feira, fevereiro 06, 2009

Garcês desaparecido

Fonte segura, confidenciou ao Briosa, que algo de muito grave poderá ter acontecido com Garcês.
O atleta panamiano, encontra-se desaparecido desde que foi passar o Natal, ao seu País. É público que nem o empresário, nem a Académica sabem do seu paradeiro há mais de mês e meio. Nos últimos dias é a própria família do jogador a afirmar desconhecer o paradeiro dele.

A fonte segura, é o jornal Record, que publicou a notícia às 16:32. Diz o Académica Sempre que leu no IOL às 14:08. Já outros, foram informados por fonte segura apenas às 16:45, depois de ter lido no Record ou no IOL, atrevo-me a dizer.

P.S. Não apaguem a página, para eu não ter de colocar aqui uma imagem do Vosso site de novo. Sei que já corrigiram a ortografia, mas mesmo assim, não me apetece.

quinta-feira, fevereiro 05, 2009

Goleada aos romenos

A Académica goleou nesta quarta-feira o Arges Pitesti, oitavo classificado do campeonato da Roménia, por 9-0 em encontro realizado no Estádio Cidade de Coimbra e destinado a preparar a deslocação a Vila do Conde, na próxima jornada da Liga.

[…] Os golos foram apontados por Licá (15 minutos e 84), Markus Berger (22), Diogo Gomes (43), Madej (48), Tiero (55), Sougou (64 e 82) e Piloto (67), frente a um conjunto onde se destacou o português Sérgio Pereira, do Atlético de Valdevez, que foi assim observado de perto pelo treinador dos romenos.

Os estudantes alinharam com Pedro Roma, André Fontes, Gonçalo, Berger, Hélder Cabral, Júlio César, Licá, Miguel Pedro, Diogo Gomes, Madej e Saleiro. Jogaram ainda: Rui Nereu, Chico, Galvão, Sougou, Éder, Nuno Piloto e Tiero.

Carlos Aguiar, Luiz Nunes e Lito fizeram trabalho condicionado, enquanto Tiero saiu tocado do encontro.

in maisfutebol

quarta-feira, fevereiro 04, 2009

Quando em Portugal?

Clubes holandeses fundem-se

Os clubes holandeses Roda JC, da primeira divisão, e Fortuna Sittard, do segundo escalão, vão fundir-se na próxima época e formar um único clube para participar na Eredivisie, no sentido de fazer face às dificuldades financeiras.
O estádio do futuro clube será o Parkstad Limburg, do Roda, enquanto o recinto do Fortuna será utilizado para a formação.
A fusão permitirá realizar cerca de 20 milhões de euros suplementares e o objectivo passará a ser a luta por um lugar nas competições europeias.

Temos clubes em Portugal que não têm público, e a quase totalidade dos seus jogadores são estrangeiros. Apesar disso, são apoiados por autarquias para promover não se sabe muito bem o quê.

Alguns não resistem e desaparecem, mas é raríssimo ouvir falar-se de fusões. Desde o Algarve até Chaves, passando por Coimbra, exemplos há, onde estas fusões fariam sentido. Ou não?

Leandro e jogo treino

Hoje é notícia que a Briosa estará interessada em Leandro, jogador brasileiro de 20 anos, do Sporting Clube Santaclarense.

Mais logo, às 16:30, há jogo treino com os romenos do Arges Pitesti no Estádio Cidade de Coimbra. Boa oportunidade para observar os novos reforços.

Mancha Negra: Rio Ave - Académica

A pedido da Mancha Negra, divulgamos o seguinte texto:

Rio Ave X Associação Académica de Coimbra

A Associação Académica de Coimbra desloca-se no próximo domingo dia 08 de Fevereiro a Vila do Conde para defrontar o clube local, Rio Ave F.C., com início marcado pelas 16horas.

