domingo, maio 31, 2009

Carlos Azenha no Setúbal (Antena 1)

Carlos Azenha é o novo treinador do Vitória de Setúbal. Ao que a Antena 1 apurou, o acordo foi alcançado nas últimas horas.

in RTP (19:08)

Pedro Costa operado

Pedro Costa já foi submetido a uma intervenção cirúrgica para debelar a luxação no ombro esquerdo. De acordo com o chefe do departamento médico, José Barros, tudo aponta para que o jogador esteja "pronto no início da nova época". Recorde-se que o lateral renovou na semana passada, por dois anos, o vínculo contratual que terminava no final de 2008/09, ele que até foi um dos elementos mais utilizados do plantel.

in O Jogo

Confirmado: Peskovic sai

Peskovic vai mesmo sair, sendo o seu destino o Cluj.

A ele, os meus votos de boa sorte.

sábado, maio 30, 2009

Secção de Futebol subiu

SF_subida Foto: Secção de Futebol

Com um expressivo 6-1 no jogo do fim de semana passado, a Secção de Futebol regressa à Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra. O passo seguinte é o título da I Distrital. Para eles, o nosso F–R-A.

sexta-feira, maio 29, 2009

Miguel Pedro em Inglaterra

Primeiro falou-se na ida para França, mas Miguel Pedro deve mesmo ir para a Premiership inglesa. Notícia ainda não totalmente confirmada, mas com forte probabilidade de se concretizar.

A ser verdade, agradeço-lhe os serviços prestados e desejo-lhe boa sorte.

Adenda: O clube em causa é o Burnley, recém promovido à Premieship.

quinta-feira, maio 28, 2009

Domingos em discurso directo

Muito boa a entrevista que Ricardo Sousa (Diário de Coimbra) fez a Domingos Paciência. E num discurso desassombrado, o ainda treinador da Briosa responde de maneira exemplar às principais questões que lhe são colocadas, não se esquivando de falar do que aconteceu em Setúbal e dos motivos porque não continua. A ler:

DIÁRIO DE COIMBRA (DC) Que balanço faz da temporada?
DOMINGOS PACIÊNCIA (DP)
O balanço é muito positivo. E digo muito se analisarmos bem e formos realistas e coerentes o que foi este ano comparado com 2007/2008. Esta época a equipa sofreu algumas alterações e tivemos um plantel com menos soluções do que o ano passado. Quando digo que o plantel era mais curto é porque quatro jogadores vinham do clube satélite. E tirando esses quatro, mais os três guarda-redes, num plantel de 25 elementos, restam-nos 18 jogadores com mais experiência. Acabámos por dar uma boa resposta, apesar de não ter sido fácil. Tivemos momentos muito complicados e vivemos períodos com algum sacrifício, porque semana após semana a não conseguir pontuar e a ganhar fora de casa, teve de ser feito um trabalho no sentido de recuperar psicologicamente os jogadores. E não foi fácil, até porque só a partir de uma determinada altura começámos a ter bons resultados fora de casa. Ninguém pensava que chegássemos ao 7.º lugar, ainda por cima não nos podemos esquecer o que era a realidade da Académica, com um baixo orçamento.

DC O momento decisivo da temporada terá sido a semana após Setúbal?
DP
Sim. Foi um jogo importante e o do Marítimo também. Não ganhámos em Setúbal, mas também não jogámos mal. Se há vitórias morais, essa se calhar é uma delas, porque saímos fortalecidos. Esse jogo isolou o grupo e tornou-nos mais fortes.

DC Foram injustas as críticas após o jogo em Setúbal?
DP
Muito injustas. A equipa não merecia passar por aquilo que passou. Infelizmente sofremos dois golos idênticos e de bola parada, coisa que nunca tinha acontecido até aquela altura. Por um lado foi bom, porque senti que ganhei um grupo a partir desse jogo.

