sexta-feira, junho 30, 2006

POOOR-TUUU-GAL ! POOOR-TUUU-GAL


E porque neste blog não se brinca, já vestimos a camisola, para com as quinas ao peito defrontar os velhos aliados. Creio que não vamos dar hipóteses.

Confirmado: Helder Barbosa na Briosa


Hélder Barbosa assinou nesta quinta-feira o vínculo com a Académica, que vai receber o jovem esquerdino por empréstimo do F.C. Porto, válido por uma temporada.

O empréstimo vem na sequência da saída de Ezequias, uma vez que a Briosa possuía opção de compra. Espera-se contudo que venha mais um jogador, ou uma verba compensatória ou um prolongamento do empréstimo (em vez de 1, 2 anos).

quinta-feira, junho 29, 2006

Ezequias sai

Numa primeira análise, a saída de Ezequias não é uma surpresa. Jogador polivante, que veio pela mão de Nelo Vingada, mas cujo passe não pertencia à AAC, mas sim ao Corinthians Alagoano.

Os números de Ezequias são estes: foi o 7º jogador mais utilizado no Campeonato, com 1835 minutos e alinhando em 26 das 34 partidas. A Bola deu-lhe pontuações que oscilaram entre o 7 (duas vezes) e o 2 (num jogo que apenas jogou 21 minutos.

Este é o tipo de jogador que, pessoalmente, não me custa ver sair, mas que preferia que ficasse. Não sendo produto da formação, também nunca considerei Ezequias como peça fundamental da equipa. Mas por outro lado achava-o extremamente útil como os números atestam.

Mas confesso que não estava minimamente à espera de ver este título no jornal O JOGO


A ser verdade é o segundo jogador brasileiro que se transfere da AAC para um grande de Portugal tirando o outro que foi para um clube polaco disputar as competições europeias. Para quem passou a época a dizer que na Briosa só andavam brasileiros sem qualidade, é uma boa altura para perceber que devia ter estado calado.

quarta-feira, junho 28, 2006

DC versus Beiras



O tratamento diferenciado por parte dos diários da nossa cidade, no que se refere aos assuntos da Briosa tem sido assunto quente nos últimos tempos nomeadamente ao nível da Globoesfera.
Fruto disso ou não, o facto é que comparando as páginas de hoje de ambos os jornais, surge um Diário de Coimbra com uma notícia requentada sem qualquer tipo de actualidade (Contratação de Litos). Por outro lado As Beiras anunciam Élber, com pompa e circunstância, revelando conhecimento privilegiado sobre o que realmente se passa.




Dá que pensar ...

terça-feira, junho 27, 2006

Aqui está o Kaká

Aqui está a foto, sem montagens, do jogador Kaká, defesa-central brasileiro, que chegou ontem e deverá assinar hoje.

Hoje também deverá chegar Douglas, que veio substituir Dani.

segunda-feira, junho 26, 2006

Kual Kaká

Uns falam em Claudiano Bezerra da Silva, de 25 anos do Operário, que no Brasil aparece referenciado por Cacá, outros falam em "Kaká, 25 anos, do Grémio Esportivo de Jaciara".

Eu só sei o que me disseram. A Briosa vai contratar um brasileiro a quem chamam de Cacá, mas como ele não nasceu com esse nome, acho que se escreve como quiserem. Cacá ou Kaká. Agora parece-me que há alguém que anda aos papéis.
De papéis, daqueles assinados, é que também não há nada e espera-se uma semana em cheio: Douglas, Litos e o QaQá. Deste último, falta saber qual: o do Operário ou o de Jaciara. E por último, se é Cacá ou Kaká. Se bem que o que realmente interessa só saberemos lá para o fim do mês que vem, quando a bola estiver a rolar.

domingo, junho 25, 2006

Alcântara já tem substituto

O defesa central brasileiro Kaká vai ser o substituto de Hugo Alcântara, que se transferiu para o Légia de Varsóvia. Este é o quinto reforço da Académica para a temporada de 2006/07, após as contratações de Gonçalo (ex-Tourizense), Paulo Sérgio (ex-Moreirense), Medeiros (ex-Vitória de Guimarães) e Hélder Barbosa (emprestado pelo FC Porto).