A Associação Ultra Mancha Negra Boys, para não fugir a regra, organiza a Viagem para o apoio a nossa mágica Briosa neste jogo importantíssimo rumo ao principal objectivo, a Manutenção.
Assim apelamos a todos os verdadeiros ACADÉMICOS a comparência nesta saída e no APOIO incondicional à equipa.
A viagem está marcada para Domingo pelas 12h, junto ao Pavilhão Jorge Anjinho.
Inscrições na Sede da Claque de 3º a 5º feira

NÃO FALTES NO APOIO A TUA GRANDE BRIOSA

Info: 967610925 / 936000633
Miguel Pedro

terça-feira, fevereiro 03, 2009

Vergonhoso, ridículo …

Quem lê isto:

O F.C. Porto tem previsto fazer de comboio a viagem para Lisboa, onde esta quarta-feira defronta o Sporting para a meia-final da Taça da Liga. Os «dragões» optaram por uma solução que pode permitir à partida maior conforto e até rapidez.

Não pode deixar de sorrir ao lembrar-se disto:

autocarro

Já agora, e olhando melhor a imagem, vergonhoso e ridículo é a barra esquerda cheia de erros.

Nota: Obrigado ao Pedro Santos que me indicou o post do João António

Juristas de Belém

O Conselho de Justiça decidiu rejeitar os dois recursos do Belenenses. Existe uma razão formal para rejeitar os recursos, foram rejeitados por ilegitimidade, uma vez que foram criados contra a directora executiva da Liga, quando ela nem sequer teve intervenção no processo

Afinal os juristas de Belém estão ao nível dos que escrevem os Regulamentos da Taça da Liga. Tudo fica bem, quando acaba em bem.

segunda-feira, fevereiro 02, 2009

Iliteracia desportiva

a_bola Uma gralha acontece a qualquer um, e quem escreve online sabe que as revisões nem sempre são feitas.

Mas há que admitir que, 6 erros, fora as falhas de pontuação, são erros a mais para um jornal dito de referência.

Nota: Dica do Académica Sempre

AAC 2 – Amadora 2 (vídeos)

Anselmo, 10m, 0-1 - Primeiro disparate da defesa. Pena que não se veja o início da jogada. Sougou, 46m, 1-1. Bom golo. Sougou continua a mostrar todo o seu valor. Lito, 62m, 2-1 A sorte bafejou quem a procurou.
O SAPO não tem registo do último golo sofrido pela Briosa. Eu pessoalmente agradeçocia não ter de rever golo tão idiota.
Varela, 71m, 2-2 Editado às 18:00 para colocar o último golo.

Berger já não vai para o Hibernian

O acordo entre a Académica e o Hibernian, da Escócia, para o empréstimo do central Markus Berger até final da época ficou sem efeito. Os clubes já tinham, inclusive, uma base de entendimento quanto ao valor do direito de opção a pagar pelos britânicos no final da temporada (500 mil libras) mas, segundo apurou o Maisfutebol, divergências com o empresário que mediava a transferência para o clube de Edimburgo terão estado na origem da anulação do empréstimo.

A solução para o jogador passa agora por explorar os mercados ainda abertos durante o mês de Fevereiro, neste caso nos países nórdicos ou do Leste da Europa, uma vez que o plantel passou a ter cinco centrais e Berger pretende jogar com mais regularidade.

in maisfutebol

AAC 2 – Estrela 2

Naquele que foi o pior jogo de Orlando esta época, Domingos surpreendeu-me por substituir Carlos Aguiar logo aos 39 minutos. Tipicamente costuma haver muita Paciência surgindo as primeiras alterações apenas por volta dos 60 minutos. Desta vez, percebeu que Carlos Aguiar e Diogo Gomes estavam positivamente a dormir e tirou-os de campo. A ver as consequências nos próximos jogos. Neste, a produção da Briosa aumentou e graças a um Sougou e um Lito, bem apoiados por Cris, conseguimos marcar dois golos. Não fora a tremedeira na retaguarda e tínhamos ganho os três pontos facilmente.

Pedro Henriques

Pedro_Henriques A Briosa empatou ontem com o Amadora, por culpa própria, num jogo que poderia ter ganho facilmente. Porquê falar do árbitro? Porque Pedro Henriques não é um árbitro qualquer, é um árbitro (que parece ser) sério, que tem um grande problema – não acredita no nosso futebol e resolve criar, inventar, as suas próprias regras. É assim uma espécie de justiceiro que tenta escrever direito por linhas tortas, e que depois faz asneiras que ninguém percebe. Vamos tentar elencar algumas das novas regras de Pedro Henriques:

1. Anti-jogo não merece amarelo

Pedro Henriques (PH) sabe que o nosso futebol foi feito para dar vantagem aos aldrabões. Ao jogador que quer perder tempo, diz a lei que merece levar um cartão amarelo. Num futebol sério, isto é uma penalização séria. No nosso não, porque só ao quinto amarelo o jogador será penalizado. Ou seja, se o árbitro der o amarelo vai ainda ajudar à festa perdendo tempo, para interromper o jogo e mostrar o amarelo.