DC Depois desse desafio, faltavam 36 pontos por disputar e a Académica garantiu 21. Essa foi a melhor resposta que o grupo podia dar?
DP
Foi, porque, a partir daí já não nos puderam apontar nada. A equipa acabou por aliar os jogos bem conseguidos com os resultados. As coisas mudaram.

DC O que guarda destes dois anos?
DP
Guardo um carinho por parte de muitas pessoas e um clube especial. Outros treinadores diziam que a Académica era um clube pelo qual valia a pena passar e senti isso mesmo. Todos os treinadores devem passar por este clube. É, de facto, diferente.

DC Apesar de ter atingido os objectivos nas duas épocas, não foram dois anos fáceis?
DP
Não. Para se conseguir ganhar tem que se estar bem preparado e forte, porque a instabilidade que se possa viver – não falo só da Académica, mas também das outras equipas – afecta uma equipa de futebol. A estabilidade, o querer e o empenho de muita gente é que fazem com que as vitórias aconteçam. Isso está provado e só assim existem campeões. Quando as coisas não acontecem há sempre razões para isso.

DC Sente que também cresceu como homem?
DP
Sim. Estes dois anos foram muito importantes. Cresci muito, aprendi muita coisa, conheci pessoas novas, formas de pensar diferentes e isso é sempre positivo. Também cometi erros, como toda a gente comete. São erros que, de certeza absoluta, não os cometo mais. Há uns tempos disse a uma pessoa com responsabilidade que “a mim o dia de amanhã não me assusta”. Não me assusta, porque quem nasceu pobre e se realmente consegue ganhar e consegue procurar uma vida cada vez melhor para si e para os seus não tem que ter receio. Felizmente as coisas têm me corrido bem. Se tivesse medo, já tinha desistido há muito tempo.

DC Algumas vezes se sentiu um homem só durante estes dois anos?
DP
Sim. Há momentos em que sentimos que estamos sós, mas também é nesses momentos em que penso de outra forma. Se estou só é porque esse desafio é só para mim.

DC E pensou em desistir?
DP
Nunca. A pior coisa que me podem dar como conselho é para desistir. Eu nem sempre ouço o que as pessoas dizem, muito menos quando é para denegrir. Desistir não faz parte do meu vocabulário.

DC Por que razão não continua?
DP
Quem conhece a Académica e quem está há muitos anos na Académica poderá fazer uma leitura diferente das razões que me levaram a não continuar. A minha decisão é, acima de tudo, apoiada num bom trabalho feito nestes dois anos. É um ciclo que termina. Faz parte do meu dia-a-dia ser cada vez mais ambicioso. Se saio da Académica é porque quero ir abraçar outro projecto com motivação e com projecção em termos de futuro. Quem conhece a Académica sabe que, por vezes, as coisas não são fáceis. Mas não são fáceis na Académica nem noutros lados. A minha ideia é mesmo querer outro projecto, porque para o ano cada vez vai ser mais difícil, porque as condições financeiras no futebol são cada vez mais complicadas.

DC Diz que ainda não tem propostas de outro clube. Não ficará arrependido de não ficar na Académica, caso comece a época desempregado?
DP
De maneira nenhuma. Não me arrependerei se ficar no desemprego. É uma situação para a qual estou preparado se vier a acontecer. Tanto eu como a minha família. Há outras coisas para fazer e em que nos podemos valorizar. Durante o período que estive na Académica aproveitei para fazer um curso interessante de “coaching, liderança e gestão de equipas”. Se ficar sem trabalhar, faço outro tipo de trabalho. Parado não irei ficar.

DC O Domingos treinador é melhor que o Domingos jogador?
DP
  O Domingos jogador é muito melhor que o Domingos treinador. Agora há uma coisa muito importante: o Domingos treinador quer ser melhor que o Domingos jogador.