Relativamente a Hugo Alcântara fica por esclarecer quais as condições em que saiu. Uns afirmam que foi a custo zero, outros, como o jornal A Bola, falam em 750.000 euros.

sexta-feira, junho 23, 2006

Fernando vs. Djurdjevic


Já aqui tínhamos dito que Fernando estava de saída. O principal problema, é que o clube nele interessado, Belenenses, não tem dinheiro para o adquirir. A solução podia passar pela extremo esquerdo Djurdjevic, de 29 anos, que representou o Guimarães quando Manuel Machado era o treinador.

Pessoalmente, acho Djurdjevic muito mais jogador do que Fernando e adoraria a troca. Aguardemos.

Esquerdino para o ataque

Segundo o jornal Record, ficou ontem à tarde acordado o empréstimo de Hélder Barbosa à AAC. Jogador que actua preferencialmente sob o flanco esquerdo, com presenças regulares na Selecção Nacional, afirmou-se como o mais jovem campeão no FC Porto (com direito ao título no jogo do Bessa, de onde saiu expulso) e que se presume tenha vindo emprestado durante um ano.

José Eduardo Simões parece voltar atrás com a sua ideia de não ter jogadores emprestados. Saúdo essa postura uma vez que penso que não foi boa estratégia.

Espero é que a mesma não seja substituída por querer transformar a AAC numa filial do FCP, tal como já acontece mais declaradamente em Leiria. Gostaria de ver a jogar em Coimbra, jogadores emprestados pelo SLB e SCP. E eles existem. Aguardemos pela confirmação oficial deste caso, e pelos próximos desenvolvimentos.

quinta-feira, junho 22, 2006

Semana agitada

A renovação de Eduardo vai ser a primeira de muitas notícias referentes a entradas e saídas de jogadores que vão aparecer esta semana.

Vamos tentar ir fazendo um ponto da situação, começando hoje pela defesa:

Guarda-redes
Pedro Roma, Eduardo
Entradas por confirmar: Douglas
Saídas confirmadas: Dani

Defesas
Danilo, Nuno Luis, Ezequias, Vitor Vinha
Entradas confirmadas: Gonçalo, Medeiros
Entradas por confirmar: Litos, Auri
Saídas confirmadas: Zé Castro, Hugo Alcântara, Andrade
Saídas por confirmar:Pedro Silva, Lira

Hugo Alcântara de saída

Hugo Alcântara está de saída da Briosa indo jogar para o Légia de Varsóvia (Polónia).

Este jogador que chegou a custo zero a época passada, cedo se afirmou como dos jogadores mais regulares da Briosa, sendo o 5º jogador mais utilizado na Liga, com 2.063 minutos.

Estão assim abertas as portas à entrada de Litos, que ao que tudo indica deverá assinar esta semana.

quarta-feira, junho 21, 2006

Assalto à sede !!

A notícia é de tal modo surpreendente que prefiro deixá-la aqui, tal como a li no Record, sem grandes considerações.
A secretaria da Académica de Coimbra foi assaltada na madrugada de terça-feira, tendo sido furtados dois cofres com elevadas quantias em dinheiro e cheques.

A PSP tomou conta da ocorrência, estando a decorrer uma avaliação dos valores furtados.

"O furto fez-se através de um vidro da entrada do Pavilhão Jorge Anjinho e do arrobamento da porta da secretaria que, entretanto, já foi substituída", informou à Lusa uma funcionária da secretaria.

terça-feira, junho 20, 2006

Rui Miguel pode sair

Segundo o jornal A BOLA
Rui Miguel fora dos planos
Depois da confirmação oficial das saídas dos médios Andrade e Paulo Adriano, chega a vez do avançado Rui Miguel deixar a Académica. O jogador, formado nos escalões jovens dos estudantes, terminou contrato e não voltou a ser contactado pelos dirigentes da Briosa. Assim, constata-se que não faz parte do planos do treinador Manuel Machado para a próxima época. Rui Miguel deverá prosseguir a carreira fora de Portugal.