Estratégia PH: Quando um jogador queima tempo, PH não mostra amarelo e compensa com tempo. Só assim se explica os 4 minutos de tempo adicional na primeira parte, onde houve um golo, uma substituição e duas entrada em campo dos massagistas. Por comparação, na segunda parte que teve 3 golos, 4 substituições e as mesmas entradas em campo dos massagistas teve os mesmos 4 minutos de compensação.

Problema: Além de não cumprir com a lei, PH prejudica quem vai ver o jogo. Os jogadores continuam a queimar tempo, e quem vê na bancada assiste a um mau espectáculo, sem dinâmica, e parado. Foi assim na primeira parte a partir do golo do Estrela.

2. Não há grandes penalidades

PH sabe que os jogadores simulam muito. E nunca são devidamente castigados por isso.

Estratégia PH: Só marcar grande penalidade quando tiver 200% de certeza que é falta. E como isso nunca acontece, PH simplesmente não marca grandes penalidades.

Problema: Sendo uma idiotice tremenda, coloca Pedro Henriques numa posição difícil. É que se ele acha que não é grande penalidade, e o jogador protesta deveria sancionar o jogador com um amarelo. Sougou é derrubado na área aos 84 minutos. PH, obviamente, não marcou. Aos 90 Sougou cai na área e não reclama falta. PH resolve dar-lhe o amarelo, vá-se lá saber porquê.

3. Não fazer o mal

PH acima de tudo, genuinamente,não quer fazer o mal. Os erros que faz, e são muitos, nunca o são com intenção de prejudicar um ou outro. O resultado ideal para PH era que os jogos acabassem todos empatados para que nenhuma equipa dissesse que tinha perdido o jogo por acção dele. Do mesmo modo, os jogadores são poupados a castigos maiores. Como o primeiro amarelo a Sougou é injusto, PH poupa-lhe o segundo numa entrada perfeitamente merecedora desse castigo. Aliás, PH é caricato neste lance. Apita, leva a mão ao bolso. Quando olha para o jogador de frente constata que é Sougou, retira de imediato a mão do bolso para dizer que não há discussão. Tinha tido um ataque de comichão no bolso.

Conclusão

Num futebol sério, PH não deveria andar na Primeira Liga. No nosso futebol, damos graças por ter um árbitro que não come fruta nem bebe cafezinhos. Mas podia aprender a ler os Regulamentos. Todos ficaríamos a ganhar.

domingo, fevereiro 01, 2009

AAC-Amadora (ao vivo)

A caminho do Estádio não sei se vai ser possível ouvir-se bem, mas a Rádio Regional do Centro vai transmitir o relato. Por agora parece que está tudo bem. Convocados são:

24 – Pedro Roma
29 – Peskovic
4 - Luiz Nunes
9 – Carlos Aguiar
10 – Miguel Pedro
11 – Lito
13 - Gonçalo
15 – Orlando
16 – Licá
17 – Cris
18 - Sougou
19 – Pedrinho
21 - Éder
28 – Nuno Piloto
30 - Pedro Costa
33 – Tiero
39 - Saleiro
85 – Diogo Gomes

Minha aposta no que vai ser o onze inicial:

Peskovic; Pedrinho, Luiz Nunes, Orlando e Pedro Costa; Nuno Piloto; Cris, Miguel Pedro e Diogo Gomes; Sougou e Lito

Mais da Taça Fantástica

sshot-1 A SIC achando que estão a brincar com ela (aquela ameaça do FCP não comparecer no jogo com o SCP, com a desculpa mais idiota e esfarrapada que eu já ouvi, só pode ser para rir) resolveu alinhar na dança e ser original. Salve-se o bom humor de quem trabalha em Carnaxide.

Nota: Dica do futebolartte