DC De um momento para o outro a Académica deixou de ter jogadores do FC Porto. Contava com um cenário que depois não se confirmou?
DP
Em Março de 2008 houve uma reunião e se eu dissesse a equipa que estava prevista para a época 2008/2009, então a Académica teria uma super-equipa. E foi nesse sentido que renovei pela Académica. Com a perspectiva de ter determinados jogadores com muita qualidade numa Académica muito forte. Isso não aconteceu. Os motivos não me perguntem a mim.

DC Sentiu-se enganado?
DP
Não. Por vezes há determinados projectos que não acontecem e de um momento para o outro um treinador fica com uma equipa em mãos e só tem de a trabalhar ao máximo.

DC Essa equipa contemplava jogadores do FC Porto?
DP
Nesse projecto haveria o empréstimo de jogadores de outros clubes, não só do FC Porto.

DC Ficou magoado com Markus Berger?
DP
De maneira nenhuma. O Berger é um excelente profissional. Quase todos os dias chegava à mesma hora que eu e eu até gosto de ser o primeiro a chegar. Apenas fez uma leitura precipitada e não conseguiu entender o jogo em Paços de Ferreira. O Berger jogou para bloquear o lado esquerdo do Paços de Ferreira, que é o lado mais forte, mas, aos 20 minutos, o Cristiano e o Jorginho já não estavam em campo e não havia necessidade de manter o Berger.

DC Que jogadores o surpreenderam?
DP É injusto estar a referir nomes. De qualquer modo, o Boris Peskovic, o Luiz Nunes e o Sougou fizeram uma boa época. O Lito esteve ao nível que nos habituou. O Piloto cresceu muito como jogador, o Orlando também cresceu muito, bem como o Pedrinho. Julgo que saíram todos valorizados.

quarta-feira, maio 27, 2009

Vítor Vinha

Vítor Vinha, que tem mais um ano de contrato com a Briosa, resolveu mostrar que ainda está vivo e disse em declarações à Agência Lusa:

O meu desejo é retomar os trabalhos no início da época na Académica e ajudar o clube. Quero que seja uma época em grande, quer para mim, quer para a Académica

Quando lhe perguntaram como tinha corrido o ano na Reboleira, Vinha assumiu aquilo que já tínhamos intuído:

Encontrei muitos problemas que nunca tinha sentido antes

É bom ouvir declarações de quem sai da Briosa iludido, pensando que aqui só lhe levantam problemas e depois são confrontados com a realidade. Eu sei que há quem tenha saído para melhor, mas muitos há, que acabaram por ir para bem pior.

Pessoalmente, propunha a renovação a Vinha e aceitava-o de braços abertos. Creio que há ali potencial para se fazer um grande jogador, e gostava de acreditar que esta má experiência o fará sentir mais humilde, e com vontade de crescer.

Belenenses de volta?

Afinal, parece que há razões para o Belenenses acreditar que ainda não desceu. E o Trofense? Terá mesmo descido?

Próxima época

Lesionou-se no último treino e o seu empresário conseguiu acertar os moldes da renovação por duas épocas. Um dia que irá ficar na memória de Pedro Costa.

bruEntretanto já é oficial o que disséramosJonathan Bru é reforço. Este médio defensivo de 24 anos, ex-internacional francês das camadas jovens assinou contrato por uma temporada.

Quanto a treinadores, a notícia da renovação de Jorge Costa só apanhou surpreendidos quem fala mais do que sabe. Transcrevo aqui o que sempre disse a este respeito:

Jorge Costa é o antigo jogador do FCP que foi ventilado, mas tem clube e não quer ser ele a bater com a porta. Visto como um treinador de futuro, tal como Vítor Pereira, seria uma hipótese para fugir a Carlos Azenha que não colhe especiais simpatias por haver dúvidas sobre a sua real valia como treinador principal.