Deste jogador, sobre a sua prestação o ano passado pouco há a referir. Inscrito apenas em Janeiro, só a quatro jornadas do fim entrou em campo e participou em 3 jogos, totalizando 210 minutos. O jornal A BOLA deu-lhe como notas 6 (76m), 4 (75m) e 4 (59m). Em campo pareceu-me batalhador e um jogador útil para ter no plantel e atendendo à sua idade, 22 anos, com espaço de progressão.

Sucessivos treinadores parece que têm tido opinião diferente.

domingo, junho 18, 2006

Confirmado: Paulo Adriano de saída

Aquilo que já tínhamos dito a 20 de Maio, e de que fizerámos eco da imprensa local a 23 de Maio confirma-se hoje no Diário de Coimbra:

José Eduardo Simões comunicou, anteontem, a Paulo Adriano que o centrocampista não iria continuar ao serviço da Briosa. Um cenário que já se perspectivava, mas que só foi oficializado na pretérita sexta-feira, como confirmou o jogador ao nosso Jornal. «Foi-me transmitido que não contavam comigo para a próxima época», disse o número 19 que era também o capitão de equipa.
O médio, que não se quis alongar em comentários, apenas lamentou que a decisão tenha sido comunicada «tão tarde», garantindo que nos próximos dias irá «decidir o futuro», recusando-se a falar sobre eventuais propostas que tenha recebido nos últimos dias.


Boa sorte ao "capitão" nos seus desafios futuros.

sábado, junho 17, 2006

De saída

Parecem cada vez mais certas as saídas de Andrade e Fernando. O primeiro que acabou contrato no fim da época passada ainda não foi abordado para eventual renovação, indicador claro que a Direcção da Briosa não conta com os seus préstimos. Já relativamente a Fernando a questão é totalmente diferente. Ainda com contrato válido com a Briosa, mas sem nunca se ter afirmado como aposta indiscutivel, Fernando despertou o interesse de Belenenses, estando apenas em discussão os valores que a equipa de Belem pagará à Briosa, sendo que já parece haver acordo que os mesmos serão pagos de forma faseada.

Mas qual foi a importância destes jogadores na época passada? Pouca muito pouca.


Fernando foi o 18º jogador mais utilizado, tendo sido chamado a participar em 14 jogos dos quais completou apenas 4. Totalizou 837 minutos em campo, o que é manifestamente muito pouco .

Andrade teve um começo de época infeliz, tendo estado lesionado até à 19ª jornada, e apenas se estreou na 30ª. Alinhou em 4 partidas, tendo completado apenas uma, totalizando 224 minutos o que fez dele o 25º jogador mais utilizado sendo que apenas Rui Miguel e Ito jogaram menos tempo que ele.

Serão estes números que por certo terão consubstanciado a posição da Direcção, uma vez que Andrade sempre mostrou um profissionalismo irrepreensível.

quinta-feira, junho 15, 2006

Presidente do Conselho Fiscal demite-se

Alberto Santos, presidente do Conselho Fiscal da Académica, anunciou hoje que pediu ontem a demissão, invocando razões de natureza profissional para deixar o cargo.
"Não há nenhum problema ou conflito com a Direcção. As razões da minha demissão prendem-se apenas com motivos profissionais."

A sua substituição vai ser assegurada pelo vice-presidente Gonçalo Capitão.

Ora, conhecendo os anti-corpos que o Gonçalo Capitão tem na sua própria cidade, e dado o constante clima de pré-campanha eleitoral com que a Briosa já se está a debater não se afigura tarefa fácil. Que a exerça como tem pautado a sua acção em outras áreas: com verticalidade, isenção e rigor é o que se espera.

terça-feira, junho 13, 2006

Finalmente o acordo

Se houve algo que sempre me custou a entender foram as divergências entre a AAC e a AAC/OAF. E era difícil entender porque me parecia que as duas partes não percebiam que tinham muito mais a ganhar juntas do que de costas voltadas. Se é um facto que a OAF consegue gerar mais receitas, ou pelo menos receitas mais volumosas em termos de marketing do que a AAC, também me parecia claro que essas receitas seria mais volumosas com a AAC, do que sem ela.

Tratava-se pois de saber conversar e chegar a um entendimento sobre como as duas entidades juntas podiam produzir mais riqueza e não, como foi sendo feita durante muito tempo, qual das duas entidades tirava mais partido de um prato vazio.



Na raiz de tudo isto, estava a utilização deste símbolo (ou de um similar com as letras AAC/OAF) em baixo.

Relativamente a ele, no novo acordo assinado entre os Presidentes da Associação Académica de Coimbra e do Organismo Autónomo de Futebol, Fernando Gonçalves e José Eduardo Simões, sob a égide do Magnífico Reitor da Universidade, Seabra Santos, o protocolo assinado tem dois artigos que passo a transcrever:

Dos símbolos da Academia

1) A designação “ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA DE COIMBRA”, bem como o seu emblema são pertença, única e exclusivamente, da Direcção-Geral da Associação Académica de Coimbra, enquanto símbolos da Academia.
2) As partes concordam na utilização por ambas do emblema, o qual fica a fazer parte integrante do presente Protocolo.

[..]

Da exploração comercial dos símbolos da Academia

A partir da data da assinatura do presente protocolo, qualquer contrato a celebrar com entidade, instituição ou empresa com vista à comercialização do símbolo ou da designação da “Associação Académica de Coimbra” ou da “Associação Académica de Coimbra – O.A.F.”, deverá, obrigatoriamente, ser concretizado com o acordo de ambas as entidades aqui Outorgantes.

segunda-feira, junho 12, 2006

Outro no Mundial


Confesso que este já não me lembrava, mas um amigo "refrescou-me" a memória. De seu nome Fabrice Alcebiade Maieco, ou aquele por que é (mais) conhecido Akwá, esteve emprestado à Briosa na época de 1997-1998 e é actualmente o capitão dos palancas negras.

domingo, junho 11, 2006

Outro mundialista que envergou a camisola Briosa

Na véspera de ele entrar em acção deixo aqui outra fotografia de um mundialista que já teve o prazer de envergar a camisola briosa.

André Makanga, ou simplesmente André como era conhecido, jogava no meio campo ao lado de Rocha e sem ser um portento de técnica, tinha aquilo que falta a muitos futebolistas: entrega e uma vontade eterna de vencer cada lance, como esta foto é bem disso nota.

Esperemos que hoje tenha a sua única derrota antes do dia 9 de Julho.

sábado, junho 10, 2006

Tourizense

Jorge Alexandre, presidente do Tourizense, dizia há dias numa entrevista do Jornal As Beiras

Depreendo das suas palavras que o objectivo, para a próxima temporada, é a subida à Liga de Honra?

O Tourizense, na próxima época, vai reformular–se. Desde logo, com uma ligação ainda mais forte à Académica. Neste momento, somos a filial mais representativa da Briosa e isso enche–nos de orgulho. Pelas condições que hoje temos, as quais já são do conhecimento dos dirigentes academistas, podemos oferecer uma ligação mais estreita a este clube.


Hoje a notícia é de que Drulovic será o treinador do Touriz, bem como a assinatura de um protocolo entre os dragões e a equipa do Tourizense onde está prevista a cedência de 5 atletas do FCP - B.

Ora uma vez que estão confirmados os empréstimos de Ito e Fausto, e agora de Ricardo Tavares (todos ex-juniores da Académica), além do provável regresso de Gonçalo (caso se concretize a hipótese Litos), seria bom que a Briosa acompanhasse de perto este projecto, e pelo menos tivesse garantido que um elemento da equipa técnica de Drulovic fosse da Briosa.

É que ceder jogadores a equipas satélite faz sentido, se o treinador for "nosso", como o FCP, e bem, percebeu. Neste caso particular e tendo o Touriz acordos com duas equipas, pelo menos um dos treinadores tem de ser nosso. Senão, estaremos a semear em terreno alheio.

sexta-feira, junho 09, 2006

Um "academista" no Mundial

Em dia de arranque do Campeonato do Mundo, deixo aqui uma foto de um jogador que vai estar presente no maior palco do mundo e que já envergou a camisola da Briosa.

Latapy, de 37 anos, surge aqui em boneco retirado de "A página do Mário", um blog que se saúda e que está à espera de uma remodelação do blog, para ir parar ali ao lado.

quinta-feira, junho 08, 2006

Quando uma lesão pode ser uma boa notícia


Filipe Teixeira renovou contrato com a Briosa até 2009. Em declarações à agência Lusa, o agente Mário Valente acrescentou que «se aparecer algum clube que pague a cláusula de rescisão, poderá ser transferido antes de Julho».