O nome de Jorge Costa era a terceira opção dos dirigentes da Briosa – depois de Domingos e de Humberto Coelho – e esbarrou desde logo na vontade que o Jorge demonstrou de não abandonar o Olhanense.

terça-feira, maio 26, 2009

Números

7º lugar no Campeonato Nacional  (39 pontos)

6º lugar no Nº de espectadores no seu Estádio na Liga Sagres (89.619)

Só tenho pena que não seja possível comparar o nº de associados, porque hoje ao ouvir que o terceiro maior clube nacional só tinha 25.000 sócios pagantes, tenho a sensação de que a Briosa nesse campeonato não deverá ficar muito atrás (teremos 8.000 ?).

Com estes números fico com a certeza de que a Briosa terá de  afirmar-se no Top-8 do futebol nacional.  Sem procurar atalhos europeus que venham mais tarde a custar caro, mas com a convicção de que é esse o seu lugar por direito.

Primeiro reforço

Segundo o maisfutebol, o médio Jonathan Bru que esteve a treinar à experiência durante 15 dias é o primeiro reforço da Académica para a próxima época, tendo chegado a acordo para assinar um contrato válido por uma temporada, com mais duas de opção, depois de ter passado nos últimos exames clínicos.

Só espero que esta clausula de opção não tenha sido feita no mesmo template que umas outras que se fizeram na Briosa num passado não muito distante.

segunda-feira, maio 25, 2009

Azenha, não Aselha

Tenho de precaver o futuro mas, depois, se o Bruno Carvalho ganhar as eleições, o Benfica chegará a acordo com o clube onde eu estiver e sigo para a Luz

Declarações publicadas no sábado, no mesmo dia onde a TVI o anunciava como putativo treinador da Briosa.

Dúvidas

Se o Estrela da Amadora vai ter uma reunião na quarta feira para resolver a sua situação financeira, como é que poderá provar que ontem não devia nada aos jogadores?

Já agora outra dúvida de quem não tem paciência para voltar a reler os regulamentos da Liga - se o Estrela não se conseguir inscrever nas competições profissionais é o Belenenses que não desce ou é o Santa Clara que sobe?

Adenda (26/05): Parece que o Setúbal também vai tentar provar que no Domingo passado a realidade era algo que hoje ainda não é. Somos bons, não somos?

sábado, maio 23, 2009

Saleiro marca os últimos da época

Em mais um jogo onde os adversários podem jogar a bola com as mãos, Saleiro resolveu mostrar como se marcam golos. O primeiro do jogo, aos 22 minutos, 0-1

O último da época, MAGNÍFICA execução, aos 74 minutos, 3-2

Carlos Azenha Novo Treinador

Carlos Azenha, antigo adjunto de Jesualdo Ferreira, será o treinador da Académica na temporada 2009/10, sucedendo, assim, a Domingos Paciência que vai abandonar o clube de Coimbra no final da corrente temporada. O jovem treinador, de 41 anos, foi bi-campeão no F.C. Porto, como adjunto de Jesualdo Ferreira, e tinha um compromisso com Bruno Carvalho, candidato à presidência do Benfica, para treinar os encarnados. O compromisso com a Briosa já está definido, pelo que se Bruno Carvalho ganhar as eleições, marcadas para Outubro, terá de negociar com os «estudantes» a contratação do técnico. Carlos Azenha começou a sua carreira há vinte anos no comando técnico dos juniores do Sacavenense, altura em que estagiou com Valeri Lobanovski, antigo seleccionador da antiga União Soviética. Já no início da década de noventa, foi adjunto de Abel Braga no Belenenses. Já como treinador principal, levou o Camacha à subida à II Divisão. Enriqueceu a sua experiência com estágios em Itália, primeiro com Arrigo Saccchi, depois acompanhando os trabalhos de Vujadin Boskov (Sampdória) e de Alberto Malezani (Parma). Voltou a Portugal como preparador físico do Farense, na equipa técnica liderada por Paco Fortes, e também trabalhou sob esse estatuto no V. Setúbal com Jorge Jesus e Luís Campos. Acompanhou ainda Toni, como adjunto, para a aventura na China e, mais tarde, para o Egipto no Al Ahly. Ainda antes de começar a trabalhar com Jesualdo Ferreira, ainda no Boavista, fez mais um estágio com Louis van Gal no AZ Alkmaar. Chega agora, pela primeira vez, como treinador principal, à I Liga.

in TVI24

sexta-feira, maio 22, 2009

Vai chover dinheiro no fim de semana

No dia 1 de Junho, os clubes ou SAD têm de fazer prova que no final dos campeonatos, domingo 24 de Maio, tinham honrado os compromissos salariais com todos os jogadores. O cenário, hoje, é este:

  • Estrela da Amadora: nove meses. O cenário deste clube é estranhíssimo. Os jogadores ameaçaram fazer greve ao quarto mês mas depois desistiram, havendo fortes suspeitas de que receberão parte do dinheiro de forma encapotada
  • Vitória de Setúbal: quatro meses
  • Belenenses: dois meses
  • Leixões: dois meses
  • Naval: um mês e meio

Daqui a semana e meia, a maior parte destes clubes (senão todos) vai conseguir provar que no domingo tinham pago todos os salários aos seus jogadores. Espera-se por isso que chova bastante dinheiro durante este fim de semana.

Salários

Segundo a Liga Portuguesa de Futebol Profissional, o salário médio de um jogador das 13 equipas da 1ª Liga (excluindo assim os clubes que pagam salários milionários) é de 6.500 Euros.

Tenho pena de não ter visto o estudo, porque tenho algumas dúvidas sendo a primeira o valor do vencimento anual e não mensal. Isto porque alguns clubes pagam apenas 10 meses/ano ficando eu sem saber se esta média foi feita a considerar 10, 11 ou 12 meses.

Por curiosidade, esta média se englobar todas as equipas, mais do que duplica, atingindo 14.500 Euros, mostrando a diferença abissal que existe entre clubes que chegam a pagar num mês a um só jogador aquilo que outras não têm para pagar a todo o plantel.

quinta-feira, maio 21, 2009

Piloto sai

Nuno Patrão veio dizer à Lusa que “a direcção ofereceu em Novembro uma quantia de 107 mil euros brutos anuais por um contrato de três anos”, quantia igual à que aufere neste momento e que por isso, o jogador vai sair.

Face a isto, pouco se pode fazer. Não conhecendo os vencimentos do restante plantel não posso dizer se a proposta é alta ou baixa. Quanto ao jogador é lícito que queira sempre ganhar mais.

Obrigado por tudo e que tenha mais sorte, porque a merece, do que alguns dos últimos que saíram da Briosa mal aconselhados.

Sem prémios de jogo

Na Académica, os ordenados estão em dia. Mas os prémios de jogo não existiram. Não recebemos um único desde o início do campeonato. Domingos ao Correio da Manhã

terça-feira, maio 19, 2009

Para quem não vai a Guimarães

AAC-LAGARES

P.S. A coincidência de horário com o jogo da AAC/OAF é tramada

Lito de saída

Aquilo que parecia inevitável vai mesmo acontecer:

Aos 34 anos, Lito tem em mãos uma proposta altamente vantajosa de um clube da 1.ª divisão da Arábia Saudita, que constitui forte concorrência à proposta de renovação feita pela Académica (6 mil euros mensais, por duas épocas). A continuidade do melhor marcador desta época torna-se assim inviável. in Record

domingo, maio 17, 2009

Treinadores para a Briosa

Se não gosta de especulações, pode deixar de ler aqui. Tudo o que se segue são informações pouco fidedignas, ouvidas de quem pensa que sabe alguma coisa.

Muitos nomes se falam para treinadores da Briosa, o que é sinal de que a Briosa se está a tornar um clube apetecível. Além dos mais falados - Zé Nando, Vítor Pereira, Daúto Faquirá e Carlos Azenha, há dois antigos internacionais (um do FCP e outro do SLB) que estão também na short list da Direcção.