Vários clubes espanhóis têm observado o futebolista português e para o contratarem basta apenas que paguem a cláusula de rescisão que se situa nos 750 mil euros. «Só posso confirmar que é um dos clubes que vão participar numa competição europeia», referiu ainda Mário Valente.

A lesão que sofreu frente ao Rio Ave a 15 de Abril travou a transferência, explicou o agente. «Não foi ainda negociado, dado que está a recuperar de uma fractura ao perónio», esclareceu.

É caso para dizer: abençoada lesão.

Pré-época definida

A Académica já tem praticamente definida a pré-época, cujo início está previsto para os dias 6 e 7 de Julho com os habituais exames médicos. No dia 10 começam os treinos em Coimbra e aí vão realizar-se até aos estágios, a partir de dia 17, no Luso (até dia 23), e em Quiaios, de 24 a 30.

Calendário:

19 Julho - Beira Mar - Académica, 18 horas, em Avanca.

22 Julho - Académica - V. Guimarães, 18 horas, no Luso.

26 Julho - Académica - Leixões, 18 horas, em Quiaios.

29 Julho - Penafiel - Académica, 20.30 horas, em Penafiel.

2 Agosto - Nacional - Académica, 18 horas, em Rio Maior.

5 Agosto - Feirense - Académica, 18 horas, em Vila da Feira.

9 Agosto - Naval - Académica, 21 horas, em Gouveia.

12 Agosto - Torneio Triangular de Alcobaça.

19 Agosto - Tourizense - Académica, 18 horas, em Touriz.

segunda-feira, junho 05, 2006

Onde está a verdade?

Em conferência de imprensa realizada hoje em Coimbra, Zé Castro admitiu avançar com um processo em Tribunal contra a Direcção da Académica e diz que se considera indignado com o que diz ser «as falsidades que denegriram a sua imagem e seu bom nome e por isso pode avançar para Tribunal».

Nega que alguma vez tenha sido feita pela Direcção da Académica uma proposta de renovação de 900.000 euros. Apenas lhe foi proposto verbalmente 360.000 euros líquidos por três épocas, valor que não poderia aceitar.

Perguntamos nós pela proposta revelada em AG passada, salvo eu por José Ferraz. (as desculpas se estiver equivocado)

Pena é que se tenha limitado a ler um comunicado, evitando a seguir a resposta às perguntas directas dos jornalistas, pois ficam por responder as perguntas que mais têm surgido ultimamente nos fóruns de discussão:
Quando ficou acertado o contracto com o Atlético de Madrid e quando pensa voltar ao campeonato nacional


Aguardamos por isso cenas dos próximos episódios.

O clube dos cavalheiros

Se há assunto em que discordo de JES, é na rejeição da existência de atletas emprestados dos 3 grandes. Ainda para mais, com a extinção das equipas B desses clubes, (acto pelo qual creio que ninguém culpa JES), faz com que existam muitos jogadores jovens que vão precisar de rodar.

Apesar de defender que poderia ser benéfico para a Briosa ter 1, 2 ou eventualmente 3 jogadores emprestados dos clubes grandes, não posso deixar de achar aberrante a situação em que vai viver um clube da Região Centro.

Basta ler as palavras do "seu" treinador, antigo técnico do FCP-B, Domingos Paciência:

No contexto actual, os clubes-satélite são mais vantajosos do que as equipas B

Bruno Vale, Paulo Machado, Ivanildo e Marcos António farão parte do plantel da União de Leiria

Confirmado: Zivanovic na Briosa


O técnico de guarda-redes Zivanovic é confirmado como o último elemento da equipa técnica. Com contrato assinado por uma temporada e, reconhecendo estar a viver o "ponto mais alto da carreira", este profissional chega a Coimbra depois de 15 anos na Madeira (União e Nacional).