O antigo jogador do SLB parece ser o mais desejado, mas a sua contratação poria em causa o relacionamento com o FCP, mais adepto de Daúto ou Azenha. Por outro lado, além de caro, o facto de não estar a treinar em Portugal faz recear que se venha a revelar um novo Artur Jorge, pouco habituado ao nosso futebol e com pouca paciência para lidar com jogadores jovens ainda em fase de aprendizagem.

Jorge Costa é o antigo jogador do FCP que foi ventilado, mas tem clube e não quer ser ele a bater com a porta. Visto como um treinador de futuro, tal como Vítor Pereira, seria uma hipótese para fugir a Carlos Azenha que não colhe especiais simpatias por haver dúvidas sobre a sua real valia como treinador principal.

Zé Nando é a alternativa caso todas as outras falhem. Homem da casa, dá o conforto de conhecer muito bem a equipa. Sei que se fala também de Ulisses Morais, mas sobre este parece haver muito fumo e pouco ou nenhum fogo.

Bom jogo, belíssima vitória

A Briosa começou bem o jogo. Trocava bem a bola e ia começando a ameaçar a baliza figueirense. Até que num canto, se viu o seu calcanhar de Aquiles – bolas paradas. Paulão, à segunda marca o golo.

A partir daí, a Naval começou a congelar o jogo, e sempre que havia um canto ou livre para a nossa área era uma aflição. Na fase de construção, Tiero perdia muitas bolas, e parecia que o jogo não lhe corria bem.

Domingos resolveu ao intervalo tirar Tiero e meter Saleiro, mas é a seguir que ganha o jogo – Éder entrou aos 57 minutos no lugar de Miguel Pedro e logo a seguir num canto remata ao lado da baliza da Naval. A Briosa tinha equilibrado o jogo ao nível do futebol aéreo e cinco minutos depois de ter entrado, de novo, Éder na sequência do canto a fazer aquilo que tinha ameaçado minutos antes – golo.

Foto: Lusa Logo a seguir, aos 64 minutos, de novo Éder desta vez a desmarcar Sougou que coloca a Briosa na frente.

A Naval muda a equipa lançando-se para o ataque, mas com Sougou e Lito isso é fatal. Sougou ganha um ressalto, vai à linha e cruza, Lito no meio arrasta dois defesas consigo e Saleiro marca um golo de antologia.

quinta-feira, maio 14, 2009

Batalha Naval

batalhanaval



Pelo escrito anteriormente, não poderia estar mais de acordo com a iniciativa.

Abrir as portas

O Belenenses e o V. Setúbal vão "abrir as portas" dos seus estádios para os jogos da 29.ª jornada […]

ECC Tenho a certeza de que se a Briosa estivesse nesta situação, a Direcção tomaria atitude idêntica. Por isso, porque não transformar este último jogo numa festa? Permitir que sócios entrem gratuitamente ou que levem acompanhante seria uma boa maneira de conseguir que os adeptos prestassem homenagem a esta equipa. E uma forma de ajudar a atingir o 6º lugar.

Passivos dos clubes profissionais

Apesar de ser hábito existir um conjunto de especificidades contabilísticas que tornam difícil aferir a real saúde financeira dos clubes e das SAD do futebol profissional, o jornal Record publica hoje um estudo com os passivos dos clubes profissionais, onde a Briosa aparece com o 10º maior passivo.

LIGA SAGRES

FC Porto SAD, 152.900.000
Benfica SAD, 147.400.000 
Sporting SAD, 141.000.000 
Estrela da Amadora, 18.000.000 
V. Guimarães, 15.600.000 
V. Setúbal, 13.500.000 
Sp. Braga SAD, 12.900.000 
Académica, 12.500.000 
Belenenses, 8.400.000 
Naval, 6.900.000 
Marítimo, 5.000.000 
Leixões, 4.000.000 
Rio Ave, 3.750.000 
Trofense, 3.500.000 
Nacional, 380.000 
Paços de Ferreira, 275.240 
Total: 546.005.240

LIGA VITALIS

Boavista SAD, 46.000.000 
Varzim, 12.834.000 
Santa Clara, 10.885.000 
Beira-Mar, 5.000.000 
Estoril-Praia, 4.000.000 
Gil Vicente, 3.000.000
União de Leiria SAD, 2.000.000 
Vizela, 1.958.000 
Portimonense, 1.125.000 
Oliveirense, 1.000.000 
Desportivo das Aves, 900.000 
Freamunde, 12.347,50 
Olhanense, 0 
Feirense, 0 
Gondomar, 0 
Sp. Covilhã, 0 
Total: 88.714.347,50

terça-feira, maio 12, 2009

Venda-se

A Académica está à beira de conseguir o primeiro encaixe financeiro da época graças à venda dos direitos desportivos do médio Paulo Sérgio, que foi emprestado ao Al-Ettifaq da Arábia Saudita.

Depois dos 90 mil dólares amealhados relativos à cedência, os estudantes podem agora arrecadar 350 mil euros, pois as exibições do jogador agradaram sobremaneira aos responsáveis do emblema árabe, que já manifestaram vontade em mantê-lo, agora a título definitivo, para a próxima temporada. in maisfutebol

segunda-feira, maio 11, 2009

“Posturas” quer continuar

Pedro_Roma Pedro Roma, o “Posturas”, quer continuar na Briosa:

“Estamos a falar. Já conversámos e pretendo continuar como guarda-redes. Perante o desempenho de ontem (domingo), o que mais posso fazer é querer continuar. Agora, não depende só de mim, mas acho que tudo se vai resolver.

Onde é que se assina?

domingo, maio 10, 2009

Leixões 0 – AAC 1 (vídeo)

Num jogo onde Sougou e Lito deram muito trabalho à defesa do Leixões, começou primeiro Lito, aos 39 minutos a marcar:

 

E depois aos 82 minutos, mostrando uma frescura física exemplar:

 

Até chegar a vez a Sougou, primeiro aos 86 minutos a mostrar porque é que Beto não é guarda redes de Selecção

E no minuto seguinte, novamente Sougou:

sexta-feira, maio 08, 2009

Domingos em discurso directo

Só tornarei pública a minha decisão no final do campeonato. Há mais três jogos e já temos falado sobre o assunto. Nada está definido. Por enquanto, sou treinador da Académica. Não me ouviram dizer que fico ou não fico. A tempo e horas vai ser comunicada a decisão.

tenho de equacionar e ponderar aquilo que é bom e o que é mau

Todos temos que procurar o melhor. Queremos trabalhar e ganhar sob pressão. Temos que procurar objectivos mais ambiciosos e eu gostaria de lutar por outros objectivos, como disse há três ou quatro meses

A Académica merecia ser maior, pelos 125 anos de História e pela simpatia que gera em todo o país

quinta-feira, maio 07, 2009

Experiências: Jonathan Bru

Médio ofensivo de nacionalidade francesa e passado recente muito discreto (Istres-França, AEP-Chipre), é o pouco que se pode dizer de Jonathan Bru que treina à experiência na Briosa. De relevo apenas as passagens pelas selecções jovens de França há mais de seis anos.

quarta-feira, maio 06, 2009

Rumores: Emídio Rafael a lateral esquerdo

A lateral esquerda volta a ser uma das prioridades na lista de contratações da Académica, que não acerta na posição desde a saída de Lino, há duas épocas, para o FC Porto, e por isso segue Emídio Rafael, do Portimonense. Formado no Sporting, o defesa-esquerdo, de 23 anos, cumpre a segunda época no clube algarvio e está em final de contrato. Ou seja, disponível a custo zero. in O Jogo

terça-feira, maio 05, 2009

Novas regras de inscrição

Derrota? Vitória? Eu chamava-lhe empate com direito a prolongamento. Por enquanto apenas ficou decidido que já não basta os clubes apresentarem a intenção de aderir a um Procedimento Extrajudicial de Conciliação (PEC), de forma a conseguirem participar nas provas, tendo de exibir o mesmo PEC, mas já assinado e com características definidas. Não sei o que é mais ridículo: o ter-se decidido apenas isto ou o facto de existir um articulado que permitia uma chico-espertice destas. Mas já nada me espanta nas brilhantes mentes jurídicas da Liga.