"Para além de nos termos qualificado para a Taça UEFA, os dois guarda-redes titulares do Nacional conseguiram feitos importantes. O Diego está no Campeonato do Mundo e o Hilário transferiu-se para um dos melhores clubes do mundo, o Chelsea. Isso deixa-me cheio de orgulho", foram as palavras do novo técnico da Briosa.

domingo, junho 04, 2006

Jovem promessa segue para Espanha para ser emprestado a um clube português

Paíto vai jogar no Sp. Braga na próxima temporada. O defesa-esquerdo foi contratado pelo Maiorca, de Espanha, e vai ser cedido ao clube minhoto por empréstimo, apurou o Maisfutebol.

Começa a ser habitual não é? Há dois tiques no Braga deste ano. Este, e o terem estado interessados em jogadores da Briosa. Só não dizem se vem com "opção de compra garantida" mas também não me admirava nada.

sexta-feira, junho 02, 2006

Arma de destruição maciça

Na última assembleia geral foi bem visível um clima de clara oposição aos órgãos directivos que, de resto, já era esperada para quem acompanha, nem que seja à distância, as movimentações ao nível da blogosfera, onde se instalou um clima de “guerilha” mais ou menos assumida por quem, de forma perfeitamente legítima, quer apresentar soluções e políticas desportivas alternativas.

Este é um clima saudável que revela uma Académica viva, com sentido crítico e com potencial para encontrar sempre novos caminhos, novas soluções, mantendo a sua identidade, lutando contra o conformismo e mantendo bem acordado quem dirige os destinos da nossa Briosa.

O envolvimento de Zé Castro nesta luta, nunca foi evidente até agora, muito embora fosse de alguma forma latente, e remonta aos tempos da campanha eleitoral, onde surgia discretamente envolvido, mas como por efeito de bola de neve surge agora como principal arma de arremesso.

Zé Castro sempre surgiu rodeado de personalidades com grande experiência no mundo do futebol profissional, conhecedores da realidade da nossa Briosa, que o deveriam ter aconselhado desde a primeira hora, que um jogador de qualidade deve estar o mais afastado possível de todas as questões directivas, não porque não tenha uma opção própria, mas sim por uma questão de protecção da sua imagem e da sua carreira como jogador.

A realidade é que, em vez disso, vemos hoje um brilhante jogador de formação envolvido numa enormidade de suspeições graves, e ligado a movimentos que pretendem a todo o custo denegrir a imagem da actual direcção.

Afirmações que insinuam que o jogador no final da época simulou problemas físicos para justificar a sua fraca produção em termos defensivos contribuindo de forma activa para os resultados menos conseguidos, para comprometer a manutenção, e assim arrastar a direcção para o descrédito total, é apenas um exemplo dum turbilhão de verdades, mentiras, omissões e desmentidos de muito baixo nível que em nada prestigiam o jogador e a instituição.

Mas a guerra continua ...

quinta-feira, junho 01, 2006

Paulo Sérgio, ex-jogador do Moreirense, contratado

Notícia da Lusa

O brasileiro Paulo Sérgio, ex-jogador do Moreirense, vai representar a Académica de Coimbra na próxima temporada, anunciou o clube da liga portuguesa de futebol no seu site da Internet.

O médio, de 24 anos, cuja duração do contrato não foi revelado pela Académica, junta-se assim a Medeiros (ex-Vitória de Guimarães), que no início da semana foi apresentado como reforço da equipa de Coimbra para a temporada 2006/07, e a Gonçalo (ex-Tourizense), primeiro reforço da Briosa.

Paulo Sérgio, que na época transacta alinhou na Liga de Honra e integrou a equipa do Moreirense que desceu à II divisão, afirmou-se satisfeito por representar "uma grande instituição" e sublinhou o "orgulho de poder vestir a camisola da Académica".

Nuno Luís mais um ano

Foi accionada a cláusula de opção no contrato do lateral-direito Nuno Luís, pelo que este jogador acabou por renovar contrato e ficar ligado por mais uma época à formação de Coimbra.

A época passada não foi brilhante devido a uma arreliadora lesão, mas mesmo assim Nuno Luís foi o 7º jogador mais usado, totalizando 1.495 minutos e actuando em 17 jornadas. Na jornada 19 lesionou-se com gravidade falhando o resto da época.

Que na próxima época regresse ao seu melhor nível e completamente recuperado da lesão no joelho esquerdo, porque jogadores como ele, discretos e batalhadores, fazem falta na Briosa.