Tudo o resto, nomeadamente a perda de pontos em caso de atrasos salariais, voltam à mesa da AG no dia 30.

Números que se sabem

Sem saber os valores envolvidos nas negociações referentes às renovações dos contratos, resolvi colocar aqui os números que se sabem, i.e., os que resultam da utilização dos jogadores ao longo da época:

  J V E D Min. T S GM A AA V

Peskovic

                     

Liga:

27 8 9 10 2430 27 0 0 4 0 0

Nuno Piloto

                 

Liga:

24 8 7 9 2013 22 2 2 3 0 0

T. Liga:

3 1 1 1 188 2 1 0 0 0 0

Pedro Costa

               

Liga:

19 6 6 7 1710 19 0 0 5 0 0

T. Liga:

3 1 1 1 270 3 0 0 0 0 0

Lito

Liga:

25 8 8 9 1693 20 5 6 0 0 0

T. Liga:

3 0 2 1 245 3 0 1 0 0 0

Pedro Roma

                 
T. Liga: 3 1 2 0 270 3 0 0 0 0 0

segunda-feira, maio 04, 2009

Renovações

A Académica está a tentar renovar com os jogadores do plantel em final de contrato, tarefa que não se afigura fácil. Ao todo, são cinco os atletas (Pedro Roma, Peskovic, Pedro Costa, Nuno Piloto e Lito) cujo vínculo à Briosa expira no final da temporada e nem todos irão continuar de losango ao peito.

Um daqueles que está de saída é o cabo-verdiano Lito. O Maisfutebol sabe que o veterano avançado (34 anos) e melhor marcador dos estudantes, com cinco golos, já decidiu e perante a proposta feita pelo clube para um novo contrato de dois anos, mantendo os mesmos valores, o jogador irá declinar a oferta.

Resta saber se a direcção da Académica voltará a insistir, reformulando a proposta ou se dará por encerradas as negociações, deixando o jogador livre para se comprometer com outro clube que, tudo indica, deverá ser estrangeiro. Mas atendendo ao cenário de crise e à política austera dos estudantes é muito provável que a segunda hipótese prevaleça.

Nos restantes casos, o de Pedro Costa parece ser o de mais fácil resolução, pelo que o lateral deverá renovar, por mais duas épocas, nos próximos dias. Os guarda-redes têm também particularidades: enquanto Peskovic poderá chegar a um entendimento, dependente da deslocação do seu empresário a Coimbra, a continuação de Pedro Roma estará mais nas mãos do próprio que, com mais uma época, completará os 40 anos, meta que estabeleceu para deixar de jogar.

Manter o capitão Nuno Piloto é que poderá ser mais difícil, pela posição extremada assumida por ambas as partes mas o entendimento continua a ser possível, dada a vontade do jogador em continuar em Coimbra. in maisfutebol

sábado, maio 02, 2009

Empate em Coimbra

Tacticamente com uma equipa muito bem posicionada, num jogo sem grandes hipóteses de golo, coube à Briosa a melhor oportunidade a que correspondeu Rui Patrício com uma grande defesa. Tiero, Nuno Piloto, Amoreirinha e Sougou foram os melhores em campo para mim.

Esta foi a melhor oportunidade da Briosa:

Berger corrige(?) o discurso

As minhas declarações foram equivocadas. Talvez não soube expressar-me. A minha intenção não foi ofender o treinador pessoalmente, mas sim mostrar o quanto estou descontente.

in Record